PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Barulhos aleatórios estão fazendo com que você fique acordado durante a noite toda? Está preocupado com os buracos que apareceram na parede de drywall? Tudo isso pode ser causado por algum animal que está preso ou se instalou nos espaços vazios da casa. Identificar qual é a criaturinha em questão permitirá que você contrate um serviço para resolver logo esse inconveniente; às vezes, dependendo de qual for o bicho, será até possível assustá-lo e garantir dias (e noites) de maior tranquilidade para todos. Leia este artigo para saber quais são os “suspeitos” que mais adotam esse comportamento, bem como resolver o problema e evitar que ele volte a acontecer.

O que você precisa saber

  • Alguns dos sinais de que há animais atrás em espaços vazios são barulhos estranhos, vê-los vagando pela casa, e encontrar excrementos ou danos inexplicáveis na casa.
  • Esquilos, ratos e camundongos são os pestinhas que mais invadem casas, mas também é possível que gambás, guaxinins, morcegos e insetos apareçam.
  • Geralmente, não será possível tirar o bicho por conta própria, então recomenda-se contratar um especialista para fazer o trabalho para você.
  • Vede entradas, mantenha a casa limpa e corte galhos de árvores que ficam sobre o telhado da residência.
Método 1
Método 1 de 3:

Possíveis animais intrusos

PDF download Baixe em PDF
  1. Os esquilos ficam mais ativos durante o dia, logo, se você ouvir uma movimentação intensa enquanto o sol estiver a pino, você terá que dar um jeito nessas criaturinhas. A localização também pode servir como pista, já que eles preferem o sótão ou andares mais altos do que os térreos. [1]
    • Caso veja esquilos correndo pelo seu telhado mais do que na casa dos vizinhos, provavelmente são eles que estão vagando pelas partes internas do seu lar.
    • É primavera ou início de verão? Os barulhos são estranhos e variam de intensidade? Se a resposta for sim a ambas as perguntas, talvez uma “mamãe esquilo” fez um ninho e tem recém-nascidos que vão sair em algumas semanas.
    • A melhor forma de se prevenir contra eles é cortando galhos ou tirando fios que ficam pendurados sobre o telhado .
  2. É muito provável que esses pestinhas invadam sua casa à noite para procurar comida. Fique de olho em excrementos pequenos, do tamanho de um grão de arroz, ao longo dos rodapés do piso. Eles também podem roer paredes e armários, além de pacotes de comidas na despensa. São todos sinais fortes de que os camundongos estão presentes. [2]
    • Camundongos e ratos são mais ativos à noite, então a possibilidade pode ser confirmada quando o barulho ocorre após ir dormir.
    • Para saber se são camundongos ou ratos em vez de esquilos, bata na parede — como se estivesse batendo à porta — ao ouvir movimentação. Os dois primeiros vão ficar parados e não farão mais nenhum ruído, enquanto os últimos fogem rapidamente.
    • Tente não deixar sua casa “atraente” para eles. Não ignore o chão sujo e nem largue comida fora da geladeira ou dos armários, por exemplo. Os camundongos querem alimento, então não permita que tenham fácil acesso a eles, minimizando a chance de que o lar seja invadido pelos roedores.
  3. É bem difícil distinguir se são ratos ou camundongos que estão na parte interna, já que muitos sinais serão idênticos: coisas roídas, excrementos em forma de grão de arroz e assim por diante. Por outro lado, os ratos se movimentam muito, brigam uns com os outros e exploram muito o local, ou seja, fazem muito mais barulho do que camundongos. [3]
    • Caso ouça barulhos no encanamento além da parte interna da casa, será quase certeza de que são ratos. Eles podem nadar e subir pelos canos.
  4. Esses animais não dominam a “arte da furtividade” em espaços apertados. À noite, você os ouvirá arranhando, roendo e se movimentando sem qualquer delicadeza, com o barulho variando do telhado ao assoalho, do encanamento ao porão. [4]
    • Quando o barulho ocorrer na parede, dê algumas pancadas nela. Se não ouvir o pestinha fugir, se mexer rapidamente ou ficar paralisado, pode ser um guaxinim. [5]
    • Esses bichos roem o gesso drywall, mas não vão atacar fios, que geralmente são roídos por esquilos.
  5. Se você ouviu barulhos no sótão ou nas paredes enquanto o sol se punha, e os ruídos parecem trepidações bem agudas, é possível que sejam morcegos. Na primavera ou verão, talvez você ouça barulhos durante o nascer do sol, quando os morcegos bebês chamam os pais porque estão com fome. [6]
    • Se houver acesso ao sótão, você pode ver excrementos de morcego. Eles ressecam e adquirem um aspecto semelhante ao pó com o passar do tempo, indicando qual é invasor.
    • Saia da casa durante o pôr do sol. Provavelmente, você verá e ouvirá morcegos, se eles realmente estiverem presentes, escapando do seu lar para procurar comida.
    • Talvez você consiga atrair e espantar os morcegos montando uma armadilha no jardim ou usando um repelente eletrônico no porão.
  6. Esses bichos fazem barulhos bem estranhos à noite, como sibilos, “gritinhos” estridentes e trepidação. No entanto, o odor característico é o que confirma a presença deles; as fezes têm uma “fragrância distinta” e são úmidas, podendo penetrar no gesso ou drywall, deixando a casa com um cheiro ruim. [7]
    • A ração de gato é muito atrativa para esses animais. Se você sempre nota sinais de que tentaram mexer na comida do seu felino no porão ou na garagem, deve ser um gambá.
    • Impeça o acesso aos alimentos mantendo a área em volta da sua casa bem limpa para mantê-los longe .
  7. Mais presentes na América do Norte, essas pestinhas vão arranhar tudo durante o dia e darão a impressão de aparecer em todos os cantos da casa. Elas são bastante ágeis e sobem de andares inferiores até o telhado e voltam rapidamente para guardar o alimento. [8]
    • Tâmias também podem chilrear bem alto, de vez em quando, quando estiverem dentro da residência.
    • Pode ser difícil diferenciar esquilos e tâmias, mas os primeiros preferem andares mais ao alto, enquanto os segundos passeiam por todo o lugar. As tâmias são encontradas na América do Norte.
    • Tâmias adoram castanhas e bagas. Se estiver cultivando alimentos no jardim, é melhor retirar rápido os que caírem no chão para não atrair os roedores.
  8. Não aguenta mais ouvir zumbidos na casa, mas não sabe de onde eles vêm? Pode ser que existam vespas ou outros insetos se instalando na parte vazia da residência. Saia e analise o ponto em que há ruídos; caso note muitos insetos voando pela região, provavelmente são insetos que entraram. [9]
    • Se o gesso ou o chão sofrerem danos de uma hora para outra, podem ser cupins.
    • A exceção aqui são as formigas, que não devem fazer barulho, apesar de serem encontradas frequentemente dentro de casa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Como tirar os animais

PDF download Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que não é fácil tirá-los do sótão ou das partes vazias atrás das paredes, independentemente se estiverem presos ou se já tiverem feito ninhos. Entre em contato com uma empresa de controle de pestes e peça um orçamento. Se você já sabe qual é a criatura que está fazendo barulho e causando danos, um especialista vai acabar com o problema rapidamente.
    • A única exceção são os gambás. Apesar de inconvenientes, eles são bastante assustados; se você fizer uma algazarra, talvez eles fujam.
    • Provavelmente, não haverá problema deixar os esquilos ali, desde que não estejam danificando sua residência. Pode ser que eles passem uma temporada inteira nas partes internas da casa, mas não ficarão para sempre.
  2. Dificulte a vida das pestes e elas vão procurar outro lugar para se esconder. Caso haja frestas ou aberturas no telhado, conserte-as o quanto antes para que os animais não invadam a parte interna pelo sótão. Conserte tapumes, se estiverem soltos, e corte galhos muito longos, que dão acesso ao telhado da casa. Guarde lixo em um recipiente fechado, longe de casa, e mantenha o lugar limpo para que as pragas não retornem.
    • Pode ser divertido ficar observando passarinhos no jardim, mas os comedouros e banheirinhas de pássaros atraem guaxinins, esquilos e outros animais selvagens.
    • Pode ser que as criaturinhas que invadirem sua casa prefiram o caminho de menor resistência. Eles nem vão tentar entrar se for uma tarefa difícil.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sinais de que há bichos pela casa

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você ouça sons semelhantes aos de arranhões, de movimento e até gemidos estridentes. Um único barulho, como o de que algo caiu ou quebrou, podem ser as vigas estalando ou ripas caindo, mas se for muito frequente, pode haver algum pestinha no porão ou sótão, por exemplo.
    • O tipo de som é importante, mas o momento em que surgem é uma boa maneira de eliminar alguns “candidatos”. Tâmias ficam mais ativas durante o dia, enquanto os camundongos são noturnos, por exemplo.
  2. É bem possível que você ache fezes do animal em aberturas ou em volta da casa, na parte externa. Se há buracos nas paredes, olhe neles primeiro; depois, procure no porão e no sótão. Por fim, dê uma volta na parte externa da residência e veja se há excrementos; em caso positivo, reforça-se a suspeita de animais selvagens na casa.
    • Excrementos moles e empoeirados no porão quase sempre serão de morcegos.
    • Já os cocôs que parecem grãos de arroz e são encontrados perto dos rodapés do chão indicam a presença de camundongos ou ratos.
  3. O bicho não vai viver para sempre na casa. É bem possível que você o veja entrando em sua residência ou saindo dela, principalmente se forem ratos ou camundongos, que ficariam escondidos exclusivamente para invadir a casa e roubar comida.
  4. Animais selvagens têm um cheiro muito ruim! Caso note algum fedor sem qualquer razão aparente, talvez seja algum pestinha das ruas ou áreas florestadas. Quando não conseguir encontrar a fonte dos cheiros, desconfie de que há algum bicho no porão, sótão ou atrás das paredes.
    • Cheiro de algo estragado deve indicar a presença de um gambá, conhecido pelo seu “perfume”.
  5. Quando ficam nos espaços vazios das paredes, essas pestes podem roer o gesso ou as vigas, ou ainda invadir a casa e fazer o mesmo com armários e rodapés, principalmente no caso de ratos, camundongos, esquilos e guaxinins.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 439 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade