Baixe em PDF
Baixe em PDF
Algumas pessoas podem querer bloquear o acesso de um programa à internet; outras, que o computador não consiga se conectar à rede para impedir a navegação, e até há quem deseje desabilitar temporariamente o próprio acesso, para conseguir trabalhar sem distrações. A maneira mais fácil de restringir o acesso à internet, independentemente do sistema operacional, é removendo o hardware de interface de internet do computador, ou simplesmente desconectando o modem da tomada. Abaixo, você poderá saber como realizar o processo através de softwares para desabilitar o acesso de dentro da interface do usuário no sistema.
Passos
-
Encontre o "Painel de Controle" clicando no ícone do menu “Iniciar” (canto esquerdo inferior da tela) ou pressione a tecla “Windows”. Aqui, você verá a opção “Painel de Controle”.
- Usuários do Windows 8 podem levar o mouse ao canto direito superior da tela para que a Barra de Charms seja exibida; caso prefira, segure a tecla “Windows” e pressione “C” para que ela apareça. Nela, clique em “Painel de Controle”. [1] X Fonte de pesquisa
-
Abra a "Central de Segurança".
-
Entre na opção “Firewall do Windows”.
- Abra a guia “Exceções”.
- Desmarque a caixa de seleção ao lado do aplicativo que deverá ter o acesso à internet restringido.
- Clique em “OK”.
-
Abra o programa e tente acessar a internet. Provavelmente, ele não conseguirá contornar o Firewall de Segurança e estará bloqueado da rede. No entanto, com outros aplicativos, você não deve ter nenhum impedimento para acessar a internet.Publicidade
-
Encontre o "Painel de Controle" clicando no ícone do menu “Iniciar” (canto esquerdo inferior da tela) ou pressionando a tecla “Windows”. Aqui, você verá a opção “Painel de Controle”.
- Usuários do Windows 8 podem levar o mouse ao canto direito superior da tela para que a Barra de Charms seja exibida; caso prefira, segure a tecla “Windows” e pressione “C” para que ela apareça. Nela, clique em “Painel de Controle”.
-
Acesse “Central de Rede e Compartilhamento” na visualização por ícones. Caso utilize a exibição por categorias, selecione “Rede e Internet” primeiro, e depois “Central de Rede e Compartilhamento”.
-
Clique com o botão esquerdo sobre a conexão Wi-Fi para destacá-la. Depois, use o botão direito do mouse para escolher “Desabilitar”, evitando que o computador consiga acessar essa conexão Wi-Fi. Ainda assim, outras redes de internet ainda poderão ser acessadas, ao menos que desabilite-as. Outros computadores deverão conseguir acessar normalmente as conexões Wi-Fi que você desativar na máquina em uso.
- O processo pode ser revertido. Basta clicar com o botão direito na conexão Wi-Fi e escolher “Habilitar”.
- É preciso estar logado como administrador ou membro do grupo de administradores para completar esses passos. Computadores conectados a uma rede podem não ter opção para desabilitar a internet devido às políticas de configuração de rede.
-
Desabilite todas as conexões de rede. Esta é uma forma mais “drástica” de impedir o acesso à internet no Windows; clique no menu “Iniciar”, em “Todos os Programas”, “Acessórios”, clique com o botão direito em “Prompt de Comando” e escolha “Executar como Administrador”. Nas versões mais atuais do Windows, basta pesquisar por “Prompt de Comando” (também no “Iniciar”) e seguir os mesmos passos para executá-lo como administrador. Digite "mmc compmgmt.msc" (sem as aspas) e pressione Enter; aguarde o carregamento da tela e clique em “Gerenciador de Dispositivos”, no painel à esquerda. Abra o submenu “Adaptadores de Rede”, clique com o botão direito em todos os dispositivos listados e escolha “Desabilitar”. Para confirmar o desligamento das funções, reinicie o computador (opcional).
- Para desfazer isso, basta escolher “Habilitar” em vez de “Desabilitar”.
-
Use softwares de controle parental. Essa é outra maneira de desabilitar o acesso à internet, já que tais programas dão a possibilidade de limitar os endereços que o computador pode visitar, bem como bloquear totalmente o uso da internet. Basta instalar o aplicativo no computador; alguns deles são pagos, dependendo do tipo, mas para quem tem a preocupação de evitar que uma criança entre em sites que não considera adequados, é uma boa maneira de tranquilizar-se por um valor justo.
- No OS X, há controles parentais nativos que podem ser configurados para desabilitar o acesso à internet para certas contas.
Publicidade
-
Acesse “Opções da Internet”, no "Painel de Controle".
-
Entre na guia “Conexões” e clique em “Configurações da LAN”.
-
Desmarque "Detectar automaticamente as configurações” e assinale “Usar servidor proxy”. Coloque definições de um servidor proxy inexistente para que o navegador de internet não consiga acessar a internet.
-
Compreenda, no entanto, que essa técnica não evita totalmente que um usuário com conhecimentos de informática consiga acessar a internet. Ele pode entrar nas configurações e desfazer o uso do proxy falso. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Outra opção são os aplicativos para desativar e ativar a rede. Eles são bem úteis para quem deseja desligar temporariamente o acesso à internet para o computador, mas sem precisar acessar as configurações do firewall sempre. Muitos usuários precisam trabalhar sem usar a rede, mas não desejam se isolar totalmente da internet. Com esses programas, você pode desabilitar todos os sites ou apenas alguns deles.
-
Experimente usar um aplicativo de script de alternância da internet. Com ele, você é “forçado” a não usar a web, desativando temporariamente o acesso à internet do computador através de um simples clique. Da mesma forma, basta um clique para restaurar a conexão posteriormente. O Toggle Internet bat é uma boa opção para começar. Baixe-o na "Área de Trabalho" do seu PC.
-
Habilite ou desabilite a internet. Clique com o botão direito sobre o ícone do app na "Área de Trabalho" e escolha “Executar como Administrador”; a conexão com a internet será interrompida imediatamente. Para restaurá-la, basta realizar o mesmo processo, não esquecendo de abri-lo como administrador.
- Internamente, o script apenas desliga e liga o adaptador de rede (ou placa Ethernet), habilitando e desabilitando a internet. Para fazer esse processo manualmente, seria preciso entrar em “Painel de Controle, “Rede e Internet”, “Exibir Status e Tarefas de Rede” e em “Alterar as Configurações do Adaptador”.
-
Experimente usar extensões de navegadores para bloqueio de sites. Eles são úteis para desabilitar apenas alguns endereços, o que o “Toggle Internet” não faz; dessa forma, você não acessará as páginas que o distraem, mas ainda poderá navegar pelo Google Docs ou pelo seu e-mail para trabalhar normalmente, por exemplo. Acesse a Chrome Web Store (ou na loja do seu navegador) e pesquise pelas seguintes extensões: “StayFocusd”, “Controle Parental - Bloqueador de sites adultos”, “Block & Focus” e o “Block Site - Website Blocker for Chrome” (em inglês). [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Sempre verifique as exceções do Firewall para ver se não há programas desautorizados com acesso.
- Desabilitar o acesso à internet significa que o programa nunca conseguirá conectar-se à rede, seja para baixar atualizações ou para enviar dados. Você não deve precisar de um certo programa para conectar-se à internet.
- Tenha certeza de que deseja livrar-se da internet antes de seguir os passos do artigo. Ainda assim, lembre-se de que a maioria dos métodos é reversível.
- No Linux, você conseguirá desabilitar facilmente o acesso à internet configurando o firewall da distribuição. As que possuem base no Ubuntu geralmente utilizam o pacote “ufw” como firewall.
Publicidade
Avisos
- É preciso restringir o acesso à internet a partir da interface de antivírus.
Publicidade
Referências
Publicidade