PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É normal se sentir desconfortável na hora de dizer a um garoto que não tem interesse nele, mesmo que mal se conheçam ou já tenham saído duas ou três vezes. Nunca é divertido machucar os sentimentos de alguém, mas você se sentirá mais aliviada após esclarecer a situação e expor a verdade, e o menino também poderá tocar a vida dele o quanto antes. Se souber o que (e como) falar, você dará um fora sem parecer arrogante, e sim gentil.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Sabendo o que dizer

PDF download Baixe em PDF
  1. Se já tiverem saído juntos ou namorarem, é importante ser cordial e fazer isso na frente dele; a exceção é se ele for o homem que a convida para sair por WhatsApp ou SMS ou quando o relacionamento for à distância; nesse caso, não há problema em comunicá-lo virtualmente. Assim, a situação poderá ser menos constrangedora para ambos, evitando a dor de vê-lo triste de perto, além de fazer com que ele mantenha a própria dignidade, porque não será possível ver a situação desagradável pela qual passará. No caso de um amigo ou alguém que já saiu dois ou três meses, fica a seu critério analisar qual é a atitude mais respeitosa. [1]
    • Seja madura e tome a iniciativa, seja a conversa em pessoa ou não. Pedir para uma amiga informá-lo fará com que ele se sinta bem mal.
  2. Não gosta dele? Seja franca e exprima que não está interessada; se ele continuar convidando-a para sair, fale “Desculpe, mas não vejo um romance entre nós” ou “Eu não senti química alguma, mas gosto muito de você como amigo”. É importante ser curta e grossa, demonstrando que não quer nada mais sério com o rapaz para evitar que ele se confunda ou tente se aproximar mais do que precisa.
    • É possível que ele insista em saber as razões, mas não há obrigação de expor todos os motivos. O menino só se sentirá pior, portanto, poupe-o do sofrimento, mesmo que acha que seja o que ele quer.
  3. Não há problema em dizer que achou que não houve química entre vocês; se o seu coração já pertence a outra pessoa, diga isso. Só poupe-o dos detalhes se considerá-lo feio, irritante ou algo do tipo. Não é bom inventar uma mentirinha ou desculpa, mas nenhum homem gostará de ouvir “Eu apenas não sinto nada por você”. Pense em algo que não o magoe muito. [2]
    • Bole essa desculpa de antemão para que você não seja pega contando mentiras.
    • Nunca diga que gosta de outra pessoa se isso não for verdade. É capaz que ele consiga descobrir rapidamente que era mentira.
    • Além disso, não fale que não está pronta para um relacionamento se houver outro garoto em sua “mira”. Há sempre o risco de que ele a flagre com outro menino logo após dar o fora, fazendo com que se sinta um idiota por ter ouvido algo falso de sua boca.
  4. É fundamental ser clara e demonstrar que não há como o relacionamento entre vocês ser romântico, o que não significa que precisa ser grossa. Dizer, por exemplo, “Eu não estou em uma parte da vida em que quero algo sério...” ou “Estou muito ocupada com a faculdade neste mês...” só dará falsas esperanças de que o homem possa ter mais sucesso no futuro. Ainda que ele se sinta melhor em curto prazo, o golpe será muito mais doloroso quando tentar conquistá-la novamente após esse período e perceber que não tem chance. [3]
    • O pior que você pode fazer é dar falsas esperanças a ele; é preferível ser firme em vez de ter medo de magoá-lo.
  5. Não fale que acha que o rapaz não é legal, inteligente ou atraente o suficiente para você; isso só fará com que você fique conhecida como a “chata”, a “malvada”, que não pensa nos outros. Preferir dar um fora gentilmente já é sinal de que você acha ele um cara legal, logo, não xingue, mesmo que esteja apenas falando a dura verdade. [4]
    • Não fique olhando o celular ou pareça distraída ao conversar com o garoto, porque ele se irritará ainda mais.
  6. Fuja das clássicas frases “Não é você, sou eu”, “Acho que merece alguém melhor” ou “Não estou pronta para um relacionamento”. Todo homem já as ouviu várias vezes, então é melhor ser honesto sem ferir tanto os sentimentos dele: apenas diga que acha que o relacionamento não funcionará. É melhor que o jovem saiba que o seu desejo é não ter algo mais sério com ele do que ficar usando frases de efeito que o deixarão pior ainda.
  7. Depois de falar o que queria, será hora de cada um seguir o seu caminho, seja por agora ou para sempre; mesmo que ele queira continuar conversando e tentando compreender por que você não quer um relacionamento, a situação só ficará mais estranha para ambos. Talvez seja melhor preparar uma “estratégia de fuga” antes de dar o fora, principalmente se já desconfiar que isso pode ocorrer: fale que precisa encontrar um amigo ou fazer compras. Caso não tenha nenhum compromisso, a situação ficará mais desconfortável quando precisar ir embora só para se livrar dele. [5]
  8. Não há nada de errado em dizer que ele significa muito para você e que a amizade que possuem é importante e seu desejo é mantê-la intacta. Por outro lado, não se sinta obrigada a mostrar que quer continuar amiga de uma pessoa que mal conhece (ou sequer gosta). Se não forem amigos, falar que quer apenas uma amizade fará com que ele perceberá que sua intenção é apenas não ser tão dura, mas se a amizade já vem de longa data, diga que ele sempre foi um ótimo amigo e quer continuar assim; tenha certeza, o rapaz gostará de ouvir isso. [6]
    • Se realmente forem amigos, não se surpreenda se ele declarar que não está com grande vontade de sair com você, ao menos por um tempo. Claro que nunca é legal ouvir isso, mas talvez o garoto precise de um tempo para voltar a considerá-la apenas uma amiga.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Sabendo como agir depois

PDF download Baixe em PDF
  1. É importante fazer isso, seja qual for o nível de amizade que possuem (se forem bem próximos ou se apenas se cruzam de vez em quando na sala de aula, por exemplo). Possivelmente, ele ainda não estará pronto para que voltem a conversar como antes, então, deixe-o “respirar” até que se sinta preparado. Não fique chateada se demorar mais do que espera.
  2. Não fique olhando para ele como se fosse um coitadinho e nem se esforce para ignorá-lo por completo. Seja você mesma, agindo de modo natural e com simpatia se o garoto vier conversar; caso não haja aproximação, não há necessidade de ter a iniciativa, já que é provável que ele ainda não considere essa a hora certa para conversarem. O importante é que você conduza tudo como algo normal, fazendo com que o homem note que levar o fora não foi algo “de outro planeta” e que poderão continuar como amigos, interagindo de maneira normal.
  3. Evite esse constrangimento para o rapaz, já que fofoca se espalha tão rápido quanto uma doença infecciosa; é capaz que muitos comecem a agir de modo estranho perto do menino, e ele saberá quem “botou a boca no trombone”. Caso seja um cara legal, ele não merece ser tratado dessa forma, ainda mais por ter se esforçado para se aproximar de você. Guarde o que ocorreu apenas para si própria; você gostaria que, se a situação fosse inversa, ele saísse contando o fora que deu para todos os amigos?
  4. Se voltarem a conversar, não seja chata ou grossa, ao menos que ele mereça; ao notar que ele só quer que sejam amigos ou esteja tratando-a bem, o mínimo que poderá fazer é sorrir e devolver a gentileza. Nada disso significa que deverá ficar com o jovem ou sair toda semana com ele, mas se porventura acabarem “trombando”, adote uma conduta normal, como se fosse um conhecido. Só não flerte, toque ou dê sinais confusos, que façam com que ele pense que tem outra chance.
    • Acima de tudo, tenha empatia. O garoto deve estar magoado por ter sido rejeitado e isso não pode ser esquecido, mesmo que não queira algo sério com ele.
    Publicidade

Dicas

  • Seja honesta.
  • Não tente o evitar.
  • Se ele der um presente a você, agradeça-o de coração e diga que é apenas amizade, e não amor.
  • Antes dar um fora, analise seus sentimentos; às vezes, você poderá perceber que, na verdade, gosta do menino.
  • Peça ajuda para sua mãe, já que ela é bem mais experiente no assunto.
Publicidade

Avisos

  • Cada cara é diferente. Você que achará as palavras certas para rejeitá-lo.
  • Ele pode não aceitar e usar métodos extremos, como violência. Denuncie-o se isso ocorrer.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 297 856 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade