Baixe em PDF
Baixe em PDF
Há várias motivos para derreter o mel. O mel cru e fresco tem uma consistência espessa, mas quando derretido fica mais fino e fácil de usar. Já o mel que está velho cristaliza e fica granulado; ao derretê-lo, os cristais são removidos e a textura fica mais palatável. Também há momentos em que você precisa apenas afinar o mel para uma consistência mais fácil de se trabalhar sem alterar sua composição química.
Materiais Necessários
Para Derreter no Fogão
- Colher
- Pote de vidro
- Tampa
- Panela funda
Para Derreter no Micro-ondas
- Colher
- Recipiente próprio para micro-ondas
- Recipiente hermético
Para Afinar
- Tigela ou Prato
- Colher
- Recipiente hermético
- Geladeira
Passos
-
Coloque o mel em um pote de vidro com uma colher. Transfira todo o mel que quiser derreter para um pote de vidro alto com tampa, em temperatura ambiente. Apoie a tampa sobre o pote sem fechá-lo.
- O pote de vidro é o recipiente ideal, pois o vidro pode suportar altas temperaturas enquanto permite que o calor seja transferido para o mel que está em seu interior.
- Certifique-se de que o pote que está utilizando esteja em temperatura ambiente e, não frio. O vidro pode se quebrar sob mudanças bruscas de temperatura.
- A tampa evita que a água entre acidentalmente dentro do pote e em contato com o mel. Não é necessário tampar se o pote for bem alto.
-
Ferva uma panela de água. [1] X Fonte de pesquisa Encha metade de uma panela funda com água. Coloque esta panela no fogão em fogo alto, deixando até ferver.
- Antes de ferver a água, veja se há o suficiente na panela para derreter o mel. Coloque o pote dentro da panela e cheque o nível de água, que deve ser aproximadamente o mesmo de mel dentro do pote.
-
Retire a panela do fogo. Depois que a água ferver, retire a panela do fogo e coloque-a sobre uma superfície resistente ao calor.
- Você também pode manter a água no fogão, mas em fogo baixo. Antes de colocar o pote de mel na água, você precisa ter certeza de que não esteja mais fervendo. As temperaturas altas não vão tornar o mel impróprio para consumo, porém temperaturas acima de 38°C destroem algumas propriedades benéficas do mel.
-
Coloque o mel dentro da água. Ponha o pote de mel diretamente no fundo da panela, de forma que fique rodeado de água quente por todos os lados.
- Se estiver usando uma tampa, deixe-a bem frouxa. Você quer apenas evitar que a água entre no pote, mas deve haver espaço para a saída de ar. Se apertar demais a tampa, pode gerar uma pressão dentro do pote e fazer com que o vidro rache.
-
Mexa o mel. Retire a tampa e mexa o mel de vez em quando, enquanto o pote ainda está dentro da água quente. Isso faz com que o mel derreta de forma mais uniforme e mais rapidamente.
- Continue fazendo isso até que o mel derreta. Se quiser eliminar os grânulos cristalizados, continue até que não veja mais cristais. Se quiser derreter o mel cru e espesso, continue derretendo na água quente até que afine na consistência do mel industrializado.
- Esse processo pode demorar bastante dependendo da quantidade de mel. Conte em esperar algo entre 20 e 60 minutos.
-
Armazene em temperatura ambiente. Quando terminar, retire o pote da água e seque-o com um pano de prato limpo. Feche bem a tampa e armazene o mel em temperatura ambiente até quando quiser utilizá-lo.
- A temperatura de armazenamento ideal varia de 10 a 21ºC. [2] X Fonte de pesquisa Em temperaturas mais frias, o mel vai começar a cristalizar. Mantenha o mel longe de temperaturas mais úmidas e quentes pelos mesmos motivos.
- Certifique-se de que a tampa é hermética. Do contrário, o mel pode perder a umidade e começar a cristalizar novamente.
Publicidade
-
Coloque o mel em um recipiente próprio para micro-ondas. Um recipiente de vidro espesso, como um pote de conservas, é uma escolha segura. Coloque a quantidade de mel que quer derreter no pote, usando uma colher.
- É melhor checar se o pote é próprio para micro-ondas antes de usá=lo. Normalmente, esta informação vem no fundo do recipiente.
- Nunca use um recipiente de metal.
- Recipientes plásticos são controversos. Muitos são marcados como seguros para micro-ondas, mas existem evidências de que componentes químicos do plástico, quando este é aquecido, podem ser transferidos para o alimento armazenado.
-
Coloque o mel no micro-ondas em potência média. [3] X Fonte de pesquisa Coloque o recipiente com mel no seu micro-ondas. Ajuste a potência para 50%, então coloque o mel no micro-ondas por 30 a 40 segundos.
- A quantidade exata de tempo pode variar dependendo da potência do seu micro-ondas e da quantidade de mel dentro do recipiente.
- Fique de olho no mel enquanto este derrete no micro-ondas. Se ele aparentar estar totalmente derretido antes de terminar o tempo, pare o micro-ondas e retire o recipiente.
- Existem algumas evidências de que o micro-ondas pode prejudicar alguns dos benefícios nutricionais que existem no mel cru. Se você estiver preocupado com o conteúdo nutricional do mel, o método tradicional pode ser a melhor opção.
-
Mexa o mel. Retire o recipiente do micro-ondas com cuidado. Mexa o mel com uma colher para distribuir o calor. Se uma parte ainda não estiver derretida, retorne o mel ao micro-ondas por mais 20 segundos em potência média.
- Repita este processo quantas vezes forem necessárias. Aqueça o mel em intervalos de 20 segundos, a potência média, mexendo depois de cada intervalo, até que o mel derreta.
- Caso esteja tentando tirar os cristais de mel, pare de aquecer quando não encontrar nenhum cristal. Se quiser apenas derreter o mel para uma consistência mais fina, basta parar de aquecer assim que estiver fino o suficiente para o seu gosto.
-
Armazene o mel derretido em temperatura ambiente. Despeje o mel derretido em um recipiente hermético. Guarde este pode em um local seco e em temperatura ambiente até quando quiser usar o mel.
- A variação de temperatura ideal é de 10 a 21°C. Temperaturas mais frias ou mais quentes podem acelerar a cristalização. Locais úmidos também devem ser evitados.
- O recipiente deve ser hermético para evitar perda de umidade e cristalização.
Publicidade
-
Misture um pouco de água ao mel. Coloque um pouco de mel em um pote pequeno ou prato. Adicione água fresca ao mel, 1 colher de sopa (15 ml) por vez, mexendo após cada adição. Continue até que o mel chegue à consistência desejada. [4] X Fonte de pesquisa
- Neste método, não é necessário aquecer o mel.
- Como o mel não está sendo derretido neste processo, ele não serve para eliminar os cristais do mel endurecido. Ao invés disso, use este método quando você quer o mel fino o suficiente para ser usado em bebidas ou até como produto de beleza.
- Um benefício deste método é a preservação de todos os benefícios nutricionais do mel. Ao usar o calor, por outro lado, há sempre o risco de perda de nutrientes.
- Além de afinar o mel, a água também dilui o sabor dele.
- A quantidade exata de água vai depender de quão fino você quer o mel e também de quão forte o sabor deve ser. Normalmente, porém, é melhor não exceder a proporção de partes iguais de água e mel. [5] X Fonte de pesquisa
-
Guarde na geladeira. Enquanto o mel não diluído deve ser guardado em temperatura ambiente, a calda de mel deve ser armazenada na geladeira. O mel diluído deverá durar apenas três semanas.
- Depois de três semanas, o mel começará a perder o sabor e pode mostrar sinais de cristalização.
- Armazene a calda de mel em um recipiente hermético para evitar perda de umidade.
-
Pronto.Publicidade
Referências
- ↑ http://www.realfoodrn.com/how-to-melt-raw-honey/
- ↑ http://www.spiciefoodie.com/2012/03/14/kitchen-know-how-how-to-decrystallize-honey/
- ↑ http://www.vintageamanda.com/2010/05/how-to-soften-hard-honey-vintage-vs-modern/
- ↑ http://everydayroots.com/honey-hair-treatment
- ↑ https://imbibemagazine.com/Elements-Honey
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 58 117 vezes.
Publicidade