Baixe em PDF Baixe em PDF

Igrejas Laestadianas, como a Luterana Apostólica, geralmente são muito isoladas, o que faz com que qualquer integrante tenha medo de deixá-las. A perda do suporte da comunidade é assustadora, portanto, não se cobre muito se estiver cheio de dúvidas. Abandonar a fé pode ser um processo longo dependendo da rapidez com que se deseja se distanciar, logo, é importante fazê-lo em seu próprio ritmo. Leia este artigo para saber tudo que deverá levar em conta antes de se afastar da igreja Luterana Apostólica.

1

Não compartilhe seus planos com outras pessoas.

Baixe em PDF
  1. Não há obrigação nenhuma em falar sobre o assunto com os outros, principalmente se forem devotos fervorosos do Luteranismo Apostólico. Evite o constrangimento se puder e espere até que tenha um sistema de apoio mais consistente para exprimir o desejo de se distanciar da fé. [1]
    Publicidade
2

Desenvolva um sistema de apoio.

Baixe em PDF
  1. É normal precisar de uma ajudinha para se ajustar à vida fora da igreja, portanto, consulte um terapeuta, entre para uma comunidade on-line de ex-membros ou para um grupo com pessoas que tenham um hobby em comum ou que possuam a mesma etnia que você. Aos poucos, você pode até procurar outra igreja ou fé. [2]
3

Tenha calma.

Baixe em PDF
  1. Entenda que você será tomado por sentimentos conflitantes em relação à religião Luterana Apostólica, seus membros e ensinamentos. Você é livre para questionar tudo; dê tempo a si próprio para que desenvolva uma nova filosofia e não seja atraído por outros dogmas.
    Publicidade
4

Enfrente seus medos.

Baixe em PDF
  1. Você foi doutrinado em um sistema de fé muito rígido e não será de uma hora para outra que separará o que é fato e o que é mentira, o bom do mal e o amor do medo. Creia que essas dúvidas estão ali para ensiná-lo, não para fazer qualquer tipo de condenação.
5

Aprenda a história e o patrimônio da igreja.

Baixe em PDF
6

Perdoe aqueles que o desprezarem.

Baixe em PDF
7

Tenha moderação.

Baixe em PDF
  1. Você vai se sentir tentado a sair explorando todas as atividades que eram proibidas, como os esportes, as músicas, os filmes, todos os tipos de conteúdo televisivo, a dança e as bebidas alcoólicas. No entanto, tenha cuidado e não faça nada que não gostaria de contar aos seus netos! [4]
    Publicidade
8

Viaje bastante.

Baixe em PDF
  1. Quanto mais do mundo conhecer, mais confiante você se sentirá em sua decisão e maior sua “rede social” será. Comunidades isoladas, como a do Luteranismo Apostólico, não permitem que seus integrantes conheçam outros lugares para protegê-los de “tentações”, mas a verdade é que você não deve mais se preocupar com isso!
10

Seja generoso.

Baixe em PDF
12

Aprenda a aceitar sua jornada.

Baixe em PDF
  1. Talvez você ache que não se encaixa na sociedade tradicional brasileira, mas também não vê um futuro na comunidade apostólica. É um fenômeno universal, que não é único ao Laestadianismo. Uma boa saída é conversar com quem já passou por essa experiência para compreendê-la melhor, independentemente de ter sido o Luteranismo ou algum outro tipo de fundamentalismo. Encontre essas pessoas.

Avisos

  • Você pode perder familiares, amigos e indivíduos que fazem parte de sua rede de contatos no trabalho. Há chance de não ter mais direito à herança, seus filhos podem nunca conhecer os avós e o resto da família. Prepare-se para enfrentar problemas em relação à guarda dos filhos caso esteja prestes a se divorciar. Analise se é de fato o melhor momento de deixar a igreja e procure auxílio especializado de um terapeuta, por exemplo. Cada situação é única.
  • Visões de mundo e tradições de outras religiões e pessoas que não são tão espirituais serão bem estranhas, no começo. Uma boa ideia é separar alguns anos para se “redescobrir” antes de criar ou entrar em uma nova comunidade, pesquisando outras religiões ou formas de viver que não estejam ligadas à fé. Fale com quem faz parte de tais ambientes, visite templos e igrejas e estude. Talvez você se surpreenda com o que realmente vai satisfazer suas necessidades.
  • Continuar no mesmo lugar pode ser difícil. Já esteja de sobreaviso, porque você poderá ter que se mudar. Muitos ex-membros são atraídos por grandes centros urbanos, e talvez seja possível obter ajuda deles nessas áreas.
  • O constrangimento e o afastamento podem ser devastadores para crianças. É uma boa ideia procurar auxílio especializado para que eles aprendam a se defender. Deixe claro para sua família e amigos da igreja Luterana Apostólica que não vai tolerar abuso emocional; não há como evitar que as pessoas se afastem, mas você pode escolher sua reação. As famílias apostólicas muitas vezes se desfazem quando um membro se torna “descrente”, mas os outros integrantes podem optar por manter o contato. Valorize essas conexões.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 967 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade