PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Dedicatórias de livros nasceram como uma forma de agradecer a um patrocinador, frequentemente em troca de financiamento para o livro. [1] Hoje, elas são um meio de expressar gratidão pela inspiração e normalmente são um processo bastante pessoal. Algumas pessoas, principalmente aquelas mais próximas a você, podem querer reivindicar a honra de ter uma dedicatória em sua homenagem, mas tenha em mente que essa é uma decisão só sua.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo o foco de sua dedicatória

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça uma lista de pessoas a quem você pode dedicar um livro. Inclua na lista a pessoa que você ama, filhos, pais ou amigos. Quem é mais importante para seu projeto e também sua inspiração enquanto escritor?
    • Pense em alguém que seja a principal razão de você ter escrito o livro. Ele pode ser sobre essa pessoa ou ter sido escrito em memória dela. Logo, ela seria uma escolha natural para a dedicatória.
    • Leve em conta se você realmente conhece a pessoa a quem vai dedicar o livro. Pense também em pessoas que não conhece pessoalmente, mas que têm a sua admiração.
  2. O assunto do livro, por exemplo, pode indicar que determinada pessoa não é uma escolha adequada. Se o seu livro é para adultos ou fala sobre temas preocupantes, talvez você não possa dedicá-lo a uma criança.
  3. Se você não tem uma pessoa específica em mente, pense em dedicar o livro a alguém que apoie incansavelmente os assuntos presentes nele. Isso pode lhe ajudar a descobrir quem pode ser a melhor escolha para sua dedicatória.
  4. Talvez você queira dedicar um livro a alguém que o inspirou ou que o encorajou a se tornar um escritor. Pense em como certas pessoas contribuíram para sua carreira literária em geral e em como elas contribuíram para esse projeto em particular. [2]
  5. Você pode ter prometido à sua esposa ou a um amigo que dedicaria seu primeiro livro a eles. Talvez essa seja a hora de cumprir a promessa colocando o nome deles na dedicatória. Da mesma forma, alguém pode ter pedido que você dedicasse o livro a ele. [3]
    • Não se sinta na obrigação de dedicar seu livro a alguém que pediu por isso. Escrever uma dedicatória é um processo profundamente pessoal e se não parecer certo escolher uma pessoa que tenha pedido, você pode escolher outro alguém. Esteja preparado, entretanto, para explicar àquela pessoa suas razões para não escolhê-la.
  6. Não existe uma regra que diga que você precisa escolher uma pessoa para sua dedicatória. Você pode escolher um bicho de estimação, por exemplo, ou até mesmo um objeto que lhe inspirou enquanto escrevia o livro.
    • Por exemplo, o escritor Robin Hobb dedicou seu livro “Ship of Magic” da seguinte maneira: “À cafeína e ao açúcar, meus companheiros durante muitas noites de escrita.” [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Formule sua dedicatória

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas dedicatórias usam as palavras “Para” ou “Em memória de”. [5] Algumas das dedicatórias mais honestas são as mais simples, que expressam o sentimento em poucas palavras.
    • F. Scott Fitzgerald dedicou muitos de seus livros da seguinte forma: “Mais uma vez, para Zelda.” [6]
    • King C. Gillette escreveu a seguinte dedicatória em seu livro The People's Corporation : "Para a humanidade." [7]
  2. Se você é uma pessoa muito formal, uma dedicatória alegre e cômica pode parecer incoerente. Da mesma forma, se você é despreocupado, sua dedicatória não pode ser excessivamente formal. Pense em como refletir sua personalidade e seu caráter na dedicatória. [8]
    • Na dedicatória de seu livro Os Filhos de Anansi , Neil Gaiman faz uma abordagem bem-humorada ao dedicar seu livro a um "você" sem nome: "Você sabe como é. Você pega um livro, vai até a dedicatória e, mais uma vez, descobre que o autor dedicou o livro a outra pessoa.
      Mas não dessa vez.
      Nós ainda não nos encontramos/temos uma relação distante/somos loucos um pelo outro/não nos vemos há muito tempo/nunca nos encontraremos, mas apesar disso, creio eu, sempre pensaremos com carinho um no outro!
      Este livro é dedicado a você.
      Você sabe com o quê, e provavelmente também sabe por quê."
  3. Você pode escrever uma dedicatória bastante pessoal ou até usar uma piada interna. [9]
    • Carl Sagan dedicou seu livro Cosmos a sua esposa: “Na vastidão do espaço e na imensidade do tempo, é uma alegria poder partilhar um planeta e uma época com Annie.”
    • Tad Williams dedicou sua série de livros Otherland a seu pai, de forma terna e divertida: “Esse livro é dedicado a meu pai Joseph Hill Evans, com amor. Na verdade, papai não lê ficção, então se ninguém contar a ele sobre essa dedicatória, ele nunca vai saber.” [10]
    • J.K. Rowling dedicou o último livro da série Harry Potter a um grupo especial de pessoas: “Este livro é dedicado a sete pessoas: a Neil, a Jessica, a David, a Kenzie, a Di, a Anne e a você, que acompanhou Harry até o fim.”
  4. Alguns livros possuem um tema muito claro e é uma escolha natural usar a dedicatória para agradecer alguém pela contribuição ao assunto.
    • Por exemplo, Vaughn Davis Bornet dedicou sua obra O bem-estar da América a alguém que trabalhou para melhorar o bem-estar das pessoas: “Ele dedicou sua vida à administração do governo e a agências voluntárias formadas para ajudar os famintos e desabrigados.” [11]
    • Em um livro infantil sobre um rato, Beatrix Potter escreveu sua dedicatória para um ratinho de estimação: “Em memória de 'SAMMY', o inteligente representante de olho rosa de uma raça perseguida (mas irrefreável). Um amiguinho afetuoso e o ladrão mais talentoso!” [12]
    • A dedicatória do primeiro livro de Desventuras em série , de Lemony Snicket, era simplesmente: "Para Beatrice – querida, adorada, morta". A dedicatória de cada livro subsequente continuou a piada sobre a moça morta. Esse estilo de dedicatória ajuda a estabelecer o tom de humor negro e ironia no livro inteiro. [13]
  5. Pode ser uma citação ou poema curto que você adora, ou que você acha que é particularmente inspirador. Você pode ainda dedicar seu livro a alguém e usar uma citação ou verso para exprimir o que quer dizer.
    • As citações podem ser de uma pessoa famosa ou de alguém que você conhece.
  6. Pesquise na internet por dedicatórias de livros e veja como outros escritores homenagearam pessoas importantes de suas vidas com uma dedicatória sincera e bem-humorada.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Finalizando sua dedicatória

PDF download Baixe em PDF
  1. Peça para outras pessoas lerem sua dedicatória. Certifique-se de que sua intenção esteja clara e que as palavras estejam escritas corretamente. Peça para seu editor revisá-la também.
  2. Muitas dedicatórias são centralizadas na página. Algumas, porém, podem ficar melhor se alinhadas à esquerda.
    • Para alguns tipos de dedicatórias, você pode preservar o formato original. Se você incluir um poema, por exemplo, você deve usar a formatação original dele, ao invés de formatá-lo do seu jeito.
  3. Não é realmente necessário dar a ela uma chance de recusar a dedicatória, mas avisá-la pode ser um gesto educado de sua parte. Fãs podem reagir à sua dedicatória – tomara que de forma positiva – e pode ser útil se a pessoa souber da homenagem.
    Publicidade

Dicas

  • Uma dedicatória é diferente da parte de agradecimentos do livro. Os agradecimentos podem explicar mais sobre as pessoas envolvidas no processo de criação: por exemplo, se é um livro histórico, agradece-se aos arquivistas, editores cooperativos, grupos de escrita, e assim por diante.
  • Não é de todo necessário escrever uma dedicatória. Não existe uma regra que diz que seu livro precisa ser dedicado a alguém. Os escritores fazem isso normalmente, mas não é obrigatório.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 207 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade