PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Saber o sexo de um coelho é importante, pois possibilita que o dono escolha um nome adequado para ele e também determina se medidas contra gravidezes inesperadas devem ser tomadas. Além disso, é um passo fundamental na prevenção contra o câncer uterino em fêmeas através da castração. [1] Siga os passos simples a seguir para descobrir o sexo de um coelho.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando-se para examinar os coelhos

PDF download Baixe em PDF
  1. Em uma ninhada de coelhos pequenos, é importante estar ciente de que eles poderão começar a procriar ao atingirem cerca de 12 semanas de vida. Logo, é sensato separá-los por gênero (machos e fêmeas) antes de completarem três meses de idade. [2]
    • Pode ser complicado determinar o sexo de um coelho que nasceu há apenas alguns dias. É possível, mas para facilitar a tarefa, espere até que eles completem ao menos quatro semanas de vida.
  2. Indivíduos que não têm o costume de descobrir o sexo de coelhos terão mais facilidade começando com os adultos. Se os pais da ninhada estiverem por perto, observe a anatomia deles; isso facilitará que a pessoa identifique e familiarize-se com os órgãos já desenvolvidos desses animais.
    • Peça ajuda para uma clínica veterinária caso ainda não tenha certeza. Leve os coelhos para um veterinário próximo para obter auxílio. [3]
  3. Como a grande maioria dos mamíferos, as genitais do coelho estão localizadas entre as patas traseiras. Para visualizar facilmente essa área, o animal deve ficar deitado de costas para a superfície. Será melhor se uma pessoa puder auxiliar segurando-o nessa posição para que a outra fique com as mãos livres. O indivíduo segurando o coelho deve ficar sentado e cobrir o colo com uma toalha para não se molhar caso o roedor urine.
    • Levante-o através da pele atrás do pescoço ao mesmo tempo em que dá apoio a ele com a outra mão, que deve ficar posicionada sob as patas traseiras. Com isso, basta levantá-lo e virá-lo de costas, colocando-o sobre o próprio colo. A cabeça do animal deve estar apoiada na barriga, com a cauda ficando na borda dos joelhos. Dessa forma, o acesso à área genital será desimpedido. [4]
    • Use luvas ao manusear a área genital do coelho. Isso é mais higiênico e seguro, pois de maneira acidental, as mãos podem transmitir doenças ao roedor (e até aos outros que convivem com o animal analisado) ao ter contato direto com as genitais dele. [5]
  4. Caso não tenha ajuda para identificar o sexo dele, é preciso deitá-lo com as costas viradas para baixo; para isso, coloque o dedo indicador entre as orelhas do coelho e segure a base da cabeça com o dedo polegar em um lado e os outros três dedos do outro. Com a outra mão, "embale" a parte traseira do bichinho e levante-o.
    • Depois de colocar o coelho de costas para baixo, ele deverá ficar entre o braço que segura a cabeça e o corpo da pessoa, que deve soltar a parte traseira. O animal precisa estar bem firme em um só braço.
    • Outra opção é colocá-lo em uma mesa baixa. Segure-o cuidadosamente, mas com firmeza. A mesa deve ser baixa o suficiente, pois se o coelho se debater e fugir, ele cairá de uma altura pequena, não o machucando. [6]
Método 2
Método 2 de 2:

Identificando o gênero

PDF download Baixe em PDF
  1. Para determinar o sexo do coelho, examine a genitália externa do animal. Com ele de costas, reparta o pelo presente entre as pernas. Segure-o (ou peça a ajuda de outra pessoa) cuidadosamente.
    • Se o coelho começar a se debater demais, tente acalmá-lo fazendo carinho e conversando com ele. Machucá-lo em uma área tão sensível será muito prejudicial. [7]
  2. Coelhos machos possuem testículos visíveis na parte externa do corpo e estão localizados entre as patas traseiras, na virilha. Os testículos, em coelhos, são longos e estreitos, diferentes do formato esférico encontrado em cães. Procure por duas protuberâncias no formato de um torpedo, uma em cada lado sob a pele. Os órgãos geralmente possuem pelagem leve e são da cor roxa.
    • O saco escrotal pode estar coberto de pelos. Umedeça os pelos da região com água para que os testículos fiquem mais visíveis.
    • Os testículos podem ser detectados a partir das 10 semanas de idade. Antes desse tempo de vida, eles serão muito pequenos e complicados de serem identificados. No entanto, independente da idade do coelho, é mais simples procurá-los antes de encontrar o pênis.
    • Em um coelho macho adulto e desenvolvido, é muito fácil encontrar os testículos. [8]
    • Caso não consiga identificar os testículos rapidamente, saiba que coelhos assustados podem "contrair" e escondê-los no abdômen. Acalme o roedor conversando e acariciando-o, e tente novamente encontrar as protuberâncias. Se ainda não for possível detectá-las, o resultado é inconclusivo; observe agora as aberturas genitais. [9]
  3. Este Passo consiste em encontrar a vulva ou o pênis do coelho. Para isso, reparta cuidadosamente o pelo entre as patas traseiras do animal até identificar uma pequena saliência no local, onde estão localizados o ânus e o trato reprodutivo. Aplique um pouquinho de pressão em um dos lados para abri-lo e deixar a região menos obstruída.
    • A cavidade genital é a mais distante da cauda. Novamente, pressione cuidadosamente um dos lados da abertura (com um dedo e polegar). Em uma fêmea, será encontrada uma pequena fenda, geralmente descrita como a letra I , enquanto nos machos, estará presente uma estrutura arredondada, semelhante à letra O .
    • A cavidade mais próxima da cauda é o ânus, que é idêntica em machos e fêmeas. Observe bem de perto e encontre pequenas dobras que representam a parte musculosa do ânus. [10] [11]
  4. Para ter 100% de certeza do sexo do coelho ou se não conseguir encontrar as partes que se assemelham às letras I e O , observe novamente a região, aplicando um pouco de pressão na direção das costas do animal.
    • Se encontrar um pênis, ele irá se sobressair no formato de um pequeno tubo.
    • Se o roedor possuir uma vulva, os lábios geralmente recuam, deixando o órgão com um formato de pétala. [12]
  5. Alguns dizem que é possível definir o gênero de um coelho apenas observando suas características físicas. Apesar dos machos adultos possuírem crânios mais pesados que as fêmeas, não é um método muito confiável para realizar a identificação. Infelizmente, as características externas, como tamanho e formato, não são distintas o suficiente entre os sexos para servir como parâmetro na diferenciação.
    • Para definir o gênero dos coelhos, observe o trato reprodutivo. [13]
  6. Em muitos casos, determinar se um coelho é macho ou fêmea em casa é simples. Porém, se você possuir interesses de reprodução e qualquer outro, leve-o ao veterinário. Ele informará o sexo do animal com 100% de certeza.
    • Caso tenha mais de um, leve todos os coelhos.

Referências

  1. Harcourt-Brown, Frances. Textbook of Rabbit Medicine. Butterworth-Heinemann, 2001.
  2. Harcourt-Brown, Frances. Textbook of Rabbit Medicine. Butterworth-Heinemann, 2001.
  3. Harcourt-Brown, Frances. Textbook of Rabbit Medicine. Butterworth-Heinemann, 2001.
  4. Harcourt-Brown, Frances. Textbook of Rabbit Medicine. Butterworth-Heinemann, 2001.
  5. http://www.pet-informed-veterinary-advice-online.com/sexing-rabbits.html
  6. http://www.pet-informed-veterinary-advice-online.com/sexing-rabbits.html
  7. http://www.pet-informed-veterinary-advice-online.com/sexing-rabbits.html
  8. Harcourt-Brown, Frances. Textbook of Rabbit Medicine. Butterworth-Heinemann, 2001.
  9. http://www.pet-informed-veterinary-advice-online.com/sexing-rabbits.html

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 222 189 vezes.

Este artigo foi útil?