PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os cavalos precisam de uma variedade de injeções -- de vacinas anuais a medicamentos. Podem haver momentos em que será necessário você mesmo administrar a injeção em vez de chamar um veterinário. Se um dia você precisar aplicar uma injeção em seu cavalo, saberia o que fazer? Os cavalos são animais grandes e poderosos, por isso sempre coloque sua segurança em primeiro lugar. Peça muitos conselhos e tenha um amigo experiente para ajudá-lo. Antes de começar, porém, você precisa saber o básico sobre como administrar uma injeção num cavalo.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando-se para a injeção

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Se estiver lendo esse artigo, você provavelmente não tem muita experiência em dar injeções. É uma boa ideia ter alguém para ajudá-lo -- seja uma pessoa com experiência em cavalos ou o veterinário. Você certamente deve ter um profissional experiente para supervisionar a primeira vez que você der uma injeção. Se o veterinário não puder ajudá-lo no dia, veja se um técnico veterinário pode auxiliá-lo.
  2. Um cavalo com medo de agulha será capaz de perceber o que você está fazendo, mesmo que ele não possa ver a agulha! Ele vai reagir até mesmo antes de receber a agulhada porque sabe o que está vindo e vai querer impedi-lo. Esses comportamentos podem incluir empinar, morder e chutar. Para a segurança de todos nessa situação, é melhor ter um profissional realizando o trabalho.
    • Se não tiver experiência, pode acabar machucando o cavalo, mesmo se você mesmo conseguir escapar da lesão. Há uma boa chance da agulha dobrar, possivelmente quando ainda estiver dentro do cavalo. Isso pode danificar o músculo do animal, e pode até mesmo exigir uma remoção cirúrgica.
  3. [2] Por precaução, consulte se a medicação seria perigosa para você caso acidentalmente injete um pouco em si mesmo. Por exemplo, alguns tranquilizantes de cavalo podem provocar parada respiratória em seres humanos.
  4. Até mesmo inserir a agulha através de uma rolha de uma garrafa de medicamento deixa a ponta um pouco cega. Isso, por sua vez, faz com que a injeção fique mais dolorosa para o cavalo. A agulha deve ser tão afiada quanto possível para penetrar a pele do cavalo de forma rápida e fácil. Se você encontrar um cavalo com medo de injeção, ele pode ser assim devido à dor associada com uma agulha cega no passado.
  5. [3] [4] Esse é o método mais comum de injeção, durante a qual a agulha passa através da pele até o músculo abaixo dela. Devido aos músculos terem um bom fornecimento de sangue, o medicamento é bem absorvido na corrente sanguínea.
    • Alguns medicamentos podem arder quando administrados via intramuscular. A embalagem desses produtos pode recomendar não aplicar o medicamento através de uma injeção IM. Por outro lado, algumas injecções IM contêm conservantes que não são adequados para injeção num vaso sanguíneo.
    • Não é provável que você precise aplicar uma injeção intravenosa. Não tente uma, porém, a menos que você seja um veterinário qualificado ou técnico veterinário.
  6. Os dois locais mais comuns para a administração de uma injeção são no pescoço e quartos traseiros. Esses dois locais são bons -- a localização é em grande parte uma questão de preferência pessoal. Dito isso, é melhor aplicar injeção em cavalos ariscos no pescoço, já que você não poderá ser chutado nessa posição. Porém, o grande músculo da parte traseira é melhor se você precisar aplicar um grande volume de medicação (10 ml ou mais). [5]
    • Sempre verifique com seu veterinário ou as instruções da embalagem da medicação para ver qual o local da injeção recomendado.
  7. A pessoa que o estiver ajudando (o manipulador) deve estar no mesmo lado do cavalo que você. A cabeça do cavalo deve estar ligeiramente voltada para o manipulador. Isso diminui as chances de alguém ser atropelado ou pisado se o cavalo reagir mal durante o processo de injeção.
    • É melhor não amarrar o cavalo. Uma reação física grande poderia machucar o cavalo ou os manipuladores, ou danificar o equipamento.
  8. Peça ao manipulador para falar calmamente com o animal enquanto você se posiciona próximo ao local da injeção. Se o cavalo permanecer inquieto, tente usar uma focinheira para mantê-lo parado durante a injecção. Embora isso possa parecer desconfortável, uma focinheira é perfeitamente segura e humana, e é amplamente utilizada para aliviar o estresse em cavalos. O tipo mais comum é um laço de corda preso a uma vara.
    • Coloque o lábio superior do cavalo no laço.
    • Aperte o laço girando a vara.
    • Essa compressão suave do lábio superior tem um efeito calmante, como quando uma mãe gata pega um gatinho pela nuca.
    • É melhor pedir ao manipulador para operar a focinheira, deixando suas mãos livres para aplicar a injeção.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Determinando onde aplicar a injeção no pescoço

PDF download Baixe em PDF
  1. [6] [7] Uma de suas principais preocupações ao aplicar uma injeção num cavalo deve ser a segurança de todos os envolvidos. Ao realizar uma injeção no pescoço, você fica numa posição bastante segura ao lado do ombro do cavalo -- longe de coices. Você também tem mais controle do cavalo, visto que estará próximo da cabeça do animal. Tendo isso dito, as injeções no pescoço apenas fornecem um ambiente mais seguro do que as injeções do quarto traseiro, sendo assim uma boa opção.
  2. Localize o triângulo entre o ponto do ombro do cavalo e da inclinação do omoplata. O lado superior do triângulo é o "ligamento da nuca" -- o arco de músculo ao longo da parte superior do pescoço do cavalo. O lado inferior do triângulo é formado pelos ossos do pescoço, enquanto eles serpenteiam para cima a partir do ombro em forma de "S".
    • Para encontrar esse triângulo, coloque a palma da mão contra a frente do ombro do cavalo, cerca de um terço do caminho até o pescoço.
    • Onde a palma da mão estiver repousando será o local seguro para aplicar a injeção.
  3. Se você der a injeção muito alta no pescoço, o remédio entrará nos ligamentos da nuca que seguram a cabeça erguida. Isso é extremamente doloroso para o cavalo, e continuará causando dor toda vez que ele mover a cabeça. Mas se você aplicar muito baixo, a agulha pode resvalar nos ossos da vértebra cervical, o que também é doloroso para o cavalo.
    • Você também pode atingir a veia jugular se aplicar muito baixo. Se estiver aplicando uma medicação inadequada para uso intravenoso, o cavalo poderia morrer.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Determine onde aplicar a injeção nos quartos posteriores

PDF download Baixe em PDF
  1. [8] [9] Esse local é mais eficaz do que o pescoço, mas também mais perigoso, pois você precisa ficar mais perto da extremidade traseira, além do perigo de levar um coice. No entanto, os quartos posteriores são o local preferido se você tiver que aplicar um grande volume de medicação (10 ml ou mais). Por exemplo, a penicilina vem em doses grandes.
  2. O músculo alvo para esse tipo de injeção é o "músculo semitendinoso", que é a parte de trás da garupa do cavalo. Imagine um cavalo sentado como um cão -- o músculo semitendinoso é aquele em que ele iria se sentar. Em potros, esse é um dos maiores músculos do corpo, acrescentando apelo ao local às injeções IM.
  3. Comece encontrando o ponto das nádegas (a pequena parte óssea mais distante na pelve). Faça uma linha imaginária vertical para baixo em direção ao solo ao longo da parte de trás da perna. Você dará a injeção no músculo abaulado localizado ao longo dessa linha.
    • Tome cuidado para injetar no músculo, não na “depressão” onde o músculo encontra um músculo vizinho.
    • A “depressão” é baixa nos vasos sanguíneos. O medicamento injetado ali não será bem absorvido, além de ser menos eficaz.
  4. [10] O topo da garupa/nádegas costumava ser um local de injeção popular porque você pode ficar mais para a frente e fora do alcance de coices. Mas o fornecimento de sangue para essa área não é particularmente bom, então o medicamento pode ser menos eficaz quando injetado lá. Além disso, se um abscesso se formar no local da agulha, pode ser difícil drená-lo e se livrar dele.
    • Apenas aplique no topo da garupa se você não tiver outras opções.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Aplicando a injeção

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas gostam de dar uns tfapinhas no local da injeção, mas essa é uma má ideia. Tapinhas são golpes rápidos dados com a palma da mão antes da agulha ser inserida. Alguns acreditam que isso entorpece a pele para que o cavalo não sinta a agulha. Mas fazer isso apenas adverte o cavalo de que algo está prestes a acontecer -- especialmente se você já tiver usado essa técnica antes. O cavalo ficará mais calmo se ele não souber o que está prestes a acontecer.
  2. Ao inserir a agulha, você deve fazer isso sem o remédio estar conectado à ela. Isso permitirá que você "puxe de volta" e certifique-se de que inseriu a agulha com precisão.
  3. Usando uma agulha nova, afiada e estéril para cada injeção, empurre a agulha no músculo num movimento suave e confiante. A agulha deve formar um ângulo de 90 ° com o músculo. Insira a agulha todo o caminho até o centro (a parte onde a agulha de metal junta-se à seringa).
  4. Muitos medicamentos podem ser perigosos para o cavalo se injetados num vaso sanguíneo. No pior dos cenários, isso pode resultar em morte. Para evitar tal situação, sempre "puxe de volta" antes de dar uma injeção. Essa simples ação garante que a agulha entre no músculo, e não num vaso sanguíneo.
    • Após inserir a agulha no local da injeção, puxe um pouco o êmbolo da seringa.
    • Se a agulha estiver num vaso sanguíneo, você verá sangue sendo puxado para o centro da agulha (a pequena parte à esquerda saindo da pele).
    • Remova a agulha e não aplique o medicamento.
    • Utilize uma nova agulha afiada para encontrar o local da injeção de novo, em seguida, repita o processo de puxar para trás até que você esteja confiante de que está no lugar certo.
  5. Puxe o êmbolo mais uma vez para verificar novamente a presença de sangue. Se tudo estiver limpo, pressione firmemente sobre o êmbolo para administrar a injeção. Quando a seringa estiver vazia, retire a seringa e a agulha juntas.
  6. Uma gota de sangue pode se formar no buraco da agulha na pele do cavalo. Se assim for, aplique uma ligeira pressão com uma bola de algodão durante ao menos dois minutos. Nesse tempo, o sangramento deve parar, mas caso contrário, continue segurando o algodão contra a ferida até que melhore.
  7. Após utilizadas, elas são consideradas "resíduos hospitalares", o que significa que você não pode simplesmente jogá-los no lixo comum. Você precisa eliminá-las de uma forma aprovada pelas autoridades locais.
    • Armazene as agulhas e seringas usadas num recipiente de plástico com tampa. Um pote de sorvete vazio ou recipiente similar está ótimo.
    • Entregue o recipiente ao seu veterinário para a eliminação segura na clínica.
    • Certifique-se de manter o recipiente fora do alcance das crianças enquanto as agulhas estiverem sob seus cuidados.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre mantenha a calma perto do cavalo. Se estiver nervoso ou com medo, o cavalo também ficará.
  • Nunca aplique uma injeção se não tiver certeza de como fazer isso ou sem ter uma pessoa experiente em cavalos ao seu lado.
  • Utilize sempre uma agulha nova ao aplicar uma injeção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 84 680 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade