Baixe em PDF Baixe em PDF

Assim como os seres humanos, os porquinhos-da-índia também não conseguem produzir a própria vitamina C. [1] Se eles não consumirem uma quantia suficiente da vitamina, acabam desenvolvendo uma carência nutricional e ficam doentes. Os porquinhos-da-índia precisam de cerca de 20 mg de vitamina C por kg de peso corporal diariamente, o que sobe para 30 mg por kg durante a gravidez. Há vários jeitos de incorporar a vitamina C na alimentação do seu bichinho de estimação.

Método 1
Método 1 de 3:

Incorporando a vitamina na alimentação do porquinho

Baixe em PDF
  1. Alguns tipos de feno, a grama e a alfafa são a base da alimentação do porquinho-da-índia, mas eles não têm muita vitamina C. [2] Dessa forma, algum tipo de suplementação se faz necessário.
    • Dê acesso ilimitado ao feno, independentemente dos suplementos que você for usar. [3]
    • Você pode adicionar mais alfafa na dieta da porquinha-da-índia grávida para ela ter mais acesso à proteína e ao cálcio. [4]
  2. Rações especiais para esse bichinhos incluem vitamina C, que é adicionada no processo de fabricação. [5]
    • Essa ração deve ser consumida em até um mês. [6] A vitamina C perde as propriedades com o tempo, sendo que pode durar até três meses em condições normais, mas menos tempo no clima quente ou úmido.
    • Siga as orientações de alimentação da embalagem de ração. Em geral, o porquinho-da-índia come cerca de 1/8 de xícara de ração por dia, além do feno e de legumes. [7]
  3. Dê verduras como a couve, salsinha, repolho, espinafre, chicória e folhas de dente-de-leão para aumentar as fontes de vitamina C. Se você der folhas de dente-de-leão, tome cuidado para não colhê-las de um jardim que utilize pesticidas, fertilizantes ou produtos químicos agressivos. [8]
    • As verduras devem ser a maior porção de vegetais da alimentação do bichinho. Forneça cerca de uma xícara por dia. [9]
  4. [10] Algumas boas fontes de vitamina C para o porquinho-da-índia incluem o pimentão, goiaba, brócolis, couve-flor, morango, ervilha, tomate e kiwi.
    • Esses legumes e frutas podem ser oferecidos algumas vezes por semana. Como as frutas são ricas em açúcar, pegue leve. [11]
  5. Algumas frutas e legumes comuns que são venenosos ou perigosos para os bichinhos incluem: cereais, grãos, milho, feijão, cebola, batata, beterraba, ruibarbo e legumes em conserva. Fique atento também à quantidade de espinafre, pois, apesar de não ser perigoso por si só, o excesso de cálcio pode formar pedras. [12] Se o seu animal de estimação parecer mal depois de comer, pare de dar o alimento em questão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Dando suplementos de vitamina C

Baixe em PDF
  1. Esses suplementos são feitos para despertar o interesse dos bichinhos, pois parecem petiscos. [13] Não se esqueça de conferir a data de validade, pois, se ela estiver perto do fim, a dose de vitamina ativa deve ser bem menor.
  2. [14] Não exagere na quantia, pois os porquinhos são bem menores do que as crianças e só precisam de cerca de 20 a 25 mg da vitamina por dia. A vitamina C não fica no organismo, mas, mesmo assim, não é uma boa ideia exagerar com o suplemento, pois ele costuma ter açúcar e outros aditivos.
    • Você pode adicionar o suplemento às verduras ou a outros petiscos para fazer o bichinho tomar.
    • Outra opção é administrar o líquido com uma seringa ou conta-gotas, mas experimente outra ideia se o animal de estimação resistir. [15]
    • Não use um multivitamínico feito para adultos, pois ele contém outras vitaminas e minerais que o porquinho não precisa e que podem prejudicá-lo em grandes quantidades.
  3. [16] O suplemento pode alterar o gosto da água e o porquinho-da-índia pode deixar de tomar a quantia suficiente, o que leva à desidratação (além da própria deficiência de vitamina C). Além disso, a vitamina C perde as propriedades com muita rapidez quando é exposta à água e à luz. Depois de oito horas, a quantia final da vitamina no pote de água pode ser nada mais do que 20% da inicial.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando a deficiência em vitamina C

Baixe em PDF
  1. A deficiência da vitamina pode gerar sintomas em duas semanas. Os mais comuns são: [17] , [18]
    • Perda de apetite e de peso.
    • Gengivas sangrando e dor de dente.
    • Articulações enrijecidas.
    • Secreção nasal.
    • Pelos com textura áspera.
    • Dificuldade para se curar de infecções ou para cicatrizar ferimentos.
  2. Se você achar que o seu bichinho de estimação está com carência de vitamina C ou se ele estiver com algum dos sintomas acima, marque uma consulta com o veterinário, pois ele é capaz de avaliar o porquinho-da-índia.
    • Sempre consulte o veterinário se você achar que a fêmea está grávida. O parto do porquinho-da-índia costuma ser difícil, portanto é fundamental que o veterinário acompanhe a gestação. [19]
  3. Quando o bichinho não está se sentindo bem, mesmo que seja por causa da carência vitamínica, ele pode relutar em tomar suplementos ou comer petiscos enriquecidos. Nesse caso, garanta a dose certa de vitamina C dando uma versão líquida na boca do animal com a ajuda de uma seringa ou de um conta-gotas.
    • Talvez você precise dar uma dose maior da vitamina por uma ou duas semanas se ele estiver se recuperando de uma deficiência. Informe-se com o veterinário. [20]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 66 709 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade