PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A dormência nos pés pode ser causada por diversas condições e normalmente é acompanhada por formigamento. Ela pode ser o resultado da falta de circulação nos pés ou de condições sérias, como a esclerose múltipla e a diabetes. É importante avaliar o problema, pois, além de afetar a habilidade de andar, ele pode ser um sinal de alerta para uma doença séria.

Método 1
Método 1 de 3:

Lidando com a dormência ocasional

PDF download Baixe em PDF
  1. Atividades de baixo impacto, como pedalar, correr ou nadar, são as melhores opções.
    • Além de ajudá-lo a se livrar da dormência ocasional, exercitar-se regularmente também impede as causas mais recorrentes do problema. Tente incorporar o exercício à rotina diária, mesmo que seja apenas uma leve caminhada.
    • Exercícios de grande impacto, como corrida, podem causar dormência nos pés e dedos em algumas pessoas: tente os de baixo impacto (como natação ou pedalada).
    • Alongue-se bem antes dos exercícios, use calçados apropriados e exercite-se somente em terrenos planos.
  2. A dormência normalmente ocorre quando o modo como você está sentado "belisca" os nervos dos pés. Não sente sobre os pés ou cruze as pernas por períodos muito longos.
    • Caso precise sentar assim, eleve os pés de tempos em tempos. [1]
    • Evite sentar sobre os pés ou cruzando as pernas por mais de uma hora.
  3. As calças, as meias e outras peças podem impedir a circulação no pé, causando dormência.
    • Quando a dormência é causada pela roupa apertada, você também terá a sensação de formigamento nos pés e nos dedos.
  4. Faça uma massagem suave na área dormente dos pés para aumentar a circulação e sumir com a dormência ocasional.
    • Para tornar a massagem ainda melhor, adicione Sal de Epsom a uma bacia ou banheira com água. Massageie o pé na bacia com água para aumentar ainda mais a circulação.
  5. Utilize uma manta ou uma compressa quente para se livrar da dormência e do formigamento causados pelo frio.
    • O calor pode ajudar a soltar músculos e juntas tensos, que pressionam os nervos e causam dormência.
    • Fique longe de compressas quentes se você sofrer de neuropatia nos pés. A falta de sensibilidade pode fazer você queimar o pé por acidente.
  6. Os saltos altos e calçados que apertam os dedos podem causar dormência. Utilizar sapatos pequenos demais, principalmente ao praticar exercícios, também pode causar dormência.
    • Palmilhas especiais podem tornar os calçados mais confortáveis, evitando a dormência ao amortecer o impacto repetitivo dos pés sobre o chão.
    • Cuidado com sapatos grandes demais. Você pode querer "segurar" o calçado com os dedos, o que causa formigamento e dormência.
  7. Vá atrás de um tratamento emergencial caso a dormência seja acompanhada por fraqueza, paralisia, incontinência urinária ou intestinal, ou dificuldade para falar. Caso você costume apresentar a dormência com frequência ou ela dure apenas alguns minutos, é importante consultar um médico para descobrir se não há nenhuma causa subjacente para o problema. [2]
    • Procure um médico caso a dormência venha acompanhada de fraqueza, paralisia, perda do controle da bexiga ou do intestino, ou dificuldade na fala.
    • Marque uma consulta se a dormência piorar gradativamente, se espalhar, aparecer e desaparecer repentinamente ou parecer relacionada a atividades repetitivas específicas.
    • A gravidez costuma causar inchaço nos pés e nos dedos, o que pode gerar a dormência. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com a dormência causada pela diabetes

PDF download Baixe em PDF
  1. A diabetes é a causa mais comum da dormência crônica dos pés por conta dos danos causados nos nervos e dos problemas de circulação. A dormência normalmente é um dos primeiros sintomas da diabetes, portanto faça um exame ao apresentá-la sem causa aparente.
    • A dormência pode ser um problema sério para quem sofre de diabetes, pois impede a pessoa de sentir dores causadas por calor, perfurações ou bolhas nos pés.
    • A redução da circulação também prejudica a cicatrização, fazendo com que as infecções sejam um problema sério para os diabéticos. Por conta disso, se você tem diabetes, cuide muito bem dos pés.
  2. Mantenha os níveis de glicose no sangue estáveis para prevenir problemas de circulação e a neuropatia, duas condições que podem causar a dormência em quem sofre de diabetes. Desenvolva um plano junto com um médico.
    • Confira o nível de açúcar no sangue regularmente com um medidor caseiro ou também faça exames anuais.
    • Por mais que a dormência e outros sintomas da diabetes dificultem a pratica de exercícios, sua melhor opção é manter-se ativo. Tente praticar ao menos meia hora de exercícios por dia, seja visitando uma academia ou subindo e descendo as escadas de casa.
    • Mantenha uma dieta equilibrada e saudável que inclua frutas, vegetais, grãos integrais, peixes e laticínios desnatados. Evite alimentos que causem picos de açúcar no organismo, como bolachas recheadas e refrigerantes.
    • Tome todos os medicamentos prescritos regularmente, incluindo a insulina.
    • O tabagismo pode piorar os sintomas da diabetes, portanto, peça ajuda ao médico para parar de fumar.
  3. . Aqueles quilinhos extras e a obesidade podem contribuir para a dormência, portanto, peça dicas para o médico sobre como perder peso de modo saudável e aliviar alguns sintomas.
    • Concentre-se em comer frutas e vegetais, além de outros alimentos bons para diabéticos.
    • Tente fazer 150 minutos de atividade física moderada (como caminhada) ou 75 de intensa (como corrida) por semana.
    • A perda de peso pode ajudar a controlar a tensão arterial, que também está associada às dormências. Caso perder peso não seja suficiente, discuta com um médico sobre medicamentos para o controle da pressão. [4]
  4. As meias de compressão estimulam a circulação e controlam a dormência. [5] Alguns cremes especiais com capsaicina também podem aliviá-la. [6]
    • Consulte um médico e siga as instruções de uso de qualquer produto relacionado à saúde que for usar. A compressão em excesso pode restringir a circulação e piorar a dormência.
  5. Mesmo que a dormência seja causada pela diabetes, os métodos de alívio para a dormência ocasional, como mover, elevar e massagear os pés, também podem funcionar. Por mais que tais técnicas forneçam um alívio temporário dos sintomas, lembre-se de que elas não tratarão a causa do problema, portanto continue controlando o diabetes e cuidando dos pés.
  6. Algumas pesquisas demonstram melhora na dormência associada à diabetes através de tratamentos com relaxamento, biofeedback e terapia anódina. Talvez seu convênio médico não cubra tais opções, mas vale a pena se informar sobre elas caso nada mais resolva o problema. [7]
    • Cremes e pomadas, aromaterapia e tratamentos não-medicamentosos podem trazer alguns benefícios e melhorar a circulação, combatendo a dormência.
    • Em alguns casos, injeções de esteroides (como a cortisona) podem ser usadas para combater a pressão sobre nervos causada por inflamações ou outros processos de cicatrização.
    • O médico pode prescrever também medicamentos para controlar a dormência, mas é provável que esta não seja a principal indicação deles. [8]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com a dormência crônica causada por outras condições

PDF download Baixe em PDF
  1. Qualquer lesão nos pés, nos calcanhares, nos dedos, na cabeça ou na coluna pode causar dormência. Um profissional de ortopedia, neurologia ou quiropraxia deve ser capaz de tratar a lesão e controlar a dormência. [9]
    • Procure um médico imediatamente se sentir dormência logo após uma lesão.
    • Aplique gelo ou compressas frias a pés ou dedos inflamados após uma lesão, mesmo se a região estiver dormente. O gelo combate o inchaço, o que reduz a pressão sobre os nervos.
    • Em alguns casos, as injeções de cortisona podem ser usadas para combater a compressão de nervos causada por inflamações.
  2. As drogas de quimioterapia costumam causar dormência nas extremidades, assim como muitos medicamentos. Caso você apresente dormência após iniciar um tratamento, discuta o problema com um médico para determinar se os benefícios do remédio são maiores do que os efeitos colaterais. É possível que haja um medicamento disponível que não apresente os mesmos efeitos colaterais. [10]
    • Nunca interrompa o uso de um medicamento sem discutir isso com o médico que o receitou. Alguns tratamentos precisam ser interrompidos gradualmente.
  3. A falta de vitamina B12 e outras vitaminas pode causar a dormência: faça um exame de sangue para procurar deficiências e tome os suplementos recomendados pelo médico. [11]
    • Em alguns casos, simples mudanças na dieta resolvem o problema. Uma deficiência em vitamina B12, por exemplo, pode ser combatida se você acrescentar ovos, queijo, peixe, arroz e leite à dieta.
  4. A dormência persistente nos pés pode ser sintoma de diversas doenças subjacentes, incluindo a esclerose múltipla, a artrite e a doença de Lyme, entre muitas outras. Tratar essas doenças pode ajudá-lo a controlar a dormência. [12]
    • A dormência geralmente é sintoma de algum outro problema. Ao tratar a origem do problema, a dormência se resolve.
    • Caso não tenha sido diagnosticado com nenhuma doença crônica, a dormência pode ser o primeiro sinal do problema. Informe o médico de todos os sintomas para que ele saiba quais exames realizar.
    • Caso já tenha sido diagnosticado mas a dormência seja um sintoma recente, discuta-a com o médico na próxima consulta para descobrir se é possível controlá-la com outro medicamento ou tratamento.
  5. O excesso de álcool no organismo pode causar formigamento nos membros, incluindo os pés e os dedos. A redução do consumo pode ser capaz de prevenir isso. [13]
  6. Caso já esteja tomando todas as medidas necessárias para o tratamento da causa da dormência e ela não desapareça, experimente os passos de alívio ocasional. Por mais que não resolvam o problema, eles devem ser capazes de aliviar os sintomas temporariamente.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 541 175 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade