PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A lavanda é um arbusto lindo e perfumado que produz flores roxas, brancas ou amarelas dependendo da variedade. A maioria dos jardineiros propaga a planta a partir de cortes dela, mas ela também pode ser cultivada a partir da semente. No entanto, isso nem sempre dá certo e é um processo lento, mas o método geralmente é mais barato do que comprar cortes ou mudas de lavandas, e pode no final produzir plantas tão vibrantes quanto.

Método 1
Método 1 de 3:

Germinando as sementes

PDF download Baixe em PDF
  1. Elas podem demorar para germinar, e devem ser plantadas bem mais cedo dentro de casa, de modo que tenham tempo o bastante para crescerem e se tornarem plantas maduras durante a estação de crescimento.
  2. [1] Nele, as sementes devem ser colocadas num saco plástico cheio de solo úmido. Use um solo comercial formulado especialmente para sementes. Coloque o saco plástico com o solo e as sementes dentro da geladeira e deixe ficar lá por 3 semanas.
  3. Ele deverá ser uma mistura leve com boa drenagem. Você pode usar uma bandeja plástica para brotos ou um recipiente raso sem divisões.
  4. Salpique as sementes sobre o solo.
    • Se for usar uma bandeja plástica, plante uma semente por espaço.
    • Se utilizar um recipiente sem divisões, espace as sementes entre 1,2 e 2,5 cm.
  5. Uma camada leve da mistura vai protegê-las, mas elas também precisarão da luz do sol para germinarem.
  6. Uma bandeja de calor costuma funcionar melhor, mas outro local pode servir desde que a temperatura fique em torno de 21 graus Celsius.
  7. Mantenha o meio úmido, mas não encharcado, e regue as sementes de manhã para que o solo possa secar um pouco antes da noite chegar. O solo muito úmido e frio convidará os fungos a crescerem, e eles destruirão as sementes.
  8. As sementes de lavanda podem levar de 2 semanas a 1 mês para brotar.
  9. Depois que elas germinarem, você deverá mover o recipiente para um local que receba luz solar direta. Se não houver um lugar assim disponível, coloque uma luz de crescimento vegetal fluorescente sobre os brotos e deixe que eles fiquem sob ela 8 horas por dia.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Transplantando

PDF download Baixe em PDF
  1. Espere pelas folhas "verdadeiras" ou maduras. Nesse ponto, o sistema radicular estará grande demais para continuar numa bandeja rasa.
  2. Você não precisa mais da mistura para sementes, mas a que usar agora deverá ser leve. Procure por aquelas que são feitas por uma parte de terra, uma parte de turfa e uma de perlita. As diatomáceas estão ameaçadas de extinção; use fibra de coco em pó, se possível. Não use vermiculita, que pode conter amianto, mesmo que a embalagem não diga.
    • O vaso para cada planta deve ter pelo menos 5 cm de diâmetro. Você também pode usar um vaso ou bandeja sem divisões mais largo e espaçar várias plantas a 5 cm umas das outras.
  3. Use uma quantidade pequena de fertilizante granular de liberação lenta que contenha proporções balanceadas de nitrogênio, fósforo e potássio.
  4. Cave um buraco pequeno no solo fresco que seja mais ou menos do mesmo tamanho do recipiente no qual a lavanda está agora. Gentilmente, retire a planta do recipiente original e transplante-a para o buraco, compactando o solo ao redor dela para mantê-la fixa no lugar.
  5. A planta precisa atingir uma altura de 7,5 cm antes de poder ser transportada para seu local definitivo, mas ela ainda deverá ter apenas um caule. Isso pode levar de 1 a 3 meses.
  6. Coloque os vasos do lado de fora, sob sol ou sombra parciais por algumas horas a cada dia. Faça isso por cerca de uma semana, tempo suficiente para a lavanda se adaptar às condições externas.
  7. As lavandas crescem melhor em locais com sol parcial ou pleno. As áreas sombreadas tendem a ser mais úmidas, e isso pode atrair fungos que destruirão a planta.
  8. Mexa o solo com uma espátula ou um forcado para soltá-lo e misture nele uma boa quantidade de adubo. O adubo tem partículas desiguais, deixando o solo mais solto e facilitando o espalhamento das raízes.
    • Cheque o pH do solo depois de adicionar o adubo. Ele deverá ficar entre 6 e 8, de preferência entre 6,5 e 7,5. Se o pH estiver muito baixo, misture calcário agrícola a ele. Se estiver muito alto, adicione um pouco de serragem de pinus. [2]
  9. Cave um buraco tão fundo quanto o recipiente em que a planta está crescendo agora. Retire a planta do vaso usando uma espátula para deslizá-la para fora dele cuidadosamente, e plante a lavanda no novo buraco.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidados diários

PDF download Baixe em PDF
  1. A lavanda madura é resistente à seca, mas enquanto estiver no primeiro ano de crescimento, precisará de rega regular. As condições naturais do tempo geralmente bastarão, mas se você vive num local particularmente seco ou que passou um bom tempo sem chuvas, deverá umedecer o solo regularmente. Porém, deixe que ele seque entre as regas.
  2. Herbicidas, pesticidas e até fertilizantes podem matar os organismos benéficos que vivem na terra do jardim e ajudam sua lavanda a crescer. Pare de usar fertilizante depois que plantar a lavanda no jardim. Se precisar de um pesticida, tente usar uma solução orgânica, pois essa apresenta menos perigo de gerar efeitos negativos.
  3. A planta cresce lentamente durante o primeiro ano, e a maior parte da energia dela vai para o desenvolvimento das raízes e para o crescimento vegetativo. Você deve encorajar esse processo cortando quaisquer caules que estejam florescendo assim que os primeiros botões começarem a se abrir na primeira estação de crescimento.
    • Depois do primeiro ano, corte os caules que estiverem florescendo depois que 1/3 dos botões tiver aberto, para encorajar o crescimento. Deixe pelo menos 1/3 do novo crescimento.
  4. Deixe o solo quente colocando cascalho ou casca de árvore ao redor da base da planta, deixando 15 cm de espaço livre ao redor do caule para garantir a circulação de ar.
    Publicidade


Dicas

  • Você também pode cultivar a lavanda a partir de cortes. Essa forma de cultivo geralmente rende mais lavanda utilizável mais cedo, e muitos jardineiros concordam que é bem mais fácil fazer isso do que cultivar a planta a partir das sementes.
  • A lavanda pode ser colhida após o primeiro ano para propósitos decorativos, culinários, aromáticos e homeopáticos.
Publicidade

Itens necessários

  • Sementes de lavanda
  • Solo solto
  • Bandeja para brotos
  • Vasos pequenos
  • Espátula
  • Forcado
  • Fertilizante granular de liberação lenta
  • Bandeja de calor
  • Borrifador
  • Mangueira de jardim
  • Teste para pH do solo
  • Tesoura de poda
  • Cobertura vegetal

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 250 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade