PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Descobrir o formato dos seus olhos é bem fácil se você tiver um espelho e alguns minutos sobrando. Além do formato dos olhos, também pode prestar atenção à posição deles no seu rosto, o que influencia muito a sua aparência em geral.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Identificando o formato

PDF download Baixe em PDF
  1. Vá até um local bem iluminado com um espelho e coloque-o o mais próximo possível do rosto para ter uma visão clara de pelo menos um dos olhos.
    • Um espelho de aumento é o ideal, mas qualquer espelho onde você consiga ver bem os seus olhos vai funcionar. Isso inclui espelhos pendurados na parede ou em armários, e também os portáteis.
    • A iluminação natural é a ideal, mas se você conseguir ver bem seus olhos no espelho, a luz artificial pode funcionar tão bem quanto.
  2. Olhe para a sua pálpebra superior. Se ela não tiver dobra, você tem olhos "mono-pálpebra". Por outro lado, se tiver, você vai precisar continuar lendo para descobrir o formato dos seus olhos.
    • A dobra da pálpebra não precisa ser visível para existir. Olhos "mono pálpebra" de verdade não têm dobra nenhuma.
    • "Mono-pálpebra" conta como formato-base, então, se for o seu caso, não precisa continuar lendo os passos da seção "Formato" deste artigo, e pode ir até a seção "Posição".
  3. Imagine uma linha reta e horizontal que atravesse o centro dos dois olhos. Veja se os cantos externos dos seus olhos ficariam acima ou abaixo dessa linha. Se os cantos estiverem acima da linha, você tem olhos "levantados". Consequentemente, se ficam abaixo, você tem olhos "caídos".
    • Imaginar uma linha central pode ser difícil, então, se precisar, você pode colocar um palito ou um lápis fino onde a linha de um olho estaria. Com o outro olho, observe a posição relativa do canto externo.
    • Caso os cantos externos dos seus olhos fiquem bem próximos à linha, você vai precisar continuar lendo para identificar o formato-base.
    • Se você tiver olhos "levantados" ou "caídos", pode parar de ler a seção "Formato" e pular para "Posição".
  4. Com os olhos bem abertos, observe se a dobra é visível ou escondida. Se estiver inteira escondida sobre a parte superior dos olhos ou o osso da sobrancelha, você tem " pálpebras caídas" (diferentes de "olhos caídos").
    • Pare aqui caso tenha se identificado como alguém com "pálpebras caídas". Esse é o formato-base dos seus olhos, então você pode pular o resto desta seção e ir para "Posição".
    • Se a dobra da sua pálpebra for visível, você precisa ler a última parte desta seção.
  5. Mais especificamente em volta da íris - a parte colorida. Se conseguir ver o branco acima ou abaixo da íris, você tem olhos "redondos". Se não conseguir, seus olhos são "amendoados".
    • Tanto "redondos" quanto "amendoados" são formatos-base de olhos.
    • Se você não tem nenhum traço citado nos passos anteriores, seus olhos só podem ser "redondos" ou "amendoados".
    • Esse é o último parâmetro que você tem que observar para identificar o formato dos seus olhos. Outra coisa a se levar em consideração depois disso é a posição deles no rosto.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Identificando a posição

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim como na identificação do formato, você vai precisar observar seus olhos de perto com um espelho e boa iluminação. A diferença é que agora você precisa que os dois olhos estejam visíveis. Não se pode determinar exatamente a posição dos olhos tomando um só como base.
  2. Mais precisamente, observe o espaço entre eles. Se esse espaço for menor que a largura de um olho, você tem olhos próximos. Se o espaço for maior, você tem olhos afastados. [1]
    • Também há a possibilidade de o espaço ter mais ou menos a mesma largura de um olho. Se esse for seu caso, a distância entre os seus olhos é irrelevante e não precisa ser levada em consideração.
    • Esse passo só identifica a distância entre os olhos, e não o tamanho ou profundidade, então você precisa ler o resto da seção independente do seu resultado.
  3. A maior parte das pessoas não precisam levar a profundidade em consideração quando determinam a posição dos olhos, mas algumas têm olhos muito fundos ou salientes.
    • Olhos fundos parecem estar localizados muito para trás nas órbitas, dando a impressão de que a pálpebra superior é pequena e curta.
    • Olhos salientes, por outro lado, parecem saltar para fora das órbitas e em direção aos cílios superiores.
    • Como esse passo só identifica a profundidade dos olhos, você precisa continuar lendo para determinar o tamanho.
  4. Compare o tamanho dos seus olhos aos do seu nariz e boca. É considerado padrão que seus olhos tenham o tamanho da sua boca ou do seu nariz, ou sejam um pouco menores. Se forem muito menores, você tem olhos pequenos. Se forem maiores que seus outros traços, você tem olhos grandes.
    • Assim como no caso da profundidade, a maior parte das pessoas não precisa prestar atenção no tamanho dos olhos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dicas opcionais de maquiagem para formato e posição dos olhos

PDF download Baixe em PDF
  1. Para a maior parte das pessoas, o formato dos olhos vai determinar as melhores técnicas de aplicação de maquiagem.
    • Para olhos mono-pálpebra, crie um degradê de sombras para dar dimensão. Aplique cores mais escuras próximas aos cílios, uma cor mais natural no centro e algo mais brilhante próximo às sobrancelhas. [2]
    • Se você tiver olhos muito levantados, passe sombra escura ou delineador na parte inferior do canto externo, para fazer parecer um pouco mais baixos.
    • Se tiver olhos caídos, passe delineador rente à linha dos cílios superiores e esfume a sombra por toda a pálpebra, mas só até dois terços do canto externo. Isso "ergue" a aparência geral dos olhos. [3]
    • Para pálpebras caídas, use sombras sem brilho de tons médios a escuros e passe o mínimo possível, para não deixá-los muito chamativos.
    • Se tiver olhos redondos, passe sombras de tons médios a escuros no centro da pálpebra e use cores mais claras para destacar os cantos. Desta forma, você deixa o formato deles mais "estreito".
    • Se tiver olhos amendoados, saiba que muitos os consideram o formato "ideal". Você pode fazer quase qualquer maquiagem que quiser.
  2. Se seus olhos forem perceptivelmente próximos ou afastados, é bom levar isso em consideração quando for decidir sua maquiagem.
    • Para olhos muito próximos, use cores claras nos cantos internos e escuras nos externos. Destaque os cantos externos com máscara para cílios. Assim eles parecerão mais longos.
    • Para os mais afastados, passe delineador escuro o mais próximo possível dos cantos internos e use máscara para cílios apenas na metade mais próxima ao nariz. Assim, seus olhos vão parecer mais próximos.
  3. A profundidade dos olhos não tem um papel necessariamente muito importante na hora de se maquiar, mas vale pensar em alguns aspectos.
    • Se seus olhos forem muito fundos, passe sombras claras nas pálpebras e tons mais escuros próximos às sobrancelhas. Assim você manipula as sombras dos seus olhos e eles parecem mais salientes.
    • Caso seus olhos sejam salientes, use cores médias a escuras bem rentes aos cílios inferiores e superiores, e não esfume acima da dobra da pálpebra. Isso vai simular mais sombras nos olhos, e, consequentemente, olhos mais fundos nas órbitas.
  4. A quantidade de maquiagem usada pode variar se seus olhos tiverem tamanhos diferentes do considerado padrão.
    • Olhos pequenos tendem a ficar com uma aparência exagerada quando você usa cores escuras, então escolha cores claras a médias e evite sobrecarregar a linha dos seus cílios com muito delineador ou máscara.
    • Olhos grandes te dão mais espaço para trabalhar, então você pode brincar mais com a diversidade dos looks. Sombras médias a escuras costumam ficar melhores, já que cores claras podem fazer com que os olhos pareçam ainda maiores do que são.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Espelho.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 883 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade