PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Por causa de artistas como a Shakira, a dança do ventre se tornou uma tendência internacional. E por que não? Além de ser um ótimo exercício, ela é uma arte que pode ser praticada e dominada por qualquer um, com tempo e paciência. [1] Se quiser saber como praticá-la, siga estes passos.

Método 1
Método 1 de 3:

Posicione-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Aquecer-se antes de começar a prática é importante para não forçar os músculos ou machucar-se. Abaixe-se para tocar os pés (com as pernas esticadas), movimente o pescoço e ombros e alongue os pulsos e braços para sentir-se leve e relaxado. Se conseguir fazer uma retroflexão para alongar os músculos do estômago, esse é um bom exercício também. [2]
    • Quando for praticar a dança do ventre, prenda o cabelo e vista uma camiseta que deixe a sua barriga exposta.
    • Pratique em frente a um espelho para que possa monitorar os seus movimentos.
  2. Qualquer tipo de música com uma base forte e repetitiva será boa para entrar no clima. Use músicas do Oriente Médio para obter uma melhor compreensão dos ritmos; há muitas músicas árabes que foram compostas especificamente para a dança do ventre e contêm notas musicais que servem como dicas para saber quando fazer os movimentos terrestres e quando fazer movimentos elegantes e que fluem conforme a música. Aprender a dançar ao som de músicas do Oriente Médio permitirá que saiba apreciar melhor a dança do ventre.
  3. A primeira posição deve ser com o seu tronco reto; não arqueie as costas ou fique corcunda. Contraia as nádegas para que elas também fiquem na mesma linha das costas. Dobre os joelhos um pouco, mas nunca os deixe rígidos. [3] Os pés devem estar paralelos e com uma distância de aproximadamente 30 cm. O seu queixo deve estar ligeiramente erguido e os ombros levemente para trás. [4]
  4. Use os músculos do estômago para “impulsionar” ou “conduzir” o movimento com os quadris; a parte inferior das suas costas não deve estar muito arqueada. Algumas escolas insistem em forçar os músculos do estômago desde o começo, assim você já começa a treiná-los. Levante os braços para frente de forma que eles fiquem um pouco para cima e paralelos ao chão, e erga os pulsos ainda um pouco mais. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Domine a técnica

PDF download Baixe em PDF
  1. Para o movimento lateral, abaixe o quadril com lado esquerdo a fim de levantar o direito e, em seguida, abaixe o direito a fim de levantar o esquerdo. Comece devagar até que tenha aperfeiçoado esse movimento e depois faça-o mais rápido, de forma que pareça estar oscilando os quadris. [6] Para o movimento para frente e para trás, simplesmente movimente os quadris como o nome já o diz, usando o centro da sua pélvis para torná-lo mais gracioso.
    • Mantenha os braços erguidos em um ângulo de 90⁰ e movimente os dedos para ter mais equilíbrio e graça ao dançar.
    • Para movimentar-se para o lado, primeiramente, levante o calcanhar do pé direito até que apenas os seus dedos estejam em contato com o chão. Use esse movimento para erguer o quadril no lado direito até contar até dois e depois deixe-o mais abaixado que o normal até contar até dois novamente. Repita esse passo com a perna esquerda e alterne até que consiga oscilar rapidamente.
    • Os movimentos devem ser impulsionados pelo seu ventre, não pelos joelhos.
    • Uma dica para dominar a técnica do movimento dos quadris é tentar dividir o meio do tronco mentalmente na vertical. Assim, você aprenderá a movimentar um lado do quadril para cima sem afetar o movimento do outro lado do quadril.
  2. Tente “desenhar” círculos pequenos no ar com um lado; quando tiver o dominado, tente fazer arcos, espirais e símbolos do infinito. Não se esqueça de praticar o outro lado também! Um lado sempre parecerá mais fácil ou mais forte que o outro, dependendo se você é canhoto ou destro. Mantenha os braços erguidos, um sorriso no rosto e os dedos “dançando” conforme você tenta dominar essas técnicas. [7]
  3. Você não precisa dançar usando os mesmos movimentos sempre. Quando tiver dominado algumas técnicas, você pode misturá-las. Faça o movimento de círculo com o quadril direito, dois movimentos em círculo com o direito e depois o esquerdo, ou movimente-o para frente e para trás com uma transição para o movimento para o lado. Lembre-se de sempre usar os músculos do estômago para impulsionar os quadris para direções diferentes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Faça o movimento de onda com o estômago

PDF download Baixe em PDF
  1. [8] Existem três músculos principais que serão usados: (1) um músculo em formato crescente acima da região púbica; (2) a região entre o primeiro músculo e abaixo do umbigo; (3) logo abaixo do umbigo até as costelas (aquele que dói quando a gente ri muito).
  2. Isole o primeiro grupo de músculos, depois o segundo e, em seguida, o terceiro. Depois que conseguir isolá-los e flexioná-los, você já estará praticamente pronto para o movimento de onda. Trabalhe essa rotina de flexionar e liberar os músculos individualmente e depois combine os movimentos.
    Publicidade

Dicas

  • Fique com a barriga descoberta para que possa ver os movimentos.
  • Os movimentos com os braços ficam mais graciosos quando você usa os dedos. Aqueles em espiral ficam especialmente mais elegantes.
  • Para começar, use músicas que são familiares para você, especialmente aquelas das quais você já usou para dançar (como Shakira). Na verdade, se estiver realmente interessado no estilo Shakira, assista aos vídeos dela e tente segui-la. Mesmo que ela dance muito rápido, faça cada passo lentamente, para que possa aprender. O YouTube é um bom site para isso, já que poderá pausar os vídeos conforme necessário.
  • Use tornozeleiras e braceletes para acrescentar o tilintar que desviam a atenção dos movimentos iniciantes.
  • Faça movimentos rápidos com os quadris, como se estivesse espantando uma mosca do seu corpo.
  • Se não houver nenhum disponível, compre um espelho de corpo inteiro para praticar, um xale franjado para os seus quadris e alguns vídeos de dança do ventre.
  • Comece descalço ou usando tênis. Não use saltos.
  • Não fique apreensivo sobre a sua imagem. Tenha confiança e divirta-se. Sinta-se sexy!
  • A sua cabeça deve permanecer parada enquanto dança.
  • Dance com os pés no chão e mantenha-os afastados com a distância dos quadris para ter melhor equilíbrio.
  • Inscreva-se em um estúdio local. Tenha em mente que há estilos diferentes de dança do ventre, desde o egípcio tradicional ao tribal moderno. O seu instrutor lhe dirá qual é o estilo que ele ensina.
  • A dança do ventre fica ótima em hipsters!
  • Faça aulas com um instrutor, se possível. É uma experiência muito diferente (e melhor) do que usando apenas vídeos e artigos da internet.
  • Tente conseguir um xale com moedas ou badalos; o som ajuda muito com a sensação da dança. Outros acessórios, como cintos de corrente, vêm com pequenos badalos, eles também servem na falta de um xale adequado.
Publicidade

Avisos

  • Sempre se aqueça antes e depois de dançar.
  • Cuidado para não forçar-se.
  • Tome o tempo necessário para acostumar-se com os movimentos, não mexa os quadris muito rápido no começo.
  • Não deixe os joelhos rígidos.
  • Os professores de dança do ventre variam muito em suas técnicas e no conteúdo que ensinam; se possível, faça uma pesquisa de professores locais antes de decidir por um.
  • Não pise com o calcanhar.
  • Cuidado com os anúncios de aulas de dança do ventre. Muitos anunciarão que ensinam dança do ventre, mas não se deixe enganar se com o passar das aulas não houver aprimoramento do estilo, técnicas, etc.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 90 057 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade