Baixe em PDF
Baixe em PDF
Curar a sua própria carne de porco é uma ótima forma de controlar a preservação e de deixá-la com um gostinho personalizado. Escolha um corte para curar e, em seguida, opte por temperá-lo a seco ou em uma salmoura. No primeiro método, você vai precisar de sal e temperos. Já no segundo, a carne deve ser colocada de molho em uma salmoura temperada. Deixe o porco curando por vários dias antes de cozinhar a carne.
Ingredientes
Barriga de porco curada a seco [1] X Fonte de pesquisa
- 2,5 kg de barriga de porco.
- 1/4 xícara (75 g) de sal grosso.
- 2 colheres de chá (10 g) de sal de cura rosa (também chamado de Insta-Cure).
- 4 colheres de sopa (30 g) de pimenta-do-reino moída grosseiramente.
- 4 folhas de louro trituradas.
- 1 colher de chá (2 g) de noz-moscada ralada
- 1/4 xícara (50 g) de açúcar mascavo, mel ou xarope de bordo.
- 5 dentes de alho amassados.
- 2 colheres de sopa (9 g) de bagas de zimbro levemente amassadas.
- 10 raminhos de tomilho fresco.
Serve 2,5 kg de barriga de porco.
Lombo ou ombro de porco curado na salmoura [2] X Fonte de pesquisa
- 9,5 l de água.
- 1 xícara (275 g) de sal não iodado.
- 3/4 xícara (150 g) de açúcar.
- 2 folhas de louro.
- 2 a 3 pimentas em grão inteiras.
- 1 cravo-da-índia.
- 6 grãos de pimenta-da-jamaica.
- 2 pimentas chili pequenas desidratadas.
- 3 dentes de alho descascados.
- 1 colher de sopa (4 g) de tomilho desidratado.
- 1,5 kg de lombo ou ombro de porco desossado.
Serve 1,5 kg de carne.
Passos
-
Misture os sais, a pimenta, as folhas de louro, a noz-moscada, o açúcar, o alho e o zimbro. Em uma vasilha, vire ¼ de xícara (75 g) de sal grosso, duas colheres de chá (10 g) de sal de cura rosa, quatro colheres de sopa (30 g) de pimenta-do-reino moída grosseiramente, quatro folhas de louro trituradas, uma colher de chá (2 g) de noz-moscada ralada, ¼ de xícara (50 g) de açúcar mascavo, cinco dentes de alho amassados, duas colheres de sopa (9 g) de bagas de zimbro levemente amassadas e dez raminhos de tomilho fresco e misture.
- O açúcar mascavo pode ser substituído por mel ou xarope de bordo, se você preferir.
-
Coloque um ramekin dentro de um recipiente maior. Separe um recipiente não reativo grande o bastante para a barriga de porco e coloque um pequeno ramekin virado de cabeça para baixo dentro dele.
- Você pode usar um recipiente de plástico, vidro ou laca. Porém, evite recipientes metálicos, que podem afetar o sabor da carne.
- Quando você colocar a carne no ramekin, ela vai começar a soltar líquido. O ramekin vai impedir o porco de curar no próprio suco.
-
Cubra bem os 2,5 kg de barriga com os temperos misturados. Coloque a barriga de porco em um prato ou em uma tábua de corte e espalhe a mistura seca sobre ela. Com as mãos, esfregue bem os temperos em todos os lados da carne.
-
Coloque a barriga de porco dentro do recipiente e tampe. Ponha-a no recipiente de forma que ela fique apoiada no ramekin de cabeça para baixo. Em seguida, tampe o recipiente.
-
Leve a carne à geladeira por uma semana e vire-as de dois em dois dias. Coloque o recipiente na geladeira e deixe a carne curar dentro dele. A cada dois dias, tire-a da geladeira e vire-a. Em seguida, coloque-a de volta. Faça isso por uma semana.
-
Tire a carne da geladeira e lave-a para tirar a cura. Passada uma semana, tire a barriga de porco da geladeira. Lave-a com água fria para remover a cura e seque bem com papel-toalha.
-
Embrulhe a carne com mussalina e deixe-a pendurada por, pelo menos, uma semana. Coloque a barriga de porco seca em um saquinho de mussalina fechado com um nó. Passe um ganchinho pelo nó e pendure a carne em um local seco e arejado. Deixe-a lá por uma semana.
- Pule esta etapa se estiver com pressa, porém, lembre-se de que quanto mais tempo a carne passar sendo curada, mais intenso ficará o sabor.
-
Fatie e aqueça a carne. Corte a barriga de porco em fatias da grossura que você desejar e frite-a, asse-a, cozinhe-a ou grelhe-a até ela ficar no ponto desejado. Você pode, por exemplo, cortar a carne em fatias de 0,5 cm de espessura e fritá-las por sete a oito minutos para fazer bacon crocante.
- Guarde a carne curada crua na geladeira, em um recipiente com tampa, por, no máximo, uma semana.
Publicidade
-
Em uma panela grande, coloque a água, o açúcar e o sal. Coloque uma panela não reativa no fogo e encha-a com 9,5 l de água. Adicione uma xícara (275 g) de sal não iodado e ¾ de xícara (150 g) de açúcar e mexa até dissolver.
-
Adicione as folhas de louro, as pimentas, o cravo-da-índia, o alho e o tomilho. Amasse duas folhas de louro delicadamente e coloque-as na panela junto com duas ou três pimentas em grão, um cravo-da-índia, seis grãos de pimenta-da-jamaica, duas pimentas chili pequenas desidratadas, três dentes de alho sem casca e uma colher de sopa (4 g) de tomilho desidratado.
-
Coloque a carne na panela e faça peso nela com um prato. Ponha 1,5 kg de lombo ou ombro de porco desossado na salmoura. Em seguida, coloque um prato sobre a carne para empurrá-la para o fundo da panela.
- Para curar, a carne precisa ficar completamente submersa.
-
Cubra e refrigere a carne por cinco dias. Tampe a panela ou cubra-a com uma camada bem apertada de plástico-filme e leve-a à geladeira para curar a carne.
- Para curar costelinhas e outros cortes menores de porco, deixe a carne na salmoura por apenas dois ou três dias.
-
Tire a carne da geladeira e seque bem. Remova a panela da geladeira e tire o lombo ou o ombro de dentro da salmoura. Passe a carne para um prato e seque-a com papel-toalha.
-
Cozinhe a carne da forma que preferir. Para assá-la, coloque-a em uma assadeira e leve-a ao forno a 190 °C por uma hora, mais ou menos. Você também pode grelhar a carne em fogo médio por duas horas e meia a três.
- Para cozinhar a carne mais rápido, corte-a em pedaços de 1 cm e frite-a por alguns minutinhos de cada lado.
Publicidade
Dicas
- Lave as mãos antes e depois de mexer com carne crua.
- Cure a carne enquanto ela ainda está gelada. A carne quente estraga mais rapidamente e é mais propensa ao desenvolvimento de bactérias.
Publicidade
Materiais Necessários
Barriga de porco curada a seco
- Uma vasilha.
- Uma colher.
- Copos e colheres de medição.
- Um recipiente não reativo com tampa.
- Um ramekin.
- Papel-toalha.
- Um prato ou uma tábua de corte.
- Uma faca.
- Um saco de musselina.
- Um gancho.
Lombo ou ombro de porco curado na salmoura
- Uma panela grande com tampa.
- Copos e colheres de medição.
- Uma colher.
- Um prato.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 54 273 vezes.
Publicidade