PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma pessoa que começa a dar mais atenção a si mesma colhe inúmeros benefícios! Na parte emocional, isso pode combater os sintomas da depressão, da ansiedade e da fobia social; na parte física, pode aliviar a tensão muscular e até criar espaço para atividades saudáveis! Siga as dicas deste artigo se você quer dedicar mais tempo às coisas que gosta de fazer. E não pense que vai parecer egoísta: nada é mais natural do que querer ficar sozinho de vez em quando para recarregar as energias!

Método 1
Método 1 de 3:

Passando mais tempo sozinho

PDF download Baixe em PDF
  1. É normal passar boa parte do tempo com familiares, amigos e colegas de trabalho. Socializar é legal (e importante), mas a solidão também tem o seu valor. Reserve um tempo toda semana para ficar a sós e refletir. Pense em um horário em que você consiga estar em paz e não vá ser interrompido.
    • Por exemplo: você pode reservar a tarde dos domingos para relaxar sozinho.
    • Não se assuste se você estranhar esses períodos de solidão nas primeiras vezes. O desconforto é normal e passa com o tempo.
  2. Caminhar desacompanhado é outra tática legal para ficar sozinho. Você pode refletir sobre algum assunto recente, se perder em pensamento ou ouvir uma playlist ou um podcast interessante! O importante é aproveitar o momento. [1]
    • Experimente caminhar de manhã para começar o dia mais disposto ou depois do almoço ou jantar para reduzir o estresse!
  3. Vai ser muito mais fácil se colocar em primeiro lugar se você tiver uma boa relação consigo mesmo. Para começar esse processo, monte uma lista de perguntas. Qualquer coisa vale, desde que você consiga responder com honestidade. Veja alguns exemplos:
    • Qual é o seu objetivo de vida?
    • O que você está fazendo para alcançar esse objetivo?
    • O que deixa você feliz?
    • O que você gostaria de tirar da sua vida (pelo menos em partes)?
  4. Aquela velha frase "Trate os outros como você gostaria de ser tratado" é clichê, mas faz sentido de verdade! A maioria das pessoas trata as outras com gentileza (ou, no mínimo, educação). Pense se você é assim consigo próprio. Se não for, é hora de mudar. [2]
    • Por exemplo: talvez você dê todo o apoio do mundo à sua namorada (ou namorado) na jornada profissional dela. Busque formas de se apoiar desse mesmo jeito! Caso seja difícil pensar em algo, pelo menos comece cada dia com uma afirmação positiva do tipo "Eu consigo correr meia-maratona!".
  5. Quando você refletir sobre a sua relação consigo próprio, pense se a sua vida está seguindo o rumo certo. Experimente montar uma lista de metas a cumprir ou experiências que gostaria de viver! Vai ser mais fácil colocar a mão na massa depois disso. [3]
    • Por exemplo: imagine que você quer viver no exterior. Comece definindo um orçamento, um período de tempo e outros passos necessários para chegar lá. E risque cada item da lista conforme a completa!
    • Se você fica infeliz por causa de alguma coisa específica, busque formas de mudar esse aspecto da sua vida. Por exemplo: talvez você se sinta solitário e queira mais amigos; nesse caso, faça uma lista de passos para conquistar amizades (como participar de atividades em grupo).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cuidando de si mesmo para evitar a fadiga

PDF download Baixe em PDF
  1. Estudos indicam que praticar a meditação da atenção plena pode reduzir o estresse e a ansiedade. Crie o hábito de meditar esvaziando a sua mente e concentrando-se na respiração. Se você não tem experiência no assunto, sente-se em silêncio e "viaje" por cinco a dez minutos — mas aumente o tempo gradualmente. Quando qualquer ideia negativa passar pela sua cabeça, tente não reagir: deixe-a ir embora. [4]
    • Baixe aplicativos ou acesse sites de meditação guiada na internet. Eles são uma mão na roda para quem está começando.
    • Escolha um lugar confortável e tranquilo para meditar. Se a sua casa vive agitada, pelo menos vá a um cômodo onde dê para fechar a porta.
  2. Faça o possível para cuidar bem do seu corpo. Muitas pessoas ficam tão presas à rotina que acabam negligenciando a própria saúde! Não seja assim. Reserve um tempo para praticar atividades e seja disciplinado. Além disso, adote uma alimentação saudável e rica em frutas, vegetais, cereais integrais, proteínas magras etc. [5]
    • Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia. Você pode caminhar, frequentar a academia ou treinar em casa. Escolha algo que seja legal de fazer e vai ser muito mais fácil manter o ritmo!
    • Escolha os produtos certos para sempre ter a energia necessária, como carne branca e vegetais cozidos. Sempre que possível, opte por cozinhar e comer em casa em vez de pedir delivery ou comprar coisas prontas na rua.
  3. Estar perto da natureza é um dos jeitos mais legais de se dar mais atenção! Experimente fazer trilhas, passear nos parques locais ou pelo menos ver o pôr do sol na sacada. Esse contato com o ambiente em volta vai ajudar você a refletir e se reenergizar. [6]
  4. A primeira coisa de que as pessoas abrem mão quando a vida fica muito agitada é o sono. Isso só faz mal, já que deixa o corpo e a mente exaustos e sem foco. Regule o seu descanso e acostume-se a ir se deitar e se levantar no mesmo horário todos os dias. [7]
    • Não fique mexendo no celular quando você estiver deitado. Qualquer notificação pode esperar! E melhor ainda: desligue todos os aparelhos eletrônicos uma hora antes de ir dormir.
    • Use uma máscara de dormir e protetores de ouvido para bloquear as luzes e os sons. Isso também melhora a qualidade do sono.
  5. Não deixe os seus hobbies de lado! Incorpore atividades leves e divertidas à sua agenda para nunca se esquecer de fazer algumas pausas merecidas. Se algum amigo ou familiar convidar você para fazer algo bem nessas horas, diga que está ocupado sem ficar com peso na consciência. [8]
    • Você pode reservar 30 minutos de cada noite para ler um livro ou ver um episódio da sua série favorita.
    • De vez em quando, combine de encontrar algum amigo para comer ou conversar.
  6. Sair com os amigos está entre as atividades mais divertidas para a maioria das pessoas — até quem gosta de ficar sozinho às vezes! Combine de encontrar a turma pelo menos uma vez por semana, nem que seja por chamada de vídeo. [9]
    • Experimente atividades novas em grupo, como fazer canoagem e trilhas, sem deixar de lado aquelas opções mais clássicas (como ir ao cinema).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Comemorando todas as suas qualidades e conquistas

PDF download Baixe em PDF
  1. Quase toda pessoa se compara às outras de vez em quando. Se é o seu caso, crie o hábito de prestar atenção às coisas que você faz e sente, e não aos demais. Ou seja: não fique magoado quando seus conhecidos alcançarem coisas legais na vida. Não é fácil, mas tente se preocupar só com a sua própria trajetória. Tudo há de melhorar aos poucos. [10]
    • Por exemplo: é fácil pensar coisas como "Eu não devo ter trabalhando o suficiente. Nunca vou subir na empresa" depois de um colega receber uma promoção. Nesse caso, troque esse pensamento por "Meu desempenho melhorou bastante no ultimo trimestre. Vou marcar uma reunião com minha chefe e perguntar como posso melhorar ainda mais".
    • Nunca se compare aos seus amigos! Por exemplo: talvez você e uma amiga estejam treinando juntos para participar de uma meia-maratona. Não se preocupe com o tempo que ela faz! Concentre-se apenas no seu próprio progresso.
  2. Como dito acima, todo mundo se compara aos outros de vez em quando. Caso você tenha dificuldade para quebrar esse hábito, reflita sobre os quesitos em que faz a tal comparação. A partir de então, passe a evitar situações que envolvam tais aspectos. Veja dois exemplos: [11]
    • Digamos que você fica muito competitivo quando está treinando. Em vez de frequentar uma aula de spinning com outras pessoas que também querem competir, vá andar de bicicleta sozinho.
    • Agora, imagine que você vive comparando as suas viagens de férias às dos seus amigos pelas fotos que vê no Instagram. Dê um tempo das mídias sociais! Ninguém é obrigado a ficar explorando o perfil dos outros.
  3. Pense só: você jamais ignoraria a conquista de um amigo ou familiar, não é? Então aplique esse mesmo princípio e passe a reconhecer (e recompensar) o seu esforço sempre que produzir bons resultados! Diga algo do tipo "Nossa, eu mandei muito bem na maratona! Estou muito orgulhoso de mim mesmo!".
    • Criar o costume de falar coisas boas de si mesmo nem sempre é fácil, mas não deixa de ser algo importante nesse seu processo.
    • Faça algo divertido ou descontraído, como dançar sozinho. Você logo vai abrir um baita sorriso!
  4. Você provavelmente deixa bem claro aos seus amigos e familiares o quanto é grato por tê-los na sua vida, correto? Faça a mesma coisa por si próprio! Tente pensar em algo positivo pelo menos uma vez ao dia. Fale desse aspecto em voz alta ou escreva alguns bilhetes de agradecimento e distribua por aí. [12]
    • Você pode dizer "Hoje eu sou grato por ter tido paciência quando estava no trânsito. Estou fazendo de tudo para não me estressar, então acho que isso merece comemoração".
  5. Escrever um diário é um jeito interessante de expressar o que você sente sem medo de ser julgado. Reserve um tempinho de cada dia — de manhã, para começar a rotina tranquilo, ou pela noite, como forma de relaxar — para relatar seus pensamentos, medos, desejos e objetivos. Ande com o documento sempre por perto para os momentos de desabafpo. [13]
    • Crie também uma espécie de diário de gratidão. Você pode escrever "Sou muito grato por ser bom de saúde. Faço o possível para me alimentar bem e fico feliz de ver os resultados".
  6. É muito legal ter ideias grandiosas, mas organize todas de formas específicas e mensuráveis. Você não só vai conseguir monitorar o seu progresso, mas também saber o que precisa melhorar — e o que dá para comemorar! [14]
    • Em vez de escrever coisas vagas, como "Conseguir um emprego novo", escreva "Ajustar meu currículo até 1º de outubro e enviar a pelo menos três empresas por dia". Qualquer objetivo fica mais simples quando é dividido em etapas.
  7. Recompensar os seus sucessos também é uma maneira de dar mais atenção a si mesmo! Dá até para pensar em algo que aumente a sua motivação. Esse sistema vai ajudar você a distinguir melhor o que precisa ter e o que quer ter. Por exemplo: [15]
    • Se você acabou de conseguir o emprego dos sonhos, peça aquele delivery mais caro (mas que é o seu preferido) depois do primeiro dia na empresa.
    • Se estiver com dificuldade para terminar um projeto no trabalho, comprometa-se a tirar um fim de semana inteiro de folga depois de entregar tudo.
    Publicidade

Dicas

  • Caso você precise de mais tempo sozinho, converse com a sua parceira (ou o seu parceiro) e o resto da família e explique o que está acontecendo. Eles vão entender.
  • Não se sinta culpado por querer dar mais atenção a si próprio! Isso faz bem às saúdes mental e física.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 727 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade