PDF download Baixe em PDF
Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, violeta… e muito mais!
PDF download Baixe em PDF

As cores estão presentes em tudo. Nas roupas que você está vestindo, na tela onde você lê textos, enfim, em todos os lugares! Legal, mas quantas cores existem? Bom, a resposta dependerá de para quem você fizer a pergunta. É bem capaz que as cores que você está vendo agora sejam um pouco diferentes das que a pessoa do seu lado está vendo. Por que será que é assim? Descubra abaixo!

O que você precisa saber

  • Os cientistas estimam que existam cerca de 10 milhões de cores no mundo.
  • Cada pessoa vê o mundo de uma forma diferente, então pode existir um número infinito de cores por aí para serem descobertas.
  • Nós podemos ver as cores graças às ondas de luz que se refletem nos objetos.
Método 1
Método 1 de 3:

Quantas cores existem no mundo?

PDF download Baixe em PDF
  1. Como chegamos a esse número? Bom, os cientistas acreditam que os seres humanos podem ver, aproximadamente, mil níveis de claro e escuro, 100 níveis de vermelho a verde e 100 níveis de amarelo a azul. Se multiplicarmos os números, chegamos ao resultado de 10 milhões de cores. [1]
    • Porém, o resultado é apenas uma estimativa. Todos enxergam o mundo de uma forma diferente, então não tem como saber, exatamente, quantas cores existem, porque a resposta varia dependendo de para quem você pergunta!
    • Há sete cores no mundo: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. As demais são, simplesmente, variações de uma ou mais das cores citadas.
    • Os cientistas estimam que exista cerca de 18 decilhões de variedades de cada cor.
    • Os espectros vermelho a verde e amarelo a azul se referem às cores primárias e suas respectivas secundárias. Se você desenhar ou consultar um círculo cromático , o vermelho está no lado oposto ao do verde e o amarelo, do lado oposto ao do azul. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

As cores são infinitas?

PDF download Baixe em PDF
  1. “Infinito” é algo sem limites, sem fim ou um número tão grande que é difícil de quantificar. [3] Quando se trata de cores, com certeza, existe um número muito grande delas, mas dizer que não há fim depende da sua perspectiva.
    • Acredite ou não, podem existir um mundo de cores que os humanos não conseguem enxergar. O nosso cérebro só consegue compreender as cores que nós conhecemos (as cores principais do arco-íris e suas variações). Quem sabe? Talvez os animais vejam um mundo de cores completamente diferentes das que nós conhecemos.
Método 3
Método 3 de 3:

A ciência das cores

PDF download Baixe em PDF
  1. Acredite ou não, a caneta azul para a qual você está olhando agora não é azul de verdade: ela tem todas as cores, menos azul! Quando a luz bate em um objeto, as ondas de luz são rebatidas. A cor que se reflete nos seus olhos é a cor que o objeto parecerá ter. [4]
    • Existe um tecido atrás dos seus olhos chamado retina . É o trabalho dele captar a luz e deixar o cérebro descobrir o que você está vendo.
    • Quando a luz bate na sua retina, o tecido manda um sinal elétrico para o seu nervo óptico .
    • O sinal do nervo óptico viaja pelo tálamo do cérebro (ele é como uma central de distribuição), que, por sua vez, envia o sinal para o seu córtex visual .
    • É no córtex visual que seu cérebro começa a juntar as peças para formar a cor, para que você saiba o que está vendo.
    • Parece algo demorado, mas o processo inteiro acontece no instante que leva para você olhar para alguma coisa.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 759 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade