Baixe em PDF Baixe em PDF

Panelas de ferro fundido estão entre os equipamentos mais úteis em qualquer cozinha, já que são versáteis e conseguem esquentar os alimentos de maneira uniforme. No entanto, elas precisam ser curadas — um tipo específico e constante de manutenção que evita que os ingredientes grudem na superfície. Primeiro, crie o hábito de lavar suas panelas com água e detergente antes de usá-las pela primeira vez. Depois, aplique um pouco de óleo vegetal ou outra gordura termorresistente no material. Esse processo cria uma camada de óleo escura que prolonga (e muito) a vida útil dos equipamentos. Leia abaixo e descubra mais!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Lavando a panela de ferro fundido

Baixe em PDF
  1. Coloque o forno para esquentar enquanto você prepara a panela. O equipamento serve não apenas para curar o ferro fundido, mas também ajudá-lo a terminar de secar. Só não exagere na temperatura, ou o óleo pode acabar queimando quando entrar em contato com o material.
    • Na verdade, você pode preaquecer o forno em qualquer temperatura de 175 °C a 205 °C.
  2. Aplique cerca de 15 ml de detergente de louça na esponja. Ligue a torneira quente da pia, molhe a panela e esfregue o material nela até tirar todas as partículas de sujeira visíveis do ferro fundido. Não deixe nada para trás, ou o óleo não vai pegar tão bem. [1]
    • Preste mais atenção à parte de dentro da panela, mas não se esqueça da parte de fora. Você vai curar todo o equipamento.
    • Se necessário, troque a esponja normal por uma mais potente (mas não abrasiva) ou escova de náilon para cozinha. Não use nada que possa riscar o metal da panela.
  3. Quando a panela estiver limpa, enxágue e seque toda a superfície dela com um pano de prato ou papel-toalha. Tire o máximo de água que você conseguir, pois qualquer partícula que ficar para trás pode enferrujar o material com o tempo. [2]
    • Lavar equipamentos de ferro fundido com muita água costuma danificar o material, mas você não precisa se preocupar — afinal, vai secar a panela em pouco tempo.
  4. Ponha a panela de ferro fundido na grade do meio ou de cima do forno. Feche a porta, marque entre cinco e dez minutos no relógio e espere.
    • Esse processo de preaquecimento ajuda a remover o resto de umidade da panela e facilita a aplicação do óleo. Ele não é 100% obrigatório, mas não dá trabalho e faz bastante diferença.
  5. A panela não vai estar tão quente, já que passou poucos minutos no forno. Mesmo assim, você precisa ter cuidado para não se queimar. Coloque uma luva de cozinha, abra a porta do forno e transfira o material da grade para o balcão ou fogão.
    • Você provavelmente não precisa esperar o ferro fundido esfriar antes de começar o processo de cura. Chegue a mão perto da panela e veja se ela ainda está quente. Se estiver, conte mais dois ou três minutos.
    • A temperatura da panela depende da temperatura em que você colocou o forno antes. Cada caso é diferente.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Aplicando óleo na panela

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Curar uma Panela de Ferro Fundido no Forno
    Aplique o óleo e vire a panela de um lado a outro para espalhá-lo melhor até cobrir toda a superfície. Se necessário, adicione mais um pouco do produto e repita o processo. [3]
    • Na falta de óleo vegetal, você pode usar óleo de canola ou linhaça, lardo, gordura vegetal ou até gordura de bacon. O importante é que o produto resista às temperaturas moderadas do forno.
  2. Watermark wikiHow to Curar uma Panela de Ferro Fundido no Forno
    Esfregue o óleo em toda a parte de dentro da panela, incluindo as bordas. Forme uma camada fina e consistente no ferro fundido inteiro. Quando você terminar, passe mais um pano limpo no material e tire o excesso do óleo. [4]
    • Passe esse segundo pano mesmo se a panela parecer seca. Sempre sobra um pouco de óleo na superfície — que pode acabar escorrendo forno abaixo.
  3. Watermark wikiHow to Curar uma Panela de Ferro Fundido no Forno
    Também é bom curar a parte de fora da panela. Continue adicionando mais óleo até cobrir todo o material, mais uma vez formando aquela camada fina e consistente de óleo. Em seguida, tire o excesso com um pano limpo. [5]
    • Por fim, aplique óleo até na alça da panela (caso ela também seja feita de ferro fundido). Você precisa fazer o tratamento em todo o material.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Esquentando a panela no forno

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Curar uma Panela de Ferro Fundido no Forno
    Tome cuidado, pois o forno ainda deve estar quente. Ponha a luva de cozinha na hora de colocar a panela na grade do meio ou de cima.
    • Deixe bastante espaço na parte de baixo do forno para colocar uma folha de papel-alumínio ou assadeira nela.
  2. Watermark wikiHow to Curar uma Panela de Ferro Fundido no Forno
    O papel-alumínio serve para conter as gotas de óleo que pingarem da panela. Se o produto cair na resistência, ela pode soltar fumaça ou queimar. Caso você não tenha papel-alumínio, ponha uma assadeira ou outra panela nessa grade. [6]
    • Quanto menos óleo você espalhar na panela, menor é o risco de ele escorrer e pingar. Ainda assim, não custa nada colocar papel-alumínio ou a assadeira na grade de baixo.
  3. O forno vai esquentar, mas não a ponto de queimar o óleo. Na verdade, o produto vai se fundir à panela e formar uma superfície de proteção antiaderente.
    • Fique atento à formação de bolhas ou fumaça saindo da resistência. Se isso acontecer, desligue o forno e espere ele esfriar. Só depois passe papel-toalha no excesso de óleo.
  4. A panela vai estar muito quente, então é melhor você aguardar duas ou três horas. Depois desse tempo, abra a porta do forno e chegue a mão perto do ferro fundido. Caso ele continue quente, espere mais um pouco. Caso não esteja, significa que a panela está curada! [7]
    • Se a panela estiver um pouco quente, coloque-a no balcão da cozinha ou em outra superfície resistente.
    • Você pode repetir esse processo várias vezes. Quanto maior for a quantidade de camadas de óleo no ferro fundido, mais ele vai ficar protegido.
  5. Assim que terminar de curar a panela, você pode usá-la para fazer carne, sobremesas ou qualquer outra coisa. Se não tiver nenhum plano por enquanto, guarde-a em um lugar seco: o balcão da cozinha, o armário ou mesmo dentro do forno. Por fim, coloque a tampa nela (se tiver).
    • Sempre que você terminar de usar a panela, espere a superfície dela esfriar de leve e tire as partículas de sujeira com água morna, detergente e uma esponja ou escova de cerdas macias. Aplique uma nova camada de óleo no material com um pano ou papel-toalha e tire o excesso. Por fim, também dá para colocar a panela no forno em torno de 95 °C por 15 a 20 minutos para curar ainda mais o óleo. [8]
    • Depois de secar a panela, cubra-a com mais uma camada de óleo para reforçar o efeito da cura.
    Publicidade

Dicas

  • Também dá para curar panelas de ferro fundido com óleo no fogão, desde que ele não seja de vidro. Equipamentos desse material são frágeis e não conseguem esquentar toda a superfície do ferro tão bem. [9]
  • Quando você terminar de usar a panela, passe folhas de papel-toalha nela enquanto o material estiver esfriando. Também dá para lavar a peça com água morna, mas seque-a e aplique uma nova camada de óleo logo em seguida. [10]
  • Depois que você curar a panela, lave-a com detergente neutro para tirar todas as partículas de sujeira. Não use produtos muito fortes e que desgastem o material. [11]
  • Dá para remover marcas enferrujadas da panela usando uma lã de aço fina, água quente e detergente de louça. Depois, você só precisa repetir o processo da cura. [12]
Publicidade

Avisos

  • Sem o devido cuidado, o óleo que você estiver usando no processo pode soltar fumaça e até pegar fogo. É por isso que o mais recomendado é aplicar óleo de vegetal, que tem um alto ponto de queima, e cobrir a g papel-alumínio na grade de baixo.
  • O ferro fundido fica muito quente durante o processo! Tenha cuidado e sempre use uma luva de cozinha na hora de mexer com o material. Além disso, espere até ele esfriar depois do forno.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Detergente de louça.
  • Papel-toalha ou panos limpos.
  • Óleo vegetal.
  • Água morna.
  • Papel-alumínio ou assadeira.
  • Forno.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 649 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade