Baixe em PDF
Baixe em PDF
Então quer praticar dança de salão? Está prestes a entrar em um mundo de classe, tradição e muita diversão. "Dança de salão" é um termo genérico para uma variedade de estilos de dança tradicional que inclui rumba, chá-chá-chá, tango, valsa e foxtrote, apenas para mencionar alguns. Essas danças vêm de várias partes do mundo e de épocas diferentes, mas o que elas têm em comum é que são formais, dançadas com um parceiro e centradas no movimento e na elegância. A boa notícia é que aprender dança de salão pode ser mais fácil do que você esperava, mas você terá um monte de trabalho divertido pela frente.
Passos
-
Pesquise todos os diferentes estilos de dança que são considerados dança de salão. Descubra quais atraem mais você. Ainda que não seja necessário aprender todos, você precisará saber alguns dos principais no início.
- Há diversos estilos de dança de salão, geralmente divididos em padrão e latinos. Os estilos padrão incluem valsa, tango, foxtrote, valsa vienense e quickstep . Os latinos incluem chá-chá-chá, rumba, samba, paso doble e jive . [1] X Fonte de pesquisa Embora possam variar um pouco, especialmente entre os estilos americano e internacional, a base de cada um é uma sequência de passos bem específica e distinta.
- As danças complicadas como o bolero e o paso doble podem ser aprendidas mais tarde, mas se você quiser sair para dançar e não ficar preso a uma cadeira a noite inteira, precisará aprender os básicos como a rumba, o chá-chá-chá, o tango, a valsa e o foxtrote.
-
Decida quais são seus objetivos de dança. Você quer dançar socialmente ou competir? Quer sair todo fim de semana ou só precisa se preparar para um casamento? Um tipo específico de evento pode exigir que você aprenda apenas um estilo. Você estará melhor preparado para uma noite de dança social e casual se aprender passos básicos para diversos estilos. Sejam quais forem suas metas, lembre-se delas ao avançar.
-
Encontre uma escola ou um professor específico especializado em dança de salão. Para tanto, use os classificados ou faça uma pesquisa rápida no Google. Entre em contato com uma ou mais escolas e converse com elas sobre seus objetivos e se elas podem ajudar você a alcançá-los.
- Saiba o que deseja e se suas necessidades combinam com o conhecimento e os métodos dos instrutores. Falar com os outros alunos e ver há quanto tempo eles estão na escola ou assistir a uma ou mais aulas pode dar a você uma boa ideia. Algumas escolas, por exemplo, se especializam em dança competitiva, enquanto outras se concentram em ajudar novos dançarinos a ganhar experiência (e coragem!) para enfrentarem a dança de salão em seus próximos convites de casamento.
- Dê uma olhada nos grupos e atividades estudantis se você morar perto de uma faculdade. Muitos têm aulas de dança de salão abertas para pessoas de fora.
Publicidade
-
Aprenda o passo quadrado. Você pode praticar um pouco com a ajuda de sites ou vídeos se estiver com receio de ir para a primeira aula sem nenhum conhecimento. Comece aprendendo o passo quadrado, o básico de muitas danças.
- Nesse passo, você move os pés em um quadrado. Comece com os pés juntos e o peso sobre o pé direito. Dê um passinho para frente com a perna esquerda e passe o peso para esse pé. Em seguida, pise com o pé direito ao lado do esquerdo, deixando um espaço de cerca de um pé entre eles. Termine essa primeira sequência deslocando o peso para o pé direito e juntando os pés, movendo o pé esquerdo para encontrar o direito. Repita a sequência ao contrário. Desloque o peso para o pé esquerdo e mova o pé direito para trás em um passinho. Desloque seu peso e mova o pé esquerdo para trás e para o lado. Termine o passo quadrado movendo o pé direito para encontrar o esquerdo.
- Caso esteja com dificuldades, lembre-se de que é sempre a perna externa que se move em torno do quadrado que você está fazendo. [2] X Fonte de pesquisa
-
Pratique mais alguns passos em casa. Há muitos artigos na internet que podem fornecer a você a sequência básica de passos e movimentos corporais de outras danças de salão, incluindo como dançar rumba, Como Dançar o Chá-chá-chá, Como Sambar, Como Dançar Tango e Como Dançar Valsa .
- Os vídeos e o conteúdo on-line não necessariamente substituem os benefícios de uma aula. Um professor de dança será capaz de dar instruções individualizadas que serão cruciais para melhorar suas habilidades de dança.
-
Vá a uma aula de dança de salão. Ainda que tenha algum conhecimento básico dos passos, as aulas ajudarão com todos os outros aspectos importantes que compõem a dança, incluindo a postura, a comunicação e a etiqueta. Algumas aulas exigem que você venha com um parceiro, mas muitas são feitas para pessoas sem um parceiro específico.
- Não se esqueça de verificar os preços, pois eles variam. Escolha uma escola e um professor que valham o que custam. Muitos estúdios de dança oferecem a possíveis alunos uma primeira aula grátis ou de baixo custo que permitirá combinar melhor o local com seus objetivos. As aulas em grupo costumam ser mais baratas do que as particulares, enquanto o melhor treinamento especializado e personalizado para a dança competitiva pode ser centenas de vezes mais caro. [3] X Fonte de pesquisa
-
Ouça música de salão. Peça ao professor uma lista de músicas do ritmo que você está trabalhando. Compre-as e ouça-as de fundo. Você também pode encontrar algumas coleções musicais selecionadas para uma dança específica.
- Pegue o ritmo da dança e conte-o em voz alta conforme a música tocar. Acompanhar o ritmo da música com palmas é bom para muitos dançarinos de primeira viagem. Procure também visualizar os dançarinos se mexendo de acordo com a música. Sinta o estilo da dança além do ritmo.
-
Vá a um treino no seu estúdio. A maioria das escolas tem treinos fora das aulas, mas você também pode praticar sozinho. Não tenha medo de pedir ajuda a dançarinos mais experientes.
-
Encontre um parceiro para praticar fora da aula. Talvez você tenha um amigo que também gostaria de aprender a dançar, ou quem sabe você não consegue convencer seu parceiro a acompanhá-lo nessa aventura.
- As pessoas têm todos os formatos e tamanhos. É um fato da vida. Ajuste seu posicionamento e seu estilo de dança para acomodar seu parceiro, especialmente se as diferenças de altura ou de tamanho puderem causar um contato corpo a corpo desconfortável. Lembre-se de que a dança de salão envolve graça, educação e cortesia.
- Dance no nível de seu parceiro. Não tente fazer todos os novos passos avançados com alguém que está apenas começando. A dança de salão deve ser divertida para todos os envolvidos. Não há por que tentar se destacar humilhando seu parceiro. Quando um casal trabalha junto, a dança é algo muito belo.
- O segredo para se dançar junto e não apenas um perto do outro é a comunicação. Esta não é transmitida por nenhum código especial, e sim conquistada usando movimentos corporais sutis que podem ser facilmente detectados quando ambos os dançarinos estão de pé e mantendo a postura.
-
Saia para dançar! Você está nessa para aprender a dançar, então vá. Mesmo depois da primeira aula, sinta-se à vontade para sair para dançar em público. Se só tiver aprendido dois passos, use-os. É o suficiente para dançar e se divertir na pista de dança.
- Peça para dançar com todo mundo! Tanto os dançarinos iniciantes quanto os experientes ajudarão a melhorar sua dança, pois os primeiros vão fazer checar o que já sabe e os segundos vão corrigi-lo. Via de regra, os dançarinos de salão não dizem "não" quando você os convida para dançar.
- Se alguém convidar você para dançar, diga "sim"! Lembre-se de que, além de ser rude dizer "não", você não deve perder a chance de melhorar suas habilidades, não importa quem convidar.
- Lembre-se de que a etiqueta da dança de salão é contra dançar mais de duas músicas seguidas com a mesma pessoa. Você pode ficar em casa e dançar na sala se só quiser dançar com seu namorado ou namorada.
Publicidade
Dicas
- Ao ficar de frente para um novo parceiro em uma das posições básicas, cada bailarino deve olhar por cima do ombro do outro. Caso contrário, a intensidade de olhar nos olhos de alguém tão próximo fisicamente pode ser desconfortável e até mesmo um pouco assustadora.
- Não fique parado igual a um dois de paus! Se não estiver conduzindo, lembre-se de ainda ser um parceiro ativo e acompanhar o condutor sem empurrá-lo na pista de dança.
- Se estiver conduzindo, não empurre seu parceiro pela pista! Há uma diferença entre ser um condutor forte e ser dominante. A dança com um parceiro envolve comunicação, dar e receber.
- A dança de salão é, em sua essência, elegante. Pense na elegância ao praticar. A dança não envolve apenas aprender para onde mexer os pés; é uma nova forma de mover o corpo inteiro em estreita coordenação com outra pessoa que também move o corpo todo. É muito melhor aprender os passos básicos para poder quase flutuar pela pista do que tentar fazer passos complicados e parecer um bezerro aprendendo a andar. Se você só souber onde colocar os pés, não sabe dançar.
- Dê passos pequenos e ambos os dançarinos parecerão melhores e mais equilibrados na dança. Na maioria das danças de salão, o pé esquerdo do condutor vai para frente e o do parceiro vai para trás. Quem conduz precisa tomar o cuidado de manter seus passos pequenos. Além disso, a ilusão de flutuar pela pista não é criada por alguns passos grandes, mas sim por uma rápida sucessão de pequenos passos incrementais.
Publicidade
Avisos
- Dançar é físico e, como em qualquer atividade física, você pode se machucar se fizer errado. Todo passo que precise do apoio de um parceiro para o equilíbrio só deve ser tentado sob a supervisão de um instrutor e se ambos os parceiros estiverem familiarizados com seus papéis.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 77 793 vezes.
Publicidade