PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os bigodes estão na moda de novo! Pelo mês de novembro e além, esse estilo de pelo facial clássico e versátil é cada vez mais popular entre todos os tipos de homens e pode ser uma boa maneira para você experimentar diferentes tipos de cortes, dependendo do que deseja. Aprenda a cultivar um bigode da maneira mais rápida, saudável e higiênica possível, além de conhecer algumas dicas sobre como deixá-lo único.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Cultivando o seu bigode

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos bigodes básicos se estende até um pouco abaixo das laterais da boca, deixando o pelo acima dos lábios intocado. O necessário para criar um bigode comum é simplesmente raspar qualquer pelo facial que não deseja, o que significa raspar aqueles que estão nas bochechas, abaixo e na linha do maxilar, e ao redor da boca, com exceção dos que estão acima do lábio.
    • Após aparar o formato básico que deseja, deixe seu bigode crescer sozinho. Raspe ou continue aparando as outras áreas do rosto com frequência para mantê-lo se destacando dos pelos da sua barba.
    • Deixar algumas partes da barba crescerem novamente e ter um bigode que é apenas um pouco maior que o resto é às vezes comum para alguns tipos de pelo. Esse estilo é conhecido como metade barba, metade bigode, o melhor dos dois mundos.
  2. O pelo acima do seu lábio pode parecer um pouco fino no começo, por isso, se não quiser ficar muito feio e esquisito nessa fase, o ideal é deixar todo o pelo facial crescer primeiro e aparar o resto da barba quando o bigode estiver pronto. Outra opção é aparar progressivamente todo o pelo facial com exceção do bigode para que a transição seja menos radical. [1]
    • Apare e mantenha a barba para cultivar o seu futuro bigode.
  3. O ideal é ter um bom barbeador para poder moldar com mais facilidade o pelo facial. É mais simples criar um bigode com mais precisão com o auxílio de um barbeador elétrico do que com uma lâmina de barbear, instrumento mais indicado para remover todos os pelos completamente. [2]
    • Há barbeadores elétricos recarregáveis de todos os tipos, com variedades de pentes e opções de tamanho, o que facilita o processo de moldar o bigode. Os preços podem variar de R$ 50,00 a R$ 200,00, dependendo do instrumento que deseja.
  4. Embora ele possa crescer com certa rapidez, pode-se levar várias semanas ou até um mês para o pelo crescer completamente, dependendo do tipo de bigode que deseja cultivar e da rapidez com que a sua barba cresce. Isso pode demorar algum tempo, então procure não tentar apressar esse processo.
    • Ao contrário da crença popular, aparar a barba frequentemente não faz com que ela cresça mais grossa. Porém, esse não é sempre um conselho ruim, use-o para convencer aqueles homens com um pelo facial de péssima aparência a aparar a pelugem e esperar até que os pelos comecem a crescer mais grossos.
    • Use algumas técnicas básicas de cuidados diários para acelerar o processo de crescimento de pelo facial. Mantenha uma dieta alta em proteína, gordura saturada e vitaminas A, E e C, além de praticar exercícios físicos com frequência, ter boas noites de sono, e acima de tudo, manter o rosto limpo e bem cuidado para ajudar a promover o crescimento de pelo facial em homens.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Escolha um estilo

PDF download Baixe em PDF
  1. Nem todos os estilos devem ser usados em todos os tipos de rostos e pelos. Preste atenção no modo como o seu pelo facial cresce e onde é mais grosso. Não adianta escolher o fu-manchu se o seu pelo não permanece grosso desde acima dos lábios até as laterais da boca. [3]
    • Para ter uma ideia de como o bigode ficará em você, tente editar uma foto sua em um programa de edição de imagens (como o photoshop) e adicione um bigode falso. Você também pode perguntar a opinião de amigos e familiares sobre como eles acham que você ficaria. Se não puder fazer nenhum dos dois, então olhe-se no espelho e imagine-se com o bigode de sua preferência.
  2. Os bigodes menores são os mais indicados para homens com o pelo bem grosso, áspero e escuro. Como o estilo e o pelo serão menores, esses estilos ficam melhores quantos mais grosso e áspero o pelo for. Experimente os seguintes:
    • Lápis : famoso por John Waters, R Kelly e inúmeros vilões de filmes mudos o usarem, o bigode lápis parece ter sido finamente desenhado sobre os lábios com um lápis de maquiagem. Para apará-lo, siga a linha do lábio superior com um aparador, removendo com cuidado o pelo entre o nariz e os lábios, até que reste apenas uma linha fina. O bigode deve terminar nos cantos do lábio superior ou um pouco além dele. [4]
    • Fu manchu : esse estilo clássico apresenta um bigode no estilo lápis que começa no lábio superior e continua pelas laterais do rosto até alcançar o maxilar ou mais. Se deixado um pouco mais volumoso e largo, o mesmo estilo é conhecido como "horseshoe" ou "ferradura". [5]
    • Boxcar : esse estilo é quase como um bigode comum, mas termina um pouco antes de alcançar os cantos do lábio. Para apará-lo, deixe o bigode crescer normalmente e apare um linha reta perpendicular ao canto do seu lábio para os pelos terminem um pouco antes dele. Ele deve ter a aparência de um retângulo perfeito. Contudo, tenha cuidado para não deixá-lo muito curto ou você ficará com um bigode de Hitler. [6]
  3. Se deseja experimentar um estilo mais volumoso e robusto, saiba que esses são ideais para o pelo mais liso e de certa forma mais grosso. O pelo fino pode alcançar uma boa altura, mas ele não será volumoso e acabará pendurado sobre os seus lábios como se fossem as presas de uma morsa (o que é uma sensação bastante irritante). Se tiver o tipo certo de pelo, considere os seguintes bigodes mais longos:
    • Inglês : o bigode inglês é bem característico e fará com que se sinta como se tivesse saído de um romance vitoriano. Para consegui-lo, você deve parar de aparar o bigode bem acima dos cantos da boca e deixá-lo crescer um pouco até certo ponto. Então, com uma cera para bigodes, enrole os pelos mais longos para cima em um cacho. [7]
    • Morsa : o morsa é um bigode para homens que gostam do ar livre, de explorar e que sabem caçar. Teddy Roosevelt é um exemplo. Para cultivar um bigode-morsa, não faça absolutamente nada além de raspar as bochechas, deixando o bigode crescer. Não apare até que o bigode o deixe absolutamente louco, o que para iniciantes não deve ser muito tempo. [8]
    • Pincel ou Selleck : batizado dessa forma por causa do ator Tom Selleck e por ter uma aparência semelhante às cerdas de um pincel. O formato é essencialmente como o bigode- morsa, apontado para baixo nas pontas e cheio do lábio até o nariz, mas ele é aparado a fim de evitar que fique pendurado sobre os lábios. [9]
  4. Embora possa parecer divertido colocar nomes engraçados nos estilos, a verdade é que cultivar um bigode significa deixar sua criatividade falar mais alto na frente do espelho e com um barbeador elétrico. Se ficar bem em você, então não há nada de errado nisso. Experimente as seguintes combinações na próxima vez que for fazer a barba e veja os resultados. Se não gostar, você pode simplesmente raspar tudo.
    • Os cavanhaques são basicamente fu-manchus ou o bigode guidão que se ligam no queixo. Raspe os pelos das bochechas e embaixo do pescoço. [10]
    • As costeletas ligadas diretamente ao bigode dão um ar de guerra civil norte-americana, como se tivesse acabado de sair de um quadro ou fotografia antiga. [11]
    • Experimente o bigode reto, com a barba por fazer e o bigode mosca se quiser parecer com um ator que não está trabalhando no momento.
  5. Embora alguns devotos do bigode argumentem sobre os méritos de aparar com frequência [12] , o seu bigode pode precisar desse cuidado de vez em quando. Alguns bigodes exigem mais manutenção do que outros, mas lavar, passar cera, pentear, aparar ou raspar provavelmente farão parte do seu regime de cuidados diários se deseja que o seu tenha uma vida longa e plena.
    • Dependendo do seu bigode, apare-o com tesouras todos os dias a uma vez por semana. Depois de um mês aparando-o semanalmente, você terá uma boa noção de quanto pelo facial deve cortar cada vez que apará-lo.
  6. Lave-o com um produto de limpeza facial espumante natural todos os dias pela manhã e antes de ir dormir. Dessa forma, o seu rosto ficará limpo e pronto para a cera de bigode.
    • Ter pelos faciais de qualquer tipo pode manter os óleos naturais do corpo e sujeiras presos contra a pele, o que por sua vez pode levar a espinhas e cravos em alguns homens. É muito importante manter o pelo facial limpo e bem cuidado para manter a pele saudável.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Timmy Yanchun

    Barbeiro Profissional
    Timmy Yanchun é um Barbeiro Profissional e um dos fundadores da Svelte Barbershop + Essentials. A Svelte Barbershop + Essentials é uma empresa focada na beleza masculina, produzindo produtos para o cabelo, a barba e a pele de homens. A empresa foi fundada no SLS Hotel em Beverly Hills, California, mas já possui filiais em três outras partes de Los Angeles. Timmy corta cabelo desde os 13 anos e abriu a primeira de suas seis barbearias aos 18. É também cofundador da nova marca LTHR, a primeira máquina de aquecer espuma wireless para você fazer a barba com qualidade em casa. Timmy e Svelte já foram destaque em GQ, Men's Fitness e Hypebeast.
    Timmy Yanchun
    Barbeiro Profissional

    Nosso Especialista Concorda: para incentivar o crescimento saudável do bigode, lave-o e use um condicionador apropriado nele todos os dias. Você também pode usar hidratantes e outros óleos para manter a barba e o bigode macios.

  7. Alguns estilos envolvem um pouco de treinamento e muita cera, mas outros podem ser mantidos no lugar apenas com um pente. Se estiver cultivando um guidão farto ou um lápis elegante, você provavelmente precisará pentear, torcer, aparar e raspar todos os dias para manter o seu estilo perfeito.
    • Depois de lavar o rosto ou tomar banho, passe um pouco de cera no meio do bigode com o dedo. A seguir, espalhe levemente a cera para as extremidades, cobrindo todo o bigode. Por último, use um pente para deixá-lo bem espalhado.
    • Para pentear o bigode, use um pente apropriado; este deve ser menor e com os dentes mais finos. Acrescente um pouco de óleo natural para barba para umedecer os dentes pequenos do pente e assim, você ajudará a lubrificar os pelos e treiná-los para ficar no lugar.
    • Comece a pentear do filtro labial (a fissura sob o seu nariz), penteando para fora em direção aos cantos dos lábios e para baixo.
    Publicidade

Dicas

  • Algumas pessoas preferem água e hidratante ao invés de espuma ou gel para barbear pois acreditam que esses não são benéficos.
  • Pode soar estranho, mas massageie as partes do seu rosto onde você deseja que o pelo cresça. Isso funcionará se você for paciente. Massageie delicadamente por 10 minutos diariamente.
Publicidade

Avisos

  • Seja muito cuidadoso ao barbear-se.
  • Raspe os pelos no sentido para baixo ao utilizar uma lâmina de barbear. [13]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 229 808 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade