PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Aquele livro velho na sua estante pode não valer muito para você, já para um colecionador, ele pode ter um valor inestimável. Uma rara edição do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, por exemplo, foi leiloado por $150,000 em 2011. [1] Mesmo não possuindo um livro tão valioso nas mãos, uma vez identificados os detalhes da edição e publicação, procure saber sobre seu valor de mercado. Comece avaliando o livro e recorra a fontes online. Um avaliador também poderá ser de grande ajuda neste momento, caso necessite de informações adicionais. Lembre-se de que o valor monetário do seu livro depende do mercado e de quanto o comprador está disposto a pagar.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando seu livro

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça uma nota com o título completo da obra e com o nome do autor. A partir daí, procure pelos detalhes de impressão, como por exemplo, o nome do editor, o título da publicação, a cidade e a data de publicação, bem como a data de registro dos direitos autorais. [2]
    • Abra o livro na primeira página. Vire qualquer página em branco e, caso haja uma, vire também a folha de rosto que contém somente o título da obra. Seguido esses passos você encontrará a folha de rosto que antecede a página de dedicatórias. Vire a folha de rosto para encontrar os direitos autorais do autor.
    • Para encontrar as informações que precisa, não se prenda aos detalhes da sobrecapa ou da encadernação do livro, pois estes elementos podem não ter informações tão precisas quanto às que estão contidas em suas páginas. E mesmo que sejam, as informações fornecidas na sobrecapa e encadernação podem estar incompletas.
  2. Muitos colecionadores de livros priorizam a compra de primeiras edições e outras edições mais raras. Verifique na folha de rosto e nos direitos autorais para descobrir se a cópia é uma primeira edição, uma edição revisada ou uma edição limitada. Essas informações, que podem impactar o valor da sua cópia, geralmente são impressas em conjunto com outras informações de identificação. [3]
    • Algumas primeiras edições possuem um indicativo de "Primeira Edição" na folha de rosto, mas não é uma regra. Caso veja uma única data de publicação, pode ser que você esteja com a primeira edição de um livro em suas mãos.
    • É possível ainda identificar uma reimpressão caso veja várias datas de publicação listadas. Reimpressões, geralmente, incluem a palavra “Impressão” ou “Segunda impressão” ou ainda “Edição” antecedida pelo número ordinal que corresponde à edição, que será diferente de “Primeira”.
    • Em alguns casos, um livro pode ser reimpresso por um editor diferente daquele que primeiro publicou o livro. Este livro, por sua vez, pode ter a seguinte descrição: “Primeira Edição de (nome do editor) para indicar que a impressão em questão não foi feita pelo primeiro editor da obra.
  3. Com uma lista de informações de chave, compare o que você sabe sobre seu livro com o histórico de publicações oficiais do livro. Visite um catálogo online como o World Cat, ou o Acervo Digital da Biblioteca Nacional, ou procure ainda pela bibliografia impressa ou digital do autor/assunto do seu livro que tenha sido publicada. Procure pelo autor, título e detalhes da impressão até que encontre uma edição que se encaixe com as informações da sua cópia. [4]
    • Esses catálogos incluem diferentes informações para cada edição conhecida ou suspeita de um livro.
    • Você poderá identificar onde sua edição se encaixa dentro dos títulos no histórico de publicações. Isso ajudará você a compreender quão antiga ela é.
  4. É difícil saber o número de possuidores desta edição, mas você poderá ver quantas cópias estão no poder público, corporativo e em bibliotecas universitárias. Procure pela sua cópia no World Cat, Biblioteca Nacional ou em outra fonte de referência online e você poderá ver quantas cópias dessa edição estão disponíveis e onde estão localizadas.
    • Assim como a maioria dos itens de coleção, quanto menos cópias existirem, mais valiosas são as cópias que restaram.
    • Peça a um bibliotecário para te ajudar a procurar pelo seu livro num site de catálogos online caso tenha alguma dificuldade. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Analisando a qualidade da sua cópia

PDF download Baixe em PDF
  1. Veja no registro do catálogo que corresponde ao seu livro para checar quantas páginas e ilustrações devem estar contidas na obra. Examine com delicadeza o seu livro para saber se ele realmente possui todas as páginas e ilustrações de acordo com o original. Veja com cuidado para certificar-se de que seu livro não possui manchas, páginas descoloridas, vincos ou rasgos e se algum tratamento especial dado às páginas tem resistido, como por exemplo a douração.
    • Use terminologias técnicas de antiquários e sebos para definir os danos com mais exatidão. Por exemplo, o “foxing” são danos causados por manchas pontuais que se espalham por sobre o papel. [6]
    • As condições e a integridade impactam diretamente no valor monetário de um livro antigo.
  2. Verifique quão seguro está a encadernação e se as bordas da frente e de trás estão firmemente ligadas à lombada. Olhe cuidadosamente a fim de encontrar pontos na encadernação ou cola. [7]
    • Um livro sem sua encadernação original também está incompleto.
    • Caso seu livro não seja muito raro, uma cópia numa condição ruim sempre terá menos valor do que uma cópia em melhor condição.
  3. Veja também se a capa exterior e a lombada estão desbotadas, rasgadas ou deformadas de algum modo. [8] Caso tenha um livro do século 20, veja se ele ainda possui a sobrecapa original. Analise as condições da sobrecapa e veja se é possível encontrar algum rasgo, vinco ou desbotamento. [9]
    • A falta da sobrecapa de um livro que possuía uma originalmente diminui significativamente seu valor de mercado.
  4. Consulte pesquisas e guias para definir as condições da sua cópia de maneira fiel. Alguns termos são comuns, como por exemplo: “Bom estado” ou “Ótimo estado”, o que significa que o livro está quase perfeito, sem defeitos visíveis. Alguns termos como “Muito bom”, “Bom”, “Regular” e “Ruim” indicam altos níveis de defeito. Considere os detalhes sobre o estado físico do seu livro de acordo com a nota atribuída a ele. [10]
    • Independente da condição, coloque uma referência para o seu livro como um "livro de biblioteca" caso tenha alguma marca que identifique que ele tenha feito parte do acervo de uma biblioteca.
    • Use “Cópia sem encadernação” para se referir a um livro cujas páginas se encontram em um bom estado, mas que precisa de uma nova encadernação. [11]
    • Tenha em mente que livros antigos e raros, em especial, podem ser muito valiosos mesmo com danos consideráveis.
  5. A proveniência do seu livro ou a história de quem era seu dono no passado pode impactar no valor do livro, principalmente se ele pertenceu a um proprietário notável. Procure por ilustrações com o nome do antigo dono, uma assinatura feita à mão ou um autógrafo do autor que menciona o nome do antigo dono. [12]
    • Se o livro possui uma história interessante, tente encontrar documentos que provem sua veracidade. Olhe nos registros da família ou consulte pessoas que conheciam o dono do livro para uma possível confirmação.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Determinando o valor de mercado do seu livro

PDF download Baixe em PDF
  1. Se deseja usar incentivos fiscais ou obter uma cobertura de seguro para seu livro, você precisará de uma avaliação formal. As avaliações podem ser feitas por um avaliador certificado ou de modo informal, isto é, por um vendedor de livros usados. Você pode pedir ajuda à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições, à Associação de Antiquários do Estado de São Paulo, à International League of Antiquarian Booksellers (ILAB) e também à International Society of Appraisers (ISA). [13] Localize um avaliador em sua área para que o mesmo possa examinar o livro físico.
    • Geralmente, avaliações possuem taxas que devem ser pagas, normalmente para cobrir serviços como seguro, então esteja preparado para este investimento.
    • Mande fotos detalhadas do livro caso não consiga localizar um avaliador em sua região. Tire fotos frente e verso da folha de rosto, bem como da primeira e última páginas, de ambas as capas, da lombada e de tudo mais o que for solicitado pelos avaliadores.
    • Geralmente, bibliotecários não fazem avaliações.
    • Caso seu livro possua uma assinatura, um avaliador poderá autenticá-la. Dependendo do livro e da assinatura, seu valor poderá aumentar significativamente.
  2. Existem guias impressos para livros que são colecionáveis. Encontre um desses guias que esteja relacionado ao assunto ou ao autor do seu livro em uma biblioteca ou na seção de itens de colecionador de uma livraria. Dependendo da organização do guia de referência, seu livro poderá estar organizado alfabeticamente pelo nome do autor, título ou ano de publicação. Consulte o sumário do guia para localizar a listagem necessária.
    • Certifique-se de consultar a versão mais recente, quando possível, uma vez que o valor de livros podem variar.
    • Consulte o livro "Collected Books: The Guide to Values", de Allen e Patricia Ahern, para detalhes de primeiras edições.
    • Consulte os livros "American Book-Prices Current" e "Book-Auction Records" para guias de referência sobre preços de livros antigos leiloados. O livro "Bookman's Price Index", de lançamento bianual, resume a informação dos catálogos dos distribuidores de livros para produzir uma lista de preços. [14]
  3. Procure detalhes do seu livro em websites como Abe Books, Amazon e em sebos famosos. Veja também em sites de leilão, como o eBay, para saber quanto está sendo cobrado pelos vendedores e compradores. [15]
    • Caso não encontre resultados para a sua cópia, isto pode ser tanto pela falta da mesma quanto por sua baixa popularidade. Considere consultar um sebo caso não consiga encontrar muitas informações online.
    • Crie uma conta e tente vender ou leiloar seu livro através de um desses sites, se quiser. [16]
  4. Independentemente do que diz um catálogo, referência ou avaliador, o valor da venda de um livro antigo sempre dependerá do valor que o comprador oferecerá. Considere as estimativas como palpites, e não como preços fixados. E novamente, muitos outros fatores poderão impactar muito no valor da sua cópia.
    • A demanda do seu livro pode variar de acordo com as mudanças das tendências assim como interesses pessoais dos compradores.
    • Um título famoso, como um livro de um autor conhecido, ou um livro sobre um tópico bastante popular, pode ser mais valorizado pela sua popularidade ou menos valorizado por causa da sua saturação no mercado editorial.
  5. Você tem apenas uma chance para cobrar o valor de mercado do seu livro. Caso sinta que seu livro vale mais do que os valores ofertados pelo mercado ou pelo comprador, não realize a venda. Após alguns anos, o valor poderá aumentar.
    • Caso o livro tenha valor sentimental ou pessoal, é compreensível que você não queira vendê-lo. Este tipo de livro, mesmo com um baixo valor de mercado, pode ser inestimável para você.
    • É possível doar seu livro para uma biblioteca ou acervo caso queira. Entre em contato com a biblioteca para saber se é possível ou não fazer uma doação. [17]
    Publicidade

Dicas

  • Guarde os seus livros com segurança num local firme, frio e num ambiente seco, longe da poeira e da luz natural. Consulte um bibliotecário, um antiquário ou um avaliador para obter bons conselhos que poderão ajudar você a guardar os seus livros caso não tenha certeza de como protegê-los; [18]
  • Caso vá colocar o livro à venda, publique descrições claras ou fotos com todos os sinais de dano. Seja verdadeiro na descrição e não exagere sobre a qualidade da sua cópia. [19]
Publicidade

Avisos

  • Manuseie seu livro com as mãos limpas e secas para evitar a transferência de sujeira e óleos presentes na pele para a capa ou páginas do livro. [20]
  • Evite abrir as páginas demasiadamente. Isso pode danificar a encadernação do livro. Ao invés disso, use um suporte em formato de V ou utilize um travesseiro para apoiar o seu livro. [21]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 166 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade