PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A maioria dos relógios de pulso modernos funciona a bateria. Os relógios mecânicos tradicionais, pequenos ou vintage são alimentados por um mecanismo de mola. A mola se aperta quando você gira e move o relógio conforme desfaz o girar. Este mecanismo mantém o relógio na hora certa. Há dois tipos de movimentos mecânicos: manual e automático.

Método 1
Método 1 de 3:

Girando um relógio de movimentação manual

PDF download Baixe em PDF
  1. Tire-o do seu braço ou do local onde fica guardado. Se você girar um relógio no pulso, rente à pele, o movimento pode não ser eficaz.
    • Girar o relógio no braço produz tensão nos mecanismos por causa do ângulo no braço e na haste.
    • Localize a haste, que será puxada para girar o relógio. Ela é um botão pequeno que fica na lateral.
  2. Inverta a mão caso seja canhoto. A haste pode ter várias posições para hora, calendário, alarme ou fuso horário. Essas posições são identificadas por “cliques”, conforme você puxa a haste ou a empurra para dentro. Tente sentir os cliques na prática para identificar a posição de girar.
  3. Use o polegar e o indicador para puxar a haste do relógio cuidadosamente pela ponta. Isso pode ser difícil porque o ideal é não girar demais o mecanismo. [1]
  4. Gire no sentido horário até sentir que está mais difícil virar. Não continue assim que sentir essa resistência. Se continuar, pode danificar o relógio. Com o passar do tempo você perceberá isso com mais facilidade.
    • Se o relógio funcionar por menos tempo que o esperado, você não atingiu a tensão máxima.
    • Dependendo do tamanho do relógio, 20 a 40 giradas devem levar à resistência; girar demais leva o mecanismo a quebrar ou a ficar tensionado. [2]
  5. Pressione a ponta da haste para que ela volte para o lugar. Tome cuidado e coloque os componentes exatamente onde estavam antes. Nunca empurre ou force peças ao mexer com a haste.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Ajustando um relógio de movimentação automática

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas vezes, os relógios de movimentação manual podem durar até cinco dias com uma girada. Isto não significa que seu relógio opera com movimentação automática. Veja os detalhes na embalagem ou pesquise o número de série na internet para encontrar maiores informações. Você também pode esperar para ver quanto tempo o relógio dura com uma girada.
    • Se for um relógio de movimentação automática, funcionará por bastante tempo. Ele perderá o movimento se não for usado regularmente. [3]
  2. Tire-o do seu pulso para ajustar o girar. É importante ter cuidado ao mexer na haste, já que ela está conectada a vários mecanismos importantes dentro do aparelho que você não vai querer quebrar.
    • Mexer na haste enquanto o relógio está no pulso pode dobrá-la ou danificá-la.
  3. Os relógios de movimento automático são similares aos de movimento manual, a única exceção é que os primeiros são alimentados por um rotor, que mantém a energia da peça. A haste também ajusta as horas, a data ou outras funções no relógio. Assim como os manuais, é preciso puxar a haste para expô-la.
    • Uma boa forma de testar qual o nível certo da haste é testar todos. O nível que gira o relógio não aparece de forma diferente no exterior.
  4. Assim que determinar qual nível da haste faz o girar, seu relógio está pronto para o ajuste. Gire no sentido horário até sentir resistência. É importante não ir além dessa resistência. [4]
    • Você pode quebrar peças mecânicas dentro do relógio se girar demais. Vá até um especialista caso tenha girado além da conta.
  5. Assim que o tiver girado, pode ajustar as horas e outras funções. Olhe para o visor para saber com qual componente está mexendo. Use um relógio digital para ajustar as horas e data com precisão.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando do seu relógio

PDF download Baixe em PDF
  1. Um relógio girado funcionará corretamente por 18 a 36 horas – dependendo do mecanismo. As peças maiores terão mecanismos maiores. Já os menores têm mecanismos pequenos e mais delicados.
    • Os relógios mecânicos devem ser girados pelo menos uma vez por semana, mesmo se estiverem guardados.
    • Faça uma rotina, como girar o relógio enquanto se veste de manhã ou antes de ir dormir.
  2. Não é preciso comprar óleos ou produtos de limpeza especiais para cuidar da joia. Limpe-o usando uma escova de dentes e água morna. Mergulhe a escova na água e tire o excesso. Esfregue o exterior e interior da haste com a escova. [5]
    • Não faça força ao limpar dentro da haste ou a ponta dela.
    • Não tire os parafusos querendo limpar os mecanismos, a menos que você saiba como proceder. Consulte um especialista sobre como limpar o interior do relógio de pulso.
  3. Eles são peças delicadas e você deve ter cuidado ao armazenar. A melhor forma de protegê-lo é envolver com uma cobertura de proteção, como plástico bolha ou outra embalagem de tecido.
    • Os relógios devem ser armazenados em um ambiente frio, limpo e livre de poeira. Mantenha-os longe da luz solar direta. [6]
    • Gire-o semanalmente durante a armazenagem.
    Publicidade

Dicas

  • Alguns relojoeiros e colecionadores colocam o relógio na orelha para ouvir os cliques do mecanismo. Isso é mais fácil e mais marcado em relógios grandes.
Publicidade

Avisos

  • Ao comprar um relógio, informe-se sobre os procedimentos necessários para mantê-lo. Algumas vezes, eles vão além do que você pode ou está disposto a fazer.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 863 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade