Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.
O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo
que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade.
Este artigo foi visualizado 4 259 vezes.
Tem gente que é do contra, gosta de encher o saco ou só detesta tudo mesmo e, infelizmente, nós temos que lidar com pessoas assim de vez em quando. Uma resposta atravessada, às vezes, é suficiente para fazê-las largarem do seu pé e pararem de mexer com você. É por isso que montamos uma lista com as respostas mais inteligentes e rápidas para se livrar de gente maldosa.
O que você precisa saber
- Use respostas que permitam sair da situação em vez de piorá-la.
- Evite comentários negativos sobre a aparência, a família ou outros fatores que a pessoa não possa controlar.
- Procure uma autoridade ou um adulto de confiança caso a pessoa não pare de assediar você.
Passos
“Mal posso esperar para o minuto seguinte chegar, porque aí esta conversa já terá acabado.”
-
Termine a conversa com uma alfinetada. A melhor parte de dar essa resposta é cumprir a promessa. Sair andando nunca foi tão bom quanto agora, já que você soltou essa resposta ácida e, imediatamente, saiu para ir falar com qualquer outra pessoa.
- “Estou só esperando você falar alguma coisa que preste. Vai no seu tempo.”
- “Licença. Preciso ir para qualquer outro lugar agora.”
Publicidade
-
Relembre a pessoa chata de que você tem mais o que fazer. Aproveite a deixa e pergunte o porquê dela estar tão interessada no seu problema. Será que a vida dela está muito parada? Parece que ela precisa meter o bedelho na vida de pessoas mais interessantes para não ficar no tédio.
- Dê uma olhada ao redor e diga “Não estou encontrando quem pediu sua opinião”.
- “Era para eu me importar com o que você acha?”
-
Use esta resposta quando estiver de saco cheio da pessoa. Vire-se e saia andando, mas, se puder, é melhor fazer ela sair de perto de você. Mande um chato de galochas passear com essa resposta. Você pode até fazer um gesto de “vai” com as mãos.
- “Ah, fica aí! É tão bom ficar longe de você.”
- “Espera, dê um passo para trás. Mais um. Mais um. Mais um…”
Publicidade
-
Dê um basta antes que a pessoa irrite você ainda mais. Quando temos que dar uma resposta atravessada para cortar uma situação chata, quanto mais breve e menos ofensivo, melhor. Essas palavrinhas vão fazer a pessoa parar, mesmo que por surpresa, dando a você o tempo necessário para sair de perto.
- “Só estou procurando um botão de mudo em você.”
- “Queria que você tivesse um botão de abaixar o volume.”
-
Relembre a pessoa o motivo de você amar gatos, cães ou cavalos. Ela pode até ser grosseira sobre o seu amor pelos animais, mas preferir qualquer coisa que não seja seres humanos, às vezes, faz todo o sentido. Os animais não ficam dando nos nervos o tempo inteiro.
- “Uma pedra de estimação seria melhor do que você.”
- “Eita! Você escapou do zoológico de novo?”
Publicidade
-
Deixe claro que você não vai cair no papinho furado da pessoa. Está lidando com um mentiroso de carteirinha? Tem gente que parece que é incapaz de falar a verdade, e você tem que mostrar que está sacando todas as malandragens dela. Faça-a parar de mentir com essa resposta atravessada. [1] X Fonte de pesquisa
- “Está sentindo? Cheira à mentira.”
-
Engane a pessoa com esta frase que surpreende no final. A primeira parte deve ser bem fofa. Já a segunda, deve destruir a primeira e ainda piorar mais um pouco. Você pode até revirar os olhos quando terminar de falar. Não importa como você disser: a frase vai escancarar o que você sente sobre a pessoa.
- “Lembra quando a gente se conheceu? Eu sempre tento esquecer.”
- “Queria voltar no tempo, antes da gente se conhecer. E deixar como estava.”
-
Faça o foco voltar para a pessoa. Gente grosseira faz de tudo para encher o saco dos outros que até esquece dos próprios problemas. Um choque de realidade relembrará a pessoa a ir cuidar da própria vida antes de se meter na sua.
- “Não gosto de discutir com coitado.”
- “Ofender você seria uma péssima atitude, afinal, sua vida já está uma droga.”
Publicidade
-
Não tem como ajudar alguém que não quer ser ajudado. E muita gente não quer mesmo. Elas preferem acreditar no que for mais fácil, mesmo que não seja o certo. Esta resposta é boa para aquelas situações onde a atitude da pessoa não vale nem a sua atenção. [2] X Fonte de pesquisa
- “Eu até concordaria com você, mas aí eu estaria errado também.”
- “Você está tão errado que chega a ser vergonhoso.”
-
Estimule a pessoa a ser a melhor versão de si mesma, mas jogue um pouco de sarcasmo no meio para mostrar o seu incômodo. Essa resposta demonstra que você está de bem com a vida, já ela, não muito.
- “Você precisa conversar com alguém? Não eu, é claro, mas alguém que possa te ajudar.”
- “Me sinto meio mal por você. Procure ajuda.”
Publicidade
-
Use uma resposta “pronta”. Não é nada muito inspirado, mas é muito usada por um motivo. É aquela coisa: em time que está ganhando, não se mexe. Já no caso desta pessoa insuportável, há muito para se mexer. Se quiser fazer aquela performance, dê um beijinho no seu ombro ao sair andando. É a melhor forma de lidar com pessoas invejosas .
- “Que pena que não existe cura para a inveja.”
- “Assim que descobrirem o que tem de errado com você, me avise.”
-
Use esta resposta quando a pessoa consegue estragar o clima para todo mundo. Você já viu o quanto os Golden Retrievers são felizes e saltitantes? Imagina o quanto de energia ruim não precisaria para deixar um cachorro fofo desses triste! Bom, essa pessoa conseguiria. Guarde a resposta para usar com gente que parece que anda com uma nuvem carregada acima da cabeça. [3] X Fonte de pesquisa
- “Se caísse um saco de dinheiro na sua cabeça você reclamaria que doeu, pelo amor de Deus.”
- “Quando você corta cebola, é a cebola que chora.”
“Eu não sou especialista em astronomia, mas tenho certeza de que o mundo não gira em torno do seu umbigo.”
-
Dê um choque de realidade na mala sem alça. Gente que acha que tem um rei na barriga adora tratar os outros mal, mas a verdade é uma só: ninguém está nem aí para os metidinhos. O mundo não gira em torno do umbigo deles e parece que eles precisam escutar isso.
- “Seu ego é tão grande que mal sobrou espaço para o cérebro.”
- “Você acha que tudo é sobre você, não é? Ninguém está nem aí para a sua opinião.”
Publicidade
-
Diga o quanto admira as práticas de autocuidado da pessoa. Porém, não deve estar dando muito certo, já que ela está mais focada em irritar os outros do que qualquer outra coisa. Já você, está lidando muito bem com o estresse que ela está causando.
- “Deve ser bem tranquilo nunca botar o cérebro para funcionar.”
Dicas
- A melhor resposta pode ser o silêncio. Quando você gasta energia batendo boca com gente maldosa, está fazendo exatamente o que elas querem. O objetivo delas é chamar sua atenção e irritar você, ou seja, responder com ofensas é cair no jogo delas. É melhor ignorar gente ruim e terminar o papo antes mesmo que ele comece. [4] X Fonte de pesquisa Se alguém ficar perseguindo você, procure uma figura de autoridade, um amigo ou um adulto para resolver a situação.
Avisos
- Ser grosseiro ou ríspido (até mesmo com quem pratica bullying) pode trazer consequências.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/positively-media/202002/why-are-celebrities-targets-haters
- ↑ https://au.reachout.com/articles/what-to-do-when-someone-doesnt-want-help
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/thinking-makes-it-so/201402/the-pot-roast-principle
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/social-instincts/202211/how-brush-social-media-haters
Sobre este guia wikiHow
O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade. Este artigo foi visualizado 4 259 vezes.
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!