Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora paredes inclinadas possam criar uma sensação aconchegante em um ambiente, elas também podem ser difíceis de decorar. Por exemplo, pendurar quadros em uma parede inclinada tem o desafio extra de prender os quatro cantos das peças. Felizmente, com alguns truques, você pode pendurar quadros ou o que quiser em uma parede inclinada para deixar o espaço com a sua cara. O único limite é a sua imaginação!

Método 1
Método 1 de 3:

Pendurando quadros

Baixe em PDF
  1. Ao comprar o suporte, ele deve vir com um parafuso pequeno e um grande para instalação. Use uma chave de fenda ou parafusadeira elétrica para prender o suporte na moldura usando o parafuso menor.
    • Esse tipo de suporte tem um encaixe maior que permite que você deslize a peça pelos parafusos de instalação. O suporte deve ser colocado com a abertura maior para baixo e a estreita para cima. [1]
    • Como você terá que prender os quatro lados para manter o quadro rente à parede, conseguir deslizar os suportes corretamente facilitará muito o processo.
    • Esses suportes normalmente são usados para pendurar espelhos e podem ser encontrados em qualquer loja de ferragens.
    • A capacidade de peso dos quatro suportes deve ser o mesmo que o peso do quadro ou mais. Essa informação está localizada na embalagem dos suportes. Além disso, escolha uma moldura resistente que não quebrará ou se estilhaçará por ficar inclinada.
  2. O nível tem uma bolha que indicará se o quadro está reto, mas também pode ser útil para marcar a localização dos parafusos. Depois de prender os suportes, coloque o quadro virado para baixo em uma superfície plana e ponha o nível em cima da moldura.
    • Neste Passo, não importa se a bolha está centralizada no nível.
  3. Você não precisa de muita fita para isso, pois está só colando ela no nível para marcar a distância horizontal entre os dois suportes superiores. Uma tira de fita com cerca de 2,5 a 5 cm deve ser suficiente. Use um pedaço de fita para cada um dos suportes superiores. [2]
    • Não tem problema se a fita não ficar perfeitamente centralizada, mas ela deve ser larga o suficiente para cobrir a abertura inteira do suporte.
    • Fita crepe é fácil de rasgar e pode ser facilmente marcada com lápis, ou seja, é ideal para esse projeto. Você pode comprá-la em qualquer papelaria.
  4. Depois de colar a fita no nível, use o lápis para traçar uma linha para marcar o ponto exato do suporte. A marca deve ter a mesma largura que a abertura do suporte. Ao colocar o nível contra a parede, as marcas de lápis mostrarão exatamente onde colocar os parafusos de instalação.
    • Você pode usar uma caneta se quiser, mas um lápis com ponta dará os resultados mais precisos. [3]
  5. Quando o item estiver contra a parede, veja a bolha no centro do tubo. Se ela estiver perfeitamente centralizada nas linhas, o nível está reto. Caso não esteja, ajuste o item até ficar reto. [4]
    • Para mais estabilidade, pendure o quadro em uma das vigas atrás da parede. Para fazer isso, use um scanner de parede para encontrar as vigas e use-as para determinar onde quer pendurar o quadro.
  6. Deixe o nível perfeitamente reto e use o lápis para traçar duas marcas que combinem com as na fita crepe. Marque a largura dos suportes, pois isso ajudará a centralizar bem os parafusos. [5]
    • Caso os parafusos de instalação não estejam exatamente no lugar certo, pode ser que você não consiga prender o quadro, então não tenha pressa ao fazer as marcas.
  7. A forma mais fácil de encontrar a localização dos suportes inferiores na parede é medir a distância no quadro e depois encontrar esse ponto abaixo das marcas feitas na parede. Use uma fita métrica para descobrir a distância exata entre os encaixes nos suportes e anote a medida. [6]
    • A medida deve ser tirada do mesmo ponto em cada suporte. Por exemplo, se você medir da parte de cima de um buraco, meça até a parte de cima do segundo buraco.
    • Caso tenha instalado os suportes uniformemente, só precisará tirar a medida uma vez. No entanto, é sempre bom conferir medindo os dois lados.
  8. Depois de medir a moldura, vá até a parede e use uma fita métrica e o nível para criar uma linha vertical reta a partir das marcas superiores. Meça a distância para os suportes e marque aquele ponto em cada lado. Essas serão as localizações dos parafusos de instalação inferiores. [7]
    • Por exemplo, se a distância entre os suportes for 25 cm, você usaria o nível para marcar um ponto exatamente 25 cm abaixo das primeiras marcas feitas.
  9. Use uma parafusadeira ou furadeira para furar a parede. Dependendo do tipo de parede, pode ter que usar buchas para prender bem os parafusos, principalmente se não estiver pendurando o quadro nas vigas da parede. [8]
    • Por exemplo, se você for instalar o quadro em drywall, terá que prendê-lo nas vigas ou usar buchas para drywall para sustentar o peso da peça.
    • Você também terá que usar buchas se for pendurar um quadro em uma parede de cimento ou tijolos.
  10. Segure o quadro rente à parede com os suportes alinhados acima dos parafusos, então deslize a moldura lentamente até encaixar bem as peças. [9]
    • Pode ser difícil alinhar os quatro suportes perfeitamente, mas não desista!
    • Caso o quadro seja pesado, peça ajuda de alguém para segurar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Adicionando cor à parede

Baixe em PDF
  1. Escolha uma cor clara para iluminar o espaço, ou opte por um tom vibrante e ousado para dar um efeito divertido. Quando estiver pintando, use um pincel angulado de 6,5 cm ao redor do teto, portas e paredes, e um rolo de pintura para o resto. Deixe a tinta secar completamente entre camadas. [10]
    • Pintar a parede inclinada de uma cor diferente do resto do ambiente pode criar um detalhe interessante e chamativo, principalmente se for uma inclinação suave. Caso a parede tenha uma inclinação mais acentuada, opte por uma cor clara que combine com o resto do quarto.
    • Se tiver duas paredes com uma inclinação íngreme, pintá-las da mesma cor que o resto do ambiente pode ajudar a evitar que o espaço pareça claustrofóbico.
    • Como paredes inclinadas podem fazer um quarto parecer menor, geralmente não é uma boa ideia pintá-las de uma cor escura. Isso pode fazer com que ele pareça abarrotado e como uma caverna. Caso queira esse efeito, vá com tudo!
    • Se a parede inclinada estiver atrás da sua cama ou outro móvel, pode pintar um mural na parede. Por exemplo, estrelas e nuvens são um fundo interessante para uma cama.
  2. Embora muitas pessoas pensem que papel de parede é algo datado, um padrão moderno pode ser bem elegante ou divertido, dependendo da sua escolha de estilo. O método de aplicação vai variar dependendo do tipo de papel de parede que você escolher, mas, na maioria dos casos, você aplicará uma cola atrás do papel e pressionará gentilmente contra a parede. [11]
    • Para um quarto de criança, escolha um papel de parede de cores vibrantes com um design divertido como nuvens ou robôs.
    • Crie um visual mais clássico e sutil usando um papel de parede com listras de tons parecidos com o resto das paredes.
    • Como muitos papéis de parede já vêm com adesivos atrás, é relativamente simples aplicar você mesmo. No entanto, é melhor pedir para alguém ajudá-lo a colar o papel de parede se a parede for inclinada.
  3. Para dar um toque pessoal ao quarto sem se comprometer com tinta ou papel de parede, escolha adesivos de vinil para criar sua decoração. É só passar um pano úmido na parede, deixar secar, tirar a película do adesivo e pressionar contra a parede. Caso fique com bolhas de ar, alise com um objeto fino e plano, como um cartão de crédito. [12]
    • Você pode comprar adesivos de vinil em várias lojas on-line. Para encontrar um vendedor confiável, leia avaliações para ver se outros compradores ficaram satisfeitos com a qualidade do produto.
    • Adesivos de vinil vêm em vários formatos, desde designs abstratos a cenários elaborados, então faça uma pesquisa para encontrar algo que combine com o seu estilo pessoal!
    • Para um quarto de criança, cozinha ou escritório, você pode escolher um adesivo parecido com uma lousa em que pode escrever.
  4. Pendure tecido na parede inclinada para tirar vantagem do efeito drapeado. Esta é uma forma original de cobrir uma parede, e uma parede inclinada é perfeita para isso. A gravidade puxará o tecido para baixo no meio, criando um drapeado que suaviza as linhas agressivas do quarto. Você pode usar tachinhas, um varão de cortina, ou velcro para prender os quatro cantos do tecido. O efeito final dependerá de como você pendura o material, além do peso do tecido. [13]
    • Por exemplo, você pode criar um efeito suave como de uma barraca com um material como malha, enquanto um tecido leve e translúcido criaria um efeito mais romântico.
    • Caso esteja pendurando um tecido leve ou cobrindo uma parede pequena, pode colocar tachinhas em cada canto ou nas bordas superior e inferior do material.
    • Para materiais mais pesados ou paredes maiores, instale varões de cortina nas partes superior e inferior da parede inclinada e costure "bolsos" no tecido.
    • Para não furar a parede, pendure o tecido com tiras de velcro. Tire a película adesiva de uma tira de velcro, pressione em um canto do tecido, então cole o outro lado da tira na parede. Repita nos quatro cantos e adicione tiras extra nas bordas superior e inferior se for necessário.
    • Para criar um efeito de dossel, pendure o tecido da parte de cima da inclinação até o chão.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo os toques finais

Baixe em PDF
  1. Um sótão pode parecer um pouco isolado às vezes, mas adicionando um fio com luzes quentes, você cria um espaço íntimo e acolhedor. Dependendo do efeito que quer criar, você pode usar qualquer coisa entre luzes pisca-pisca delicadas e lâmpadas de um estilo mais industrial. Você pode pendurar as luzes usando pregos, tachinhas ou até mesmo ganchos incolores adesivos que são uma ótima opção para não fazer furos na parede. [14]
    • Pisca-piscas podem criar um efeito calmo e relaxante. Elas são uma ótima opção para criar um efeito de iluminação leve enquanto você assiste a um filme, ouve música ou relaxa no final do dia.
    • Para pendurar as luzes em uma área sem tomada, procure por luzes à bateria ou pilhas.
  2. Caso prefira um visual mais clássico, encontre um lustre chamativo e pendure no centro do quarto. Pense na proporção da peça em relação ao quarto, além da largura do lustre e a inclinação das paredes. [15]
    • Uma luminária pendente ou candelabro pendurado podem adicionar um toque elegante a um espaço com paredes inclinadas.
    • Se estiver decorando um ambiente com duas paredes inclinadas que se encontram em um ponto íngreme, um lustre largo não caberá. Com uma inclinação mais leve e teto baixo, um lustre pendurado muito para baixo fará com que o espaço pareça apertado.
  3. Fora as questões logísticas, instalar prateleiras em uma parede inclinada pode fazer com que o espaço pareça claustrofóbico. Em vez disso, aposte em estantes, pufes e outros móveis que sejam o mais baixos possível. [16]
    • Isto fará o ambiente parecer mais elevado em vez de fechado.
    • Opte por um quarto com pouca mobília. [17]
    Publicidade

Materiais Necessários

Pendurando quadros

  • 4 suportes para pendurar quadro;
  • 8 parafusos (4 padrão, 4 de instalação);
  • Chave de fenda ou parafusadeira elétrica;
  • Nível de bolha;
  • Fita crepe;
  • Fita métrica;
  • Buchas (opcional);
  • Lápis.

Adicionando cor à parede

  • Tinta (opcional);
  • Pincel (opcional);
  • Rolo de pintura (opcional);
  • Papel de parede (opcional);
  • Adesivos de vinil para parede (opcional);
  • Tecido ou tapeçaria (opcional);
  • Tachinhas, grampos, pregos, etc (opcional).

Escolhendo os toques finais

  • Pisca-piscas (opcional);
  • Lustre (opcional);
  • Móveis baixos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 711 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade