Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ser o portador de uma má notícia nunca é uma tarefa agradável, mas fazer isso em um momento inapropriado ou da forma errada pode ser ainda pior. Portanto, saber as melhores formas de contar uma notícia difícil é muito importante. A grande dificuldade (além do conteúdo da notícia) é que essa situação é tão ruim para a pessoa que dá a notícia quanto para a pessoa que a recebe. Aprenda alguns métodos para dar uma má notícia da forma menos desagradável possível para todos os envolvidos.
Passos
-
Supere a própria reação inicial. Antes de se preparar para falar com alguém, cuide de si mesmo, [1] X Fonte de pesquisa já que a notícia também poderá afetá-lo ou perturbá-lo consideravelmente, mesmo que não tenha um impacto direto sobre você. Portanto, tome um tempo para superar os sentimentos negativos antes de tentar explicar a situação para outra pessoa.
- Prepare um café, tome um banho, medite, respire profundamente por alguns minutos ou simplesmente sente em um lugar escuro por algum tempo. Assim, você terá a chance de se recuperar um pouco. Contar a notícia para as outras pessoas será menos intimidante quando você já tiver superado o choque inicial. No entanto, tenha em mente que ainda assim será difícil.
-
Escolha uma narrativa. Antes de contar a notícia, você precisará compreender o quanto está disposto e é capaz de compartilhar. Seja gentil e compartilhe informações que possam esclarecer melhor o acontecimento.
- Não divague nem comece a falar de trivialidades; receber a notícia diretamente será mais fácil para a outra pessoa. Conte o que aconteceu (a narrativa) para explicar os acontecimentos. Olhe a pessoa nos olhos e relate a história calmamente. [2] X Fonte de pesquisa
-
Pratique o que vai dizer. Assim, você poderá pensar nas palavras que deseja usar, mas esteja preparado para permanecer flexível e se adaptar às sugestões dos demais. As palavras e a forma como elas são ditas dependem de quem você é, do relacionamento que mantém com a pessoa em questão e do contexto da notícia.
- Caso alguém tenha falecido em um acidente, pratique dizer diretamente, mas com calma: "Sinto muito por ter que dizer isso, mas o Marcos se envolveu em um acidente de carro grave".
- Dê um pouco de tempo para que a pessoa possa preparar-se emocionalmente para ouvir o resto da notícia. Depois de ter superado o susto inicial, ela dirá: "O que aconteceu?" ou "Como ele está?". Nesse momento, prossiga diretamente com "Sinto muito, mas ele faleceu".
- Caso tenha perdido o emprego, diga algo como: Sinto muito por ter de dizer isso, mas a empresa foi absorvida por uma companhia maior . Logo, prossiga com Infelizmente, fui demitido do meu emprego .
Publicidade
-
Considere se você é o indivíduo certo para dar a notícia. [3] X Fonte de pesquisa Caso seja apenas um conhecido que soube da notícia por acaso, é provável que você não seja a pessoa mais adequada para comunicá-la. No entanto, se sua irmã foi levada ao hospital às pressas, é provável que você seja a pessoa certa para compartilhar o ocorrido com o resto da família.
- Compartilhar informações pessoais ou confidenciais nas redes sociais é insensível. Caso a notícia envolva o falecimento de alguém ou outra circunstância grave, dê tempo para que a família e os amigos mais próximos possam telefonar ou visitar outras pessoas antes de se envolver.
-
Escolha um local confortável e privado para dar a notícia. A pior coisa que você poderia fazer é deixar a notícia escapar em público, sem um lugar para onde a pessoa possa correr ou até mesmo se sentar para lidar com o choque da notícia. Escolha um ambiente com uma área em que ela poderá sentar ou descansar. [4] X Fonte de pesquisa Além disso, leve-a para um lugar onde vocês não serão interrompidos. Outras medidas que podem ser tomadas para tornar o ambiente mais adequado incluem:
- Desligar todos os aparelhos distrativos, como a televisão, o rádio, etc..
- Fechar as cortinas se isso trouxer mais privacidade para vocês, mas não a ponto de eliminar toda a luz natural do ambiente (se a conversa ocorrer durante o dia).
- Fechar a porta ou usar algum tipo de divisória para criar um ambiente só para vocês dois.
- Levar um amigo ou familiar com você se a presença dele puder ser útil.
-
Escolha o momento certo, se puder. [5] X Fonte de pesquisa De vez em quando, não podemos esperar porque a notícia deve ser dada imediatamente, antes que as fofocas comecem. No entanto, sempre que possível, adie a má notícia para um momento em que a pessoa esteja disponível e receptiva.
- Ou seja, não é uma boa ideia contar uma má notícia assim que alguém chega de um dia cansativo no trabalho ou na escola, ou logo depois de uma discussão com seu parceiro. Embora nunca haja uma hora "boa" para compartilhar más notícias, esperar por um momento em que a pessoa não tenha acabado de chegar em casa, ou algo similar, faz mais sentido.
- Caso a notícia seja extremamente importante e urgente e você não possa esperar por um "momento mais apropriado", respire fundo e diga o que aconteceu. Por exemplo: "Preciso falar com você e acho que isso não pode esperar".
- Você também pode citar a urgência por telefone, mas o ideal é perguntar se é possível encontrar a pessoa pessoalmente, assim a notícia poderá ser compartilhada cara a cara. Se não for possível ou se a pessoa realmente precisar saber o que está acontecendo naquele exato momento, pergunte se ela está sentada e diga que precisa contar algo desagradável. Caso esteja preocupado com o bem estar dela ao receber a notícia sozinha, sugira que ela tenha um vizinho por perto.
-
Antes de dizer qualquer coisa, avalie como o destinatário da notícia está se sentindo. [6] X Fonte de pesquisa . Além disso, é importante descobrir o que ele já sabe, assim você evitará repetir informações ou prolongar ainda mais uma situação já complicada. Este passo é importante porque vai ajudá-lo a pensar nas palavras e na abordagem mais adequadas para começar a dar a notícia.
- Observe se a pessoa já parece desconfiar de que algo ruim ocorreu, se ela parece ter medo, ansiedade ou preocupação, e se essa notícia virá "do nada" (como uma morte ou acidente de carro) ou se é um fato inevitável que apenas ainda não tinha ocorrido (como o fracasso de um tratamento de câncer).
- Considere o conteúdo da má notícia. O quão ruim é essa informação? Você quer contar que perdeu seu emprego ou que o gato de alguém morreu ? Um familiar ou amigo próximo faleceu? Caso a má notícia tenha a ver com você (como perder seu emprego ), o impacto será diferente do que seria se o problema estivesse relacionado à outra pessoa (como a morte do gato dela).
Publicidade
-
Sinalize a notícia antes de contar tudo. Uma frase de transição poderá ajudar a outra pessoa a se preparar para o inesperado. Embora você deva chegar imediatamente ao ponto, em vez de ficar enrolando, ainda é importante preparar os demais para a perspectiva de notícias desagradáveis.
- Você poderia dizer coisas como: "Tenho uma notícia triste", "Acabei de receber um telefonema do hospital: houve um acidente e...", ou "Conversei com seu especialista e...", "Não existe nenhuma forma fácil de dizer isso, mas...", ou Você precisa saber de uma notícia muito ruim... , etc.. [7] X Fonte de pesquisa Dr. Robert Buckman, "Deliver Bad News", p. 112, in Samantha Ettus, <i>The Expert's Guide to 100 Things Everyone Should Know How to Do</i>, (2004), ISBN 1-74114-586-4
-
Ofereça consolo, se isso for apropriado. Quando estiver contando o que aconteceu, reaja às emoções da outra pessoa conforme elas surgirem, reconhecendo-as e lidando com elas. [8] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte A parte mais importante de contar uma notícia difícil é a forma como reagimos às emoções alheias.
- Associe os sentimentos alheios com a causa de cada um deles, e deixe claro que compreende essa conexão. Reconheça as emoções nas suas respostas, como: "Isso é obviamente um choque terrível" ou "Posso ver que você está muito chateado e irritado com o que aconteceu", e assim por diante.
- Isso demonstrará que você reconhece a dor ou os outros sentimentos da pessoa, e que os associou à notícia que está sendo dada, sem fazer julgamentos, suposições, nem tentar minimizar as emoções de ninguém.
-
Aceite o silêncio como uma possível resposta. Nem todo mundo vai fazer perguntas ou exigir respostas depois de ouvir uma notícia difícil. Alguns indivíduos poderão simplesmente sentar e entrar em choque, e talvez leve um algum tempo para a "ficha cair". Se a pessoa em questão agir assim, sente-se ao lado dela e passe os braços em volta de seus ombros, como forma de demonstrar solidariedade.
- Lembre-se das convenções culturais e sociais ao consolar alguém, evitando tornar a situação ainda pior.
-
Decida o que fazer a seguir. As coisas podem ter corrido bem, mas você ainda precisará de uma estratégia para o momento seguinte. Essa medida poderá evitar que alguém entre em estado de choque e fará você se sentir mais envolvido, fazendo algo para solucionar, gerir, lidar ou encarar os resultados da notícia. Ajude-a a decidir como lidar com a notícia. Como esse ente querido lidará com a morte de alguém? Como o dono de um gato falecido vai homenageá-lo? Como uma pessoa que perdeu o emprego poderá encontrar um emprego novo?
- Talvez você possa oferecer-se para levar a pessoa a algum lugar, como visitar alguém em um hospital, reunir pertences, consultar um terapeuta, chamar a polícia, ou o que quer que seja necessário.
- Esclareça o que provavelmente acontecerá a seguir, principalmente em relação ao seu próprio envolvimento. Por exemplo, se for um médico, você poderia destacar os próximos passos para que um paciente continue a visitá-lo. O simples fato de dizer que vai contatar alguém novamente para saber como vão as coisas já pode ser de grande ajuda.
- Independentemente do que prometer fazer para auxiliar a pessoa que recebeu a notícia, cumpra sempre o combinado. [9] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
- Dê tempo para a pessoa, quando for possível, e aceite o luto dela, quando for relevante.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.mindtools.com/pages/article/bad-news.htm
- ↑ http://www.techrepublic.com/blog/10-things/10-tips-for-delivering-bad-news/
- ↑ https://www.mindtools.com/pages/article/bad-news.htm
- ↑ http://www.techrepublic.com/blog/10-things/10-tips-for-delivering-bad-news/
- ↑ https://www.mindtools.com/pages/article/bad-news.htm
- ↑ http://patient.info/doctor/breaking-bad-news
- ↑ Dr. Robert Buckman, "Deliver Bad News", p. 112, in Samantha Ettus, The Expert's Guide to 100 Things Everyone Should Know How to Do , (2004), ISBN 1-74114-586-4
- ↑ http://greatergood.berkeley.edu/article/item/turning_bad_news_into_good
- ↑ http://greatergood.berkeley.edu/article/item/turning_bad_news_into_good
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 56 086 vezes.
Publicidade