PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Qualquer pessoa pode jogar alguns pisca-piscas em uma árvore, mas uma decoração de natal bem-feita de verdade é capaz de reacender a chama natalina em qualquer pessoa e precisa de um pouco mais de planejamento. Decore a sua árvore com elegância e um toque clássico para chamar ainda mais atenção. Antes de começar a organizar as decorações, monte um planejamento de montagem e um orçamento. Abaixo, você encontrará tudo que precisa para criar uma árvore de natal de fazer inveja.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Planejando a estética da decoração

PDF download Baixe em PDF
  1. Poucas pessoas percebem as diferenças entre as árvores disponíveis. Cada espécie de árvore tem características próprias que interferem no tipo de decoração, na durabilidade e também no cheiro. No Brasil, as árvores de natal costumam ser artificiais, seja pela própria consciência acerca do meio ambiente ou pela praticidade para o descarte consciente da árvore mais tarde. As principais árvores reais usadas no natal no mundo inteiro são os pinheiros, os abetos e as espruces. [1]
    • Dê preferência para os pinheiros. Por ser uma árvore mais barata e natural do Brasil, a disponibilidade dela costuma ser maior. Algumas espécies de pinheiro têm espinhos bastante pontiagudos e devem ser manuseadas com luvas por segurança. Outras têm espinhos macios e inofensivos, mas os galhos são fracos e não aguentam muitas decorações. [2]
    • Se estiver realmente disposto a investir, você pode importar um abeto ou uma espruce da Europa ou da América do Norte. Elas são as árvores mais famosas utilizadas nas decorações natalinas vistas nos filmes americanos e europeus, que normalmente são o padrão de decoração ao olho popular. Os espinhos delas crescem em espirais para cima, criando um visual bastante bonito. As espruces são a opção ideal para quem tem alergia às outras árvores usadas no natal. [3]
    • Experimente as árvores menos famosas, mas que estão disponíveis no Brasil. O cedro e a tuia são duas opções que funcionam bem como árvores de natal e podem até mesmo ser plantadas em casa. Obviamente, elas não ficarão tão grandes quanto às árvores compradas prontas, mas tamanho nem sempre é documento. As árvores naturais de grande porte comercializadas não costumam durar muito tempo, pois não são enraizadas. Ao plantar uma árvore de porte menor em casa, você terá uma árvore de natal por muitos anos! Para encontrar mais algumas informações sobre como plantar e cuidar da sua árvore, clique aqui.
    • Outra opção é comprar uma árvore artificial. A opção mais em conta e consciente, pois não favorece o desmatamento. Existem diversas variedades de árvores disponíveis para que você escolha com sua família, muitas delas imitando árvores naturais.
  2. A árvore escolhida é como uma tela em branco esperando para ser pintada, portanto, é importantíssimo escolher bem. De nada adiantará comprar as melhores decorações se você não tiver uma bela árvore para decorar. Algumas pessoas preferem o visual e as fragrâncias da madeira real, enquanto outras gostam mais da durabilidade das árvores artificiais. Por conta do risco de incêndio da madeira real, é bom verificar com o seu condomínio (caso more em um) antes de levar uma árvore de verdade para casa. Não importa qual opção escolha, há algumas coisas a se pensar:
    • Escolha uma árvore em bom estado. Se vai comprar uma árvore de verdade, dê uma boa olhada nela, observando o espaçamento dos ramos e a forma simétrica no topo. Quanto mais pontas nos ramos, melhor. Se vai comprar uma árvore artificial e dar forma aos ramos por conta própria, tente torcê-los de modo que não consiga ver o espaço entre as camadas.
    • Monte um estande para a árvore e uma decoração para o chão. Na hora de colocar uma árvore de verdade em casa, é preciso um estande com reserva para água, que deve ser colocada após a instalação da árvore. Cubra o chão debaixo do estande com algum paninho decorado para facilitar a limpeza e reunir todas as agulhas que caírem da árvore.
    • Pense na possibilidade de comprar uma variante artificial que já venha com as luzes instaladas nos galhos. Instalar os pisca-piscas costuma ser a pior parte do processo para muitas pessoas; pulá-la faz com que você possa dedicar mais tempo e energia aos outros aspectos da decoração.
  3. Ater-se a um esquema ajudará a criar uma árvore mais completa e única. Lembre-se de escolher um que não entre em conflito com o cômodo onde vai instalar a árvore, e de que pode ser preciso separar um espaço para alguns ornamentos que nem sempre vão combinar com o resto da árvore. Alguns esquemas populares para se experimentar: [4]
    • As cores clássicas do natal, como verde e vermelho. Destaque a árvore verde com decorações, guirlandas e fitas vermelhas. Se quiser dar um toque metálico, experimente o dourado e o prateado. Para esse estilo, luzes vermelhas, verdes ou transparentes são a melhor opção.
    • As cores que remetem ao inverno, como azul, prata e roxo. Se quiser simular o natal gelado do Hemisfério Norte, essas são as cores ideais. Se optar por tal esquema, evite misturar qualquer coisa vermelha, amarela ou dourada. Use luzes azuis e, para um visual bastante minimalista, atenha-se às decorações brancas e prateadas.
    • As cores metálicas, como o dourado, o prateado e o bronze. Como os tons metálicos funcionam bem misturados, você pode experimentar várias combinações. O melhor é utilizar luzes transparentes.
    • Os tons quentes e frios. Se quiser uma árvore um pouco mais diversa, atenha-se às cores frias (subtons de azul) ou quentes (subtons de vermelho). Por exemplo, uma árvore quente pode ter decorações vermelhas, laranjadas e douradas; uma árvore fria pode ter decorações verdes, roxas, azuis e prateadas.
  4. Algumas pessoas preferem escolher um tema para as árvores de natal, como anjos, quebra-nozes ou flocos de neve. Você também pode escolher decorações de uma região específica para usar como tema e criar uma árvore que se destaque. [5]
    • Caso já tenha uma coleção de enfeites que girem em torno de um tema, agora pode ser a hora de decorar a árvore e expandir sua coleção.
    • Se ainda não tem uma coleção temática, não esquente muito a cabeça com isso. O natal já é um tema bem completo.
  5. Muitas pessoas têm coleções de bolinhas de natal dos anos passados, e elas podem ser usadas sem o menor problema. Se não tiver nenhuma bola de natal, agora é a hora de comprar um conjunto que deixará sua árvore elegante.
  6. Muitas lojas especializadas em decoração vendem enfeites em alguns conjuntos por um precinho razoável. Por mais que você ainda possa comprar enfeites mais caros e interessantes, os kits prontos costumam ser suficientes para uma decoração básica. Se preferir, monte o seu próprio conjunto comprando enfeites do mesmo material. As opções são bastante diversas: enfeites de cristal, madeira e tricô são excelentes!
    • Acabamento brilhoso ou fosco? Não há uma regra, e misturar as duas opções pode ser uma excelente escolha.
    • As bolas de natal e alguns enfeites básicos costumam ser vendidos em kits com diferentes cores, texturas e desenhos. Escolha uma ou duas cores principais para os acabamentos básicos: use o mesmo acabamento para as duas cores ou escolha um acabamento para cada uma delas. O prateado e o dourado são boas opções neutras para as árvores, mas não tenha medo de acrescentar cores e enfeites seguindo o esquema de cor da árvore.
    • Você também pode experimentar cores diferentes em um único tema, como tons pastéis e tons terrosos, por exemplo. Obviamente, misturar cores, acabamentos e texturas também pode funcionar.
    • Se optou por uma árvore com uma única cor, tente variar os tons dela para dar diversidade à decoração. Uma opção para variar é misturar bolas brilhantes com fitas foscas, por exemplo. Sem variedade, a árvore pode acabar ficando pouco chamativa ou interessante. [6]
  7. A seleção de luzes tem aumentado bastante nos últimos anos, com muitas cores e formas diferentes sendo disponibilizadas no mercado. Antes de comprar luzes caras e chiques, verifique a disponibilidade de lâmpadas de reposição para caso de acidentes ou defeitos; às vezes, o trabalho (e o custo) pode ser grande. As luzes básicas e pequenas normalmente são as melhores opções; se for optar por lâmpadas grandes e individuais para decorar a árvore, lembre-se de espalhá-las de modo uniforme. Existem algumas opções de lâmpadas pequenas com formatos diferentes que podem ser combinadas com as luzes comuns.
    • Aproveite os mais diversos tipos de construção e padrões das luzes. Comprou cascatas de luzes? Enrole o fio principal na circunferência da árvore e as fileiras individuais nos ramos mais próximos, deixando algumas soltas. Uma luz branca com uma árvore de verdade pode criar um visual "congelado", como se fosse uma árvore natalina do Hemisfério Norte. As luzes no estilo de guirlandas ou fitas também podem ser colocadas sobre a árvore ou entre os galhos.
    • Escolha luzes que não toquem músicas ou pisquem muito, e atenha-se a uma cor que funcione bem com o esquema escolhido. Se quiser usar luzes que piscam, tente manter os padrões controlados e mínimos. Dê um pouco de descanso aos seus olhos; nem todas as luzes da árvore precisam piscar! Em vez de luzes que já venham com músicas padrões, que podem ficar chatas com o tempo, compre uma caixinha de som pequena e que toque músicas em MP3 para escolher melhor o que ouvir perto da árvore.
    • Se não quiser errar, escolha luzes brancas!
    • Quantos pisca-piscas? A decisão dependerá do gosto pessoal, da árvore em si, do tamanho das luzes e da intensidade do brilho delas. Uma regra básica é cerca de 25 a 50 luzes para cada 30 cm de árvore. Não é preciso se prender à regra; use o bom-senso e a criatividade.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Começando com as decorações básicas

PDF download Baixe em PDF
  1. Ninguém gosta de uma árvore cheia de fios visíveis, gosta? A colocação das luzes costuma ser a parte mais trabalhosa da decoração. Faça tudo certinho, entretanto, e a árvore parecerá realmente mágica! Para maior aproveitamento, siga as dicas abaixo: [7]
    • Vá colocando as luzes de cima para baixo, encaixando-as entre os galhos para esconder os fios.
    • Espace bem as lâmpadas. Para ter uma ideia de como está o visual geral da árvore, afaste-se cerca de 3 metros dela e aperte a visão. Tente identificar os pontos escuros ou claros demais.
  2. Se você deixar para colocar os enfeites antes das guirlandas e das fitas, é bem possível que elas fiquem presas e acabem derrubando as outras decorações. Depois de pendurar as luzes, coloque os ornamentos que vão por debaixo das outras decorações penduradas. O tipo de ornamento depende do gosto pessoal, mas existem alguns pontos a se considerar:
    • Evite os ouropéis. Por mais que sejam um tipo clássico de decoração, eles já caíram em desuso há algum tempo. Se você ama um ouropel ou quer dar um pouco de brilho à árvore, coloque guirlandas com pedaços pequenos de alumínio em formatos diferentes, como árvores e estrelas.
    • É difícil acertar com os pingentes de "gelo". Assim como os ouropéis, tais pingentes eram muito comuns no passado; se já os usou com sucesso anteriormente, pode ser tranquilo continuar usando. Se nunca experimentou usá-los como decoração, pense em outra coisa.
    • Se você gosta de guirlandas de pipocas, aposte no branco — nada de pipocas amareladas! Para um visual mais elegante, estoure as pipocas por conta própria para que elas fiquem bem branquinhas.
    • É difícil errar com guirlandas metálicas ou de plástico. Desde que escolha uma cor que combine com o esquema de cor da árvore, qualquer guirlanda ficará excelente. Distribua-as de modo uniforme nas partes externas da árvore, como fez com as luzes. Se preferir, decore a árvore com colares de miçanga, cordas e guirlandas de tecido.
    • Use uma fita de arame ou malha. Se quiser montar uma guirlanda de fita, escolha um tipo que mantenha a forma, como o arame. Dê preferência para uma largura média, de modo que a fita fique visível de longe, mas não seja grande demais a ponto de dificultar a colocação em volta da árvore. Distribua laços pequenos no comprimento da fita para dar o toque final.
  3. Montar o topo da árvore antes de colocar os enfeites pode parecer estranho, mas pense assim: você não quer derrubar a árvore com todos os enfeites frágeis de vidro tentando colocar a estrela em cima dela, quer? O tipo de objeto a ser colocado em cima da árvore depende muito do tema, mas existem algumas opções populares:
    • Uma estrela;
    • Um pássaro artificial;
    • Uma flor artificial;
    • Um anjo;
    • Um laço;
    • Imitação de folhas e frutas de azevinho;
    • Um floco de neve grande;
    • Uma cruz;
    • Uma coroa ou uma tiara.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colocando os enfeites

PDF download Baixe em PDF
  1. Mantenha os conjuntos agrupados em pilhas de acordo com a categoria. Separe-os por cor, material ou tema para poder organizar tudo na hora de decorar a árvore.
    • Se você tiver um kit de decoração completo com todos os enfeites, crie categorias bastante específicas. Por exemplo, junte todas as bolas com os mesmos desenhos e faça o mesmo com todos os enfeites diferenciados. Essa abordagem pode ser útil quando se tem muitos enfeites parecidos, como várias bolas douradas com o mesmo acabamento, mas com desenhos diferentes.
    • Coloque um enfeite de cada categoria em cada lado da árvore. Assim, todas as categorias ficarão visíveis de todos os lados. Para manter o controle, coloque os enfeites em pares, um de frente para o outro.
    • Coloque os enfeites de cima para baixo, distribuindo-os de modo uniforme. Lembre-se de colocar alguns nas pontas dos galhos e uns mais para trás, para dar profundidade à decoração. Experimente também criar padrões e efeitos para criar um visual mais chamativo e profissional. [8]
    • Se vai misturar enfeites de lâmpadas e outros tipos, comece com as lâmpadas. Pense nelas como a base da decoração. Em seguida, distribua os outros enfeites, integrando-os com o restante da árvore.
    • Não negligencie a parte de baixo da árvore. Obviamente, evite colocar enfeites frágeis ou especiais na parte de baixo da árvore se tiver crianças ou animais em casa. Se possível, preencha o espaço com luzes e guirlandas extras; prenda-as com firmeza!
    • Você também pode decorar a parte de baixo com doces e outras coisas populares entre as crianças. Outras opções incluem pinhas e frutas artificiais.
  2. Os enfeites brilhosos e purpurinados ficam bons refletindo as luzes da árvore. Os transparentes costumam ficar bonitos na frente de lâmpadas. Se possível, coloque os enfeites de casinha por cima das luzes para criar a impressão de uma casa iluminada. Esconda os animais e os pássaros no meio da árvore para surpreender os seus convidados e tente combinar ao máximo as bolas de natal com as luzes!
    • Coloque os enfeites maiores próximos do tronco da árvore para dar dimensão a ela — se quiser, também pode espalhar alguns no comprimento dos galhos — e concentre os menores nas pontas dos galhos. Ponha os enfeites pesados e sólidos na parte de baixo da árvore, e os mais leves em cima para criar equilíbrio.
    • Crie "casinhas" para enfeites especiais, cercando-os de enfeites parecidos e do mesmo tema. Por exemplo, você pode agrupar um boneco de neve com uma casinha e uma fruta com um pássaro. Coloque os enfeites simples próximos do tronco para dar mais destaque aos especiais. Se tiver alguns enfeites que não combinem com o restante da árvore, coloque-os onde façam mais sentido: estrelas e anjos em cima, casas e bichos embaixo.
    Publicidade

Dicas

  • Guarde os enfeites mais especiais e delicados em caixinhas para mantê-los inteiros para o próximo ano.
  • Coloque a árvore próxima de uma janela para criar aquele clima natalino para quem vê a casa de fora também.
  • Lembre-se de que você não precisa usar todas as decorações que encontrar. Às vezes, menos é mais.
  • Compre uma árvore que ainda tenha as pontas dos galhos intactas. As árvores tosqueadas são mais baratas, mas parecem menos naturais e soltam mais agulhas.
  • Como a natureza não é perfeita, uma árvore de verdade pode precisar de alguns ajustes e podas. Se não quiser fazer isso, compre uma artificial.
  • Após as festas de fim de ano, procure um serviço que remova a árvore e a leve para a compostagem.
  • Para manter a árvore fresca e viva, coloque-a em um balde de água. Se quiser, ponha alguns tijolos debaixo dela para evitar o contato dos galhos inferiores com o balde. Cubra o balde com um tecido colorido e vibrante. [9]
  • Compre enfeites para o próximo natal logo no começo do ano, pois eles serão mais baratos. Procure os enfeites genéricos para economizar ainda mais. Quem faz a decoração é você, não o preço dos ornamentos!
  • Se cansou das decorações que costuma fazer todos os anos, procure por outros estilos de árvores de natal na internet ou em revistas antigas de decoração natalina. É possível encontrar enfeites antigos e vintage em bazares, brechós e mercados de usados.
  • Se cansou dos enfeites tradicionais de vidro ou plástico, experimente outras opções. Pinhas, frutas artificiais e bolinhas de tecido são excelentes opções. Substitua os flocos de neve de plástico por versões de tricô! Vai ficar uma graça!
Publicidade

Avisos

  • Alguns dos enfeites mais bonitos são bastante frágeis. Não os pendure nas pontas dos galhos nem em galhos fracos ou próximos do chão, principalmente se você tem crianças ou bichos de estimação em casa.
  • As árvores de natal são um risco de incêndio. Não use muitas luzes e evite colocar uma árvore de verdade em áreas secas e quentes. As luzes de LED são boas opções para economizar energia e evitar incêndios.
  • Alguns enfeites de plástico envelhecem e quebram com o tempo. O plástico quebrado pode ser tão ruim quanto o vidro quebrado. Alguns plásticos também soltam substâncias químicas fortes. Evite ainda os enfeites baratos de metal.
  • Prenda bem as luzes e as guirlandas. Evite deixar pontas soltas, pois você aumentará os riscos de acidentes. Crianças pequenas e animais de estimação sempre tentarão mexer nas decorações.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 357 667 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade