Baixe em PDF
Baixe em PDF
As pimentas-jalapenho são fáceis de cultivar em muitos climas. É possível cultivá-las a partir da semente plantando-as em terra de plantio e nutrindo os brotos que emergem. Se você mora na região de cultivo correta, é possível transplantá-las para sua horta. Quando as pimentas estiverem prontas para serem colhidas, você provavelmente terá muitas para conseguir comê-las sozinho.
Passos
-
Coloque duas ou três sementes no vaso e cubra com uma pequena quantidade de terra. Regue-a. Siga as instruções do pacote de semente levando em conta a profundidade informada. Manter o solo úmido é muito importante até a semente germinar.
-
As bandejas de semente são ótimas para isso porque as tampas prendem a umidade e a rega não costuma ser necessária. Mantenha as sementes em um local escuro com uma pequena quantidade de luz filtrada até os brotos aparecerem. Depois, remova a tampa e coloque-as em um peitoril de janela voltado ao sul. Uma rega regular será necessária a partir de agora. Vire a bandeja ocasionalmente para que as plantas cresçam verticalmente. Elas se curvarão em direção ao sol. Assim que duas a quatro folhas se formarem, será necessário separar e replantar em um vaso maior.
-
Agora que suas plantas estão ficando maiores, lembre-se de continuar replantando-as para vasos maiores. Lembre-se: você quer que elas fiquem grandes e frutíferas.
-
Quando não houver geada no solo (de preferência duas a três semanas após a última geada para que o solo esteja com cerca de 15° C) você pode mover mais plantas para a horta.
-
Encontre um local que receba bastante luz solar por ao menos seis horas por dia. Cave o buraco com duas vezes a largura do vaso e profundo o suficiente para que a terra esteja no nível das folhas.
-
Coloque suas plantas de 30 cm a 40 cm de distância umas das outras com ao menos 60 cm entre as fileiras.
-
Nunca se esqueça, a água é tão importante para uma pimenta quanto o sol, regue uma vez por dia ou uma vez a cada três dias, contanto que recebam ao menos 2,5 cm de água por semana.
-
Mantenha a horta sem ervas daninhas, pois elas absorvem a água que as pimentas precisam. Após três semanas com elas em sua horta, adicione um pouco de húmus ou composto de cogumelo para fornecer nutrientes extras.
-
Após três a quatro meses, é hora de colher. As pimentas devem estar verde claro quando estiverem maduras, sendo que esse é o momento em que ela está mais picante. Você pode esperar mais tempo, se desejar que fiquem mais doces — elas ficarão pretas e depois vermelhas. As pimentas vermelhas são melhores para serem secas.Publicidade
Dicas
- Não é necessário usar fertilizante nem adubo ou húmus, mas dependendo da qualidade do seu solo, talvez seja necessário para que você cultive plantas saudáveis maiores.
- Se suas plantas estiverem ficando muito grandes, engaiole-as para impedir que se curvem e tombem no solo.
- Se você não tiver certeza se as pimentas estão maduras, dê um pequeno puxão. Elas devem cair muito facilmente.
- Use fertilizante rico em nitrogênio e pobre em fósforo quando a planta estiver em seu estado vegetativo. Use fertilizante pobre em nitrogênio e rico em fósforo quando a planta estiver florescendo. Remova o fertilizante do solo duas semanas antes da colheita, regando com ao menos 35 litros de água e florakleen (misturado em uma colher de chá para cada 4 L). Essa lavagem é ótima para retirar todos aqueles sais com gosto ruim do fertilizante do solo.
- Não toque os olhos após colher. Lave as mãos imediatamente.
- Se você achar que as pimentas ficaram na planta por muito tempo, procure linhas marrons, parecidas com estrias. Se encontrá-las, elas terminaram de crescer e você precisa colhê-las independente do tamanho.
Publicidade
Avisos
- Lembre-se que essas pimentas são picantes. Use luvas ao manuseá-las ou ao menos lave as mãos após manuseá-las para evitar que entrem em contato com os olhos.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 35 372 vezes.
Publicidade