PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Sociopatas não são, necessariamente, criminosos perigosos, mas têm características que são difíceis de conviver. Se você pesquisar quais são os traços da sociopatia e reparar bem no comportamento e nos relacionamentos do seu parceiro romântico, poderá descobrir se quem dorme ao seu lado é um sociopata ou não.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Procurando comportamentos associados aos sociopatas

PDF download Baixe em PDF
  1. Mentir é muito fácil para os sociopatas. Em vez de sentir culpado por mentir (como a maioria das pessoas sente), os sociopatas inventam uma história mais mirabolante do que a outra e não sentem remorso algum. Um sociopata pode mentir sobre qualquer coisa, como onde trabalha, o estado civil e coisas que fez no passado. [1]
    • Sociopatas mentem por diversos motivos. Alguns mentem para manipular as pessoas a fazerem o que eles querem. Já outros fazem por costume ou pela adrenalina.
    • Se forem pegos mentindo, os sociopatas inventarão mais mentiras para justificar a primeira. É por isso que fica difícil revelar todas as mentiras e descobrir o que realmente aconteceu.
    • Por exemplo, talvez seu namorado tenha dito que estava na casa de um amigo, mas o tal amigo acabou de postar nas redes sociais que está pegando estrada para a praia. Quando você fala sobre o assunto, seu namorado inventa um outro amigo que nunca tinha mencionado antes.
  2. Um dos traços de personalidade mais marcantes de um sociopata é a consciência distorcida. Já que não têm um senso do que é certo e errado, os sociopatas manipulam e enganam as pessoas para conseguirem o que querem sem pensar no efeito negativo que suas atitudes terão em suas vítimas. [2]
    • Algumas das técnicas de manipulação que os sociopatas usam é tirar vantagem do sentimento de pena, fazer as pessoas se sentirem culpadas, elogiar os outros para conseguir favorecimento ou mostrar uma personalidade falsa.
    • Sua namorada sempre espera que você pague tudo? Não só a conta do restaurante, mas as contas dela, os procedimentos estéticos que ela inventa de fazer e os passeios que faz com as amigas? E, quando você diz "Eu não tenho dinheiro para comprar este colar", ela responde "Se você me amasse mesmo, não compraria uma joia para mim?" É uma forma de manipulação.
  3. O pavio do seu parceiro é curto demais? A irritabilidade e agressividade são outras características comuns dos sociopatas, e, às vezes, culminam em lutas corporais e agressões físicas. Sociopatas também têm dificuldade de perdoar ofensas. Na verdade, a ideia de perdoar nem passa pela cabeça deles. [3]
  4. Sociopatas se vêm como superiores aos outros e, muitas vezes, não respeitam as normais sociais que as outras pessoas seguem. Eles acham que as leis, regras de etiqueta, educação e outras convenções não se aplicam a eles. Porém, eles são ótimos na arte de fingir que respeitam determinadas regras em situações onde acham que tal atitude os beneficiará.
    • Por exemplo, você vive com medo de arrumar confusão quando está com essa pessoa? Talvez seu namorado não se importe nem um pouco em pagar as contas em dia e, por conta disso, o carro de vocês seja apreendido. Ou sua namorada invente de pular um muro para entrar na piscina de uma casa, mesmo que haja uma placa escrito "Não invadir!".
  5. Sociopatas são egocêntricos e não costumam sentir medo ou ansiedade igual às outras pessoas. Por conta disso, estão sempre realizando os próprios caprichos. Eles fazem o que tiverem vontade no momento sem pensar nas consequências de suas atitudes. [4]
    • Gastar dinheiro de forma irresponsável, comportamento sexual arriscado e dirigir igual maluco são comportamentos impulsivos que os sociopatas podem ter.
    • Você e seu parceiro tiveram problemas com infidelidade? Seu parceiro pode tentar justificar uma traição dizendo que só transou com outra pessoa porque você brigou com ele. É um exemplo de decisão apressada misturada com gratificação instantânea sem preocupação com as consequências (todos são traços de sociopatia).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Analisando fatores relacionais

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos sociopatas conseguem passar despercebidos porque são muito carismáticos. Mesmo que não sintam emoções da mesma forma que os demais, eles são ótimos na arte de imitar a expressão de sentimentos e de criar a ilusão de uma conexão com outras pessoas. O charme superficial ajuda os sociopatas a conseguirem o que querem.
    • Por exemplo, quando você vai apresentar alguém para as pessoas, elas sempre comentam que ele é muito carismático e extrovertido? Todo mundo o adora logo de cara? Talvez ele até aja de formas diferentes dependendo do ambiente ou na presença de determinadas pessoas. O negócio pode chegar até ao extremo de mudar de gostos e desgostos dependendo de com quem estiver falando.
  2. Ele demonstra empatia? Sociopatas têm dificuldade de sentir a dor ou a felicidade alheia, então raramente sentem remorso ou culpa por fazer coisas que prejudicam aos outros.
    • Um sociopata pode demonstrar empatia de um jeito bem convincente se a situação pedir tal atuação. Já que eles têm habilidades sociais bem desenvolvidas, muita gente tem dificuldade em perceber as lágrimas de crocodilo dos sociopatas.
  3. Sociopatas não gostam de manter amizades como a maioria das pessoas gosta. Por conta da falta de empatia, a maioria dos sociopatas só vai interagir com pessoas que possam dar algo a eles. As pessoas também podem cortar o contato com os sociopatas quando perceberem o padrão de comportamento nocivo (mentiras e manipulação). [5]
  4. Muitos sociopatas têm o ego nas alturas e se veem de forma superior aos outros. O resultado disso é a tentativa de se cercar de pessoas poderosas e influentes. Eles também podem fazer isso para melhorar de carreira, conseguir uma posição social de maior prestígio, criar um determinado status aos olhos dos outros ou só para alimentar o próprio ego. [6]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Compreendendo os sociopatas

PDF download Baixe em PDF
  1. Os sociopatas e psicopatas compartilham determinados traços de personalidade, como o jeito que encantam as pessoas, falta de empatia e a tendência a mentir. Entretanto, os sintomas de psicopatia são muito mais extremos e perigosos. Os psicopatas têm muito mais chances de ferir outras pessoas do que os sociopatas. Os sociopatas têm um senso distorcido de moralidade. Já os psicopatas, não têm senso de moralidade algum. [7]
    • Os especialistas acreditam que a psicopatia é causada por fatores genéticos, já a sociopatia pode ter origem genética, em traumas de infância ou nos dois.
  2. O livro “The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders” (ou O Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais, em português), não usa os termos “sociopata” e “psicopata”. Ele agrupa os dois sob o transtorno de personalidade antissocial.
    • O transtorno de personalidade antissocial é diagnosticado com base nos comportamentos que os sociopatas e psicopatas têm em comum, incluindo a falta de consideração pelos outros, falta do sentimento de culpa e desrespeito às regras e normas sociais. [8]
  3. Psicopatas sim têm mais chances de apresentar comportamentos violentos. Sociopatas enganam e manipulam as pessoas para conseguirem o que querem, mas, geralmente, não machucam suas vítimas fisicamente. [9]
    • Os sociopatas podem não ser fisicamente violentos, mas as mentiras e as manipulações deles ainda podem causar grandes dores em quem está ao redor. Se você acha que seu parceiro é um sociopata, faça todo o possível para se proteger, emocionalmente falando.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 567 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade