PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um cabelo saudável é visivelmente macio e sedoso. Se suas madeixas estiverem ressecadas e quebradiças, é provável que os fios tenham perdido os óleos naturais necessários para reter a hidratação, mas o problema pode ser solucionado com a ajuda de máscaras naturais, óleos capilares e tratamentos de enxágue. Além disso, você também pode tomar algumas medidas para manter o cabelo saudável e prevenir novos danos futuros.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando máscaras naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. A maionese é preparada com óleo e gemas de ovo emulsionadas, ingredientes que podem hidratar o cabelo e deixá-lo macio e brilhante. Cubra toda a extensão dos fios com o condimento e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, quando o cabelo já tiver absorvido bem o produto, enxágue os fios com água morna e prossiga com a rotina normal de lavagem, aplicando o shampoo e o condicionador de sempre. [1]
    • Use maionese integral para obter melhores resultados.
    • Não prepare essa máscara se você for alérgico a ovos.
  2. A gelatina é outro produto que pode deixar os fios macios e sedosos. Para restaurar a proteína do cabelo, misture 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor com 1 colher de sopa de água quente. Aplique a mistura nos fios e deixe agir por cerca de 10 minutos, enxaguando em seguida. [2]
    • Depois de retirar a gelatina, lave o cabelo com o shampoo e o condicionador de sempre.
  3. O gel da babosa, ou aloe vera, pode deixar as madeixas macias e sedosas. Extraia a máscara diretamente da planta ou compre uma garrafa de gel de aloe vera, desde que não haja nenhum outro ingrediente no produto. Aplique o gel no cabelo, começando com uma massagem na raiz e prosseguindo até as pontas — use babosa suficiente para cobrir toda a extensão dos fios. Deixe a máscara agir por cerca de 30 minutos e enxágue em seguida. [3]
    • Prossiga lavando o cabelo com o shampoo e o condicionador de sempre.
  4. Essas frutas também podem deixar os cabelos macios e sedosos, portanto, amasse o abacate e a banana para formar uma pasta. Massageie a mistura no cabelo, cobrindo toda a extensão dos fios. Deixe a máscara agir por uma hora e enxágue em seguida. [4]
    • A combinação dessas frutas também ajuda a reduzir a aparência das pontas duplas e proporciona mais elasticidade aos fios.
  5. Outra opção é misturar um abacate com uma gema de ovo para criar uma máscara hidratante. Misture os dois ingredientes até obter uma pasta; aplique a mistura no cabelo e deixe agir por 30 minutos; enxágue o cabelo com água morna logo em seguida.
    • Use shampoo para remover todos os resíduos da gema de ovo.
  6. Compre ou prepare o seu próprio purê de maçã, fervendo duas maçãs descascadas e sem miolo. Quando as frutas estiverem macias, escoe a água e amasse as maçãs com um garfo. Lembre-se de resfriar o purê caseiro antes de colocá-lo no cabelo, aguardando até que ele esteja na temperatura ambiente. Depois, aplique o purê de maçã sobre toda a extensão dos fios, da raiz às pontas. Deixe agir por 30 minutos e enxágue. [5]
    • Termine o tratamento lavando o cabelo com o shampoo e o condicionador de sempre.
  7. Misture 3 gemas com 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de mel, batendo tudo até obter uma substância homogênea. Em seguida, aplique a mistura sobre todo o cabelo. Coloque uma touca de banho e deixe a máscara agir por 30 minutos. Depois, enxágue os fios e use shampoo e condicionador para remover completamente os resíduos de ovo.
    • Não enxágue os fios com a água muito quente, já que as gemas poderão cozinhar e dificultar a remoção da máscara — opte sempre pela água morna.
    • Você pode comprar o óleo de ovo industrializado se não gostar do cheiro ou da bagunça causada pelos ovos crus, e isso também eliminará o risco de alergias e de infecções causadas pela salmonela. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando enxaguantes e tratamentos à base de óleo quente

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse tratamento vai deixar os fios mais macios e sedosos. Despeje uma lata de cerveja sem gás sobre o cabelo, logo depois de lavá-lo. Deixe agir por cinco minutos e enxágue com água fria. [7]
    • Outra opção é colocar um pouco de cerveja em um borrifador e pulverizar o conteúdo nos fios, logo depois da lavagem. Finalize aplicando um condicionador sem enxágue.
  2. Antes de ir para a cama, cubra os fios com azeite de oliva ou óleo de ovo. Massageie o óleo da raiz até as pontas e cubra a cabeça com uma touca de banho — você pode enrolar uma toalha ou lenço na cabeça para evitar que a touca saia do lugar. Durma dessa forma e enxágue o cabelo para retirar o óleo na manhã seguinte. [8]
    • Prossiga com o shampoo e o condicionador de sempre.
  3. Em uma panela, aqueça 4 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco, amêndoas ou rícino até que ele fique morno, mas não quente. Despeje o óleo no cabelo e use os dedos para massageá-lo na raiz e no couro cabeludo. Coloque uma touca de banho quando toda a extensão dos fios já estiver coberta pelo óleo morno e enrole uma toalha quente por cima da touca. O calor vai abrir os poros do couro cabeludo que, consequentemente, absorverão o óleo e deixarão o cabelo mais macio.
    • Deixe o tratamento agir por 10 minutos e retire o óleo em seguida, lavando o cabelo como de costume.
  4. Misture 1/2 xícara desse vinagre com 1 xícara de água morna. Borrife ou despeje o líquido nos fios depois de lavá-los, e deixe agir por 10 minutos, enxaguando com água fria logo em seguida. [9]
    • Este tratamento também é útil para quem sofre com caspa ou coceira no couro cabeludo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando do cabelo

PDF download Baixe em PDF
  1. Os folículos pilosos produzem óleos naturais que deixam os fios mais brilhantes e macios, mas nós removemos esses óleos quando lavamos o cabelo repetidamente usando substâncias químicas agressivas (presentes na maioria dos shampoos). Embora os óleos possam acumular e criar uma aparência oleosa com o passar do tempo, lavar a cabeça todos os dias pode eliminá-los por completo. Portanto, faça um intervalo de um ou dois dias entre as lavagens para melhorar o toque e a aparência dos fios.
    • Lave a cabeça todos os dias se você tiver o cabelo muito fino ou suar demais. [10]
    • Aplique um shampoo seco entre as lavagens para deixar os fios com uma aparência limpa e fresca.
    • Quem tem o cabelo fino deve lavar a cabeça a cada dois dias. Já as pessoas com cabelos mais crespos ou cacheados só precisam fazer isso uma ou duas vezes por semana.
  2. O condicionador pode deixar os fios macios e sedosos, portanto, deixar um pouquinho do produto nos fios é uma boa ideia. Não enxágue a cabeça por muito tempo depois de aplicar o condicionador – procure retirar a maior parte do produto, mas interrompa o enxágue quando o cabelo ainda estiver um pouco "escorregadio". Isso vai deixar os fios macios e sedosos durante o resto do dia. [11]
    • Outro truque é remover o excesso de água do cabelo antes de aplicar o condicionador, dessa forma, os fios absorverão a maior quantidade possível do produto.
    • Quem tem o cabelo fino ou oleoso só deve aplicar o condicionador no comprimento dos fios, nunca na raiz.
  3. Os umectantes são ingredientes especiais que ajudam o cabelo a absorver a umidade do ar e do ambiente. Leia o rótulo de cada produto e opte por finalizadores que contenham algum dos seguintes ingredientes:
    • Glicerina;
    • Propilenoglicol;
    • Butilenoglicol;
    • Dipropilenoglicol;
    • Hexanodiol; [12]
    • Mel;
    • Néctar de agave. [13]
  4. Os equipamentos térmicos podem ressecar o cabelo e criar pontas duplas [14] , e esses fios secos, frágeis e quebradiços vão adquirir uma aparência opaca e sem vida. Portanto, tente reduzir ao máximo o uso da "chapinha", do babyliss e do secador, ou abandone essas ferramentas de uma vez por todas. Sempre deixe o cabelo secar naturalmente.
    • Caso precise usar um desses aparelhos, comece aplicando um creme hidratante sem enxágue ou borrifando um protetor térmico no cabelo — tais produtos vão proteger os fios durante o processo.
    • Essas ferramentas podem deixar o cabelo lindo e macio quando usadas ocasionalmente, mas o uso frequente vai danificar os fios.
  5. Elas vão aparecer se você passar muito tempo sem cortar o cabelo, e dão uma aparência ressecada e danificada aos fios. Apare as pontas a cada três ou quatro meses, no máximo, para prevenir o problema e manter o cabelo com uma aparência saudável. [15]
    Publicidade

Dicas

  • Sempre use um condicionador depois do shampoo para aumentar a maciez.
  • Compre o shampoo e o condicionador adequados para seu cabelo. Todo mundo é diferente e você precisará encontrar produtos elaborados especialmente para o seu tipo de cabelo.
  • Nunca escove o cabelo quando os fios estiverem úmidos — prefira um pente de dentes finos para aumentar a maciez e reduzir a queda dos fios.
Publicidade

Avisos

  • Muitas ferramentas térmicas e produtos químicos podem deixar o cabelo lindo, mas provocam danos com o passar do tempo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 116 991 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade