Baixe em PDF
Baixe em PDF
O artigo a seguir ensina como excluir arquivos em um computador desktop através de um comando executado via "Prompt de Comando".
Passos
-
Localize o arquivo. Se você souber a localização dele, basta navegar até o local através do diretório de pastas. Por exemplo, se o arquivo em questão for uma foto ou um documento, é provável que ele esteja na pasta “Documentos”, que geralmente contém esses tipos de arquivos.
- Se a localização do arquivo for desconhecida, digite o nome dele na barra de busca localizada no menu "Iniciar". Em seguida, clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione “Abrir local do arquivo” para ir direto para a pasta onde ele está localizado.
-
Clique e arraste o arquivo para a "Área de Trabalho". Dessa forma, o processo de exclusão se tornará mais fácil, pois não será necessário alterar o local a partir do "Prompt de Comando".
- Se o arquivo em questão estiver na pasta “System32”, que é a pasta dos arquivos de sistema do Windows, deixe-o lá.
-
Clique com o botão direito do mouse no arquivo para abrir o menu suspenso.
-
Selecione a opção Propriedades localizada na parte inferior do menu.
-
Confira a extensão do arquivo. Ela estará listada na parte superior da guia "Geral" localizada à direita do texto "Tipo de arquivo:" dentro da janela "Propriedades". Será necessário saber a extensão do arquivo para poder excluí-lo usando o Prompt de Comando. As seguintes extensões são as mais comuns:
- .txt : arquivos de texto ( salvos no Bloco de Notas).
- .docx : arquivos do Microsoft Word.
- .jpg or .png : arquivos de imagem.
- .mov, .wmv, .mp4 : arquivos de vídeo.
- .mp3, .wav : arquivos de música.
- .exe : arquivos executáveis (por exemplo, um arquivo de instalação).
- .lnk : arquivos de atalhos (excluir um atalho não removerá o programa do computador).
-
Anote a extensão do arquivo. Assim que souber a extensão do arquivo, o "Prompt de Comando" poderá ser usado para excluí-lo.Publicidade
-
Execute o "Prompt de Comando". Nesse caso, procure evitar o modo "Administrador" (ou "Admin") do "Prompt de Comando", a menos que o arquivo esteja localizado na pasta "System32". O terminal poderá ser executado de diversas maneiras, dependendo da versão do Windows:
- Pressione as teclas ⊞ Win e X e, em seguida, clique no “Prompt de Comando” localizado acima do botão "Iniciar".
- Clique com o botão direito do mouse no botão do menu "Iniciar" localizado no canto inferior esquerdo da tela e, em seguida, clique em “Prompt de Comando” na janela que abrir.
- Digite "Prompt de Comando" na barra de pesquisa do menu "Iniciar" (no Windows 8, passe o mouse no canto superior direito da tela e clique na lupa) e, em seguida, clique no ícone do "Prompt de Comando" quando ele aparecer.
- Abra o aplicativo “Executar” a partir do menu Iniciar, digite “cmd” e clique em “OK”.
-
Digite cd desktop e pressione ↵ Enter . Dessa forma, o local (ou "diretório") no "Prompt de Comando" será alterado para a "Área de Trabalho".
- Caso seja necessário, existem outras formas de alterar o diretório via "Prompt de Comando" .
- Abrir o "Prompt de Comando" no modo "Administrador" mudará o diretório para o arquivo "System32". Por esse motivo, não abra o terminal em modo "Administrador", a menos que o arquivo esteja localizado na pasta "System32".
-
Digite del [nomedoarquivo.extensãodoarquivo] . Substitua “nomedoarquivo.extensãodoarquivo” pelo nome e a extensão do arquivo que será deletado.
- Por exemplo, um arquivo de imagem com o nome “sorvete” seria sorvete.png e um arquivo de texto com o nome “notas” ficaria notas.txt .
- Para arquivos com espaços entre os nomes, coloque o nome inteiro entre aspas, como em: "Eu gosto de tartarugas.jpg" em vez de Eu gosto de tartarugas.jpg ou algo parecido.
- Para excluir todos os arquivos na área de trabalho que têm a mesma extensão (por exemplo, todos os arquivos de texto), digite *extensãodoarquivo , onde em “extensãodoarquivo” deve ser digitada a extensão (por exemplo, *.txt ).
-
Pressione ↵ Enter para finalizar. Dessa forma, o arquivo será deletado e uma nova linha em branco será exibida no "Prompt de Comando".
- Como o comando "del" remove diretamente os arquivos do disco rígido, não será necessário excluí-los novamente na "Lixeira".
Publicidade
Dicas
- Recomenda-se usar o gerenciador de arquivos do sistema para excluir arquivos e usar o "Prompt de Comando" apenas quando for necessário excluir arquivos que exigem uma abordagem mais prática.
Publicidade
Avisos
- O computador pode parar de funcionar se um arquivo do sistema for excluído.
- Os arquivos excluídos via "Prompt de Comando" não serão enviados para a "Lixeira".
Publicidade
Publicidade