Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você estiver cozinhando ou comendo um prato muito apimentado, é muito bom saber como diminuir a ardência. A capacidade de resgatar o sabor e tornar um prato apimentado demais algo comestível novamente, que possa ser aproveitado por todos, é algo que todo cozinheiro precisa saber. Além disso, ela pode levar a novas receitas empolgantes que você nem tinha planejado.

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo ajustes ao preparar o prato

Baixe em PDF
  1. Diferentes das comidas sólidas que precisam de coberturas ou molhos, os pratos líquidos muitas vezes se beneficiam no sabor e na textura quando misturados com laticínios para reduzir o sabor picante. [1]
    • O creme de leite e o leite semidesnatado podem ser acrescentados a muitas sopas e molhos para que estes fiquem menos ardidos.
    • Os caldos devem ser testados em pequenas amostras antes da adição do creme ou do leite.
    • Se você estiver com pouco creme ou leite, uma colherada de creme azedo nas porções individuais da sopa pode deixar o prato mais bonito e dar um efeito calmante a muitos caldos e cremes vegetais.
  2. Assim como a dos outros laticínios, a gordura do queijo pode conter um pouco os ingredientes picantes. Além disso, o queijo pode dar um apelo visual ao prato terminado.
    • Jogue queijo ralado ou até uma fatia inteira de queijo por porção para ajudar a moderar a ardência.
    • Experimente colocar queijo cheddar em uma sopa picante de batata e salsicha, e queijo suíço ou provolone em uma sopa de legumes com carne.
    • O parmesão combina bem com vários caldos de galinha e sopas italianas, enquanto os queijos mais macios e suaves vão bem com sopas de tortilha e bisque.
  3. Os produtos à base de nozes e oleaginosas são ótimos por causa de seu sabor sutil e deixam os pratos mais cremosos. Experimente colocar um pouco de manteiga de amendoim em um gumbo para diminuir o apimentado e ajustar um pouco o sabor. Essa solução também combina com pratos asiáticos, como pad thai.
    • Como muitas pessoas não podem ou não querem consumir laticínios, você ainda pode conseguir os mesmos efeitos trocando o leite ou creme por leite de amêndoa ou de coco. Da mesma maneira, é possível trocar o queijo por manteiga de amendoim ou uma pasta de chia.
    • Não se esqueça de misturar bem a manteiga de nozes, pois os óleos dela podem se separar ao serem aquecidos. Assim, você evita ficar com pedaços de manteiga no prato.
  4. Abacates, ovos e até tofu costumam ser adições não invasivas em termos de sabor. Mas o alto teor de gordura desses alimentos evita que o tempero acabe com sua língua. [2]
  5. Muitos pratos tailandeses complementam os ingredientes mais picantes com sucos cítricos ou vinagre para neutralizar. Eles não funcionam da mesma maneira que as gorduras, mas podem distrair ou dominar a ardência. [3]
    • Jogar suco de limão ou lima sobre um prato vai fazer com que sua língua sinta mais a acidez do que a ardência.
    • Misturar vinagre à receita pode ser um pouco mais sutil, mas também é eficaz. Para os melhores resultados, brinque com vinagre de arroz ou de vinho champagne.
  6. Grãos, vegetais e carnes podem aumentar o perfil de sabor de muitos pratos e deixá-los menos apimentados. Esses alimentos não diminuem a ardência existente, mas podem adicionar sabores para superá-la.
    • Experimente acrescentar batata, cenoura, ervilha, cebola, arroz, leite de coco ou iogurte natural, grego ou creme azedo no curry indiano.
    • A comida mexicana combina com pimentão, abobrinha, tomate, feijão, queijo, cebola, milho, creme azedo e arroz.
    • Os pratos asiáticos podem acomodar brócolis, cebola, cenoura, ervilha torta, pimentão, repolho ou arroz.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Servindo pratos apimentados com condimentos refrescantes

Baixe em PDF
  1. A capsaicina é a parte dos alimentos picantes que percebemos como ardida, e as gorduras dos laticínios se ligam melhor a ela do que a água, por exemplo. Essas gorduras vão ajudar a remover a ardência da sua boca e da língua mais rapidamente. [4]
    • O creme azedo, o iogurte natural e os molhos cremosos podem ajudar a atenuar pratos de carne e legumes apimentados, como frango cajun ou batatas e cenouras no curry.
    • Experimente colocar queijo ou molho de manteiga na cobertura para dosar a pimenta.
    • Se preferir ter um prato de acompanhamento, sirva pequenas porções de queijo cottage ou um molho com base láctea para servir de extintor opcional para o item apimentado. Um molho também tem a vantagem de permitir que os convidados ajustem a ardência do prato a seus gostos.
  2. O leite em si e bebidas ácidas como limonada e alguns vinhos podem ser bastante eficazes para neutralizar algo muito picante.
    • Pense sempre nas combinações. A limonada combina melhor com uma refeição mais leve, como tacos de frango grelhado picante. Já o vinho vai bem com quase tudo.
    • Use a criatividade e prepare um coquetel com ou sem álcool usando laranja e outros sucos cítricos para complementar o prato de maneira divertida.
  3. Jogue mel ou um pouco de açúcar mascavo no alimento. Assim como as gorduras, o açúcar pode ajudar a evitar que o tempero se ligue às papilas gustativas. Essa solução pode ajudar bastante em receitas de inspiração oriental, pratos com porco ou frango e receitas com frutas e frutos do mar. [5]
    • Geralmente, o melhor é não cozinhar o adoçante com o prato para não alterar o sabor do alimento de maneira direta. Deixe que cada pessoa decida quanto de ardência trocar por doçura.
    • Se estiver com medo de alterar o sabor principal do prato com um adoçante, prove uma amostra antes de fazer a mudança em toda a receita.
    • Os pratos cajun costumam combinar bem com açúcar mascavo, enquanto o mel pode ser mais eficaz em pizzas e alguns tipos de massa.
  4. Algumas receitas que usam ingredientes picantes inteiros ou picados podem ter pedaços grandes o suficiente para serem retirados do prato manualmente. Mesmo que parte do sabor tenha passado para outros ingredientes, você vai se sentir muito melhor se não morder uma pimenta, por exemplo. [6]
    • Remova os ingredientes com um utensílio para não ficar com os óleos picantes nas mãos. Mesmo depois que você lava as mãos, o óleo pode permanecer e irritar a pele ou os olhos.
    Publicidade

Dicas

  • Em vez de alterar o prato em si, experimente servi-lo com pão e manteiga, arroz, batatas ou outro grão ou amido que possa ser misturado ou servir como alimento de "resgate" para alternar com porções da comida picante.
  • Sempre que preparar um prato apimentado, é melhor usar menos tempero na receita para que quem for comer possa temperar a seu gosto. Deixe um pimenteiro ou um pequeno prato com o ingrediente picante da receita por perto para que cada um personalize o prato. O molho picante é uma alternativa para quem gosta de pimenta, e quem não é fã de tanta ardência ainda pode aproveitar o prato sem ele.
  • Outra opção é servir o ingrediente picante separadamente para que possa ser adicionado de acordo com o gosto de cada pessoa.
Publicidade

Avisos

  • Evite usar água e líquidos à base dela para diluir molhos e sopas, pois o composto que causa a sensação de ardência é solúvel em água e vai se espalhar mais facilmente em alimentos, molhos e bebidas aguados, o que pode acabar piorando a sensação de queimação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 122 861 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade