Este artigo foi coescrito por Sarah Schewitz, PsyD
. Sarah Schewitz é uma psicóloga com mais de 10 anos de experiência ajudando casais e indivíduos a mudarem a forma como enxergam o amor e o relacionamento. É fundadora da Couples Learn, um site para consultas online.
Este artigo foi visualizado 12 605 vezes.
Uma paixão antiga, que há alguns anos simplesmente sumiu, enviou “do nada” uma mensagem dizendo que está com saudades? O “ghosting” é um termo que representa o fim de um relacionamento, seja ele uma amizade ou um romance, de maneira súbita, sem qualquer explicação. A pessoa que “desaparece” pode demorar dias, semanas ou até meses para voltar a falar com você; outro termo que descreve tal atitude é o “zombieing”, como se ela tivesse “morrido” e retornasse como um morto-vivo. Existem várias razões para alguém decidir fazer isso, com motivos que podem ser egoístas, mas às vezes é algo que ocorre de forma involuntária. Leia este artigo para saber todas as razões que os “fantasmas” e “zumbis” podem ter para voltar a entrar em contato, e também aprender como lidar com cada uma delas.
Coisas que você deverá saber
- Às vezes, quem faz "ghosting" volta por razões egoístas. Pode ser que o indivíduo não queira que você toque sua vida em frente ou esteja entediado e queira um encontro casual.
- Alguns dos "fantasmas" voltam porque desejam algum favor ou até apoio emocional. por outro lado, ele pode realmente ter saudade de você.
- O "ghoster" pode nem se tocar que "sumiu para você. Esclareça a situação (e suas necessidades) com ele antes de continuar com sua vida amorosa, evitando suposições sobre as verdadeiras intenções da pessoa.
Passos
-
Alguns sujeitos mantêm um “contatinho” de reserva se o principal não der certo. Os “garanhões” usam tal artifício para sempre ter várias opções para se envolver e vão cortar o contato com você quando estiverem interessados em outro; é bem provável que o seu número, no entanto, não seja deletado da agenda de contatos, já que você é o “plano B” quando o relacionamento que considera “principal” cair na mesmice. [1] X Fonte de pesquisa
- Procure por sinais de que ele é um garanhão , que sai com outras pessoas tanto enquanto está em contato com você quanto ao “sumir”. Percebeu nas redes sociais que ele está saindo com outros? Então é mais provável que você seja, de fato, a segunda opção.
- Você merece prioridade em seus relacionamentos, sempre! Se ele trata você como “plano B”, não tenha medo em terminar de vez. Caso receba algum Zap dele após o “ghosting”, ignore e tente achar alguém que o valorize!
Publicidade
-
Esses “zumbis” podem aparecer quando perceberem que você está interessado em outro. Se ele não estiver pronto para se comprometer, mas não quer perder a chance de se envolver com você, a pessoa reaparecerá de vez em quando para manter seu interesse. Pode parecer estranho, mas tais indivíduos tentam impedir que o ex ou até mesmo um amigo colorido encontrem outro, pois consideram que isso é um golpe no orgulho deles (ou porque têm sentimentos por você, mas não sabem como agir).
- Se alguém assim retornar e impedir que você toque sua vida em frente, fique atento a promessas falsas em relação ao comprometimento; é bem provável que o indivíduo acabe sumindo novamente.
- Sinta-se livre para dar uma segunda chance caso ele alegue ter afeto por você, mas não mais do que isso. Quem engana várias e várias vezes não é digno de seu tempo!
-
Essas pessoas fazem “zombieing” porque consideram que você vai retomar o contato, independentemente da situação. Essa atitude é comum com aqueles que são gentis e sempre presentes para ajudar os outros, fazendo com que os “zumbis” se aproveitem da predisposição em esquecer os erros e em perdoar. Lembre-se de que o comportamento inadequado dele não é sua culpa, mas tolerá-lo só reforça a “mensagem” de que poderá repetir isso o quanto quiser.
- Para finalizar esse ciclo, não deixe que ele o demova e corte logo o contato. Diga com firmeza que você precisa de um pouco de espaço.
- Por exemplo: “Eu gosto de você, mas não posso ficar esperando que reapareça depois de semanas! Quero um relacionamento estável.”
Publicidade
-
Os “gasparzinhos” costumam procurar alguém que dê atenção a eles, que têm dificuldade em se concentrar nos seus relacionamentos. Não demorará muito para que fiquem entediados, façam “ghosting” e logo percebam que o tédio também bate quando estão sozinhos. Para tentar resolver isso, enviam um Zap ou ligam repentinamente, mas só porque querem se divertir ou se distrair um pouco, não para terem um relacionamento sério. [2] X Fonte de pesquisa
- Esse “padrão” também pode ser cíclico se o ex reaparece com frequência, dizendo que está sem nada para fazer ou muito sozinho, mas nunca demonstrando interesse em um compromisso mais sério.
- Deixe bem claro que você está procurando por alguém que possa estar sempre ao seu lado. Diga, por exemplo, “Para mim, é fundamental me sentir conectada emocionalmente com meu parceiro e não perdermos o contato. Você consegue ser assim?”
- Caso não possa atender suas necessidades, é melhor que cada um tome um caminho diferente e ele desapareça de vez.
-
Os “fantasminhas” entram em contato com pessoas que já conhecem para manter relações sexuais porque é conveniente. Eles consideram mais fácil recorrer a um ex do que conhecer e seduzir alguém. Nesse caso, o “ghoster” pode entrar em contato com uma desculpinha esfarrapada ou até pedir perdão sem muita vontade e tentar convencer você em aceitá-lo de volta. [3] X Fonte de pesquisa
- Se você deseja retomar a relação, mas desconfia que o indivíduo só quer sexo, diga “Eu quero isso, mas não estou a fim de ficar de pegação agora. Quero conhecê-lo melhor primeiro, você se interessaria?”.
- Se quiser mesmo reatar o namoro, ele deverá aceitar suas imposições e não praticar mais “zombieing”. Do contrário, pelo menos você saberá o verdadeiro motivo do ressurgimento dele e poderá ir atrás de alguém que o valorize mais.
Publicidade
-
Os “zumbis” retornam quando estão com alguma dificuldade e precisam de um ombro amigo. Pode ser que o cara esteja em um momento complicado da vida, tenha brigado com um amigo do peito ou esteja com problemas no trabalho. Se, por exemplo, ele enviar uma mensagem repentinamente e logo falar sobre algum dilema ou problema que está enfrentando, é bem possível que ele queira apenas apoio emocional. [4] X Fonte de pesquisa
- Também é possível que precise de outra coisa, como pedir favores!
- Obter apoio emocional é uma mão de duas vias; se o ex não estiver disposto a fazer o mesmo por você, não se sinta obrigado a fazer qualquer coisa mesmo que ele venha com alguma historinha triste.
-
Os “gasparzinhos” podem reaparecer depois de terminar uma relação e buscam prazer rápido, ou seja, um relacionamento “rebote”. Nele, o sujeito procura uma nova relação logo após findar outra para readquirir a confiança. Seguir em frente após qualquer convivência é saudável, mas as de “rebote” geralmente não duram, porque se resumem mais em mostrar ao ex que consegue viver sem ele do que desfrutar da nova pessoa. [5] X Fonte de pesquisa
- Caso saiba que é a situação do indivíduo, não se envolva com quem fez “ghosting”. Veja as redes sociais e perfis em apps de relacionamento ou simplesmente pergunte se ele está saindo agora de uma relação.
Publicidade
-
Pode ser que o "fantasminha" tenha visto ou ouvido algo que fez com que ele se lembrasse de você. Nem todos que tomam "chá de sumiço" tem algum motivo complexo ou escondido para sumir e voltar; pode ser que algo tenha feito com que ele relembrasse de você e tenha se sentido compelido a conversar. Se esse “ghoster” de fato sente algo especial e parece lembrar-se de você com frequência, é bem possível que ele peça para se encontrarem novamente.
- O sujeito pode ouvir uma música que traz lembranças de quando vocês se conheceram ou um amigo pode ter perguntado como você estava.
- Não é, necessariamente, um sinal bom ou ruim, só significa que você está sempre na cabeça dele. A decisão é sua em tentar de novo ou fazer com que a relação “desapareça” de uma vez.
-
Os narcisistas quase sempre fazem “zombieing”, já que alternam com facilidade entre humores para terem o ego massageado. O comportamento desse tipo está ligado a delírios de superioridade e autoestima elevada. Infelizmente, se possuir tendências narcisistas, é bem possível que o cara, como em um passe de mágica, reapareça para provar que consegue ter você de volta quando bem entender, se aproveitando dos sentimentos que possui por ele. [6] X Fonte de pesquisa
- Aprenda a identificar o comportamento narcisista para evitá-lo, no futuro.
- Acha que o ex está sendo manipulativo de propósito? Então corte todo o contato com esse “zumbi” e fuja de uma convivência narcisista.
Publicidade
-
Um ex-namorado pode perceber que ainda quer se envolver com você após fazer “ghosting”. Dependendo do caso, os “fantasminhas” podem retornar porque descobriram que não querem, afinal, perder você. Talvez ele tenha pensado que havia alguma opção melhor por aí, mas rapidamente percebeu que o relacionamento estável e feliz que possuía com você era o ideal. O sujeito pode estar pedindo por uma nova chance. [7] X Fonte de pesquisa
- Não há qualquer problema em reatar com um ex após o “sumiço”, desde que ele peça desculpa por ter feito isso. Lembre-se de que a chance de que repita o comportamento aumenta se ele não entender no que errou ou não se arrepender do que fez.
-
Existem aqueles que fazem “ghosting” porque acham que a pessoa não está interessada. Sim, esse comportamento pode ser decorrente de um mal-entendido; se você não demonstrar interesse em um relacionamento, mesmo que sem intenção, pode ser que o parceiro ache mais fácil cortar o contato e tocar a vida em frente. No entanto, se você mostrar que, na verdade, sente falta dele, será muito mais fácil retomar o contato de uma vez por todas. [8] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: envie mensagens para mostrar que gosta dele. O “gasparzinho” perceberá que existe a possibilidade de reatarem a relação!
Publicidade
-
Quem "some” repentinamente pode perceber que está sendo egoísta e vai pedir desculpas. Fazer isso em um encontro ou relacionamento é simplesmente fugir da maneira mais fácil, tirando o chão do companheiro e desconsiderando os sentimentos dele. Alguns “ghosters” perceberão que não é uma atitude muito legal, então se algum deles reaparecer pedindo desculpas, é sinal de que ele se sente mal por ter sido grosso com você. [9] X Fonte de pesquisa
- Todo mundo erra. Se a desculpa for convincente e o ex demonstrar que está comprometido com o relacionamento, você pode fazer as pazes.
- Você perdoar e optar por reatar o relacionamento ou apenas aceitar as desculpas e continuarem separados.
-
Em alguns casos, as pessoas podem perder contato sem querer! Nem todo “desaparecimento” é proposital; pode ser que o sujeito tenha passado por semanas difíceis no trabalho ou tenha ficado longe do celular durante um fim de semana muito ativo em um spa. Se ele não perceber que está chateando você, pode ser que continue sem entrar em contato por vários dias e retorne como se nada tivesse acontecido!
- Não suponha que o indivíduo “sumiu” porque ficaram inativos. Às vezes, ele pode estar com algum problema de saúde mental, esteja passando por um momento atribulada da vida, tenha muito trabalho ou estudos ou com qualquer outra coisa do cotidiano que evita que consiga responder suas mensagens. Se você sabe que a vida dele é ocupada, tente não tirar conclusões; aliás, nunca faça isso, já que o inesperado pode acontecer com qualquer um.
- Pergunte o que aconteceu antes de fazer qualquer suposição. Algo pode ter acontecido na vida da pessoa que fez com que ela “desse um tempo” na troca de mensagens. Como isso pode ocorrer quando há uma falta repentina de comunicação, será melhor perguntar se algo aconteceu em vez de concluir que o “sumiço” foi deliberado.
- Caso o indivíduo não veja problema naquilo, ajude-o. Pergunte de modo direto se ele entendeu o que se passou ou se foi um “zumbi” de propósito. Depois, diga como você acha que a conversa deverá prosseguir.
- Diga, por exemplo: “Oiê, faz uma semana que você não me responde. Eu entendo que você pode estar ocupado, mas ficar alguns dias sem responder já me faz acreditar que sofri ‘ghosting’.”
- Assim que delimitar limites, o cara deverá conseguir se comportar da forma que você pediu. Do contrário, você já sabe que o “ghosting”, se voltar a acontecer, é intencional.
Publicidade
-
Em certos casos, os “gasparzinhos” que possuem sentimentos de ódio por você poderão se sentir tão irritados que vão atacá-lo. Infelizmente, alguns deles são folgados que só querem retornar para insultar e diminuir você, talvez por rancor ou por saberem algo com a certeza de podem feri-lo profundamente.
- Se você receber mensagens com xingamentos e insultos, ignore e bloqueie em vez de começar a brigar.
- O que eles mais querem é obter uma reação de você, então nem peça educadamente para não fazerem mais aquilo. Apenas ignore.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://whisperadvice.com/why-ghosters-always-come-back-understand-the-mind-of-a-ghoster/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/basics/ghosting
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-pacific-heart/202004/why-people-who-ghosted-you-may-get-back-in-touch
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-pacific-heart/202004/why-people-who-ghosted-you-may-get-back-in-touch
- ↑ https://whisperadvice.com/why-ghosters-always-come-back-understand-the-mind-of-a-ghoster/
- ↑ https://psychcentral.com/blog/manipulation-games-narcissists-play#ghosting
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-pacific-heart/202004/why-people-who-ghosted-you-may-get-back-in-touch
- ↑ https://whisperadvice.com/why-ghosters-always-come-back-understand-the-mind-of-a-ghoster/
- ↑ https://youtu.be/L_6fQduYhRQ?t=394
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!