Você precisa denunciar uma conta do Gmail por spam, abuso ou fraude? Basta usar um formulário específico do Google. Caso queira uma ação imediata contra esse tipo de conteúdo nocivo, o mais fácil é bloquear o endereço de e-mail na versão desktop ou no aplicativo móvel do Gmail — o que redireciona todos os futuros e-mails para a pasta Spam automaticamente (e o melhor: sem que o remetente saiba que foi bloqueado). Leia nosso passo a passo abaixo para se resguardar no Gmail pelo Windows, Mac, iPhone e Android!
O que você precisa saber
- Acesse o formulário de abuso do Gmail em um navegador de internet e insira suas informações de contato.
- Cole o cabeçalho, a linha de assunto e o corpo do e-mail nas respectivas seções do formulário. Em seguida, clique em "Enviar".
- Para bloquear um remetente, abra um dos e-mails que ele enviou. Clique no ícone dos três pontos e, depois, em "Bloquear [remetente]".
Passos
-
Acesse o formulário de abuso do Gmail em um navegador de internet. Você pode usar o Google Chrome , Safari, Mozilla Firefox ou outro navegador.
- Se você recebeu um e-mail de spam ou outro tipo de conteúdo nocivo, dá para denunciá-lo ao Google. Tome muito cuidado com mensagens que chegarem de remetentes desconhecidos.
- E-mails oficiais do Google sempre vêm de endereços que terminam em "@google.com", não "@gmail.com".
- Para identificar uma página de phishing, você pode observar o remetente, ver se há erros de digitação ou gramática ou prestar atenção a links suspeitos no corpo do e-mail. Depois de fazer essa identificação, bloqueie, denuncie ou ignore a pessoa.
-
Insira seu endereço de e-mail no primeiro campo. É por ele que o Google vai entrar em contato com você.
-
Insira o endereço de e-mail do remetente no segundo campo. Digite o endereço de e-mail da pessoa que apresentou a atividade suspeita ou abusiva.
-
Insira o cabeçalho do e-mail no terceiro campo. O cabeçalho do e-mail é aquele trecho de código usado para autenticar a mensagem.
- Para encontrar o cabeçalho completo, clique no ícone dos três pontos em cima do corpo do e-mail. Clique em Mostrar original no menu suspenso. Você vai acessar uma nova janela com todos os detalhes da mensagem. [1] X Fonte de pesquisa
- Clique em Copiar para a área de transferência e cole o código no campo certo do formulário de abuso do Gmail.
-
Insira a linha de assunto do e-mail no quarto campo. Cole a linha de texto que aparece no topo do e-mail.
-
Insira o conteúdo do e-mail no quinto campo. Copie e cole todo o corpo do e-mail nesse campo.
-
Insira informações adicionais no sexto campo. Se você tiver mais informações ou preocupações, digite-as nesse campo. Se não tiver nada, deixe-o em branco.
-
Clique em Sim ou Não . Caso a mensagem pareça ser de alguém que está se fazendo passar pelo Google ou um de seus funcionários, clique em Sim . Caso contrário, clique em Não .
-
Clique em Enviar . O botão é vermelho e fica no rodapé do formulário.
- Você vai enviar o formulário ao Google.
- Se precisar de mais ajuda, você pode entrar em contato com o Gmail .
Publicidade
-
Acesse o Gmail em um navegador de internet. Caso você ainda não esteja logado no seu Gmail, insira suas informações de login e clique em Entrar . [2] X Fonte de pesquisa
- Com este método, você vai bloquear todos os e-mails enviados por contas abusivas ou de spam. O melhor jeito de proteger sua conta do Google é trocar de senha com frequência.
-
Clique em um e-mail do remetente. Se você o apagou ou enviou à pasta Spam, acesse essa pasta ou a Lixeira.
-
Clique em ⋮ . O botão fica no canto superior direito, acima do corpo do e-mail. Clique nele para abrir um menu suspenso.
-
Clique em Bloquear . O botão vai estar acompanhado do nome ou endereço de e-mail do remetente.
- Você vai ver uma janela pop-up.
-
Clique em Bloquear para confirmar. Você vai bloquear o remetente. A partir de agora, as mensagens que ele enviar vão direto para a pasta Spam.
- Se você precisar desbloquear um remetente, reabra um e-mail que ele enviou. Clique no ícone dos três pontos e, em seguida, em Desbloquear . Por fim, clique no mesmo botão para confirmar.
Publicidade
-
Abra o aplicativo do Gmail no seu dispositivo móvel. Se você não estiver logado, toque em Entrar . [3] X Fonte de pesquisa
- O Gmail tem versões para iOS (pela App Store) e Android (pela Google Play Store).
-
Toque em um dos e-mails do remetente. Se você o apagou ou enviou à pasta Spam, acesse essa pasta ou a Lixeira.
-
Toque em ⋮ no canto superior direito da tela. O botão vai aparecer acima do corpo do e-mail, à direita do nome do remetente.
- No iOS, o ícone é •••.
- Você vai abrir um menu pop-up.
-
Toque em Bloquear . O botão vai estar acompanhado do nome ou endereço de e-mail do remetente.
- Você vai bloquear o remetente. A partir de agora, as mensagens que ele enviar vão direto para a pasta Spam.
- Se você precisar desbloquear um remetente, reabra um e-mail que ele enviou. Toque no ícone dos três pontos e, em seguida, em Desbloquear .
Publicidade
Dicas
- O wikiHow também tem inúmeros outros artigos com dicas úteis de como usar melhor o Gmail e outros provedores de e-mail. Aproveite!
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não clicar em links suspeitos de e-mails de spam.
- Nunca passe suas credenciais a estranhos e nem interaja com e-mails de spam.
Publicidade
Referências
- ↑ https://support.google.com/mail/answer/29436?hl=pt-BR&visit_id=638042337611551646-2842674624&rd=1&sjid=12478523645229771658-SA#zippy=%2Cgmail
- ↑ https://support.google.com/mail/answer/8151?hl=pt-BR&sjid=12478523645229771658-SA
- ↑ https://support.google.com/mail/answer/8151?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DAndroid&oco=1&sjid=12478523645229771658-SA
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 8 257 vezes.
Publicidade