Baixe em PDF Baixe em PDF

Você finalmente conseguiu deixar seu cabelo da cor que queria, mas a textura dele não está das melhores. Felizmente, é possível ter os dois — fios macios e uma cor intensa . Com os produtos indicados, hábitos corretos e talvez algumas viagens esporádicas à geladeira, seu cabelo ficará com a cor e a textura perfeitas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Hidratando os fios

Baixe em PDF
  1. logo depois de tingir. Geralmente, as tinturas já vem com um condicionador pós-lavagem. Se não, você pode usar seu condicionador de costume. Basta deixá-lo agir nos fios por três minutos e depois enxaguar com água fria.
    • Se o seu cabelo foi tingido no salão, agende uma hidratação com o mesmo profissional.
    • Em geral, produtos com condicionador geralmente contêm outros ingredientes agressivos. Tenha cuidado se decidir usar algum desses produtos e veja bem quais são os ingredientes utilizados.
    • Depois de tingir, espere de 48 a 72 horas antes de lavar o cabelo novamente e, de preferência, não molhe-o. Assim, seus fios terão tempo de se recuperar.
  2. Além de cumprir sua rotina normal de lavagem e condicionamento, use um condicionador profundo uma vez por semana. Se a raiz do seu cabelo é oleosa, use o condicionador apenas nas pontas. Enxágue após alguns minutos.
    • Alguns condicionadores não precisam de enxágue. Se for o caso do seu, basta passar uma pequena quantidade depois de sair do banho com os fios ainda úmidos e pronto!
  3. O calor vai abrir as cutículas capilares e a água fria vai fechá-las. Em outras palavras, a água quente vai permitir que os produtos sejam absorvidos pelos fios e a água fria vai selar o tratamento. Então, resista à tentação de tomar um banho quente — você vai agradecer depois.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mantendo o cabelo em boas condições

Baixe em PDF
  1. Lavar o cabelo excessivamente pode deixá-lo ressecado, então, se puder, evite lavá-lo todos os dias. Para disfarçar, você pode prendê-lo em um rabo-de-cavalo (é para isso que ele foi inventado, não é?). Ao tomar banho, jogue o cabelo para cima e prenda-o. Não lavar o cabelo não significa ficar sem tomar banho.
    • Todo mundo tem necessidades diferentes. Algumas pessoas precisam lavar o cabelo a cada dois dias, outras uma vez na semana e assim por diante. Observe a raiz dos seus fios. Se estiver oleosa, lave o cabelo. Senão, use esse tempo que sobrou para se arrumar.
    • Se você acha que é preciso fazer algo no cabelo nos dias que não for lavá-lo, uma opção é só enxaguar e aplicar condicionador.
  2. O xampu deve ser leve e livre de sulfatos. Se no composto houver óleos, melhor ainda. Prefira xampus indicados para cabelos coloridos, também.
    • Concentre o xampu na raiz e o condicionador nas pontas. Condicionadores são mais oleosos, geralmente — o intuito é ter pontas hidratadas e não uma raiz oleosa.
  3. 3
    Considere o tipo de tintura que você usa. Veja quais produtos funcionam melhor de acordo com as suas necessidades para minimizar os danos. [1]
    • O pó descolorante remove o pigmento dos fios e causa danos às cutículas capilares, por isso, os fios embaraçam com mais facilidade. Por isso, é importante hidratar bem os fios.
    • Tinturas temporárias ou semipermanentes não contêm descolorantes, então, não podem clarear seus fios, mas são mais fáceis de aplicar e não causam tantos danos. Como elas geralmente duram até seis semanas, é preciso aplicá-las com mais frequência e esse hábito pode prejudicar seu cabelo.
    • Tinturas permanentes duram muito mais, mas os ingredientes (amônia e oxidantes) causam mais danos aos fios.
    • Tinturas sem amônia usam compostos menos agressivos. No entanto, se você pintar o cabelo com frequência, os fios ainda serão danificados quase da mesma forma que com as tinturas permanentes.
  4. É um sacrifício, mas é possível. Elásticos, faixas de cabelo, presilhas — tudo isso pode disfarçar os fios arrepiados. Pense nisso como uma solução de curto prazo para um problema de longo prazo. A menos que seu cabelo esteja muito danificado, será possível ver algumas melhorias dentro de algumas semanas.
    • Se for muito necessário, use sua prancha ou modelador de cachos na temperatura mais baixa e evite passá-lo duas vezes na mesma mecha. Não é o mesmo que não usar, mas é melhor do que nada.
  5. Para cabelos danificados, um intervalo de seis à oito semanas entre cada corte é o suficiente. Como as pontas geralmente são a parte do cabelo que mais sofre, essa é a melhor forma de resolver o problema. E, na maioria dos casos, os cabelos não crescem tanto depois de atingir um certo tamanho — apará-lo, portanto, vai rejuvenescê-lo.
  6. Siga uma dieta balanceada. Sabe por que pessoas que seguem dietas extremas com jejum e alimentos pobres em nutrientes não têm um cabelo bom? Porque nós somos o que comemos. Se o seu corpo não tem nutrientes suficientes para se manter, certamente seu cabelo também não vai ter. Então, lembre-se de ingerir muitas proteínas, zinco, ferro, além de outras vitaminas e minerais. Seu cabelo, pele e unhas ficarão bem mais bonitos.
    • Beber muita água também ajuda. Assim como o vinagre de maçã pode limpar os fios, a água limpa o corpo. Quanto mais hidratado estiver, mais saudável você estará como um todo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando hidratantes caseiros

Baixe em PDF
  1. A proteína e a lecitina presentes nesse alimentos podem hidratar bem os fios, da raiz às pontas. Seu cabelo também ficará mais fortalecido e não quebrará tanto. Veja como transformar seu café da manhã em um hidratante capilar:
    • Misture três ovos com uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de óleo de coco ou azeite de oliva. Aplique nos fios e deixe agir por 30 minutos. Lave bem e deixe secar naturalmente.
    • Misture meia xícara de iogurte e duas colheres de sopa de óleo de amêndoas com dois ovos batidos. Aplique esse creme em todo o comprimento dos fios. Deixe agir por 30 minutos e condicione normalmente.
    • A maionese também é um ótimo hidratante, mas pode deixar seu cabelo com cheiro de sanduíche.
  2. Azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino e de amêndoas são todos boas opções para hidratar os fios. Adicionar algumas gotas de óleo de essências também é válido. Você pode pingar o óleo diretamente nas mãos e passar nos fios ou pode aquecer antes no micro-ondas.
    • Para um tratamento mais profissional, aqueça quatro colheres de sopa no fogão. Quando estiver quente, mas não muito quente, tire do fogo e passe no comprimento dos fios. Massageie bem. Cubra o cabelo com uma toalha quente para garantir máxima absorção.
  3. Derreta o óleo de coco no micro-ondas até ficar líquido. Deixe esfriar um pouco até estar confortável ao toque. Aplique o óleo morno no cabelo todo. Deixe agir por quatro ou cinco horas (ou o tempo que quiser). Enxágue bem.
  4. Passe o mel por toda a extensão dos fios e deixe agir por uma hora antes de enxaguar. Ou, então, misture o mel com abacate e um ovo para fazer um creme. Use esse tratamento uma vez por semana.
    • Alternativamente, você pode acrescentar um pouco de mel no seu xampu de uso diário.
  5. A banana dá mais saúde e força ao cabelo enquanto o abacate hidrata os fios, deixando-os macios e brilhantes. Para fazer um creme de tratamento, adicione uma colher de chá ou duas de qualquer óleo (qualquer um dos já mencionados acima). Misture bem, aplique nos fios e deixe agir por 30 minutos a uma hora.
  6. O vinagre de maçã é um remédio caseiro que resolve muitos problemas e, nesse caso, funciona mais como um agente restaurador. Ele é capaz de restaurar o pH do cabelo e remover os resíduos acumulados de produtos. Basicamente, ele pode limpar fios frágeis de maneira profunda.
  7. 7
    Misture solução de uma parte de vinagre de maçã para uma parte de água. Enxágue bem o cabelo com a mistura, deixe agir e depois lave normalmente.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Xampu.
  • Condicionador.
  • Tratamento de hidratação profunda.

Opcional:

  • Ovos.
  • Mel.
  • Abacate.
  • Banana.
  • Óleos.
  • Maionese.
  • Iogurte.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 105 627 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade