PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O inchaço é um resultado comum de lesões no tornozelo, podendo se tornar tão doloroso quanto inconveniente, se você tiver um trabalho com exigências físicas. É importante ser examinado por um médico, assim que possível, quando uma lesão ocorrer. Desse modo, ele poderá avaliá-la e recomendar o melhor tratamento para a situação. No entanto, há alguns tratamentos comuns indicados por médicos a pessoas com lesões no tornozelo. Aprenda mais sobre como usar essas práticas para ajudar a curar o seu problema atual.

Método 1
Método 1 de 3:

Acelerando a recuperação

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você sofreu uma lesão e está sentindo dor, procure ajuda médica imediatamente. Visite um pronto-socorro, caso necessite de tratamento imediato ou não tenha conseguido marcar uma consulta. Durante o exame, o profissional de saúde fará perguntas e observará alguns sinais para determinar o grau e o tipo da lesão presente. Seja sincero com respeito à dor e a outros sintomas, para ajudá-lo a diagnosticar e tratar o problema. Os três graus de lesões incluem:
    • O grau I inclui o rompimento parcial do ligamento, sem perda ou comprometimento de suas funções. A pessoa ainda conseguirá andar e suportar peso no lado afetado, podendo haver um pouco de dor e hematomas presentes.
    • O grau II consiste no rompimento incompleto de um ou mais ligamentos, com comprometimento moderado de suas funções, tornando difícil suportar peso sobre o pé afetado e podendo ser necessário o uso de muletas. É possível haver a presença de dor, hematomas e inchaço moderados. O médico também observará algumas limitações na amplitude de movimentos.
    • O grau III representa o completo rompimento e a perda da integridade estrutural do ligamento. O paciente não conseguirá suportar qualquer peso ou caminhar sem ajuda. Hematomas e inchaço severos estarão presentes. [1]
  2. A maioria envolve o ligamento inferior, responsável pela estabilização do local, mas também é possível lesionar aparte superior, principalmente se for um atleta. Tal afeta um ligamento diferente. Esse tipo de lesão causará menos inchaço, mas mais dor (além de exigir um tempo de recuperação maior).
  3. Depois do exame do tornozelo inchado, você deve seguir fielmente o plano de tratamento. Ele provavelmente recomendará um período de repouso, resfriamento, compressão e elevação do tornozelo. Ligue para um médico se os sintomas piorarem ou se não melhorarem com o tempo.
    • Pergunte sobre a fisioterapia, se você sofrer uma lesão severa. A fisioterapia pode ajudar a acelerar o período de tratamento e os exercícios diminuirão as chances de lesionar novamente o tornozelo. [2]
  4. Garantir que ele repouse o suficiente por esse período ajudará a acelerar a recuperação. Isso significa evitar a prática de esportes ou outras atividades físicas que envolvam a aplicação de pressão sobre o tornozelo. Você talvez precise tirar uma folga do trabalho, caso precise estar em pé durante a maior parte do dia. [3] [4]
  5. Aplique gelo sobre o tornozelo de 15 a 20 minutos de cada vez, para diminuir o inchaço e a dor. Quando você faz isso, o frio reduz o fluxo de sangue para a área e, por isso, o inchaço diminui mais rapidamente. Resfriar o tornozelo também ajuda a suportar a dor. Envolva a compressa de gelo com uma toalha antes de aplicá-la contra a pele. [5]
    • Depois de resfriar o tornozelo, espere aproximadamente uma hora antes de fazê-lo novamente. A exposição excessiva ao gelo pode causar danos à pele.
  6. Comprima o tornozelo . Ao comprimir essa região, você restringirá os movimentos. A compressão diminui o inchaço e acelera o período de recuperação. Enrole uma bandagem elástica ou uma faixa de compressão ao redor da área afetada. [6] [7]
    • Remova a compressão durante a noite. Deixá-la presente pode causar a total restrição de fluxo sanguíneo, resultando na morte dos tecidos.
    • As faixas Kenesio são outra forma de enfaixar o tornozelo e que, clinicamente comprovadas, reduzem o inchaço. Pergunte ao seu médico se ele possui treinamento para usá-las.
  7. A elevação limita o fluxo de sangue para a área afetada, podendo reduzir o inchaço. Você pode elevar o tornozelo enquanto estiver sentado ou deitado. Use alguns travesseiros ou lençóis para elevá-lo, mantendo-o acima do nível do coração. [8]
  8. Para se recuperar mais rapidamente, é importante não pressionar a região, evitando ficar em pé. Você pode usar muletas ou uma bengala para se apoiar enquanto caminha. Lembre-se de que é preciso ajudar no apoio do tornozelo enquanto você sobe e desce escadas. [9]
    • Ao subir, dê o primeiro passo com o pé não lesionado. Dessa forma, a perna saudável suportará todo o peso do corpo enquanto luta contra a gravidade.
    • Ao descer, dê o primeiro passo com o pé não lesionado. Isso permite que a gravidade ajude a perna saudável durante a descida.
  9. Seguir as instruções de seu médico e não se apoiar sobre o tornozelo lesionado ajudarão, mas, geralmente, é preciso aproximadamente 10 dias para que o organismo se cure de lesões nessa área. [10] Não tente acelerar esse período, ou você pode piorar a situação. Se necessário, tire uma folga do trabalho e peça a ajuda de amigos e familiares durante a recuperação.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando medicamentos para diminuir o inchaço

PDF download Baixe em PDF
  1. Converse com ele sobre o uso de anti-inflamatórios não esteroides, ou AINEs, para lidar com a dor durante a recuperação. Eles agem a fim de diminuir o inchaço e aliviar a dor causada pela lesão no tornozelo. Alguns dos mais comuns incluem o ibuprofeno (Advil ou Motrin) e o naproxeno (Naprosyn). [11]
    • Converse com o profissional antes de usar AINEs, caso você sofra de problemas cardíacos, pressão alta, problemas renais ou diabetes.
  2. O celecoxibe age diminuindo a inflamação causada pela lesão no tornozelo. Isso acontece porque ele controla a produção de prostaglandinas, responsáveis por causar a inflamação. Você deve ingerir esse medicamento depois de uma refeição, pois tomá-lo com o estômago vazio pode resultar em dores estomacais. [12]
  3. Essa substância age impedindo a formação de prostaglandinas. Ela é vendida em uma forma sublingual que derrete sob a língua e vai diretamente para a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço em menos tempo do que outros métodos. [13]
  4. A cirurgia é uma opção raramente escolhida em lesões no tornozelo, sendo realizada somente em casos graves que não reagiram a meses de reabilitação e fisioterapia. Se a lesão for suficientemente severa e não tiver apresentado melhoras depois de um longo período de reabilitação, pergunte ao profissional se essa pode ser uma boa alternativa para você.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Diminuindo a frequência de atividades capazes de aumentar o inchaço

PDF download Baixe em PDF
  1. Evite o calor durante a recuperação do tornozelo. Ele aumenta o fluxo sanguíneo na área lesionada e agrava a inflamação. Compressas quentes, saunas e chuveiradas quentes causarão mais mal do que bem nos primeiros três dias posteriores à lesão. Fique longe do calor nesse período e atenha-se às compressas frias para aliviar a dor e o inchaço. [14]
  2. Evite beber álcool durante a recuperação. As bebidas alcoólicas expandem os vasos sanguíneos do corpo. Quando isso acontece, o inchaço no tornozelo pode ficar ainda pior. O álcool também pode atrasar o processo de cura e, por isso, é uma boa ideia evitá-lo.
  3. Evite correr e realizar outras atividades físicas, para garantir que o tornozelo se cure plenamente. Correr e praticar outros exercícios de alto impacto apenas piorará a lesão. Repouse por, no mínimo, uma semana antes de voltar às atividades normais.
  4. Embora massageá-lo para amenizar a dor pareça ser uma boa ideia, isso apenas aplicará pressão externa sobre a lesão. Como resultado, essa pressão piorará ainda mais o inchaço.
    • Você pode começar a massagear suavemente a área depois de uma semana de repouso e recuperação.
    Publicidade

Avisos

  • Se você pensa que o tornozelo pode estar quebrado ou sofreu um entorse grave, vá para o hospital imediatamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 289 475 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade