Este artigo foi coescrito por Kelli Miller, LCSW, MSW
. Kelli Miller é Psicoterapeuta, Autora e apresentadora de programas de TV e rádio em Los Angeles, California. Kelli possui uma clínica particular e é especialista em relacionamentos de casais e família, depressão, ansiedade, sexualidade, maternidade e muito mais. Kelli também coordena grupos de tratamento ao vício de álcool e drogas. Como autora, recebeu o Next Generation Indie Book Award pelo livro "Thriving with ADHD: A Workbook for Kids". Também escreveu "Professor Kelli's Guide to Finding a Husband". Kelli foi apresentadora do "The Dr. Debra and Therapist Kelli Show" no LA Talk Radio. Você pode conferir o trabalho dela no YouTube, em https://www.youtube.com/user/kellibmiller, no Instagram, em @kellimillertherapy e no website: www.kellimillertherapy.com. Recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela University of Pennsylvania e formou-se em Sociologia/Saúde pela University of Florida.
Há 9 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 4 496 vezes.
Talvez você tenha percebido que seu namorado está com dificuldade em alguma coisa ou sente que algo está o incomodando, mas não sabe como começar uma conversa sobre isso. Dar conselhos para o seu namorado pode ser complicado, pois o seu desejo é apoiá-lo e fazê-lo se sentir melhor logo. Nós entendemos isso e reunimos algumas dicas para ajudar você a dar conselhos carinhosos e eficientes.
Passos
-
Saber as informações corretas é muito importante. Faça perguntas ao seu namorado ou repita o que ele disse com suas próprias palavras para conseguir compreender o problema e descobrir exatamente qual é a dificuldade que ele está passando. Quanto mais você souber, melhor será o conselho que poderá oferecer. Além disso, prestar atenção em todos os detalhes mostra que você está levando a questão a sério. Você pode começar com perguntas gerais para abrir a conversa e ir deixando as coisas mais específicas à medida que vai aprendendo mais. [1] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode perguntar “Como está sendo o volume de trabalho ultimamente?” ou “Você está tranquilo sobre a reunião de família?” para sentir como está o humor dele sobre o assunto.
- Depois, você pode dizer “Então você ainda está se perguntando como pedir um aumento?” ou “Você ainda não está com vontade de ir, não é?”
Publicidade
-
Lembre-se da personalidade do seu namorado e entenda que ele percebe as coisas de um jeito diferente. Um conselho que você acha que é o melhor ou que costuma funcionar para você pode não ser bom para ele. Talvez ele precise de outra solução. Em outras palavras, em vez de presumir o que dará mais certo, tente colocar-se no lugar do seu namorado e pensar em como ele costuma agir. [2] X Fonte de pesquisa
- Se você sabe que seu namorado costuma evitar conflitos, por exemplo, evite dizer que ele deveria falar na cara dos colegas de quarto na hora que eles estiverem fazendo barulho demais. Prefira dar opções que ele acharia mais tranquilas de fazer, como procurar um mediador ou trocar de quarto.
-
Você deve ter a certeza de que ele está procurando uma solução e quer ouvir o que você acha. Se o seu namorado estiver mal ou lidando com um problema difícil, talvez seja melhor perguntar se ele quer um conselho antes. Talvez ele só queira desabafar! Mesmo que ele acabe não pedindo seu conselho, ele pode ficar grato pela sua preocupação. [3] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se ele não estiver se sentindo muito confiante por causa do peso, você pode perguntar “Você quer uma dica de saúde?” ou “Eu tenho algumas dicas sobre dietas, você quer?”
Publicidade
-
O objetivo aqui é que ele escolha o conselho que funcionará melhor para ele, certo? Mesmo que todos os seus conselhos sejam ótimos, dar algumas possibilidades permite que ele escolha o que se sente mais confortável em fazer. Ele vai apreciar o seu esforço de pensar em todos os lados diferentes do problema. Isto pode até fazê-lo pensar e explorar as ideias dele! [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, diga “Eu acho que você pode ser direto sobre o problema com seus colgas de quarto ou esperar mais uma semana para ver se as coisas melhoram. No entanto, se quiser evitar uma discussão, você pode até deixar para o último mês”.
-
Isto ajuda a não parecer incisivo. Você pode abordar o assunto de uma forma mais geral até perceber se ele está ou não aberto a receber conselhos. Avalie a situação para decidir se você deve evoluir seus comentários para algo mais específico. [5] X Fonte de pesquisa
- Se seu namorado está com problemas financeiros, por exemplo, você pode começar com “Como você está separando o dinheiro ultimamente? Eu sei que você falou antes que isso é um pouco complicado para você” em vez de dizer “Acho que você precisa de ajuda para organizar suas finanças”.
Publicidade
-
Seu namorado pode se sentir mais empoderado se vocês trabalharem em equipe. Você ainda pode dar seu melhor conselho, mas converse sobre possíveis alternativas juntos e até mesmo decidir os próximos passos (em vez de só dar o conselho e deixar o resto com ele). Assim, as chances do conselho parecer unilateral serão menores. Vocês vão trabalhar juntos e você estará ali para ajudá-lo com o problema. Isto pode até fortalecer a conexão entre vocês! [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se ele está estressado sem saber como lidar com o mau comportamento de um colega de trabalho, conversem sobre quais opções seriam melhores para ele antes de chegarem em uma decisão coletiva.
-
Dizer que você consegue entender o que ele está passando pode fazer seu namorado se sentir menos sozinho. Fale sobre um momento quando passou por algo parecido e depois explique como você lidou com a situação e porque acha que essa solução poderia ser benéfica para ele. Assim, você diminui a chance do conselho soar agressivo ou repentino, porque você está dando um contexto (a sua experiência). No processo, vocês dois também aprenderão mais sobre o outro e aprofundarão a conexão emocional de vocês. [7] X Fonte de pesquisa
- Você pode dizer: “Eu lembro quando me sentia insegura com a minha aparência também. Foi difícil, mas o que eu fiz para melhorar foi…”
- Ou tente “Eu entendo o que você quer dizer. O que me ajudou foi marcar um horário para tomar um café em paz. Talvez isso funcione para você?”.
- Tome cuidado para não soar egoísta, já que o objetivo é ajudar seu namorado o máximo possível. Não fique muito tempo falando sobre a sua história!
Publicidade
-
Listar as qualidades dele podem deixar seu conselho mais suave. Se houver uma preocupação sobre ofendê-lo, deixe claro o quanto você o aprecia elogiando-o e usando palavras positivas no geral. Ao misturar seu conselho com comentários positivos, o que você disser soará como apoio em vez de parecer agressivo (e ele ficará mais receptivo porque sentirá que você quer o melhor para ele). [8] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode dizer “Você tem trabalhado tanto nos últimos meses. Eu sinto sua falta e quero passar mais tempo com você. Será que tem como diminuir um pouco a sua carga horária?".
- Ou você pode expressar que confia no julgamento dele “Você está lidando muito bem com essa situação. Talvez você possa tentar…”
-
Seu namorado talvez só queira desabafar. Procurar ouvir pode ser uma boa opção se você não souber o suficiente sobre o problema para dar um conselho prático e específico. Ao prestar seu apoio, você está dando a ele alguém com quem conversar sobre as preocupações dele. Neste processo, ele pode até encontrar uma saída ou perceber qual o melhor caminho para seguir. Você não precisa manter silêncio total: acene com a cabeça e peça mais detalhes ou explicações para que ele saiba que você está prestando atenção. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se o problema dele for relacionado a um problema técnico no trabalho que você não compreende muito bem ou um problema familiar pessoal demais para envolver você, você pode mostrar seu apoio ouvindo seu namorado.
- Você também pode dizer “Me explica melhor o que aconteceu” se precisar de mais informações.
Publicidade
-
Se sentir que há uma resistência, talvez seja melhor dar espaço para ele. Dói sentir que ele não valoriza o que você tem a dizer, mas lembre-se de que, provavelmente, este problema é bem complicado de lidar. Isso não quer dizer que ele não quer a sua ajuda, e sim que ele precisa de tempo para processar o que está acontecendo. Ele pode até estar se sentindo mal que você está esquentando a cabeça por causa dele e não quer que você se preocupe. Isto pode ser uma tentativa de manter você longe do problema! [10] X Fonte de pesquisa
Dicas
- Tente não levar para o lado pessoal se ele decidir não seguir o seu conselho ou achar outra solução sozinho. Você fez o seu melhor por ele e ele, provavelmente, vai apreciar seu esforço e seu carinho.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.nytimes.com/2019/10/21/smarter-living/how-to-give-better-advice.html
- ↑ https://www.scientificamerican.com/article/how-to-give-better-advice/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-adaptive-mind/201811/the-best-advice-you-can-give
- ↑ https://psychcentral.com/lib/how-to-not-give-advice#5
- ↑ https://www.clearpoint.org/blog/give-financial-advice-werent-asked/
- ↑ https://www.nytimes.com/2019/10/21/smarter-living/how-to-give-better-advice.html
- ↑ https://psychcentral.com/lib/how-to-not-give-advice#4
- ↑ https://www.cosmopolitan.com/sex-love/advice/a3293/ways-to-support-your-guy/
- ↑ https://www.npr.org/2020/02/24/808811358/how-to-give-advice-less-fixing-more-listening
Sobre este guia wikiHow
Aviso Médico
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!