Baixe em PDF
Baixe em PDF
A Salsa se originou em Cuba e é uma dança alegre, sensual e com passos básicos que tornam o aprendizado fácil para iniciantes. Veja algumas dicas que manterão você se movendo na pista de dança.
Passos
-
Comece na posição fechada. O condutor pega a mão direita da parceira com sua mão esquerda e coloca sua mão direita na omoplata esquerda dela. A parceira deve manter sua mão esquerda no ombro direito dele. O braço da mulher fica sobre o do homem.
- Ou comece com a posição mão-na-mão. O condutor deixa suas palmas da mão pra cima e a parceira segura suas mãos com as palmas pra baixo. Isto permite mais liberdade de movimento.
-
Tenha uma boa postura. Quando dançar, você deve sempre manter sua coluna ereta, seu queixo erguido e seus ombros pra trás. O seu peito naturalmente irá estufar um pouco. Seu corpo deve ser firme em todos os pontos. [1] X Fonte de pesquisa
- Olhe sempre pra cima. Mantenha sua cabeça erguida ou inclinada para olhar sua parceira. Não olhe para os seus pés ou para os da sua parceira. Olhar para seus pés é um sinal claro de que você está nervoso ou não sabe exatamente o que está fazendo.
- Mantenha os braços dobrados a um ângulo de 90° dos cotovelos. Nesta posição, suas mãos ficarão mais facilmente acessíveis à sua parceira. Seu braço deve descansar num plano horizontal.
-
Mova o quadril. A maioria dos movimentos da Salsa vem do quadril, então você precisa deixá-lo solto. Não tenha medo de balançar seu quadril. Mesmo que você esteja apenas movendo o seu pé, saiba que um movimento leve do quadril vai acompanhá-lo. Se mover seu pé direito pra fora, seu quadril se projeta um pouco também.
-
Escolha uma música que tenha uma batida de 4 tempos e que seja rápida. Você vai preferir uma música que esteja entre 160 a 220 batidas por minuto. Antes de começar a música, garanta que consegue acompanhar a velocidade dela e identifique as batidas para os seus passos.
- Conte enquanto ouve a música. Se você contar as batidas da música, será capaz de encontrar a batida da Salsa e identificar quais passos combinam com cada batida. Se não conseguir contar enquanto ouve a música, é melhor escolher outra.
- Quatro tempos são contados em 8. Você fará um passo padrão de Salsa em 8 batidas
Publicidade - Conte enquanto ouve a música. Se você contar as batidas da música, será capaz de encontrar a batida da Salsa e identificar quais passos combinam com cada batida. Se não conseguir contar enquanto ouve a música, é melhor escolher outra.
-
Conduza dando claves. O condutor da dança deve guiar a parceira dando claves. Claves são pequenos puxões e empurrões que deixem a parceira saber quando girar, esperar, mergulhar ou fazer outros movimentos.
- Uma clave deve ser um empurrão suave no ombro da mulher ou na cintura usando a mão que descansa lá.
-
Aprenda o estilo de Salsa "No 1". Ele é chamado assim porque seu movimento inicial é, acredite ou não, no 1. Você estará se movendo em 1, 2, 3 e 5, 6, 7. 4 e 8 são segurados. Se estiver assistindo a um tutorial, pode ouvir o instrutor usar apenas estas 6 batidas, ou "apenas" conte 1 e 5. Aqui vão os movimentos básicos:
- Comece com ambos os pés juntos.
- Na primeira batida, se mova pra frente com o pé direito.
- Na segunda batida, volte o pé direito.
- Na terceira batida, leve o pé esquerdo pra trás, deixando o peso no "peito do pé".
- Na quarta batida, coloque o seu peso no calcanhar do pé (não levante e nem mova). Além de uma mudança sutil no peso, a quarta batida é segurada.
- Na quinta batida, mova o pé direito pra trás.
- Na sexta batida, se mova pra frente com o pé esquerdo.
- Na sétima batida, se mova pra frente com o pé direito, colocando o peso no peito do pé.
- Na oitava batida, espalhe seu peso igualmente no pé direito, mas não o levante.
- Pense em termos de "rápido, rápido, devagar". 1 e 2 são rápidos, 3 é devagar (porque a 4 é segurada). O mesmo serve para 5 a 8. 1, 2, 3 são esquerda, direita, esquerda e 5, 6, 7 são direita, esquerda, direita. Isto é tudo!
-
Aprenda o estilo de dançar Salsa "No 2". Este também é conhecido como estilo Nova York ou Porto Riquenho. É o mesmo que o "No 1", exceto que é no 2. Use os seguintes passos básicos para dançar Salsa com a sua parceira: [2] X Fonte de pesquisa
- Comece com ambos os pés juntos
- Segure a primeira batida e não se mova.
- Na segunda batida, mova pra frente o seu pé esquerdo.
- Na terceira batida, se mova para o seu pé direito.
- Na quarta batida, volte o pé esquerdo pra trás.
- Na quinta batida, segure e não se mova (mas iguale o seu peso).
- Na sexta batida, leve o pé direito pra trás.
- Na sétima batida, se mova pra frente no seu pé esquerdo.
- Na oitava batida, se mova pra frente com seu pé direito.
- Com esta batida, você estará se movendo (e ouvindo) 2, 3, 4 e 6, 7, 8. 1 e 5 são segurados (em silêncio). Repita estes passos no ritmo, já que a Salsa usa 4 tempos e contem 8 batidas.
Publicidade
-
Se mova quando o condutor solicitar. Como a parceira, você deve estar antenada com as direções do condutor. Preste atenção a todas as claves que seu parceiro der e mova-se instintivamente na direção em que ele está te levando.
- Não conduza ou arraste o seu parceiro. Como a parceira, você deve esperar pelo condutor e seguir alinhada com a dança.
-
Aprenda o passo "No 1". Este é o passo tradicional da Salsa e espelha os movimentos do condutor descritos acima. Use os passos básicos seguintes para dançar a Salsa com seu parceiro:
- Comece com ambos os pés juntos.
- Na primeira batida, leve o pé direito pra trás.
- Na segunda batida, mova o pé esquerdo pra frente.
- Na terceira, mova pra frente com o pé direito, começando com o peito do pé.
- Na quarta, segure a batida, transfira o peso pro calcanhar e não se mova.
- Na quinta, mova o pé esquerdo pra frente.
- Na sexta, mova o pé direito pra trás.
- Na sétima, se mova pra distribuir seu peso novamente pro peito do pé esquerdo.
- Na oitava, segure a batida e não se mova, mas distribua seu peso para o calcanhar.
-
Aprenda o passo "No 2". Para músicas que se destacam nas contagens pares, pode querer aprender o passo "No 2" também. É o mesmo que a variedade "No 1", mas no 2. Funciona assim:
- Comece com ambos os pés juntos.
- Segure a primeira batida.
- Na segunda batida, mova o pé direito pra trás.
- Na terceira, mova o pé esquerdo pra frente.
- Na quarta, mova o pé direito pra frente, começando com o calcanhar.
- Na quinta, segure a batida e transfira o peso para o peito do pé, não se mova.
- Na sexta, mova o pé esquerdo pra frente.
- Na sétima, mova o pé direito pra trás.
- Na oitava, distribua o peso para o peito do seu pé esquerdo.
- Novamente, pense em termos de "rápido, rápido, devagar". Aqui, 2, 3, 4 são direita, esquerda, direita e 6, 7, 8 são esquerda, direita, esquerda. "Rápido, rápido, devagar" -- direita, esquerda, direita. "Rápido, rápido, devagar" -- esquerda, direita, esquerda.
Publicidade
-
Faça um giro por conta própria. Frequentemente, a Salsa é animada e pode ser dançada em uma boate. Embora você possa estar dançando com alguém, tecnicamente você não está sendo segurado ou segurando alguém. Se for este o caso, faça um giro solo.
- Vamos dizer que você esteja dançando o estilo "No 1" da Salsa. Tanto pra homens quanto pra mulheres (não existe condutor se estiver dançando só):
- Na primeira batida, mova o pé esquerdo pra frente.
- Na segunda, vire-se (180°), movendo o seu peso para o peito do pé direito.
- Na terceira, se volte pra direção original (completando o círculo), aproximando seus pés.
- Na quarta batida, segure.
- As batidas de 5 a 8 são um passo normal "No 1".
- Isto pode funcionar como um giro do condutor se estiver com uma parceira.
-
Aprenda giros para dança em pares. Para um giro abaixo do braço a direita, o condutor deve segurar somente a mão direita da parceira. Ele deve levantar a mão ate a altura da cabeça no 3, formando um "J" no ar (movendo no 2). Isto é tudo que tem a fazer. Para a parceira (presumindo ser em uma batida "No 1"):
- Batidas 1-5 são como no passo habitual.
- Com seu pé esquerdo trazido pra frente no 5, vire para a direita no 6.
- Aproxime seu pé esquerdo do direito no 7.
- Segure no 8.
-
Faça um giro para a esquerda. Para o homem, tudo o que tem a fazer e pegar o braço direito e move-lo para a esquerda dela, levando-a a girar para a esquerda. Ela vai girar no 7. Para mulheres (ou conduzidos):
- Batidas 1-6 são como no passo habitual.
- Com seu pé direito se movendo pra frente no 6, gire 180° para sua esquerda (em outras palavras, vire pro outro lado) no 7. Seu calcanhar direito deve estar levantado, com a maioria do seu peso no seu lado esquerdo.
- Segure no 8. Você estará voltada pra trás.
- No 1, complete a volta, deixando seu pé direito atrás do esquerdo. Esta é sua posição 1 natural.
-
Trabalhe a condução cruzada. Se estiver cansado de se mover pra frente e pra trás sem parar, a condução cruzada pode te levar a partes diferentes da pista de dança.
- Para o condutor, se afaste da parceira "pra direita" no 5 (considerando o passo "No 1"), deixando que ela cruze na sua frente (dai o nome). Você deve se mover pra trás normalmente -- com uma condução cruzada, vá pra trás e pra direita. Todos os passos seguintes são os habituais.
- Para a parceira, se mova pra frente no 6. Seu lado esquerdo vai pra frente no 5 como de costume. Então, ao invés de levar seu lado direito pra trás no 6, se mova pra frente. E no 7, traga o lado esquerdo para frente, fechando o passo e segurando no 8.
-
Aprenda a pausa aberta. Este é o movimento em que a mulher fica na frente do homem (mas não o encara) e eles trocam de lados. Aqui vão os passos para ambos:
- Para o condutor:
- Leve o pé esquerdo pra trás no 1. E ambos irão pra trás.
- Cruze seu pé direito no 2.
- Volte o pé esquerdo para a posição inicial no 3. Neste ponto, a mulher deve estar em sua frente (mas com as costas viradas pra você).
- Cruze por trás seu pé esquerdo com o direito no 5.
- Aproxime o esquerdo do direito no 6.
- Leve o pé direito pro lugar inicial no 7. Retome o passo normal.
- Para a parceira:
- Leve o pé direito pra trás no 1. Isto é o normal.
- Leve o pé esquerdo pra frente no 2. Isto também é o normal.
- Leve o pé direito pra frente no 3, girando 90° pra esquerda. O condutor estará atrás de você.
- Cruze por trás o pé direito com o esquerdo no 5.
- Levante o seu pé direito e o abaixe no 6. Você não precisa movê-lo demais.
- Aproxime o pé direito do esquerdo no 7. Segure no 8.
Publicidade - Para o condutor:
Dicas
- Pratique os passos sozinho. Mesmo que não tenha um parceiro, pode praticar a postura e os passos básicos com músicas em casa até que esteja confortável seguindo o ritmo.
- Comece balançando seu peso de um pé para o outro no começo da música. Isto te ajudará a sentir o ritmo e também te levará a fazer o movimento do quadril necessário para a Salsa.
- Danças podem ser difíceis de dominar sem vê-las com próprios seus olhos, então vá a uma aula, assista a um vídeo ou saia para ver dançarinos de Salsa profissionais em ação. Você será capaz de perceber os movimentos e o ritmo ao ver como se dança ao vivo.
- Lembre-se de esclarecer ao seu parceiro o nível de dança em que você está. Se for um iniciante, ele saberá não tentar movimentos complexos que você ainda não tenha aprendido.
- Com em qualquer dança, certifique-se que identifica o tempo e as batidas na música primeiro. Isto tornará mais fácil se manter no ritmo ao dançar.
- Não aperte com forca a mão do parceiro. Apenas descanse suas mãos um no outro de leve para que possam se mover mais facilmente.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 40 860 vezes.
Publicidade