Baixe em PDF
Baixe em PDF
Comprar um anel pode ser difícil se você não souber qual é o seu tamanho. Embora o joalheiro possa oferecer uma medida exata, nem sempre é conveniente ter que marcar um horário para isso. Felizmente, você pode conseguir um valor preciso em sua própria casa. Meça o seu dedo com uma fita métrica flexível e converta a medida usando uma cartilha ou uma régua de anéis. Se, no entanto, você já tem um anel com encaixe perfeito, o processo fica ainda mais fácil! Para chegar ao tamanho certo, basta compará-lo a uma cartilha de dimensionamento circular.
Passos
-
Enrole uma fita métrica flexível ao redor do dedo. Envolva-a perto do nó do dedo, que é a porção mais larga, por onde o anel deverá passar confortavelmente. Afinal de contas, colocá-lo e tirá-lo não precisa ser um processo doloroso! Prefira uma fita métrica plástica ou em tecido para maior precisão. Você pode até usar uma trena metálica, mas tudo será bem mais difícil e você pode inclusive se machucar no processo.
- Para facilitar, confira páginas de joalherias diferentes por cartilhas de anéis para imprimir. Você pode usá-las como se fossem uma fita métrica, com a diferença de que apenas os tamanhos dos anéis estarão visíveis — o que evita a necessidade de uma conversão.
- Evite apertá-la muito. Deixe-a justa, mas confortável.
- Um fato divertido é pensar que mesmo os mesmos dedos de mãos diferentes podem diferir em seus tamanhos. Tome o cuidado de efetuar as medições no dedo exato onde o anel estará. Para um anel de noivado, você deve medir o dedo esquerdo, não o direito.
- O tamanho dos dedos tende a mudar ao longo do dia. Estranho, não é mesmo? Para melhores resultados, efetue a medição no fim do dia.
-
Anote a medida onde a fita métrica se encontra. Faça-o em um pedaço separado de papel com um lápis ou uma caneta. Você pode anotar a medida em milímetros ou centímetros, a depender do vendedor. Há muitos que apresentarão unidades diferentes, mas a grande maioria terá preferência pela medida em centímetros.
- Se estiver usando uma cartilha de anéis impressa, marque o ponto onde ela se encontra diretamente.
-
Compare a medida a uma cartilha de tamanhos. Agora que já possui os números, é hora de encontrar o seu tamanho. Você pode encontrar essas cartilhas em diversas páginas de joalherias e vendedores. Você pode imprimi-la se quiser para uma referência mais fácil, mas isso não é uma necessidade. As cartilhas convertem as medidas a tamanhos de anéis — 6,0 centímetros, por exemplo, equivalerá a um tamanho 20. [1] X Fonte de pesquisa
- Se a medida estiver entre dois tamanhos, opte pelo maior deles. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso esteja usando uma cartilha impressa, observe onde a marcação se combina à medida para determinar o tamanho.
Publicidade
-
Encontre e imprima a cartilha. Um grande número de joalherias e vendedores oferecem cartilhas imprimíveis que exibem diversos círculos em tamanhos diversos. [3] X Fonte de pesquisa Para maior precisão, veja a cartilha de tamanhos de um vendedor local. Dessa forma, você saberá que o tamanho é compatível com a expectativa dos produtos.
- Uma cartilha distorcida poderia resultar em um tamanho inadequado, indicando que o anel talvez acabe não servindo. Confirme que quaisquer opções de redimensionamento na impressora estejam desativadas.
-
Encontre um anel que caiba no dedo sendo medido. Escolha um anel que sirva bem — de forma justa, mas não apertado. Uma vez mais, confirme se ele se ajusta bem ao dedo correto (mesmo dois dedos anelares podem ter tamanhos diferentes).
- Se você não tem um anel, faça um enrolando barbante ou papel ao redor do dedo e use essa medida.
-
Ponha o anela sobre os círculos na cartilha. O círculo deve caber perfeitamente no círculo para um ajuste adequado. [4] X Fonte de pesquisa Se estiver em dúvida entre duas medidas, opte pela maior delas.
- A razão para se preferir a medida maior é que o dedo acaba inchando ao longo do dia. Se o anel estiver pequeno demais, acabará ficando apertado.
- O círculo não deve estar na borda externa do anel, ou ele ficará pequeno demais.
Publicidade
Dicas
- A maioria das joalherias pode cobrar uma única vez pela medição mesmo que o anel precise passar por diversos redimensionamentos. Uma boa loja não fará cobranças separadas para cada tentativa.
- Certos anéis metálicos não podem ser redimensionamos, enquanto outros apresentam certas limitações. Consulte o joalheiro se tiver dúvidas ou preocupações.
- Os dedos também ficarão inchados se você estiver grávida ou tomando certos medicamentos. Leve-o em consideração ao medir o tamanho do anel.
- Ao comprar por um anel de casamento, descubra se ele tem uma proporção voltada para o conforto. Esse tipo de medida, embora mais confortável, pode às vezes afetar o tamanho final do anel. Avise o vendedor se você busca por um modelo como esse.
Publicidade
Referências
Publicidade