PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As uvas são frutas muito versáteis, podendo ser consumidas na forma de vinhos, bolos e tortas, geleias ou in natura diretamente do pé. Com a capacidade de se desenvolver em diversos lugares ao redor do mundo, elas dão um toque especial em qualquer jardim.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando para o plantio

PDF download Baixe em PDF
  1. Como com qualquer outra planta, alguns tipos de uva crescem melhor em áreas específicas e oferecem uma variedade de aromas e aspectos. Existem basicamente três tipos, genericamente falando: americanas, europeias e uvas moscatel. Uvas do tipo americano crescem melhor em climas quentes e ensolarados como o da Califórnia central. As europeias são comuns na Europa e no norte dos EUA, enquanto as moscatel são normalmente encontradas no sul dos EUA.
    • Dentro de cada tipo genérico, existem diversas variedades de parreiras para escolher, cada uma com um sabor, coloração, textura e tamanhos diferentes. Vá até uma floricultura ou loja de plantas para encontrar um tipo que seja adequado às suas necessidades e ao ambiente local.
    • Escolha plantas fortes e com aparência saudável, e que tenham em média um ano de vida. Sempre que possível, peça algum tipo de garantia de que a planta não contenha vírus para ter certeza de que ela crescerá saudável. [1]
    • Procure por plantas que tenham uma distribuição simétrica de raízes e também de troncos.
  2. Se tem outra parreira da qual gostaria de fazer uma muda, você pode cortar um ramo e plantar em outro lugar. Para usar as suas próprias mudas: corte as seções diretamente da parreira ou de um arbusto que tenha sido podado recentemente. O corte deve ter três nós (pequenas protuberâncias no caule). Na base do talo, faça o corte com uma angulação de 45 graus e entre 0,5 cm e 2,5 cm acima do nó.
    • Quando fizer as mudas, plante a maior quantidade possível, em diversos locais, para aumentar as chances de sucesso. As plantas em excesso podem ser doadas.
  3. As parreiras são plantas de vida longa e podem durar entre 50 e 100 anos. Por isso, escolha um local permanente onde tem certeza de que haverá espaço o suficiente para outras parreiras no futuro. As parreiras crescem bem em áreas montanhosas e colinas que ofereçam uma boa drenagem e muita luz solar. Quando possível, plante as suas parreiras na descida de uma colina em direção ao norte (mais exposição solar), em uma área sem árvores e outras plantas grandes.
    • Em regiões mais frias, plante as parreiras em um local ensolarado, de preferência com exposição em direção ao norte, o que pode diminuir os danos causados por geadas.
  4. Parreiras são exigentes em relação ao solo; o local deve ter as condições ideais antes de plantar, sempre. Use um solo arenoso ou até com um pouco de cascalho com um pH pouco acima de 7. Se necessário, melhore o solo para possibilitar uma boa drenagem, pois raízes encharcadas não proporcionam um crescimento saudável das parreiras.
    • Teste o pH do solo com um kit caseiro para determinar se alguma coisa precisa ser adicionada ou retirada da composição do solo antes do plantio.
    • Ao contrário do que se possa pensar, parreiras não gostam de solos ricos demais em nutrientes. Se puder, evite solos muito fertilizados e peça a alguém na floricultura por conselhos mirados para o seu caso. [2]
  5. Parreiras são plantas trepadeiras que crescem para cima com o suporte de alguma estrutura. Se não estiver plantando os pés de uva perto de uma cerca ou outra estrutura, construa ou compre uma espaldeira onde elas possam se apoiar. Normalmente é uma estrutura de madeira feita de varas entrelaçadas que consentem às plantas de se enroscar nelas, proporcionando um sistema de suporte robusto.
    • Se não tiver recursos para comprar uma espaldeira ou não souber como fazer uma, pode comprar treliças de madeira e arame e prender em postes ou cercas; é uma forma fácil de fazer a sua espaldeira caseira.
    • Não use uma só vara (como se faz com pés de tomate), porque desta forma não proporciona suporte o suficiente às parreiras quando elas começarem a crescer.
  6. Espere para plantar em um dia ameno no fim do inverno ou no começo da primavera. A poda deve ocorrer mais ou menos nesta época nos anos seguintes. Pergunte à loja de plantas qual é exatamente a melhor época para plantar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Plantando as parreiras

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo da espécie de uva que está plantando, o espaçamento entre as plantas será diferente. Para uvas americanas e europeias, plante cada pé com uma distância de aproximadamente dois metros. Já a moscatel precisa de muito mais espaço, cerca de cinco metros. Plante as mudas enterrando os brotos da base e do centro. O nó do topo do talo deve estar logo acima da superfície do solo. Pressione firmemente a terra em volta da nova muda.
    • A profundidade de plantio dos pés dependerá da idade e do tamanho de cada planta. Não enterre os talos acima do primeiro nó, mas assegure-se que as raízes estejam completamente cobertas com a terra.
  2. As parreiras não gostam muito de chuva forte ou muita água, então depois de regar a primeira vez, dê só um mínimo de água. Mantenha a água perto das raízes para que a maior parte seja absorvida em vez de evaporar com o sol. Se a região é mais seca, instale um sistema de irrigação no qual as plantas recebam regularmente uma quantidade pequena de água perto das raízes, ou regue-as dessa maneira. [3]
  3. Durante o primeiro ano, a parreira não deve produzir frutos maduros, pois eles podem prejudicar a planta jovem com o peso. Corte toda a fruta e todos os galhos exceto os mais fortes que derivam diretamente do tronco. Nos anos seguintes, pode conforme necessário de acordo com os costumes locais e nos pés mais antigos faça uma poda reduzindo os galhos em até 90%.
  4. Sempre, sempre pode as parreiras quando estão dormentes. Do contrário elas perderão seiva e consequentemente o vigor. Tipicamente isso acontece no fim do inverno, quando o clima é mais ameno e o risco de geadas é praticamente zero.
  5. . Uma camada de fertilizante vai ajudar a regular a temperatura do solo, reter água e reduzir a formação de ervas-daninhas.
  6. se precisar. As parreiras quase não precisam de pesticidas por serem muito resistentes. Mantenha as pragas sob controle retirando-as manualmente com frequência e se precisar cubra a parreira com uma rede para manter os pássaros longe. Procure ajuda na floricultura ou em uma associação de agricultores sobre como combater a borboleta da baga da uva. É uma das únicas pragas que podem dizimar as parreiras.
    • Plante as parreiras em um local arejado para prevenir o oídio, um tipo de fungo.
    • Pulgões podem ser um problema para as parreiras; joaninhas são predadoras naturais de pulgões e não prejudicam a planta.
  7. As frutas fortes e boas para se comer provavelmente não aparecerão nos primeiros três anos. Quando a parreira começar a dar frutas, teste se estão maduras pegando alguns grãos de partes diferentes da planta e experimentando. Se as uvas estiverem doces, comece a colher à medida que estiverem maduras.
    • As uvas não continuam a amadurecer depois de colhidas (como acontece com outras frutas) então não pegue se ainda estiverem verdes.
    • A cor e o tamanho não são necessariamente indicativos de uma fruta madura. Retire os cachos do pé só depois de ter experimentado e ter certeza de que estão bons. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Algumas uvas populares para vinho:
    • Merlot.
    • Cabernet sauvignon.
    • Chardonnay.
  • Algumas uvas populares para alimentação:
    • Thompson (ou sultanina, sem sementes).
    • Niágara rosada.
    • Itália.
  • Se tiver qualquer pergunta a respeito do cultivo das parreiras, contate uma floricultura ou cooperativa de agricultores.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 179 024 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade