Baixe em PDF Baixe em PDF

Dar a ré em um reboque é relativamente simples, especialmente com um pouco de prática.

  1. Perceba que dar a ré em um reboque exige um movimento predefinido do veículo que está puxando para mover o reboque na direção correta. Uma necessária uma rota pré-planejada, analisando a direção do reboque, a direção do veículo, qualquer objeto nas imediações do trajeto e o os movimentos relativos entre todos os envolvidos.
  2. Outro modo pensar: a parte de baixo do volante direciona o reboque. Olhar para trás geralmente ajuda na sensação de que está dirigindo o reboque.
  3. Faça o reboque virar, dirigindo (no modo explicado acima) o reboque em direção à curva, então você vira o volante na direção oposta para manter o ângulo da curva.
  4. Se possível, dê a ré no reboque para o lado do motorista e não para o lado do passageiro, que é mais difícil de enxergar. Siga a instruções:
  5. Ao aproximar da vaga, passe dela, vire para direita para o meio da rua, então vire o veículo para a esquerda, de forma que você esteja posicionado em um ângulo (menor que 180 graus para a esquerda).
  6. Coloque suas mãos na parte de baixo do volante e, conforme você dá a ré, ajuste o volante para manter o reboque indo na direção certa.
  7. De preferência, você pode dar ré na vaga em um movimento só. Você quase sempre terá que parar e ir para frente para poder dar a ré mais alinhada.
  8. Publicidade

Dicas

  • Não tenha medo de parar, sair e olhar onde você está. É melhor parar várias vezes para verificar como você está do que pagar para consertar seu reboque, seu veículo ou o carro de outra pessoa.
  • Não vire o volante muito rápido em nenhuma direção.
  • Tente praticar com um reboque comprido, depois tente com um reboque menor. E vá aprendendo devagar.
  • Quando preparar para dar ré, coloque sua mão direita na parte de baixo do volante (posição de 6 horas). Então, simplesmente mexa sua mão na direção que você quer que a parte de trás do reboque vá. Tente. Se você usar essa posição de mão, evitará que você vire o reboque para o lado errado quando estiver dando ré.
  • É bem mais fácil dar a ré em uma linha reta, fazendo poucas correções. Evite dar a ré em um lugar começando com uma curva de 90 graus. Se possível, vá até a vaga do outro lado da rua para alinha melhor. Se tiver espaço, avance bastante e vá bem pra frente para conseguir alinhar.
  • Vá devagar. Se alguma coisa inesperada acontecer, pare o veículo e analise o que precisa ser feito antes de tomar qualquer atitude.
  • Pratique em um lugar vazio (estacionamento). Compre alguns cones para ajudar a marcar o local.
  • Quando estiver se aproximando de uma situação que precise dar a ré, fica mais fácil se você já se posicionar para dar a ré para o lado do motorista. Você será capaz de ver o reboque e a vaga no seu espelho e também poderá olhar por sobre os ombros para ver o final do reboque. Se você precisar dar uma volta para poder se aproximar do local pelo seu lado esquerdo, faça isso.
  • Reboques curtos são mais fáceis de manobrar e controlar, mas mais difíceis de dar ré. Reboques compridos são melhores para dar ré, mas dão mais trabalho para dobrar uma esquina.
  • Reboques longos são mais fáceis de dar ré do que os curtos.
  • Um manobrista pode ajudar, tendo mais um par de olhos atrás do reboque para ver coisas que você, motorista, não consegue.
  • Invista em um par de rádios. Isso deixará a comunicação bem melhor, ao invés de que ficar gritando ou tentando ver o manobrista.
  • Um modo de encarar o movimento é pensar que as rodas de trás do seu veículo são os volantes do reboque (imagine que o reboque tenha 4 rodas e as da frente, que dirigem o reboque, na verdade, são as rodas de trás do veículo). Então, para fazer seu reboque se mover para a direita, você precisa ter o ângulo correto entre as rodas do reboque e as rodas de trás do veículo. Ou seja, primeiro use o volante do veículo para colocar as rodas de trás do veículo e as rodas do reboque no ângulo certo (virando o volante para o lado “errado”), depois você pode dar a ré na direção desejada.
  • O manobrista e/ou o motorista precisam lembrar de olhar para cima. É comum ficarmos tão preocupados com obstáculos no chão que acabamos esquecendo de ver se não tem galhos de árvore e fios. Sempre observe se não tem árvores inclinadas que o reboque não bate na base do tronco, mas acaba batendo na parte de cima, com o tronco inclinado.
Publicidade

Avisos

  • Verifique mais de uma vez o engate, correntes, macacos e cabos de luz.
  • Pare imediatamente se você está indo em uma direção que você não queira ir. Vá pra frente e tente de novo.
  • Se o reboque começar a fechar em um ângulo extremo em direção ao veículo, pare imediatamente. Vá para frente e tente de novo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 66 694 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade