Baixe em PDF Baixe em PDF

A parte branca do olho, que é chamada de esclera, pode indicar o estado de saúde de uma pessoa. Muitos ficam incomodados pela coloração amarelada ou avermelhada da esclera, já que isso pode deixar uma pessoa com uma aparência mais envelhecida ou abatida, além de indicar problemas de saúde relacionados a alérgenos, toxinas e até transtornos de saúde mais graves. Existem vários remédios que podem tratar ou evitar que a esclera fique vermelha ou amarela, empregando a utilização de colírios, a alteração da dieta até a aplicação de maquiagem de outra maneira.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando colírios

Baixe em PDF
  1. Aplicar colírios vasoconstritores, como o Visilin, ajuda a reduzir a vermelhidão nos olhos, deixando-os mais hidratados para combater irritantes e o ressecamento geral nos olhos. As duas marcas, além de muitas outras, podem ser compradas em farmácias e drogarias. Pingue uma ou duas gotas no olho irritado, mas não se esqueça de ler as instruções na bula para obter mais informações.
    • e o colírio não contiver conservantes, pode usá-los à vontade.
    • No entanto, é importante não prolongar o uso de colírios vasoconstrictores (especialmente os que vêm com conservantes). Apesar de fornecerem bons resultados imediatos ao serem aplicados com regularidade, eles podem atrapalhar a lubrificação natural dos olhos, deixando-os ressecados e vermelhos de forma crônica, melhorando apenas após a administração do colírio. Uma opção mais segura é usar uma solução salina ou colírios menos potentes, como Systane, que levam à produção de lágrimas naturais.
  2. A marca japonesa Rohto fabrica um colírio que possui maior viscosidade que as lágrimas naturais, apresentando propriedades que resfriam os olhos, melhorando a queimação e a vermelhidão. [1]
    • Esses colírios provocam um efeito de alívio refrescante.
    • Jamais comece com eles, pois podem irritar um pouco os olhos. Apenas os use se outras opções não funcionarem.
    • Converse com um médico antes de usar esse tipo de produto, até porque ele não é muito conhecido no Brasil.
  3. A empresa suíça Innoxa, fabrica colírios azulados que, além de combaterem a vermelhidão e a queimação, dão uma fina camada azul aos olhos.
    • Essa camada combate o amarelamento dos globos oculares, dando a impressão de que estão mais brancos.
    • Evite usar esse colírio quando estiver com as lentes de contato. Ele pode manchar a lente. [2]
  4. Esses colírios ajudam a reduzir a resposta do sistema imunológico aos componentes causadores de reações alérgicas. Eles podem ser bastante eficientes, especialmente se os alérgenos ainda estiverem por aí.
    • Tomar descongestionantes ou antihistamínicos pela via oral também ajuda a reduzir a vermelhidão dos olhos causada por reações alérgicas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Mudando os hábitos para melhorar a saúde

Baixe em PDF
  1. Frutas e legumes das cores laranja e amarela, como cenouras, abóboras, limões e laranjas, possuem vitaminas e antioxidantes que deixam os olhos em sua cor natural, a branca. Alimentos verdes e com folhas, como espinafre e couve, também serão benéficos para o bom estado dos olhos. [3] Castanhas, como amêndoas, nozes e amendoins, fornecem minerais que promovem a saúde oftalmológica. [4]
    • Essas frutas e legumes também auxiliam a desintoxicar o fígado.
    • Evite suplementos que alegam limpar ou desintoxicar o fígado. Muitos deles não são regulados e não há evidências de que eles possam ajudar.
  2. Diminuir a ingestão de alimentos com carboidratos refinados e açúcares, além do trigo, pode ser útil para ajudar o corpo a processar melhor os alimentos e desintoxicar o fígado. [5] [6] Com menos alimentos pouco saudáveis – em especial à noite –, já que podem interferir na qualidade do sono.
  3. Os olhos dependem de bons níveis de vitaminas A e C para que fiquem em bom estado. Além de comer alimentos ricos em tais vitaminas, tome um suplemento todos os dias.
    • Pesquisas mostram que o Ômega-3 e o Ômega-6 ajudam a melhorar a saúde dos olhos. Coma peixe ou tome suplementos para ajudar a aumentar os níveis desses ácidos-graxos.
    • A não ser que você tenha um problema sério de visão, como degeneração macular, suplementos fortes não farão diferença. Normalmente, é melhor obter nutrientes através da alimentação.
  4. Repousar bem à noite deixa o corpo descansado e permite que os olhos fiquem com a cor branca natural. Durma pelo menos de sete a oito horas por noite.
    • Evite comer antes de dormir, já que isso interfere no seu sono.
    • Se estiver com dificuldade para adormecer, coloque uma música calma para tocar ou faça 10 minutos de meditação antes de deitar, de forma que o corpo “perceba” que é hora de dormir.
  5. Para que a esclera continue com uma coloração branca e brilhante, é importante se hidratar, já que isso repõe os fluidos corporais, reduzindo o inchaço e a vermelhidão nos olhos. Consuma de oito a dez copos de água pura por dia (cerca de 1,9 L).
  6. Ambos desidratam o corpo e deixam os olhos mais inchados e avermelhados, além de interferirem no sono, interrompendo-o e evitando que você consiga descansar por sete a oito horas cada noite.
  7. O hábito de fumar causa irritação nos olhos, além de ressecá-los. Ao não fumar mais todos os dias, é possível restaurar a cor natural e a hidratação dos olhos. O pó que é encontrado tanto em ambientes internos ou externos é outro fator que ataca a região ocular, deixando-a mais suscetível à vermelhidão. O pólen e outros alérgenos poderão também contribuir para a irritação dos olhos.
    • Instale um purificador de ar em ambientes internos para diminuir os agentes que causam inflamação se for difícil evitá-los.
  8. Trabalhar o dia inteiro na frente da tela do computador pode acabar prejudicando os olhos; no entanto, são muitos os casos onde as pessoas não terão como reduzir a quantidade de tempo em que usam o computador. Altere as configurações de brilho do computador, de forma que ele fique em um nível igual ao do cômodo. Pisque com mais frequência, exercite os olhos e assim por diante. [7]
    • Olhar telas por longos períodos cansa os olhos, especialmente à noite. Evite olhar para telas por pelo menos uma ou duas horas antes de dormir para reduzir esse problema.
    • Use óculos com filtros de luz azul se precisar ficar diante de uma tela de computador por períodos longos de tempo. Eles ajudam a reduzir os danos que essas telas causam aos olhos.
  9. Os raios UVA e UVB podem prejudicar os olhos com o passar do tempo, e a exposição à luz do sol contribui para o amarelamento deles. Coloque óculos de sol que protejam contra os raios UVA e UVB; grande parte deles terão essa proteção, mas sempre pergunte antes de adquiri-los. Quando a luz estiver forte fora de casa, coloque óculos de sol. Os céus não precisam estar azuis e com muito sol para vesti-los; até mesmo em dias nublados, pode haver bastante brilho, o que danifica os olhos. [8]
  10. Às vezes, isso pode ser causado por uma condição médica, chamada de icterícia, que leva ao amarelamento ocular. A icterícia acontece quando a hemoglobina do sangue é quebrada em bilirrubina, não limpando adequadamente o corpo. Quando a bilirrubina se acumula na pele, ela leva ao amarelamento dos olhos e da própria pele. [9]
    • A icterícia pode indicar um problema relacionado ao fígado, com a vesícula ou com o pâncreas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando remédios naturais

Baixe em PDF
  1. Dissolva uma colher de sopa com o pó em 235 ml de água e deixe a mistura repousar durante a noite. Agite-a e borrife-a sobre os olhos ou utilize-a para irrigá-los. [10]
    • Estudos mostram que a triphala ajuda a combater o ressecamento dos olhos.
  2. Promover o contato com uma compressa fria e a pele reduz o inchaço, mas também auxilia a esclera a retomar sua cor branca. Mergulhe uma toalha em água fria, torça-a e posicione-a sobre seus olhos durante cinco a dez minutos. A vermelhidão dos olhos deverá diminuir após repetir esse método algumas vezes por dia. [11]
  3. Ela possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a vermelhidão e o inchaço ao redor dos olhos. Ela também umedece os olhos, removendo um pouco da vermelhidão.
  4. Massagens linfáticas, que envolvem tocar gentilmente a pele ao redor dos olhos, ajudam a drenar nódulos linfáticos e reduzir o inchaço na região. Ao reduzir o inchaço e a inflamação, os olhos podem ficar menos irritados.
  5. Deixe os saquinhos de molho por 5-10 minutos. Aperte-os para remover o excesso de umidade e, depois, coloque-os sobre suas pálpebras. O chá-verde possui propriedades anti-inflamatórias e também reduzem a vermelhidão.
  6. As fatias de pepino são comuns em spas por algum motivo, não é mesmo? Corte fatias finas de pepino e coloque-as sobre suas pálpebras. Deite-se e relaxe por 10 minutos. Depois, remova-as e veja como seus olhos ficaram muito mais saudáveis e bonitos.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando maquiagem

Baixe em PDF
  1. Isso os deixa com um aspecto sem vida e brilho; aplique corretivo sobre as bolsas para deixá-los mais destacados. Passe-o com leves toques e com cuidado na parte diretamente sob os olhos e depois passe o pincel sobre os locais tocados para misturá-los com o resto da pele. [12]
    • Corretivos brancos ou claros nos cantos dos olhos também podem ajudar a controlar a vermelhidão.
  2. Passar maquiagem com tons azul-marinho ou índigo. Esses tons não ressaltam tanto o enegrecimento da bolsa, além de ajudarem a contrabalancear o amarelamento da esclera, deixando-a com um aspecto mais vivo e claro. [13]
    • Procure tons azuis mais suaves, que não terão um destaque tão forte na sua aparência.
  3. Hoje em dia, os delineadores podem ser comprados em qualquer mercado. Aplique um delineador branco uma ou duas vezes sobre a pálpebra para que ela fique mais brilhante e também mais ampla. No canto dos olhos, você poderá também misturar o delineador, dando um “look” de anjo e deixando o rosto mais destacado e rejuvenescido.
    • Delineadores de tom nude podem conferir o mesmo resultado.
    • Um pouco de sombra clara com um pouquinho de glitter pode gerar um resultado parecido.
    • Evite passar o delineador ao redor de toda a extensão de seu olho. O visual pode acabar parecendo muito falso.
  4. Fazer com que os olhos se destaquem poderá dar a impressão de que eles estão mais brancos. Aplicar rímel preto nos cílios superiores e inferiores os destaca, mas as escleras não ficarão muito mais brancas. Portanto, experimente o rímel marrom nos cílios inferiores, já que essa cor mais leve chama a atenção aos cílios da parte de cima, passando a impressão de que estão mais abertos, mais alertas e bem mais brancos. [14]
  5. O frisador pode ser comprado em qualquer farmácia ou mercado por cerca de R$ 5; basta colocar os cílios entre o aparelho e apertá-lo, frisando-os para cima. Assim, os olhos vão parecer maiores e mais abertos, além de chamar a atenção a eles devido à impressão de que os cílios são mais compridos. [15]
  6. Aplique blush rosa às maçãs do rosto, lábios e passando por todo o ponto mais alto das sobrancelhas. O rosto inteiro ficará mais brilhoso e claro, também deixando os olhos com uma sensação de que são maiores. [16]
    Publicidade

Avisos

  • Caso seus olhos estejam inchados, irritados ou avermelhados, pode haver um problema médico, como terçol, conjuntivite ou lesão ocular. Ao suspeitar desse ou de qualquer outra condição médica, entre em contato com um médico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 197 424 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade