Baixe em PDF Baixe em PDF

Depois de ver o trabalho que dá descascar pinhões, você será capaz de entender o preço que muitas vezes eles recebem. Como o nome indica, os pinhões são as sementes comestíveis de várias espécies de pinheiro que vêm numa pinha rodeada por uma casca dura. [1] Para descasca-los, você precisa remover a casca dura que os rodeia. Dependendo da variedade de pinhão, isso pode dar um pouco de trabalho, mas o esforço valerá a pena.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se

Baixe em PDF
  1. Caso tenha comprado pinhões descascados, pule esta etapa. No entanto, se estiver querendo juntar suas próprias cascas de pinheiros, então deve saber que este é um processo demorado que pode levar meses. Aqui está o que você precisa fazer: [2]
    • Para pinhões de cor cinza, você deve coletá-los em setembro ou outubro e mantê-los num local arejado e seco, como uma garagem. As pinhas devem ainda estar bem fechadas nesse momento.
    • Aguarde as pinhas abrirem lentamente, revelando os pinhões.
    • Em seguida, bata as pinhas num saco de pano até que todos os pinhões caiam. Alternativamente, você pode pegá-los à mão caso não se importe de ficar com um pouco de resina de alcatrão.
    • Jogue fora a parte alada da casca que a conecta às pinhas.
    • Remova todos pinhões com buracos; isso é sinal de insetos.
  2. É importante saber que tipo de espécies você está lidando. Os pinhões podem ter cascas macias ou duras, e pinhões com casca rígida não devem ser quebrados com os dentes, ou você pode se machucar. Aqui estão os principais tipos de pinhão que você precisa conhecer: [3]
    • Os pinhões de Pinhão, Novo México . Esse é um pinhão amanteigado e colhido à mão. Esses são os pinhões mais valiosos do mundo, possuindo uma casca rígida que é dura demais para quebrar com os dedos ou dentes.
    • Os Pinhões de Pedra italianos . Esse pinhão é popular na Europa e no Mediterrâneo. É um pinhão longo e arredondado.
    • Os pinhões de Chilgoza . Esses são pinhões encontrados tipicamente no Afeganistão ou Paquistão, sendo longos e em formato de barco com uma extremidade afiada. Eles são tipicamente descascados ao serem torrados numa fogueira aberta; esse tipo de pinhão é mais raro.
    • Os pinhões cinza . Tipicamente encontrados no norte da Califórnia, esses pinhões têm uma casca ligeiramente macia.
    • Os pinhões de Nevada . Esses pinhões são mais doces, mais largos e mais fáceis de descascar.
  3. Os pinhões com casca tem uma vida útil longa se forem mantidos refrigerados, por isso certifique-se de colocá-los na geladeira se não estiver pensando em descascá-los imediatamente. No entanto, quando estiverem sem casca, os pinhões podem durar apenas algumas semanas ou até mesmo apenas alguns dias sem a geladeira, então você deve congelá-los o mais rapidamente possível se não planejar comê-los imediatamente.
    • Muitas pessoas gostam de colocar pinhões no congelador para proporcionar um sabor crocante extra e para fazê-los durar mais tempo, enquanto outros afirmam que isso tira um pouco do sabor rico da noz.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Descascando pinhões duros

Baixe em PDF
  1. Caso você não esteja preocupado com a integridade da pinha e estiver trabalhando com uma particularmente difícil de abrir, coloque os pinhões numa superfície sólida e bata neles com um martelo. Tente bater de forma um pouco suave para quebrar as cascas sem pulverizar os pinhões. É provável que esse método faça uma grande bagunça ou forme um entalhe no piso, então tente colocá-los sobre um pedaço de papelão ou saco plástico grosso. Dessa forma você não causará qualquer dano à propriedade conforme tenta quebrar os pinhões mais teimosos. [4]
    • Esse método não é aconselhável para os fracos de coração e requer algum poder.
    • Quando tiver terminado, você pode remover os pinhões do saco e retirar a casca extra.
  2. Isso mesmo. Se você colocar o pinhão na parte dentada do abridor, exatamente onde os puxadores se encontram, você pode usar o abridor como um quebra-nozes improvisado. [5] Isso pode causar algum dano ao abridor de lata e pode demorar um tempo, já que você precisará descascar um pinhão de cada vez, mas esse método lhe dará os resultados esperados.
    • Quando tiver quebrado todas as casas usando um abridor de lata, você pode descascar as cascas restantes fora com as mãos.
  3. Caso queira investir numa máquina de descascar pinhão, isso pode tornar o seu trabalho muito mais fácil. Embora seja preciso desembolsar algum dinheiro, você pode economizar dinheiro no final se estiver pensando em descasca-los regularmente. Os pinhões com casca são muito mais baratos do que sem casca, fazendo com que você economize no final. Abaixo está tudo o que você precisa fazer para usar essa máquina:
    • Coloque pinhões de tamanhos semelhantes dentro da máquina para que eles fiquem ajustados de lado. Quando terminar com os pinhões desse tamanho, coloque pinhões de um tamanho diferente.
    • Aguarde até que os pinhões saiam da máquina sem as cascas.
    • Retire qualquer casca que sobrar e aproveite.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Descascando pinhões macios

Baixe em PDF
  1. Para pinhões mais macios, você pode simplesmente colocá-los num saco plástico grande, retirar todo o ar, colocá-los sobre uma superfície plana e usar um rolo de madeira para passá-lo para frente e sobre os pinhões. Continue fazendo isso até ouvir e ver as cascas quebrando e revelando a carne do pinhão. Isso pode demorar um pouco, e você pode passar o rolo sobre pequenos lotes de pinhões para melhores resultados.
    • Após ter quebrado todas as cascas, simplesmente remova os pinhões dos sacos de plástico e retire as cascas restantes com os dedos.
  2. Embora esse não seja o método mais recomendado, ele vai funcionar em alguns se você estiver usando sementes de casca mole, como o pinhão cinza. Basta fazer o que faria para quebrar uma casca de sementes de girassol: posicione o pinhão na parte de trás da boca e morda um pouco delicadamente até ouvir o estalar da casca. Em seguida, retire o pinhão da casca e descasque o que tiver sobrado.
    • Cuidado para não morder muito forte se quiser manter seus dentes saudáveis.
    • Esse método é um dos melhores para preservar o formato original do pinhão, caso isso seja importante para você.
  3. Caso tenha um pinhão macio, então você pode ser capaz de quebrá-lo com apenas a força das mãos. Basta colocar o pinhão entre o polegar e o indicador e aplicar pressão sobre ele até que você ouça e veja uma rachadura. Em seguida, use as mãos para descascar o resto. Esse será um movimento repetitivo e pode demorar um pouco, mas pode ser melhor usar as mãos do que os dentes. [6]
    • Isso também pode levar um tempinho, já que você estará descascando cada pinhão individualmente.
  4. Depois de descascar os pinhões, você pode apreciá-los crus ou usá-los numa variedade de receitas. Eles são saborosos, bastante raros e adicionam um saco amanteigado e rico a qualquer refeição. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer com eles:
    • Deguste-os crus, como um lanche.
    • Use-os para fazer pesto para usar em massas ou peixe, ou ainda pratos à base de aves.
    • Toste-os levemente no forno e aproveite o gosto crocante.
    • Adicione-os a qualquer salada, desde saladas de queijo de cabra e de beterraba até saladas com brie e fatias de laranja.
    Publicidade

Dicas

  • Alguns pinhões não racham direito, então deixe-o de lado e siga para o próximo.
  • É preciso prática para ficar bom, então seja paciente.
  • Pinhões sem casca estão disponíveis, mas eles têm uma vida útil muito mais curta do que os com casca.
  • O sabor de um pinhão recém descascado é muito mais rico do que aquele vendido no mercado.
  • É muito rentável descascar seus próprios pinhões e há muitas maneiras de fazer isso.
Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado, você pode lascar um dente se morder muito forte.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 803 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade