Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você já ouviu falar de uma planta que se mexe quando é tocada? A dormideira ( Mimosa pudica L. ), também conhecida como sensitiva, dorme-dorme ou não-me-toque, se fecha quando algo encosta nela. Ao contrário da maioria das plantas que se movem rapidamente, ela não é carnívora. O cultivo da dormideira é relativamente fácil se você tiver um espaço quente e muitas sementes. Tome cuidado: apesar de ser uma planta tropical, ela pode se alastrar e invadir jardins inteiros mesmo em climas mais frios.
Passos
-
Escolha a época de plantio. Plante sementes em ambientes fechados no fim do inverno. [1] X Fonte de pesquisa Se você tiver lâmpadas de cultivo ou se morar em uma região quente, o cultivo dentro de casa pode ser feito em qualquer época do ano.
-
Compre sementes de um produtor renomado. Tire o revestimento marrom que cobre as sementes. Elas devem ficar esverdeadas.
- Raspe a superfície das sementes para criar sulcos. Uma pinça pode ser útil, mas tome cuidado para não exagerar.
-
Prepare o substrato. A dormideira se dá bem em solos com boa drenagem. Para melhorar as condições, experimente uma mistura de argila e de materiais secos e aerados, como no exemplo a seguir: duas partes de argila, duas de musgo de turfa e uma parte de areia ou de perlita. [2] X Fonte de pesquisa Se não quiser fazer o próprio substrato, há várias opções prontas com proporções semelhantes.
-
Deixe as sementes de molho (opcional). É mais provável que elas germinem se a camada resistente que as recobre ficar mais mole. Mergulhe-as em uma tigela com água por 24 horas só por garantia. [3] X Fonte de pesquisa Use água fria para o molho.
-
Plante duas ou três sementes em cada vasinho. Coloque as sementes um pouco abaixo da superfície do solo (a menos de 5 mm de profundidade). [4] X Fonte de pesquisa É provável que a maioria delas não germine, por isso a importância de plantar algumas a mais.
- Você pode iniciar o plantio em uma sementeira ou em vasos de uns 5 cm de profundidade. [5] X Fonte de pesquisa
-
Regue o solo. Deixe o substrato levemente úmido, mas não encharcado. Regue outra vez quando o solo começar a ficar seco. [6] X Fonte de pesquisa
- Tem medo de errar na quantidade de água? Coloque a água no pratinho sob o vaso, espere dez minutos ou até que a superfície da terra fique úmida e, em seguida, jogue fora a água que sobrar. [7] X Fonte de pesquisa
-
Forneça bastante luz solar. Se a dormideira não receber sol suficiente, as suas folhas podem fechar. Coloque-a em um local com sol pleno na maior parte do dia ou com sombra parcial se a sua região for muito quente. Sob condições ideais, com uma temperatura média de 20 ºC, as sementes devem germinar em menos de uma semana. Em condições menos favoráveis ou se as sementes não ficarem de molho, a germinação pode levar de duas a quatro semanas. [8] X Fonte de pesquisa
- Algumas sementes sobrevivem sob temperaturas noturnas mais baixas, mas podem crescer devagar ou se tornarem plantas frágeis. Nunca deixe as sementes expostas à geada.
- Se o cômodo for muito frio ou seco, cubra o vaso com plástico-filme para reter calor e umidade. Retire-o assim que a mudinha brotar.
Publicidade
-
Transplante a muda para outro vaso quando necessário. Mais de uma muda brotou no mesmo vaso? Descarte as mais fracas para deixar um espaço maior para a muda saudável crescer. Também é possível transplantar todas as mudas para vasos individuais, mas é arriscado. Assim que a planta atingir a maturidade e as raízes começarem a sair pelos furos de drenagem ou ficarem apertadas para o vaso, passe-a para um recipiente maior.
-
Mantenha a planta dentro de casa (recomendável). A sensitiva é considerada uma erva daninha em alguns lugares. Em climas tropicais, tudo bem cultivá-la no jardim, mas, nos outros casos, é melhor mantê-la em ambientes fechados. Há relatos de que a espécie toma todo o gramado em várias partes do mundo. [11] X Fonte de pesquisa
- Outra opção é plantá-las em canteiros ou jardineiras no quintal. [12] X Fonte de pesquisa
-
Aplique fertilizante regularmente. Dilua um fertilizante equilibrado com o dobro de água indicado na embalagem. Aplique-o no solo uma vez por semana na época de crescimento da planta e uma vez por mês no inverno. [13] X Fonte de pesquisa
-
Proteja a flor do frio. Por se tratar de uma planta tropical, a não-me-toque prefere locais com uma temperatura noturna de 20 ºC para cima. [14] X Fonte de pesquisa Se ficar abaixo dos 18 ºC, leve-a para um cômodo mais quente ou mantenha a planta aquecida de outras formas. [15] X Fonte de pesquisa
- A planta adulta consegue sobreviver em temperaturas de até 5 ºC, mas há um grande risco de danos ou morte. Observe se há folhas e caules amarelos, indícios de um possível dano causado pelo frio. [16] X Fonte de pesquisa
-
Coloque uma treliça para a planta escalar. O caule da dormideira pode pender e se alastrar pelo chão quando ela ficar adulta. Providencie uma treliça ou outra planta bem forte para servir de apoio ou deixe espaço suficiente no chão para ela se espalhar. Algumas sensitivas podem ultrapassar 1 m de altura ou 2 m de largura, mas, em locais de clima frio, a planta só atinge a metade do tamanho.
-
Observe o tempo de vida da planta. Essa espécie pode sobreviver por pelo menos dois anos em locais de clima tropical, mas costuma durar um ano em climas mais amenos. [17] X Fonte de pesquisa Mesmo que ela sobreviva após da primeira florada (geralmente no verão), talvez seja melhor deixá-la morrer e coletar as sementes para iniciar o cultivo na próxima primavera.
- Para fazer isso, deixe as vagens secarem na própria planta, abra-as e pegue as sementes. [18] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- A planta é conhecida como dormideira, dorme-dorme, sensitiva e não-me-toque, pois tem a capacidade de fechar as folhas quando tocada ou exposta ao calor. As primeiras folhas que surgem na planta não são "retráteis". Quando ela atingir a maturidade, experimente encostar o dedo na ponta das folhas e observe como elas se encolhem. O mesmo também costuma acontecer durante a noite.
- A dorme-dorme produz uma substância que impede o crescimento de fungos no solo, o que a protege de pragas. [19] X Fonte de pesquisa
- Não é preciso podá-la, mas, se a planta ficar muito alta e com pouca folhagem, corte-a usando uma tesoura de jardinagem limpa.
Publicidade
Avisos
- Os especialistas consideram o cultivo da sensitiva seguro em lares com animais de estimação e crianças. [20] X Fonte Confiável University of California Division of Agriculture and Natural Resources Ir à fonte Porém, teoricamente, a planta pode prejudicar a saúde se for ingerida em grandes quantidades. A maioria também tem espinhos pequenos que podem machucar.
- Diversos insetos se alimentam da dorme-dorme, mas o sabão inseticida em spray, que é uma forma de tratamento comum, pode deixar as suas folhas escuras. Esse é um dos motivos de cultivá-la dentro de casa e longe de plantas infectadas.
- A espécie é considerada uma erva daninha em países como Austrália e Nova Zelândia. Nesses locais, são tomadas medidas radicais para conter o crescimento da planta, mas não se preocupe, pois não é o caso do Brasil.
Publicidade
Referências
- ↑ http://davesgarden.com/guides/pf/go/2573
- ↑ http://www.plantoftheweek.org/week147.shtml
- ↑ https://books.google.com/books?id=raB2KfE5SmcC
- ↑ https://books.google.com/books?id=raB2KfE5SmcC
- ↑ http://www.seedaholic.com/mimosa-pudica-the-sensitive-plant.html
- ↑ http://www.plantoftheweek.org/week147.shtml
- ↑ https://books.google.com/books?id=raB2KfE5SmcC
- ↑ http://www.plantoftheweek.org/week147.shtml
- ↑ http://www.plantoftheweek.org/week147.shtml
- ↑ http://www.seedaholic.com/mimosa-pudica-the-sensitive-plant.html
- ↑ http://davesgarden.com/guides/pf/go/2573
- ↑ https://www.daf.qld.gov.au/__data/assets/pdf_file/0019/58015/IPA-Common-Sensitive-Plant-PP38.pdf
- ↑ http://www.plantoftheweek.org/week147.shtml
- ↑ http://www.seedaholic.com/mimosa-pudica-the-sensitive-plant.html
- ↑ http://www.plantoftheweek.org/week147.shtml
- ↑ http://davesgarden.com/guides/pf/go/2573
- ↑ http://www.seedaholic.com/mimosa-pudica-the-sensitive-plant.html
- ↑ http://davesgarden.com/guides/pf/go/2573
- ↑ http://www.srs.fs.usda.gov/pubs/ja/ja_feng001.pdf
- ↑ https://ucanr.edu/sites/poisonous_safe_plants/files/154528.pdf
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 31 776 vezes.
Publicidade