Baixe em PDF
Baixe em PDF
Criado no Bronx, em Nova Iorque, em algum momento dos anos 70, o Bboying (ou Break) é uma dança extremamente divertida (e difícil) feita por Bboys e Bgirls, sendo fundamental no mundo do Hip-Hop. O break é uma ferramenta para a autoexpressão, criando arte visual, e foi transformada em um esporte internacional. Siga o artigo abaixo para aprender os passos básicos do break: o toprock, o 6-step, drop downs, power moves e freezes.
Passos
-
Procure uma superfície aberta de ladrilhos, linóleos ou de madeira de lei. Você também pode usar um pedaço grande de papelão em qualquer superfície rígida, como concreto. A ideia principal é que você consiga deslizar facilmente ao redor da superfície do material.
-
Calce tênis atléticos. O break é um verdadeiro esporte, que requer grande esforço físico e movimentos atléticos. Use calçados confortáveis.
-
Escolha suas batidas de hip-hop. Escolha uma música com batida rápida, ritmo estável e uma fluidez que possa ser sentida. O aspecto mais importante da música é fazê-lo se sentir inspirado e energizado.
-
Conheça a terminologia básica. Uma das primeiras coisas que qualquer Bboy deve aprender é a diferença entre “breakdancing” e “Bboying”. Bboying é o primeiro termo feito para descrever a dança: ele normalmente é usado dentro da comunidade. O termo “breakdancing” foi inventado pela mídia popular em 1980 para divulgar a dança. Recentemente, dançarinos sérios vêm tentando usar o nome “Bboying” para tratar de suas apresentações.
- A dança é chamada de Bboying independentemente de o dançarino ser homem ou mulher. Para descrever determinado indivíduo, porém, há o Bboy (dançarino) e Bgirl (dançarina).
- Todos os dançarinos possuem um apelido, como Bboy Darkness, Bboy Cloud, etc.. No início, isso não deve ser muito importante – porém, é no longo prazo que você deseja indicar melhor sua personalidade como dançarino e ganhar reconhecimento em sua comunidade.
-
Conheça o termo “técnico”. Técnico, no mundo do break, significa variado. Ele é usado para descrever os movimentos de seis ou quatro passos que um dançarino está fazendo no chão. Quando os movimentos de um Bboy são altamente “técnicos”, eles são muito complexos e distintos.Publicidade
-
Pratique o toprock. Essa é a parte da dança que você completará permanecendo em pé antes de chegar ao chão e começar a girar e executar outros movimentos.
-
Permaneça na ponta dos pés e comece a saltitar suavemente. Você quer ter leveza nos pés e poder mudar de direção rapidamente, pulando para cima e para baixo.
-
Cruze a perna esquerda em frente à direita. Mantenha a leveza nos pés enquanto faz esse movimento. Você não quer usar primeiro sua perna esquerda — lembre-se de alternar os pés sempre que cruzar as pernas.
-
Pule para descruzar as pernas de volta à posição de descanso. Na posição de descanso, suas pernas estarão paralelas e seus pés ficarão posicionados para mudar de direção.
-
Cruze a perna direita sobre e em frente à esquerda. Novamente, permaneça nas pontas dos pés.
-
Pule de volta à posição de descanso novamente. O segredo é acompanhar o ritmo da música durante essa técnica; portanto, sempre que praticar, a velocidade de seu toprock dependerá da batida da música. Tente seguir o ritmo do baixo ou do tambor.
-
Repita os passos de 2 a 4 enquanto quiser fazer o toprock. Esses movimentos simples completam a técnica.
-
Incorpore movimentos com as mãos. Assim que você compreender o trabalho básico com as pernas, será possível sacudir as mãos com o corpo, mas sem exagerar. Solte os braços e permita que eles sigam seus pés.
- Ao andar para frente, você pode permitir que os braços se balancem para trás; enquanto você pular de volta à posição de descanso, permita que eles se balancem novamente para a frente de seu corpo.
- Os movimentos dos braços realmente são de sua responsabilidade; entre no clima da música e permita que seu corpo se expresse.
- Pratique num espelho para verificar se os braços não estão se movendo demais.
Publicidade
-
Comece em posição de flexão e jogue a perna direita para frente. Estenda-a em frente ao pé esquerdo. Você deve estar se equilibrando com a extremidade exterior de seu calçado direito.
-
Remova sua mão esquerda do chão e jogue a perna esquerda para frente. Ela deve se inclinar em um ângulo ligeiramente maior que 90 graus, devendo pousar atrás da perna direita. Sua perna direita ficará envolvida ao redor da esquerda. Mantenha as mãos no ar.
-
Solte a perna direita da esquerda. Afaste um pouco seu pé direito e mantenha-o paralelo ao esquerdo.
-
Coloque a mão esquerda no chão, atrás de seu corpo. Agora, você está na “posição de caranguejo”.
-
Traga a perna esquerda para frente e envolva-a ao redor da perna direita inclinada. Você deverá estar se equilibrando na extremidade exterior de seu calçado esquerdo. Erga a mão direita.
-
Jogue a perna direita para trás, mantendo a mão direita erguida.
-
Estenda sua perna esquerda para trás e pouse a mão direita. Você deve ter voltado à posição inicial, como se fizesse uma flexão.
-
Pratique esse movimento até poder girar fluidamente. Esse é o passo mais básico, servindo como raiz para o resto dos criativos movimentos do break.Publicidade
-
Faça a transição para o chão com um coin drop. Gire a parte superior do corpo, mantendo os braços firmemente enrolados ao redor de seu corpo. Incline a parte superior do corpo até os braços atingirem o chão. Ao atingir o chão, você pode jogar os pés para o alto e fazer outras posições no solo.
-
Faça um knee drop. Incline bem sua perna esquerda e coloque a direita atrás dela. Prepare-se para se segurar enquanto cai para frente, fazendo com que o movimento realmente pareça uma queda sua. Segure-se com suas mãos e permita que seu joelho inclinado atinja o chão. Agora, você está pronto para fazer qualquer manobra de solo que quiser.
-
Prepare um back drop ou suicide. Um back drop, mais comumente (e precisamente) chamado de suicide drop, é uma técnica avançada que não deve ser praticada em quanto a pessoa não se sentir confortável com os elementos básicos do break.
- Coloque uma almofada ou algum tipo de colchão para praticar o movimento. Permaneça erguido, com os dois pés ligeiramente separados, mantendo o corpo em formato de “T” ao esticar os braços horizontalmente.
- Jogue a perna direita para frente e depois para trás, simultaneamente pulando para frente com a perna esquerda. Dobre seu corpo firmemente e faça um giro frontal.
- Pouse colocando o meio das costas no chão e continue fazendo os movimentos de solo. Isso normalmente feito no final de uma sequência de movimentos.
Publicidade
-
Faça um windmill. Ajoelhe-se no chão com o cotovelo esquerdo preso à lateral do corpo e o braço direito inclinado em um ângulo direito, com a mão em frente ao rosto. Coloque as mãos no chão e mantenha o cotovelo esquerdo escondido debaixo do osso do quadril. Você quer que seu peso esteja distribuído sobre seu antebraço esquerdo.
- Estenda suas pernas para trás e segure o peso do corpo com o antebraço esquerdo. Erga sua perna esquerda e incline o joelho.
- Chute sua perna direita para cima, simultaneamente balançando a esquerda sob a direita. Ao completar esse movimento, empurre o chão com suas mãos e gire sobre o ombro esquerdo para alcançar a parte superior das costas. Cole o queixo na clavícula durante esse passo para evitar lesões.
- Volte à posição original, com os braços no chão apoiando suas pernas no ar. Agora, suas mãos estarão no lado direito do corpo.
- Agora, complete o empurrão e o jogue a perna para o outro lado do corpo. Jogue sua perna esquerda debaixo da direita enquanto rola sobre o ombro direito para chegar às costas.
- Continue essa transferência de impulso da esquerda para a direita usando o corpo inteiro. Assim, você terá completado o windmill.
-
Aprenda o headspin. Para fazer o headspin, você deve conseguir se equilibrar sobre a própria cabeça por diversos minutos e mover as pernas sem cair. Assim que você conseguir fazer essas tarefas, estará pronto para tentar o headspin. Coloque um gorro ou uma bandana para que o movimento de giro fique mais fácil.
- Cruze as pernas e alterne-as balançando-as em movimentos circulares, mantendo a parte superior do corpo no mesmo lugar para sentir o movimento. Mantenha as mãos no chão quando estiver começando a aprender esse movimento.
- Quando se sentir confortável, comece a permitir que suas mãos saiam do chão enquanto suas pernas se descruzam para permitir um giro lento. Esteja preparado para retornar suas mãos ao chão e se segurar se for necessário. Quando mais você espalhar suas pernas, mais impulso ganhará, gerando um giro mais rápido.
- Concentre-se em manter a coluna reta e o pescoço em segurança. Se você começar a sentir dor no pescoço, faça uma pausa imediatamente.
-
Mostre sua força com um jackhammer. Se você possui um core forte, será possível aprender o Jackhammer, ainda que ele não seja um movimento fácil. Equilibre seu corpo em dois braços inclinados, com os cotovelos presos nos quadris e os pés esticados para trás.
- Em seguida, tente remover uma mão do chão e gire sobre a outra, usando a mão livre para ajudar no giro. Assim que você girar sem dificuldade, será possível evoluir.
- Coloque ambas as mãos no chão e incorpore pequenos saltos em seu movimento de giro. Agora, você estará girando enquanto se equilibra sobre as mãos e pula ligeiramente.
- Agora, tire uma mão do chão e empurre enquanto gira o corpo coma outra. Jogue todo o seu peso para a mão que está se equilibrando e coloque a outra atrás das costas. Pule sobre uma mão enquanto gira para completar o jackhammer.
- O jackhammer é um movimento extremamente difícil que exige muita força — portanto, não se sinta desencorajado caso demore meses para aprendê-lo. [1] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Aprenda o baby freeze básico. Coloque a mão direita no solo, no lado esquerdo do corpo, enquanto estende a perna esquerda. Incline o joelho direito. Incline o cotovelo esquerdo, inserindo-o em seu quadril.
- Comece a colocar todo o seu peso em suas mãos, inclinando o corpo no topo da plataforma criada com os dois braços. Coloque o lado de sua cabeça no chão para que ela não sustente peso algum.
- Erga suas pernas e mantenha a posição. Esse é o baby freeze com uma perna alongada e outra inclinada.
- O baby freeze é um passo básico que os iniciantes podem aprender rapidamente.
-
Faça um handstand freeze. Comece fazendo um handstand básico, passando a inclinar seus joelhos para trás das costas até se sentir confortável com a sensação. Ao se sentir equilibrado, retorne e pule para o handstand com o impulso, pousando sobre apenas uma mão.
- Balance a mão livre para suas costas enquanto inclina simultaneamente os joelhos.
- Toque os dedos dos pés com a mão livre e retorne à posição agachada.
-
Tente um chair freeze. Entre na posição de baby freeze. Em vez de inserir o cotovelo no quadril, coloque-o atrás das costas e descanse-o sobre o osso do quadril.
- Caso esteja usando o cotovelo direito, coloque a mão esquerda no quadril e seu pé esquerdo num ângulo de 90 graos no chão. Assim, os quadris ficarão alinhados e apontando para cima.
- Erga sua perna direita e descanse o calcanhar direito no topo do joelho esquerdo. Seu corpo parecerá sentado, de pernas cruzadas, numa cadeira.
Publicidade
Dicas
- Jamais desista!
- Tenha estilo. Não faça isso como um robô: expresse-se.
- Divirta-se e se expresse.
- Assista ao máximo de vídeos que puder. Quanto mais você assistir aos vídeos de break, mais estilos compreenderá e mais movimentos poderá ver.
- Combine sua prática de break com treinos para força. Assim, você ficará mais forte e conseguirá dominar movimentos que requerem muito músculo.
- Solte o corpo e desfrute do break – você deve se divertir e sentir o ritmo.
- Tenha um caderno em mãos para acompanhar os movimentos aprendidos e sequencie-os. Isso o ajudará a criar sequências pré-determinadas.
Publicidade
Avisos
- O Bboying é uma dança perigosa em algumas áreas. Proteja-se e não tente movimentos acima de seu nível de conforto.
- Sempre se alongue bem antes de começar o exercício.
- Power Moves exigem uma quantia significativa de força e potência para serem dominados. Tome cuidado ao aprender esses movimentos e preste atenção no que o seu corpo diz.
- Mantenha-se seguro. Compre joelheiras ou cotoveleiras quando estiver aprendendo o break.
- Evite praticar quando estiver cansado, pois é nessa hora em que você fica suscetível a lesões.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 90 836 vezes.
Publicidade