Baixe em PDF
Baixe em PDF
É normal ter inveja dos outros de vez em quando. O problema é quando isso faz com você que passe todo o seu tempo desejando ter o que os outros têm, sem valorizar as coisas que tem. Se quer superar esse sentimento ruim e seguir com a sua vida normalmente, veio ao lugar certo. Vamos lá?
Passos
-
Entenda que você tem um problema. Antes de controlar e superar a inveja, é preciso admitir que ela é um problema real que está assumindo o controle da sua vida e o impedindo de amar a pessoa que você é. A inveja tem a capacidade de debilitar qualquer um, impedindo-o de alcançar os próprios objetivos ou se tornar uma pessoa melhor. Em alguns casos, ela também pode se transformar em ciúmes, seja por medo de não ser bom o bastante para a outra pessoa, seja por inveja de terceiros. A inveja provavelmente está tomando conta da sua vida se você:
- Passa a maior parte do tempo desejando ter o que os outros têm em vez de valorizar o que você tem.
- Se compara constantemente a amigos, parentes e colegas de trabalho, sempre achando que ficou para trás deles.
- Sente inveja de uma pessoa específica e não consegue ficar perto dela por cinco minutos sem desejar ter as roupas, o visual e a atitude dela.
- Sente inveja de todos os relacionamentos dos seus amigos, desejando que os seus fossem tão bons quantos.
- Está em um relacionamento e não é capaz de lidar com sua companheira interagindo com nenhuma pessoa do sexo oposto. Está convencido de que todos os rapazes querem roubá-la de você.
- Está obcecado a ponto de conferir as redes sociais da pessoa ou fuçar no celular dela o tempo inteiro procurando sinais de infidelidade. Esse é um caso no qual a inveja se transforma em ciúmes.
- É incapaz de ficar alguns minutos sem comparar seu relacionamento, sua carreira e sua família com os de todo mundo que conhece.
- Sente muita inveja sempre que um dos seus amigos sai com outra pessoa, se perguntando o que você fez de errado para eles não estarem por perto.
-
Pense um pouco sobre a inveja. Depois de admitir que tem um problema real e perceber que quer acabar com ele, é preciso entender porque começou a sentir essa inveja. Se sente que não tem o que os outros têm, então provavelmente há algum problema na sua vida. Para entender de onde esse sentimento ruim está vindo, responda as seguintes perguntas:
- Você tem inveja apenas de um aspecto da vida dos outros? Por exemplo, se está com dor de cotovelo pelo fato dos seus relacionamentos não se compararem aos dos seus amigos, é melhor tentar melhorar suas relações ou botar um fim nelas. Está com inveja por ver um amigo correndo atrás do sonho de ser artista, sendo que você tem medo de correr esse risco? Talvez seja hora de repensar sua carreira.
- Está com inveja de tudo que todo mundo tem? Se acha que não tem nada que possa causar inveja nos outros, sinal de que está sofrendo com insegurança e falta de confiança. É preciso melhorar o modo com o qual se vê antes de seguir em frente e superar a inveja.
- Tem inveja das aparências de seus amigos? Sente que sua vida seria muito melhor se você fosse bonito que nem eles? Tente criar um estilo único, passar mais tempo se alimentando bem e se exercitando. Aproveite também para aprender a amar suas características próprias olhando-se no espelho e lembrando-se das coisas que ama em si todos os dias .
Publicidade
-
Melhore como pessoa. Se sente inveja cronicamente, é provável que você sinta que não é um indivíduo digno de admiração, pois não se considera interessante ou dinâmico. Bom, agora é hora de se transformar em uma pessoa que não tem motivo para sentir inveja, pois está ocupada demais sendo feliz com a própria vida. Como fazer isso? É simples:
- Reforce a sua confiança. Pegue um caderno e escreva todas as coisas que ama em si próprio. Depois, monte uma lista com os seus pontos fracos. Esforce-se para reverter os pontos fracos listados para poder se sentir melhor com quem é. Quando se sentir mais confortável consigo, você terá menos tempo para sentir inveja dos outros.
- O espectro material é um dos mais afetados pela inveja. Se você sente inveja do dinheiro que um amigo tem e você não, aceite que não poderá comprar todas as coisas que ele compra. Ainda assim, você pode fazer o seu dinheiro valer mais. Economize ao máximo para comprar menos coisas, mas com mais qualidade, e você se sentirá melhor.
- Trabalhe a sua aparência. Se tem inveja do abdome trincado de um amigo, vá para a academia com mais frequência e crie objetivos concretos. Lembre-se de que, por mais que cada corpo seja diferente, você ainda tem muito controle sobre a própria aparência. Se, por outro lado, acha que todo mundo é mais bonito do que você e não há nada que possa mudar isso, talvez você tenha problemas de autoimagem e precise consultar um profissional de saúde mental.
- Lembre-se de ser você mesmo. É impossível superar a inveja quando se está obcecado em fazer o que seus amigos fazem, se parecer com eles e ter relacionamentos como os deles. Você é um indivíduo único e só vai se sentir pior tentando emular a vida de alguém. Por mais que possa se inspirar na vida dos outros, lembre-se de não se comparar tanto. Viva a sua vida.
-
Melhore as coisas que faz. Tem inveja de um amigo porque não aguenta mais o seu trabalho e o seu cotidiano? Que tal se orgulhar do seu esforço e tentar se animar mais para correr atrás dos seus interesses? Se estiver muito ocupado tentando conquistar suas coisas, você não terá tempo para sentir inveja dos outros.
- Faça mais coisas que ama. Se passa muito tempo desejando ser como seus amigos, sinal de que você não faz muitas coisas das quais se orgulha. Que tal investir em cultura? Leia livros de poemas e romances. Experimente também desenvolver habilidades e hobbies úteis como tricô e reforma de móveis. Quanto mais tentar melhorar como pessoa, melhor você se sentirá consigo próprio.
- Cresça profissionalmente. Se sente inveja de uma pessoa que segue os sonhos profissionais ou que recebeu uma promoção no serviço, não fique parado! Tente se esforçar mais no seu emprego ou procurar uma mudança de carreira.
- Crie objetivos e siga os passos necessários para alcançá-los. Não tente trocar os pés pelas mãos: se nunca correu profissionalmente, não faz sentido querer participar de uma maratona, certo? Ao definir um objetivo pequeno primeiro, você o conquistará e se sentirá mais capaz de sucesso no futuro.
-
Melhore seus relacionamentos. Se tem inveja de alguém que tem muitos amigos ou um namoro interessante, é provável que algo esteja faltando na sua vida. Tente dedicar mais tempo a conversas significativas ou atividades com seus amigos. Procure também manter relacionamentos amorosos mais sinceros e profundos.
- Se estiver feliz com suas amizades e com seu relacionamento amoroso, você não terá motivo para invejar os outros. Ao manter uma boa relação com sua parceira, você se sentirá mais seguro.
- Se tem uma amizade baseada apenas na inveja, é melhor botar um fim nisso. Sente que um amigo sempre tenta fazer inveja se gabando das coisas que faz ou tem? Talvez ele não seja um bom amigo para se ter.
- Cuide também dos relacionamentos familiares. Se não passa tempo suficiente com sua família, é normal sentir inveja de amigos que são próximos dos parentes. Faça um esforço consciente para manter contato com seus pais, irmãos, tios e primos. Acredite, você se sentirá melhor!
- Melhore a vida amorosa. Se está em um relacionamento sério, esforce-se para criar uma comunicação sincera e aberta com o outro para que possam lidar com os problemas. Se é solteiro, tente ser feliz com o prospecto de poder encontrar alguém no futuro em vez de ficar triste por todos seus amigos estarem namorando.
Publicidade - Se estiver feliz com suas amizades e com seu relacionamento amoroso, você não terá motivo para invejar os outros. Ao manter uma boa relação com sua parceira, você se sentirá mais seguro.
-
Lembre-se da sorte que você tem. Quando se é cegado pela inveja, é impossível ver as coisas com objetividade e entender o quanto somos afortunados. Lembre-se de que tem sorte de ter água e comida quando bem entende, de ter saúde e até mesmo de ter acesso à internet para ler este artigo. Parece difícil? Siga as dicas abaixo:
- Visualize a sua fortuna se comparada à da maioria das pessoas do mundo. Lembre-se de que muitas pessoas não têm coisas que você considera básicas e obrigatórias. É bem provável que nunca tenha lidado com fome de verdade, que seja saudável e possa procurar um médico com facilidade, que tem roupas suficientes para não passar frio no inverno e que não se sente oprimido onde vive. Muitas pessoas não podem dizer o mesmo.
- Entenda que você tem coisas que muitas pessoas invejariam. Monte uma lista com pelo menos 20 coisas que você tem e que podem interessar aos outros. Se quiser, liste itens básicos (como "água potável") ou mais complexos (como "ser engraçado").
- Entenda que as pessoas que você inveja também não têm uma vida perfeita. É preciso ser realista! Monte uma lista das coisas que você tem inveja e pergunte-se se as pessoas em questão podem ter inveja de algo que você tem e elas não. Por exemplo, você inveja o namoro de um amigo, mas ele pode invejar o relacionamento que você tem com os seus pais. Se ficou com ciúmes da promoção de uma amiga, saiba que ela pode querer ter um talento artístico como o seu.
-
Seja uma pessoa mais generosa. Se dedicar o seu tempo para ajudar os outros, você se sentirá melhor consigo próprio e terá também uma compreensão melhor das coisas que tem e pelas quais deveria ser grato.
- Faça trabalho voluntário. Para ter uma ideia da sorte que tem, experimente fazer trabalhos voluntários ajudando alfabetizar pessoas ou servindo comida em um abrigo. Estar por perto de quem precisa de coisas básicas o lembrará de ser grato pelo que tem.
- Ajude as pessoas que conhece. Se um amigo está passando por problemas no namoro, motive-o. Se um amigo está com dificuldade na escola, ajude-o a estudar. Entender os problemas dos outros fará com que você veja que todos sofremos de um jeito ou de outro e que não é o único querendo mudança.
- Faça pequenas coisas pelas pessoas que ama. Se sabe que um amigo está com dificuldades financeiras, ajude-o como for possível. Se um amigo precisa de carona para um compromisso e você está livre, leve-o. Sentir-se útil vai ser muito bom para você!
Publicidade
-
Aceite quem você é. Ao refletir sobre a inveja e tentar melhorar como pessoa, você provavelmente conseguirá evoluir bastante e lidar com esse problema. Ainda assim, é preciso entender que, não importa o que faça, você nunca será perfeito e sempre vai querer mais coisas.
- Entenda que a vida não é justa. Você não vai ter tudo o que quer, não importa o quanto tente. Sempre vai haver uma pessoa mais afortunada. Depois de aceitar esse fato, vai ser mais fácil tentar parar de abraçar o mundo.
- Curta o que tem. Você é um indivíduo com pontos fortes e fracos, como todo mundo, mas dedique um tempo especial para curtir suas características próprias e se amar. Aprecie a sua própria companhia!
- Foque nas suas qualidades. Por mais que ainda sinta falta de algumas coisas, que tal focar no que você já tem, como o seu namoro ou o seu emprego. Destaque as coisas que ama e não pense tanto nas que deseja.
-
Evite a inveja no futuro. Depois de dar duro e vencer a inveja que estava tomando conta da sua vida, é preciso ficar vigilante para que as coisas não voltem a ser como eram no passado. Algumas coisas para se fazer no futuro:
- Lembre-se sempre de que nada é garantido. Todos os dias, faça um esforço consciente para pensar em pelo menos dez coisas pelas quais é grato. Crie essa rotina para reforçar a ideia de que você é uma pessoa que não deve invejar os outros.
- Evite situações que possam causar inveja ou ciúmes. Se costuma ser uma namorada ciumenta, não namore um cara que tenha muitas amigas. Se um amigo parece ter tudo e você morre de inveja ou se sente mal por conta disso, tente passar menos tempo com ele.
- Reconheça o sentimento chegando. Assim que notar que está sentindo inveja novamente, vá para casa e comece a refletir em um diário. Por que está com inveja dessa pessoa? Como pode fazer para não deixar que isso saia do controle?
- Lembre-se de que é saudável sentir inveja e ciúmes de vez em quando. Não se coloque para baixo se não conseguir controlar esses sentimentos o tempo todo. Se o seu amigo ganhou um carro novo dos pais e você não tem dinheiro para comprar um, ou se uma amiga disser que vai casar e você quer muito arranjar um namorado, tudo bem ficar com um pouquinho de inveja. O problema é quando esse sentimento consome a sua vida e domina suas ações.
Publicidade
Dicas
- Não fique falando o tempo inteiro sobre o quanto outras pessoas têm sorte. Isso pode criar uma situação desconfortável para todos.
- O ciúmes não é uma qualidade atraente. Se está em um relacionamento, lembre-se de que não há nada mais desagradável do que um parceiro ciumento. Esse seu comportamento só vai mostrar que está inseguro quanto ao que tem a oferecer, e vai acabar afastando a outra pessoa.
Publicidade
Avisos
- Se tentou de tudo e continua achando que não tem nada a oferecer para ninguém, e acha que nada pode melhorar sua situação, talvez você esteja sofrendo com depressão e deva procurar ajuda profissional.
Publicidade
Publicidade