Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ainda que a maioria dos projetos com madeira exija tábuas retas, alguns precisam de madeira curva para dar um toque singular à peça. Há diversos métodos para isso, cada um com prós e contras. Experimente diferentes técnicas até encontrar uma que funcione melhor para aquela necessidade em particular. Continue lendo para aprender.
Passos
-
Monte a caixa de vapor. Ela pode ser feita de madeira e construída especificamente para isso ou, por exemplo, um pedaço de tubo de PVC. É necessário que tenha um buraco no qual você bombeará o vapor. Além disso, precisa também de uma saída para que a pressão não a exploda.
- Para melhores resultados, deixe o buraco de saída virado para o chão. Isso fará com que a pressão dentro da caixa empurre a água para fora.
-
Faça o molde. Esse objeto será a forma que receberá a madeira. O material vai se manter no formato dela quando secar.
- Provavelmente, será preciso prender a madeira na forma com alguns grampos. É possível comprá-los já prontos ou fazê-los utilizando madeira. Para isso, faça círculos com um furo não centralizado; passe um parafuso por ele e faça outro buraco no lado no qual ele ficará travado. Esse grampo é bem eficaz.
-
Vaporize a madeira. Ligue a fonte de calor. Vede a madeira dentro da caixa e comece o processo. Geralmente, você deverá deixar o material vaporizando uma hora para cada 2,5 centímetros de espessura.
-
Em seguida, retire a madeira da caixa e coloque no molde. Faça isso o mais rápido possível e deixe secar completamente..
- Curve a madeira suave e cuidadosamente. Seria um desperdício quebrar a madeira a ser curvada. Alguns tipos são mais rígidos do que outros, e diferentes cortes podem suportar mais força.
- Assim que colocá-la no molde, prenda a madeira com os grampos. Alguns preferem fazer isso conforme curvam o material, ou seja, aos poucos; isso lhe dá mais flexibilidade e controle.
Publicidade
-
Prepare a madeira. Deixe o comprimento das tiras um pouco maior do que o necessário para o projeto, pois a curva vai encurtar o material.
- Antes de cortar, faça uma linha diagonal com um lápis e uma régua ao longo da parte inferior do material. Assim, se as tiras caírem ou saírem do lugar, você saberá a ordem correta delas.
- Corte a madeira a partir da borda com veios retos. [1] X Fonte de pesquisa Assim, você poderá juntar as tiras com o mínimo de esforço.
-
Forre a forma com uma camada fina de cortiça. Ela ajudará a ancorar a laminação, além de disfarçar quaisquer irregularidades da superfície serrada; assim, a curva ficará ainda melhor.
-
Passe cola na parte superior de uma das tiras. Ela vai manter a madeira curvada.
- Use um rolo descartável para passar a cola na madeira.
- Use o tipo certo de cola:
- Experimente uma resina ureia-formaldeído com dois componentes. [1] X Fonte de pesquisa Ela fica muito dura quando seca, mas esse processo é lento.
- Use epóxi. Esse produto é bastante eficaz, mas também caro.
- Não use cola de madeira, pois ela fica macia depois da secagem — a qual acontece rapidamente. Portanto, não é ideal para esse tipo de projeto.
-
Antes de que a cola tenha tempo de secar, coloque a madeira na forma. Ponha outra tira cheia de cola na parte superior. Repita o processo até obter a espessura desejada. Prenda com grampos. Assim que a cola secar, corte o material nas medidas do projeto.Publicidade
-
Prepare a madeira. Corte sulcos em 2/3 da espessura do material. Eles ficarão dentro da curva. Tenha cuidado, pois, se forem muito profundos, a madeira poderá se quebrar.
- O segredo dessa técnica é espaçar as fendas de maneira uniforme. Tente deixá-las a cerca de 1,2 cm de distância uma das outras.
- Sempre corte no sentido contrários aos veios. Do contrário, a chance de a madeira quebrar é muito maior. [2] X Fonte de pesquisa
-
Comprima as pontas da madeira para juntar as lacunas criadas pelos sulcos. Essa será a forma do material quando você terminar.
-
Trave a curva. Para isso, lamine a parte frontal da madeira. Isso não apenas vai firmar a curva, mas também esconder quaisquer cortes ocorridos durante o processo.
- Se quiser disfarçar os sulcos, misture cola e serragem para preencher as lacunas.
Publicidade
Dicas
- Em qualquer um dos métodos, a madeira vai relaxar um pouco após ser retirada da forma. Leve isso em consideração e exagere um pouco na curvatura para compensar o efeito.
- É possível utilizar a técnica dos sulcos para curvar peças de metal.
Publicidade
Materiais Necessários
- Forma ou molde
- Fonte de calor
- Recipiente para aquecer a água
- Mangueira
- Caixa de vapor
- Grampos
- Luvas
- Madeira a ser curvada
- Cola
- Serra
Referências
- ↑ 1,0 1,1 http://americanwoodworker.com/blogs/techniques/archive/2009/10/07/bent-wood-lamination.aspx
- ↑ http://stusshed.com/2007/07/17/kerfing-bending-wood-on-the-tablesaw/
- http://www.allwoodwork.com/article/woodwork/methods_of_bending_wood.htm
- http://www.finewoodworking.com/SkillsAndTechniques/SkillsAndTechniquesAllAbout.aspx?id=2962
- http://www.popularwoodworking.com/techniques/bending_wood_the_wright_way
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 99 038 vezes.
Publicidade