PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Descobrir quem você é pode ser difícil. Como estamos sempre evoluindo, mudando e aprendendo coisas novas, nossa identidade também está em constante transformação. Mas existem alguns Passos que você poderá seguir para passar a se conhecer melhor e descobrir quem você é.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tomando uma atitude

PDF download Baixe em PDF
  1. Criando um inventário com seus pontos fortes e fracos, você começará a observar o que faz bem e o que precisa melhorar. Este é um bom ponto de partida para descobrir quem somos. Para criar o inventário pessoal, liste seus pontos fortes e fracos em declarações iniciadas com "Eu sou" para os pontos fortes e em "Eu quero" para os pontos fracos.
    • Por exemplo, para os pontos fortes, você poderá incluir itens como "Eu sou um bom amigo" e "Eu sou generoso com meu tempo". Os pontos fracos poderiam incluir itens como "Eu quero saber ouvir melhor" e "Eu quero me importar menos com o que os outros pensam de mim".
  2. Para deixar a lista ainda maior, você poderia pedir a opinião de amigos a respeito dos seus pontos fortes e fracos. Lembre-se de apenas fazer essa pergunta para as pessoas que o conheçam bem e que possam fornecer opiniões construtivas e positivas. [1]
    • Não peça ajuda aos amigos se achar que eles poderão ferir seus sentimentos.
  3. Agende algum tempo para ficar sozinho e poder analisar a lista. Esta também é uma oportunidade de autoexploração e poderá se tornar uma parte regular do seu dia, proporcionando tempo e privacidade para que você se conheça melhor.
    • Tenha em mente que você não precisa passar esse tempo meditando ou refletindo. É possível descobrir coisas novas sobre você até mesmo assistindo ao seu filme favorito ou realizando alguns exercícios leves. O importante é reservar esse tempo apenas para si mesmo e aproveitá-lo.
  4. Decidir o que deseja mudar em si mesmo poderá dizer alguma coisa sobre suas prioridades e ajudá-lo a entender melhor quem você é. Caso identifique áreas que deseje melhorar, tente definir uma pequena meta pessoal. Reflita sobre o que esse objetivo diz sobre você. O que ele diz sobre quem você é?
    • É importante que o objetivo seja pequeno e mensurável. Por exemplo, se você decidiu ser mais assertivo, defina uma meta para expressar sua opinião uma vez por dia. Pode ser algo tão simples quanto dizer o que gostaria de jantar ou falar "não" para alguém.
  5. Você pode pensar que é a pessoa menos criativa do planeta, mas talvez nunca tenha se dado uma chance. Tente escrever um poema, uma história ou uma canção. Pinte alguma coisa ou faça um esboço da paisagem que vir pela janela. Matricule-se em um curso de teatro ou comece a fazer vídeos com os amigos. Ande com pessoas criativas e veja se elas podem ensiná-lo alguma coisa. Obrigar-se a ser criativo vai tirá-lo da zona de conforto e poderá ajudá-lo a descobrir algo novo sobre si mesmo. [2]
    • Não seja crítico demais com sua arte quando estiver apenas começando. Lembre-se de que o objetivo é descobrir quem você é e se divertir.
  6. Faça algo que você nunca faria e que o assuste ou intimide. Não permita que os obstáculos o interrompam. Em vez disso, comece com pequenos desafios e vá evoluindo até atingir os maiores. Você poderá descobrir que é mais determinado do que imagina e até mesmo que possui um talento que não conhecia. [3]
    • Por exemplo, você poderia abordar um grupo de estranhos e tentar fazer amigos, se inscrever para uma corrida de dez quilômetros, embora nunca tenha corrido mais de três, ou ver quanto tempo consegue passar sem entrar no Facebook.
  7. Você aprenderá mais sobre si mesmo se estiver cercado de pessoas que o incentivem e o façam sentir-se bem consigo mesmo. Fique longe de indivíduos negativos e críticos e busque aqueles que o ajudem a crescer. Tente encontrar pessoas que o animem, vivam a vida de uma forma que você admire e sejam uma companhia divertida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Estando ciente dos pensamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Escrever em um diário poderá torná-lo mais responsável pelo que faz, reduzir o estresse e trazer mudanças positivas. Todos os dias, tente escrever no diário por pelo menos 20 minutos.
    • Por exemplo, você poderia colocar os pensamentos no papel ao final de cada dia, escrever quando estiver se sentindo apreensivo ou quando tiver uma boa ideia. Lembre-se de incluir como se sente em relação à vida, quais são seus objetivos e quais dúvidas o deixam inseguro para seguir em frente.
    • Quando se sentir perdido, releia o diário e tente identificar elementos que o ajudem a retornar para o rumo certo. Por exemplo, se você tiver um dia ruim, poderá ler sobre alguma coisa que o deixou feliz para começar a se sentir normal novamente.
  2. Todo mundo tem defeitos, portanto tente não ficar obcecado com a perfeição. Tente aceitar-se como você é, com falhas e tudo. Caso comece a sentir-se inadequado, lembre-se de que ninguém é perfeito. O importante é sempre tentar dar o seu melhor.
  3. Encontrar a própria identidade poderá ser difícil porque ela pode mudar ao longo do tempo, dependendo do que estivermos fazendo com nossas vidas. Lembre-se de que as mudanças são uma parte normal da vida, portanto tente ser receptivo e aceitar essas transformações de identidade. [4]
    • Neste momento, talvez você se defina como um filho, um contador e alguém que valoriza a honestidade. Porém, nossa identidade pode mudar ao longo do tempo, assim como as situações em que nos encontramos. Por exemplo, se você tiver filhos, poderá começar a se enxergar como um pai, em vez de um filho. Se abrir o próprio negócio, poderá passar a se identificar como um empresário.
  4. A lista deve conter as coisas mais importantes para você. Categorize os itens em ordem de importância. Saber o que é importante para si mesmo poderá ajudá-lo a perceber o que realmente tornará a vida importante e significativa, portanto crie a lista com carinho. Ela poderá surpreendê-lo.
    • Os itens que você valoriza poderão incluir: amigos, familiares, estudos, alguma matéria da escola ou faculdade, seu trabalho ou uma habilidade específica. Considere o valor que essas coisas ou pessoas agregam à sua vida e passe a reservar mais tempo para elas. [5]
  5. É fácil colocar a culpa por todas as nossas falhas ou contratempos nos outros. No entanto, quando aceitamos que estamos no controle das nossas vidas, incluindo dos nossos fracassos, somos capazes de mudar para melhor. [6]
    • Lembre-se também de aceitar a responsabilidade por suas realizações. Suas realizações são o resultado da sua ambição e esforço pessoal. Quer você se torne um campeão de tênis ou aprenda uma nova língua, lembre-se sempre de dar-se crédito pelos seus sucessos.
  6. Lembre-se de que você é único e merece amor e atenção, portanto é importante dar-se os elogios merecidos. Crie uma lista com todas as coisas que ame em si mesmo. Olhar no espelho e identificar algumas das suas características físicas favoritas também poderá ajudar. Elogie-se da mesma forma como você elogiaria um amigo. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Continuando a busca

PDF download Baixe em PDF
  1. Nossos objetivos podem ter um grande impacto sobre a forma como nos vemos, portanto crie uma lista com as 100 coisas (grandes e pequenas) que você gostaria de alcançar na vida. Observe o que os itens da lista têm em comum e elabore um plano para conseguir o maior número de coisas possível. Alguns desses objetivos poderão parecer irrealistas, mas coloque-os no papel de qualquer forma. Escrevê-los poderá ajudá-lo a descobrir o que o motiva.
    • Colocando os objetivos no papel você também estará mais propensos a realizá-los. [8] Não tenha medo de mudar ou adicionar itens conforme você pensa em coisas novas que deseja fazer.
  2. O desenvolvimento da autoconfiança é um desafio constante, mas se você se concentrar em dar pequenos passos por vez e em alcançar os objetivos, conseguirá aumentar a confiança e talvez até mesmo a autoestima. Ser confiante também permitirá que você desafie a si mesmo, o que vai ajudá-lo a crescer como ser humano.
    • Se você tiver problemas de insegurança, pare de se comparar com os outros, aprecie suas realizações e estabeleça metas mais realistas para si mesmo. [9]
  3. A busca pelo verdadeiro eu é uma jornada que dura a vida toda, portanto não se preocupe se não conseguir descobrir isso imediatamente. Se você estiver se sentindo sobrecarregado com a busca, faça uma pausa para se tranquilizar. Permitindo-se ser simplesmente você por algum tempo, será possível descobrir algo importante sobre si mesmo. [10]
  4. Olhe pela janela ou feche os olhos e observe quais pensamentos vêm até você. É bom sonhar acordado de vez em quando e deixar a mente ir para onde ela quiser em vez de se forçar a pensar em um assunto específico. Você até poderá aprender alguma coisa sobre si mesmo durante o processo.
    • Sonhar acordado vai ajudá-lo a relaxar e poderá torná-lo mais criativo e produtivo. [11]
  5. Talvez você pense que todas suas crenças sejam definitivas, mas pare por um momento e considere o porquê de você acreditar no que acredita. Fazer um esforço constante para questionar a si mesmo poderá ajudá-lo a transforma-se em uma pessoa pensante e curiosa. A curiosidade sobre si mesmo vai ajudá-lo a descobrir quem você é. [12]
  6. Faça uma lista contendo as coisas e pessoas das quais você mais gosta. Assim, você terá noção do que lhe é verdadeiramente importante. Use a lista para ajudar a definir quem você é.
    Publicidade

Dicas

  • Seja sincero consigo mesmo. Não mude para agradar aos outros e não se compare com ninguém.
  • Mantenha-se firme nas suas crenças e valores morais. Não deixe que alguém diga para você como deve pensar ou o que deve sentir.
  • Não deixe ninguém dizer quem você é ou como deveria ser: essa decisão é sua.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 89 741 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade