Uma das coisas mais difíceis é escutar um insulto. Como responder? Antes de dar sua resposta, você deve ser mais inteligente do que a pessoa que insultou!
Passos
-
Seja seguro e confiante. Às vezes, pode ser difícil controlar sentimentos de insegurança, mas tente se acalmar. O nervosismo pode fazer você se confundir com as palavras ou até mesmo gaguejar. Respire bem fundo antes de iniciar a conversa.
-
Vá preparado. Planeje sua conversa. Você pode escrever possíveis respostas e ensaiar em frente a um espelho ou com a ajuda de um amigo.
-
Saiba se deve responder. Se for alguém que você tratou mal, peça desculpas e se afaste.
-
Cuide-se. Não tente se tornar amigo de alguém que desrespeitou você.
-
Tente parecer mais inteligente. Use um vocabulário mais rebuscado. Saiba exatamente o que dizer.
-
Não seja infantil. Não use insultos infantis, como “você que é!” ou “você já se olhou no espelho?”.
-
Saiba quando terminar a discussão. Deve ser o mais rápido possível, mas não a ponto da pessoa achar que a conversa não acabou e ir atrás de você.
-
Seja observador. Analise o comportamento do indivíduo e veja o que pode usar contra ele.
-
Da primeira vez, apenas ignore! Só volte para responder se a pessoa insistir.
-
Preste bastante atenção no que a pessoa disser! Assim você pode usar o que ela diz contra ela mesma. Assim, ela ficará confusa e perderá a razão.Publicidade
Aqui estão algumas possibilidades: O que responder se ele (a)...
- Falar mal de você pelas costas: “Se tem algo a dizer, fale na minha frente”.
- Se ele (a) ficar em silêncio ou explicar que não tem nada a dizer: “Ah, então você pode falar de mim pelas minhas costas, mas não na minha frente? Saiba que não tenho medo de você.” ou “Tudo bem. Eu não me importo com o que você diz, mas não vou gostar nada se os outros acreditarem em você. Se isso acontecer, eu não vou ficar quieto (a)!” (e pare de discutir).
- Chamá-lo de algo ofensivo: “Por que você acha isso?”
- Se ele (a) não responder: “Ah, você me chamou disso mas nem sabe por quê? Você não deveria ser tão ignorante.”
- Falar que é melhor que você: “Você é melhor do que eu? Por que precisa falar mal de mim? É esse seu jeito que precisa mudar. Se você diz isso das pessoas, é porque você é arrogante.”
- Se alguém chamá-lo de...
- Perdedor: “Mesmo que eu fosse um perdedor, você não teria o direito de me chamar assim. Mas, vendo que você perdeu seu tempo falando mal de mim, acho que nós dois sabemos quem é melhor".
- Um palavrão: “Sabe, eu não saio por aí chamando as pessoas disso porque é baixo e não faz meu tipo. Só em você dizer uma coisa dessas de alguém já mostra o quanto você é ignorante e não tem classe. Por favor, você nem sabe o que isso significa."
- Perda de tempo: “Se eu sou uma perda de tempo, por que você ainda está falando comigo? Parece que você gastou muito tempo falando mal de mim por aí. Você deveria cuidar da própria vida.”
- Termine a discussão: “Eu tenho coisas mais importantes para fazer do que me preocupar com o que você pensa de mim. O que você está fazendo é muito errado. Você é arrogante e não se importa com ninguém. Não é humano. Estou cheio disso. Não vou perder mais meu tempo. Eu sou melhor que isso, porque eu sei que insultar os outros só mostra o quanto quem insulta é ignorante”. Isso mostrará para a pessoa que você é mais esperto.
Dicas
- Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
- Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
- Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar. Se não conseguir elaborar uma boa resposta rapidamente, peça tempo para pensar no que dizer. Ter uma resposta ideal na ponta da língua exige esforço e prática.
Avisos
- Não fique repetindo as coisas!
- Não aumente o tom de voz. Você deve parecer mais sábio.