Baixe em PDF
Baixe em PDF
A yuca é uma suculenta perene e dura que pode vir tanto na forma de arbusto quanto de árvore, dependendo da espécie. Embora os tipos de yuca tenham diferentes cores e tamanhos, sendo alguns deles confundidos com a mandioca, todos exigem os mesmos cuidados e proliferam em climas quentes e secos. As plantas costumam ser cultivadas a partir de ramos, embora também seja possível plantar as sementes. A forma mais fácil de expandir o cultivo é cortando partes de uma planta já madura. Após começar a brotar, a planta pode ser passada para um vaso ou para a terra do seu quintal ou de um canteiro especialmente preparado.
Passos
-
Lembre-se de que a planta vai levar vários meses para brotar. As semente de yuca demoram para germinar. Algumas espécies quase não germinam. Após o plantio, uma semente pode demorar até um ano para vingar.
- Para acelerar o processo, corte uma muda de uma planta já adulta. O método é descrito na próxima seção.
-
Comece o plantio no inverno ou no começo da primavera. As sementes devem ser plantadas no inverno, dentro de casa. Assim, elas terão bastante tempo para germinar antes do próximo inverno. Não é recomendado plantar as sementes diretamente no solo, mas caso prefira essa opção, comece nos primeiros dias da primavera. [1] X Fonte de pesquisa
-
Coloque as sementes em um recipiente plástico, sobre uma camada de papel-toalha. Encha um recipiente plástico com aproximadamente 6 mm de água. Coloque uma folha de papel-toalha sobre a água e ponha as sementes em cima dela. [2] X Fonte de pesquisa A técnica serve para aumentar as chances de sobrevivência e germinação das sementes. As plantas não costumam vingar quando as sementes são plantadas diretamente no solo.
-
Mantenha as sementes úmidas e entre 20 ºC e 25 ºC. Deixe o recipiente em temperatura ambiente. Adicione um pouquinho de água de vez em quando para que as sementes não sequem e adormeçam novamente.
-
Prepare vasinhos com solo quando as sementes brotarem. Com o tempo, algumas sementes vão começar a brotar. Isso pode levar de um mês a um ano. Assim que os primeiros raminhos começarem a aparecer, prepare vasinhos individuais com partes iguais de areia e composto orgânico. [3] X Fonte de pesquisa Caso não tenha esses materiais à mão, use um solo com boa drenagem, com 30% ou mais de areia ou cascalho pequeno.
-
Plante as sementes e 1,25 cm de profundidade e molhe. Plante as sementes com os brotinhos para cima a 1,25 cm de profundida. Cubra-as com o substrato e molhe bem o solo.
-
Ponha os brotinhos no sol indireto e regue de vez em quando. Depois que a água secar, molhe o solo regularmente para que ele fique sempre úmido. Tome cuidado para não encharcá-lo. Em uma semana, os brotinhos começaram a irromper pelo solo.
-
Mantenha as sementes dentro de casa por, pelo menos, dois anos e passe-as para vasos maiores. A yuca só ganha a resistência necessária para sobreviver ao ar livre após dois ou três anos. Mantenha as plantinhas dentro de casa ao longo desse período ou para sempre. Passe-as para vasos maiores se as raízes começarem a se enrolar em volta do vaso. Após dois ou três anos, você já pode levar as plantinhas para fora. Faça isso durante a primavera e seguindo as instruções da seção sobre plantio ao ar livre.
- Na hora de passar a planta de um vaso para outro, cave fundo o bastante para expor toda a raiz primária, que pode ser bem longa em algumas espécies de yuca.
Publicidade
-
Corte um ramo de uma planta madura. Após alguns anos de vida, a yuca muitas vezes começa a produzir brotinhos perto da base que se tornam ramos próprios. Durante a estação mais fria, quando a planta estiver dormente, selecione um ramo com casca marrom escura. Evite os ramos jovens, de coloração creme. [4] X Fonte de pesquisa Em seguida, corte fora um pedaço do ramo escolhido.
- O comprimento e a grossura do ramo não importam. Um ramo de 7,5 cm a 10 cm já é suficiente.
-
Remova as folhas inferiores do ramo. Com uma tesoura ou uma faca limpa, remova as folhas mais próximas da base. Deixe as do topo intactas. Sem tantas folhas, o ramo passará por mudanças menos bruscas de umidade, o que vai aumentar as chances dele sobreviver ao transplante até o crescimento das raízes.
-
Seque o caule. Coloque a muda em um local fresco e com sombra para que a planta seque um pouquinho. Isso vai impulsionar as raízes a crescer em busca de umidade. Após quatro a sete dias, o ramo deve estar pronto para ser plantado.
-
Encha um vasinho com terra solta. Escolha um vasinho com furos para drenagem e encha-o com terra para cactos ou yuca. Outra opção é fazer o seu próprio solo de drenagem rápida com duas partes de substrato para sementes e uma de areia. A mistura fornecerá os nutrientes necessários para a plantinha sem permitir que ela fique muito úmida. [5] X Fonte de pesquisa
- Não use areia da praia. Ela contém um teor muito alto de sal. O uso de areia de riachos, porém, é permitido.
- Você também pode mergulhar a ponta do raminho em hormônio para o crescimento de raízes ou em um estimulante caseiro de raízes. Embora não seja necessário, pode ajudar a planta a crescer.
-
Enfie a mudinha no solo. Empurre-a apenas o suficiente para que ela fique retinha e estável. Pode ser que você precise usar uma cordinha ou algum outro barbante suave para apoiar o caule em outro objeto.
-
Deixe a planta dentro de casa, no sol indireto. Plante a mudinha dentro de casa para protegê-la do vento e das baixas temperaturas noturnas. Mantenha-a perto de uma janela ensolarada. Porém, evite o sol direto durante o desenvolvimento das raízes e das folhas.
-
Transfira a planta para a terra quando as raízes se desenvolverem. As raízes deve terminar de se desenvolver em seis semanas. [6] X Fonte de pesquisa Às vezes, é possível vê-las saindo pelos furos de drenagem do vaso. Caso a planta pareça saudável, é porque as raízes estão no ponto certo.
- Caso as raízes não se desenvolvam, tente outra vez com um ramo de uma planta maior e mais madura.
Publicidade
-
Escolha um broto lateral. Para este método, você precisa de uma planta já madura com diversos brotos laterais. Escolha um broto para plantar a sua nova yuca.
-
Cave um perímetro. Com uma pá, solte o solo ao redor da planta, cavando um círculo de 10 cm em volta do broto. Não se preocupe se atingir as raízes. [7] X Fonte de pesquisa
-
Remova a planta do solo. Conforme for cavando, use a pá para levantar a planta por baixo até removê-la totalmente da terra, com as raízes e tudo. [8] X Fonte de pesquisa
-
Plante o broto do lado de fora. Após remover as raízes, leve a planta para outro lugar e siga as instruções de plantio externo.Publicidade
-
Veja se o clima da sua região é apropriado para a planta. Durante o inverno, a yuca pode sobreviver em temperaturas entre -34 ºC e -4ºC, dependendo da espécie. O mais seguro para todas as espécies é ficar entre -7 ºC e -4º nos dias mais frios. [9] X Fonte de pesquisa Caso viva em uma região muito mais quente ou fria, consulte um agricultor experiente ou um vendedor de plantas para identificar a espécie da sua yuca e descobrir qual é o clima ideal para ela.
-
Plante a yuca no fim da primavera, pois ela cresce durante o verão. Plantar a yuca no comecinho da época mais quente do ano fará com que ela tenha bastante tempo para se desenvolver.
-
Escolha um local que receba bastante sol. A yuca precisa de um ambiente quente e seco para se desenvolver, logo, coloque a plantinha no sol direto. Algumas espécies se dão bem no frio ou na sombra, mas elas estão longe de ser maioria e costumam não ter problemas com o sol.
- Caso a planta tenha passado muito tempo na sombra, coloque-a no sol indireto por uma semana antes de passá-la para o sol direto. Assim, ela terá tempo para se acostumar, o que vai reduzir as chances da plantinha murchar ou sofrer queimaduras
-
Prepare o solo corretamente. A yuca deve ser plantada em um substrato feito de partes iguais de areia ou cascalho e terra. Tome cuidado para não exagerar nem no cascalho, nem na terra.
-
Faça um canteirinho alto sobre as pedras (opcional). Caso tenha feito um canteiro de pedras, faça uma paredinha de madeira em volta do local em que você vai plantar a yuca para segurar o solo, formando um montinho acima das pedras. Faça uma moldura quadrada com quatro tábuas de 90 cm x 30 cm e coloque-a ao redor do canteiro. Experimente inclinar o canteiro em direção ao sol (para o sul, no hemisfério norte, e para o norte, no hemisfério sul).
- Outra opção é colocar uma ou duas dúzias de pedras de aproximadamente 30 cm de altura ao lado do canteiro para formar uma paredinha. Vai dar bem mais trabalho, mas a drenagem será melhor.
-
Prepare o solo. A yuca precisa de um solo de drenagem rápida para que as raízes não apodreçam. Use um substrato para yuca ou para cactos ou misture três partes de argila expandida, quatro partes de areia e uma parte de terra comum. [10] X Fonte de pesquisa Caso tenha feito um canteiro mais alto, coloque o solo entre as paredes de madeira ou pedra. Do contrário, basta prepará-lo para depois.
-
Cave um buraco para a yuca. O buraco deve ser duas vezes maior e mais profundo do que as raízes. Caso não tenha certeza do tamanho das raízes, cave um buraco um pouco maior do que o vaso em que a planta está.
-
Ponha a yuca no buraco e cubra-a com o solo preparado. Remova cuidadosamente a yuca do vaso. Vire o vaso de lado, pegue a planta pela base do caule e balance-a lentamente até ela se soltar junto com o solo e as raízes. Ponha-a no buraco que você cavou. Encha o buraco com o solo preparado, cobrindo bem a base do caule para segurar a planta no lugar. As raízes não devem ficar expostas. [11] X Fonte de pesquisa
-
Cubra o solo com 5 cm de pedacinhos de granito. O granito vai manter a parte de cima da raiz seca e protegida de respingos de água.Publicidade
-
Fertilize raramente. Opte por um fertilizante rico em potássio e solúvel em água. Dissolva-o em quatro partes de água para uma do produto. Aplique-o uma vez por mês durante o verão, sempre pela manhã. Durante o outono e o inverno, fertilize a yuca no máximo duas vezes. Outra opção é deixar a fertilização de lado.
- Fertilize a yuca com mais frequência apenas se ela for de uma espécie de crescimento rápido. A maioria das espécies de yuca cresce bem lentamente e pode ser prejudicada pelo excesso de fertilizante. Não se preocupe se pular uma fertilização no verão. A planta vai continuar crescendo do mesmo jeito.
- Alguns agricultores recomendam fertilizar a yuca apenas uma vez por ano, uma vez que a planta é capaz de sobreviver em áreas pobres em nutrientes. [12] X Fonte de pesquisa
-
Molhe bem pouco a planta. A maioria das espécies de yuca é capaz de sobreviver apenas de água da chuva. Porém, no verão, depois que a folhagem começar a se desenvolver, você pode regar a sua plantinha semanalmente. Molhe-a apenas o suficiente para umedecer o solo sem encharcá-lo. [13] X Fonte de pesquisa
- Reduza a frequência se a planta começar a desenvolver pontinhas amarronzadas com anéis amarelos. Esse é um sinal de que ela está recebendo água em excesso.
-
Fique atento a pragas. São poucas as espécies de pragas que são atraídas pela yuca, mas as lesmas e os caracóis certamente vão atacar os brotinhos mais jovens. Use um pesticida comum ou orgânico para se livrar deles. Já para combater afídeos verdes, use água e sabão.
-
Fique atento a sinais de fungos. A ferrugem e o bolor são as doenças fungais mais comuns entre as espécies de yuca. Um fungicida pode dar conta do problema, principalmente se o fungo for bolor. Já contra a ferrugem, a solução não é garantida.
-
Pode a planta sempre que necessário. Algumas yucas crescem em forma de roseta e produzem uma flor central comprida. Quando ela morre, é necessário poder o caule da flor na base para que ele não apodreça. Outras variedades, porém, são altas e parecidas com árvores. Essas podem ser podadas para direcionar o crescimento. Durante a poda, a yuca pode soltar espinhos afiados no ar, logo, use sempre luvas e óculos de proteção. [14] X Fonte de pesquisa Independentemente da espécie que tiver em casa, corte fora as folhas mortas ou murchas da base da planta assim que encontrá-las.
-
Coloque uma camada de folhas sobre o canteiro no inverno. A friagem pode danificar as plantinhas. Para mantê-las secas e quentinhas, coloque uma camada grossa de folhas sobre o canteiro. Mantenha a camada protetora longe das folhas mais baixas da yuca para que elas não apodreçam. [15] X Fonte de pesquisa
- Você também pode proteger a planta com uma cobertura sólida de vidro ou acrílico em vez de folhas.
-
Divida a planta. Caso a yuca fique grossa e densa demais após alguns anos, remova um broto da planta e coloque-o em outro lugar. Escolha um broto para cortar e cave um perímetro ao redor dele. Levante-o por baixo com uma pá. Não tenha medo de cortar as raízes da planta-mãe. Em seguida, transfira o broto para uma área ensolarada. O ideal é fazer isso durante o período de dormência da planta.Publicidade
Dicas
- Plante a yuca com outras plantas que cresçam em locais secos, como a flor-borboleta, o mil-folhas e a íris germânica.
- Você também pode colher as flores da yuca. Antes de comê-las, porém, veja se não contêm insetos e cozinhe-as corretamente.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma faca afiada ou uma tesoura.
- Um vaso pequeno.
- Pedras grandes ou tábuas de madeira (opcional).
- Cascalho.
- Pedras de granito.
- Solo seco e solto.
- Uma pá pequena.
- Fertilizante.
- Pesticida.
- Fungicida.
- Um regador.
- Folhas.
- Uma cobertura de vidro.
Referências
- ↑ http://www.gardenershq.com/Yucca-plant.php
- ↑ http://www.weekendgardener.net/perennial-flowers/yucca.plant.htm
- ↑ http://www.weekendgardener.net/perennial-flowers/yucca.plant.htm
- ↑ http://www.burkesbackyard.com.au/factsheets/Gardening-Tips-Books-Techniques-and-Tools/Yucca-Cutting/2959
- ↑ http://www.burkesbackyard.com.au/factsheets/Gardening-Tips-Books-Techniques-and-Tools/Yucca-Cutting/2959
- ↑ http://dotpointing.com.au/growing-yuccas/
- ↑ http://www.weekendgardener.net/perennial-flowers/yucca.plant.htm
- ↑ http://www.weekendgardener.net/perennial-flowers/yucca.plant.htm
- ↑ http://davesgarden.com/guides/articles/view/2383/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 49 719 vezes.
Publicidade