Baixe em PDF
Baixe em PDF
Também conhecido como peixe-de-briga-siamês, o betta é famoso pelas cores chamativas e pelas barbatanas esvoaçantes. Porém, caso tenha comprado um betta em uma lojinha, é bem possível que você não tenha nem ideia da idade do seu bichinho. É difícil descobrir exatamente quantos anos tem um peixe betta, mas usando conhecimentos básicos e um pouquinho de observação, pode ser que você consiga tirar uma estimativa próxima.
Passos
Método 1
Método 1 de 2:
Descobrindo a idade do peixe com base em características físicas
-
Meça o betta. Os bettas adultos normais costumam ter em torno de 7,5 cm de comprimento. Coloque uma fita métrica contra o aquário e veja o quão comprido é o peixe. Caso o betta seja menor do que a média, é bem possível que ele ainda seja um peixinho juvenil. [1] X Fonte de pesquisa
- Medir um betta com precisão pode ser bem difícil. É bem possível que você só consiga uma estimativa colocando a fita métrica contra o vidro. A maioria dos bettas saudáveis não costuma ficar parada por muito tempo, logo, tenha paciência.
-
Dê uma olhada nas barbatanas. Os bettas adultos possuem belíssimas barbatanas esvoaçantes. Caso o seu peixe apresente essa característica, ele provavelmente já atingiu a idade adulta. Já se ele ainda tiver barbatanas pequenininhas, ele provavelmente ainda é um juvenil ou até mesmo um filhotinho. [2] X Fonte de pesquisa
- As barbatanas dos bettas mais velhos costumam ser bem gastas, muitas vezes com rasgos e furos nas pontas.
- Descubra o sexo do seu betta. As bettas fêmeas não possuem barbatanas longas e esvoaçantes como as dos machos.
- Não confunda as marcas do tempo com ferimentos causados por doenças.
- Os betas Crowntail têm barbatanas naturalmente “esfarrapadas”.
-
Veja de que cor é o betta. No geral, os bettas jovens possuem cores mais vibrantes, ao passo que na meia-idade os peixinhos ficam mais clarinhos. A cor das escamas dos bettas mais velhos costuma se mais pálida e desbotada.
- Os bettas de criadouro vêm em uma ampla variedade de cores. Já os selvagens costumam ser cinzentos ou de cores mais escuras, apresentando uma coloração mais forte apenas durante as brigas. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Fique de olho em mudanças no corpo do betta. Com o tempo, você vai notar que o seu betta está ficando mais pálido ou mais magro, mesmo com uma alimentação regular. Esses sinais significam que o peixe está envelhecendo. [4] X Fonte de pesquisa
- Conforme um betta envelhece, pode ser que ele comece a ficar encurvado. Os bettas idosos possuem corcundas, ao passo que os mais jovens têm costas mais retinhas. As corcundas são redondinhas e não devem ser confundidas com problemas na espinha.
-
Fique atento a sinais de perda de energia. O betta vai demonstrar bem menos animação ao abrir as barbatanas conforme começar a envelhecer. Com o passar dos anos, os peixinhos perdem o entusiasmo.
- Os bettas adultos saudáveis nadam vigorosamente pelo aquário, enquanto os idosos costumam se esconder atrás de plantas e objetos decorativos e nadar mais devagar.
- Na hora de alimentar o peixinho, veja se ele demora para identificar a comida. Os bettas mais velhos nadam mais lentamente e levam um tempinho extra para encontrar a ração.
-
Veja se o betta está sofrendo de catarata. Os bettas mais velhos costumam sofrer de “catarata”, doença que forma uma névoa ou um filme sobre os olhos. O problema é comum entre peixes idosos e não tem nada a ver com o tamanho ou o nível de limpeza do aquário.
- Os bettas adultos saudáveis possuem olhos pretos e difíceis de enxergar. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Com o cuidado apropriado, os bettas podem viver de dois a seis anos.
- Os bettas vendidos nas lojas de animais costumam ter entre três e 12 meses.
- Anote a data em que você comprou o peixinho para ter uma noção da idade dele com o passar do tempo.
- A não ser que tenha experiência com criação de peixes, jamais coloque dois bettas dentro de um mesmo aquário.
Publicidade
Referências
Publicidade