PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Organizar uma festa para adolescentes pode parecer assustador, mas se sabe o que fazer, ela pode ser um estouro! Você quer que seus filhos se divirtam, mas também não quer que a festa fique fora de controle. Aqui vão algumas dicas e truques para organizar uma festa inesquecível para seus filhos e os amigos deles.

Método 1
Método 1 de 2:

Planejando a festa

PDF download Baixe em PDF
  1. Monitorar uma festa de adolescentes sem estragar o clima é um ato de equilíbrio que requer uma boa atitude. Ter outro par de olhos para ajudá-lo vai reduzir a agitação e facilitar a monitoração do evento. Se a festa for para garotos e garotas, um supervisor do sexo oposto vai ajudá-lo a lidar com qualquer problema que possa vir a aparecer.
    • Se conhece um adolescente mais velho que seja digno de confiança e possa lidar com uma aglomeração, recrute-o para ajudá-lo. Explique as regras para o supervisor e para os festeiros, e então vá para cima ou para um lugar onde não esteja ocorrendo a festa. Cheque como estão as coisas de vez em quando, disfarçando ao ir pegar algo da geladeira.
  2. Discuta-o com seus filhos para que eles também estejam envolvidos. A boa notícia é que se prender a comidas típicas de adolescentes como salgadinhos, refrigerante, cachorro-quente e pizza vai ser uma facada menor para seus bolsos. [1]
    • Quanto você deve gastar em comidas e bebidas? Decorações? Atividades? Planeje tudo com antecedência para que seu orçamento não estoure que nem uma bomba após a festa.
    • Por sorte, muitos adolescentes são “legais demais” para irem a uma festa tematizada, então ao menos que seu filho tenha pedido por uma, sua aposta mais segura é de dar uma festa simples.
  3. Se o seu filho quer dar uma festa pequena, sua casa pode servir. Se ele quer uma festa maior, organize mesas de piquenique e churrasco no parque, ou alugue um local como um salão ou centro de recreação. [2]
    • Esteja preparado para um tempo ruim. Se vai dar a festa no quintal, é bom ter um espaço fechado para o caso do tempo mudar. É isso, ou prepare-se para colocar os adolescentes todos dentro de sua casa.
  4. Quantos convidados seu filho quer que sejam convidados para a festa? [3] Com quantos pode lidar confortavelmente? [4] Discuta com seu filho para que vocês dois possam ter a vez de falar; adiante, discutir e estabelecer regras de antemão fará com que vocês lidem mais facilmente com os “estraga-festas”, caso eles apareçam.
    • Planeje acomodar alguns convidados a mais do que você espera. Festas, especialmente as de adolescentes, baseiam-se na propaganda “boca-a-boca”, e podem crescer dependendo de quais convidados vão ou não vão. Tenha uma carta na manga.
    • Pense na questão do estacionamento ao planejar a lista de convidados. Não é porque seu quintal pode acomodar 20 pessoas que sua entrada de garagem possa.
    • Não deixe seu filho convidar alguém com a qual você não se dá bem.
  5. Saber exatamente quando a festa começa e termina fará com que seja mais fácil expulsar os retardatários. [5]
    • Escolha dois momentos para terminar a festa. O primeiro é aquele em que seu filho ou o supervisor comecem a convidar as pessoas a se retirarem. O segundo momento é aquele em que a festa deve estar completamente acabada.
    • Planeje a festa no começo do fim de semana ou nas férias, pra que seus convidados não tenham que se preocupar em ter que ir à escola no próximo dia.
    • Também, não se esqueça de tentar descobrir se outros adolescentes estão dando festas no mesmo período que a sua; a última coisa que seu filho quer é que ninguém venha à festa dele porque outra pessoa está dando outra festa na mesma noite.
    • Não se esqueça de falar antecipadamente a seus vizinhos sobre a festa. Isso fará com que eles lidem melhor com todo o barulho proveniente da festa. [6]
  6. Convites de papel não são muito legais se você for um adolescente, especialmente se eles vierem dos pais. Deixe seu garoto enviar os convites via celular, e-mail ou Facebook, mas os convites devem estar fechados para que apenas as pessoas selecionadas os vejam.
    • Seja flexível. Adolescentes não são conhecidos pela presteza ou consistência, então não fique surpreso se mais ou menos aparecerem do que o esperado.
  7. Se você vai dar uma grande festa, remova todos os seus objetos caros ou frágeis para fora da área da festa e coloque-os num compartimento onde ninguém entrará. Adolescentes geralmente são dignos de confiança, mas só para se prevenir no caso de que alguns não sejam, mantenha suas coisas de valor escondidas para que não sejam roubadas ou quebradas. [7]
  8. Idealmente, a localização deve ter uma zona de dança, uma zona de comes e bebes, e áreas de atividades (como mesa de ping-pong, área para jogos como Guitar Hero e Wii). Se tiver uma área externa, ela pode servir como outra área de atividades e como uma forma dos convidados prepararem os próprios cachorros-quentes. Mantenha o seu filho bastante envolvido neste passo, uma vez que ele sabe melhor no que todos estarão interessados.
    • Se o seu filho achar que não tem problema em decorar o local, procure em lojas baratas alguma decoração mais em conta; essas coisas podem vir com um grande desconto.
    • Disponha de grandes cestos de lixo claramente rotulados e de lixeiras recicláveis. Quanto menos desculpas eles tiverem para ser bagunceiros, melhor.
    • Invista em um regulador de luz. Adolescentes que estão dançando em um ambiente escuro ficam mais loucos que baratas quando alguém acende a luz. Uma vez que você não quer lidar com as consequências de estragar o clima ao acender a luz, um regulador de luz pode fazer todo mundo ficar feliz.
  9. Tudo o que vai precisar para isso são alto-falantes decentes e um MP3. Não tente ser o DJ da festa; todos os convidados terão centenas (se não milhares) de músicas em seus iPhones ou iPods – e mesmo se não tivessem, com certeza não iriam querer ouvir coisas como Reginaldo Rossi ou Roberto Carlos.
  10. Adolescentes amam comer, então arme um buffet onde qualquer um pode pegar o quanto puder de comida. Batatas fritas, coxinhas e pretzels sempre são bem vindos em buffets, porém sirva também uma porção de vegetais para aqueles que preferem opções saudáveis. Não se esqueça da sobremesa, seja ela doces, bolos, ou chocolate. [8]
    • Use descartáveis. Usar pratos, copos e utensílios descartáveis fará fazer com que limpar a bagunça depois da festa seja mais fácil.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Durante e depois da festa

PDF download Baixe em PDF
  1. Esteja preparado para barulho, derramamentos, utensílios quebrados e desavenças. Ainda que uma festa adolescente deva sempre ser supervisionada, evite ficar pairando sobre a festa o tempo todo. Tente fazer com que seu filho se divirta sem se preocupar em se envergonhar. [9]
    • Deixe que seu filho venha a você caso haja algum problema. Diga de antemão que ele é o responsável por alertá-lo caso haja algo de errado.
    • Existe sempre a possibilidade de que álcool ou drogas apareçam na festa. Se você confia em seu filho e sabe que ele sai com adolescentes respeitáveis e responsáveis, isso provavelmente não será um problema. Mas caso aconteça, você não deve necessariamente duvidar do caráter do seu filho. Fique de olho em tudo, e se você vir drogas ou álcool, fique calmo e peça educadamente para os responsáveis se retirarem. Se o adolescente resistir, chame a polícia.
  2. Você ama seu filho, e vê-lo se divertir e interagir com os amigos pode fazer você ficar sentimental. Mas aqueles sinais óbvios de afeição – abraços, beijos, apelidos carinhosos, etc. – são a sentença de morte para o senso de independência de um adolescente. Seja discreto.
  3. Se você está planejando chamar um palhaço para fazer uma performance de improviso, então reconsidere: adolescentes geralmente têm uma ideia muito rígida de como a festa deve se desenrolar. E na maior das razões, eles não consideram essas “surpresas de adultos” a melhor coisa de todas.
  4. Esse é o preço por ter uma festa espetacular. Faça com que a atividade seja divertida para ele, se possível por:
    • Deixá-lo ficar com o dinheiro coletado pelo lixo reciclável da festa, seja por latas ou caixas. Se a festa foi grande, eles podem limpá-la de mais de uma maneira.
    • Manter a música tocando, um filme rolando ao fundo, ou chame alguns amigos para limpar. Seis mãos são sempre melhores que duas.
  5. Diga a ele que se ele se comportar de forma madura, você ficaria muito feliz em ajudá-lo a dar outra festa ou até a aumentar a responsabilidade dele. A vida apresenta riscos e prêmios; seu filho entende isso muito bem, mesmo se ele ainda não tiver estudado economia. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Os irmãos mais novos devem ter um lugar pra ficar durante a festa; a última coisa que quer é que seu adolescente tenha que cuidar dos mais novos enquanto os amigos dele estão se divertindo.
  • Planeje bem a comida para não faltar nada. [11]
  • Acredite no seu filho, e lembre-se de que você também foi jovem um dia. Essa também é uma nova geração, então mantenha isso em mente.
  • Festas geralmente não saem como o planejado. Mantenha isso em mente.
  • Se você realmente quer dar uma repaginada em seu jardim, coloque algumas lanternas espalhadas por ele, ou algumas luzes solares.
  • Lembre-se de que você é o responsável pela bagunça que seus convidados fizerem.
  • Tenha ao menos um supervisor na sua festa. Adolescentes podem ficar fora de controle, então fique em algum lugar da casa (mas fique fora de vista, ao menos que haja algum problema). [12]
  • Se houver alguma briga entre os adolescentes, permaneça calmo. Ouça ambas as histórias e ache uma solução. Se a briga mesmo assim não parar, a melhor coisa a se fazer é chamar os pais deles.
Publicidade

Avisos

  • Não coloque os adolescentes em um roteiro rígido. Tenha uma hora pra começar e outra pra terminar, mas na maioria das vezes deixe-os ir e vir como eles quiserem. Adolescentes não precisam de um roteiro para se divertir; eles irão descobrir algo para fazer. Se ficar muito tarde, não tem problema em “enxotar” os retardatários para fora.
  • Se alguns amigos forem dormir na sua casa após a festa, discuta a quantidade de pessoas com seu filho e informe-se sobre quando os pais deles os buscarão, entre outros detalhes.
  • As pessoas podem brigar durante sua festa. Se isso acontecer, diga bem educadamente “Ei caras, vocês estão acabando com a minha festa. Por favor, parem”. Se isso não funcionar, conte a seus pais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 167 843 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade